Buscar

Estudo de Caso Chemtech

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP
CURSO SUPERIOR TECNOLÓGO EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS - RH
ESTUDO DE CASO
CHEMTECH: A Química do Relacionamento com o Cliente Interno
GRUPO: 
BRASÍLIA
2013
RESUMO
A Chemtech desenvolve projetos e presta consultoria em engenharia e TI para indústrias líderes de processo (óleo & gás, metais & mineração, química & petroquímica e papel & celulose), alimentos & bebidas e de entretenimento. A Chemtech é a líder brasileira no fornecimento de soluções em engenharia, automação de processos e tecnologia de informação para a indústria de processos, com foco no mercado de Óleo e Gás. Seus Clientes buscam soluções de alta tecnologia, que exijam grande conhecimento e especialização.
Com quase vinte anos de existência, a empresa contava com mais de 1.000 funcionários ao final de 2008. Em sua grande maioria, a equipe da Chemtech é composta por engenheiros das mais diversas áreas, graduados e especializados nas melhores instituições do Brasil e do mundo. Nas áreas técnicas e administrativas, os funcionários também são provenientes de escolas de excelência. O forte espírito de pertencimento à equipe é um traço marcante da sua cultura organizacional.
Diante da importância que o capital humano vem ganhando nas organizações, a empresa tem buscado formas de atrair pessoas com alto potencial profissional para integrarem suas equipes de atuação. Essa atração acaba por ser bastante focada em jovens talentos, pois dessa forma, a empresa pode treiná-los e capacitá-los de acordo com a missão, visão e valores da organização. Por isso, a Chemtech tem investido formas viáveis de atrair e reter talentos.
Para a Chemtech, seu “maior e mais importante patrimônio é toda a equipe”: um time de funcionários com perfil que mescla uma forte competência nas áreas da engenharia ligadas ao processo e também na área de tecnologia da informação.
Em 2006 a Chemtech foi escolhida a 3ª melhor empresa para trabalhar no Brasil pelo GPTW. E num ano de crescimento espantoso, a Chemtech chegou ao final de 2008 com mais de 1.000 funcionários e foi novamente escolhida pelo GPTW como a melhor empresa para trabalhar no Brasil e na América Latina.
Devido à empresa não ter sido novamente escolhida pelo Great Place to Work Institute como a melhor empresa para se trabalhar no Brasil, criou de certa forma uma decepção para a empresa. Para conseguir alcançar algo seria necessário sair do “bom”; o “bom” é inimigo do “melhor”, e a Chemtech acomodou-se por ser a melhor empresa do ano por duas vezes. Não se atentaram que certamente os critérios seriam mais exigentes por parte da organizadora do prêmio para cada ano que se passava, e a organização em questão precisaria desenvolver uma nova estratégia para ser novamente a melhor do ano. 
É indiscutível a importância da retenção de colaboradores com qualidade e fidelidade, para que as organizações alcancem os seus objetivos empresariais e prosperem. Entretanto, para que isso efetivamente impacte os resultados organizacionais é essencial, entre outros, um criterioso e abrangente levantamento de seus objetivos e métodos para alcançá-los. 
QUESTÕES
Você considera exageradas as ações desenvolvidas pela empresa para a atração de estagiários e novos funcionários?
NÃO. A estratégia de educar, orientar e treinar colaboradores “virgens” do mercado de trabalho evita a empresa de trazer para seu quadro funcionários com bagagens de empregos anteriores. A Chemtech busca pessoas que gostem de desafios, tenham vontade de aprender, sejam dedicados e entusiasmados, saibam trabalhar em equipe e tenham paixão pelo que fazem. Sua missão e visão são assimiladas totalmente por novos colaboradores, que subsequentemente irão atuar em suas posições com as metas e objetivos engrenados no seu “DNA”. Seus métodos de atração tais como ‘Trilha do Sucesso’, o ‘Desafio’ (ou Maratona de Engenharia) ou o ‘estágio à distância’ são maneiras garantidas de contratar pessoas no perfil desejado e com competência comprovada para os cargos que ocuparam. Seus métodos de retenção tais como ganhar uma camisa da empresa, parecida com a camisa de um clube de futebol, a ‘Universidade Corporativa Chemtech (UCC)’, o seu plano de carreiras em Y e seus projetos de Bem Estar são alguns exemplos que mostra o sucesso de manter uma equipe coesa e produtiva. Todo o conjunto cria uma cultura organizacional forte e isso somente reforça o interesse de indivíduos em se juntar a essa organização.
2 - Será possível para a Chemtech continuar a crescer em taxas tão elevadas quanto entre os anos de 2007 e 2008, quando a empresa mais que dobrou de tamanho, sem diminuir o nível de exigência na contratação de estagiários e novos funcionários?
NÃO. A tendência é de a empresa estabilizar seu crescimento devido às mudanças globais das economias. As novas tendências mundiais apontam para intensas mudanças nas pessoas e principalmente nas organizações. Com a globalização e conscientização das corporações a respeito do investimento necessário no capital humano, a competição ficou mais acirrada. A gestão de talentos é considerada como uma tendência estratégica. A continuação da Chemtech em sua exigência nas contratações irá garantir a qualidade de seus produtos, a fidelização de clientes e a retenção de colaboradores, mas o crescimento será menor.	 Obviamente a empresa permanecerá entre as melhores do mercado com sua política empregatícia, mas seus concorrentes também exibiram melhores performances com novas políticas de RH.

Continue navegando