Buscar

Aula 02 - O Problema Científico A escolha do tema e sua delimitação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão
	
	
	
	Um trabalho de pesquisa exige uma elaboração cuidadosa que se inicia com a definição de um tema que precisa ser delimitado adequadamente. Qual das opções abaixo corresponde ao ato de delimitação temática de um trabalho de pesquisa científica?
		
	
	Ao escolhermos um assunto, que é um conceito mais abrangente, precisamos estruturar o trabalho de pesquisa segundo múltiplas concepções sem determinar um recorte temático específico.
	
	Ao escolhermos um assunto, que é um conceito mais abrangente, não precisamos recortar uma parte deste, de forma mais específica, a fim de evitarmos nos aprofundar mais a respeito em termos qualitativos.
	
	Ao escolhermos um assunto, que é um conceito menos abrangente, não precisamos recortar uma parte deste, pois o critério quantitativo é o único possível na realização de uma pesquisa acadêmica.
	 
	Ao escolhermos um assunto, que é um conceito mais abrangente, precisamos fazer o recorte temático deste, selecionando uma parte específica a fim de podermos nos aprofundar a respeito.
	
	Ao escolhermos um assunto, que é um conceito teórico, precisamos abranger todas as suas possibilidade a fim de conseguirmos nos aprofundar menos a respeito.
	Respondido em 24/03/2019 14:55:22
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Um das maneiras de ajudar pesquisadores/estudantes a trabalhar a delimitação de um tema está em perceber a natureza e o papel dos conceitos, bem como as relações entre eles, formando ideias-chave hierarquicamente organizadas, mediadas por palavras ou verbos de ligação. Esta técnica é denominada de:
		
	
	estrutura cognitiva
	
	anteprojeto
	
	trabalho de conclusão de curso
	
	fontes primárias
	 
	mapa conceitual
	Respondido em 24/03/2019 14:56:06
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	A trajetória de elaboração de um trabalho científico, como por exemplo o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), é composta por várias fases inter-relacionadas, mas, que possuem uma determinada ordenação . Sinalize a sequência que representa o desenvolvimento inicial correspondente as primeiras etapas deste tipo de trabalho acadêmico:
		
	
	Escolha do Tema e Revisão de Literatura
	
	Delimitação do Tema e Bibliografia.
	
	Escolha do tema e Problematização do tema.
	
	Delimitação do tema e Problematização do tema
	 
	Escolha do tema e Delimitação do tema .
	Respondido em 24/03/2019 14:56:43
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	4 - Assinale o par de palavras que melhor complete a seguinte frase: A maneira como o pesquisador problematiza o tema da pesquisa tem relação direta com _____________ da pesquisa e ______________.
		
	
	o quadro teórico - o método escolhido
	
	o tema -a justificativa do projeto.
	
	os objetivos - o método escolhido
	
	a justificativa - o quadro teórico
	 
	a delimitação - a elaboração de questões investigativas..
	Respondido em 24/03/2019 14:57:23
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Uma pesquisa acadêmica ou científica exige o desenvolvimento de habilidades e competências que não são espontâneas no mundo da vida. Uma verdadeira pesquisa não pode ser um trabalho que apresente uma abordagem aborrecida de "fulano disse", "Beltrano falou", sem uma problematização que apresente uma reflexão pessoal e consistente do pesquisador. Estudamos que a Metodologia da Pesquisa sugere alguns critérios para a escolha do tema. Assim, leia atentamente as quatro afirmativas e, em seguida, marque a opção que apresenta corretamente os critérios que devem ser considerados na ocasião da escolha de um tema para pesquisa. I - O tema deve ser amplo o bastante para que o pesquisador evite críticas a qualquer ponto específico do seu trabalho. II - A escolha do tema não exige a preocupação com idiomas estrangeiros, já que quase tudo já foi traduzido para Língua Portuguesa; III - O tema deve ser tão específico quanto possível, para que o pesquisador possa esgotá-lo e se sinta mais seguro perante uma banca examinadora; IV - Além de específico o tema deve ser acessível, ou seja, as fontes primárias devem ser manejáveis pelo pesquisador.
		
	
	Os itens II e III estão corretos.
	
	Os itens I e IV estão corretos.
	 
	Os itens III e IV estão corretos.
	
	Os itens II e IV estão corretos.
	
	Os itens I e III estão corretos.
	Respondido em 24/03/2019 14:58:32
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Na seleção de um tema, a opção por um que seja atual e controvertido nos leva a enfrentar algumas dificuldades: carência de bibliografia teórica adequada, dificuldade para detectar sites ou fontes de pesquisas virtuais confiáveis, etc. Qual opção abaixo condiz com uma conduta de sua parte que vise evitar tais problemas:
		
	 
	Dialogar bastante com seu orientador ou com seu professor-tutor a fim de buscar a direção adequada de alguém especializado e experiente.
	
	Buscar orientação religiosa ou espiritual
	
	Buscar escutar tudo que seus colegas de universidade sugerem sem refletir demasiadamente a respeito a fim de evitar racionalizar demais sua escolha.
	
	Conversar com sua família e buscar orientação com pessoas de diversas áreas de estudo que possam lhe sugerir o melhor caminho.
	
	Conversar com pessoas leigas e que não foram contaminadas pelo ranço acadêmico
	Respondido em 24/03/2019 14:59:45
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	A primeira tarefa em uma pesquisa é a escolha do tema, ou seja, a escolha do objeto que será investigado. Nesta tarefa é preciso alguns cuidados que contribuem para o sucesso. Imagine-se a hipótese em que um estudante após ouvir uma palestra sobre o pensamento de Michel Foucault, sente-se incentivado a escrever seu Trabalho de Conclusão de Curso sobre este autor que acabou de conhecer e que nunca leu antes. Neste caso, é correto afirmar que:
		
	
	Como o tipo de trabalho acadêmico não requer aprofundamentos teóricos, a escolha está adequada.
	 
	O trabalho acadêmico requer uma pesquisa bibliográfica prévia e para se escolher um tema é preciso maturidade acadêmica.
	
	No caso é admissível e recomendável, pois pode-se construir uma pesquisa acadêmica apenas com fontes secundárias.
	
	Qualquer assunto poderá ser considerado um tema adequado para pesquisa acadêmica, basta ter como adquirir os livros do autor.
	
	Para uma pesquisa não é importante ter o domínio prévio do tema/autor escolhido, pois será apenas uma compilação de textos.
	Respondido em 24/03/2019 15:00:26
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	AO PREPARAR UM TRABALHO DE PESQUISA, O PESQUISADOR DEVE:
		
	
	ESCOLHER UM TEMA DELIMITADO PARA NÃO PRECISAR PROBLEMATIZAR.
	
	ESCOLHER UM TEMA GERAL E TRAÇAR OBJETIVOS A SEREM ALCANÇADOS.
	 
	ESCOLHER BEM O TEMA E PROBLEMATIZAR A FIM DE OBTER SOLUÇÕES.
	
	ESCOLHER UM TEMA INOVADOR MESMO QUE O PRAZO SEJA LIMITADO.
	
	ESCOLHER UM TEMA CONHECIDO PARA NÃO TER PROBLEMAS COM A BIBLIOGRAFIA

Outros materiais