Buscar

Avaliações e Gabaritos - HPA 2019-1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Avaliações/AD1/Atividade I da AD1 2019 1º.docx
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Avaliação a Distância – AD1 2019/1º
Disciplina: História do Pensamento Administrativo I – HPA I
Coordenadores: José Antônio de Souza Veiga e Marcelo Sobreiro
Aluno (a): ...........................................................................................................................Polo: .....................................................................................................................................
Orientações:
Esta primeira atividade da AD1 
vale 
2
,0
 ponto
s
 e 
será 
disponibilizada na
 ferramenta “Atividades”.
 
Envie o arquivo em formato 
doc
 ou 
pdf
.
A atividade deverá ser entregue através dessa ferramenta até a data prevista no cronograma (até
 
23/02/2019
).
Não deixe para postar a atividade no último dia e, em caso de dificuldades na postagem, peça ajuda aos tutores a distância.
Pré-requisito: Leitura do artigo desenvolvido por Henry M. 
Boettinger
, cujo título é: "A Administração é realmente uma Arte?", publicado originalmente pela Harvard Business 
Review
.
Apresentação da Atividade:
no mínimo 20 linhas e no máximo 30 linhas digitada, folha A4
;
texto em 
time 
new
 
roman
, letra tamanho 12, intervalo 1,5 entre linhas;
importante: não é resumo do texto, assim sendo a nota será zero;
texto deve ser de cunho pessoal, coeso e coerente.
Atividade I
A partir da leitura da Aula 1 e tendo por base os argumentos apresentados por Boettinger no artigo indicado para leitura como pré-requisito, faça uma reflexão, nos limites estabelecidos, em resposta a questão: AFINAL, A ADMINISTRAÇÃO É REALMENTE UMA ARTE? 
Avaliações/AD1/Atividade II da AD1 - 2019 1º.docx
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Avaliação a Distância – AD1 2019/1º
Disciplina: História do Pensamento Administrativo I – HPA I
Coordenadores: José Antônio de Souza Veiga e Marcelo Sobreiro
Aluno (a): _____________________________________________________________Polo: _________________________________________________________________
Orientações para a atividade:
Esta etapa da AD1 será feita na própria Plataforma na ferramenta “Atividades”.
 
Esta a
tividade está relacionada com o Capítulo 2 do 
Chiavenato
 e com as
 aulas 
de 
1 
a 4 (
vale 
4
,0 pontos
)
.
Em caso de dificuldades na postagem da atividade, peça ajuda ao
s
 tutor
es
 a distância.
A atividade deverá ser entregue através dessa ferramenta até a data prevista no cronograma (até
 
2
3
/02/201
9
).
Envie o arquivo em formato 
doc
 ou 
pdf
.
Não deixe para p
ostar a atividade no último dia.
I) Com base no Capitulo 2 do Chiavenato e nas aulas 1 a 4, preencha as lacunas das afirmativas abaixo. Cada questão desta atividade vale 0,2 ponto, totalizando 4,0 pontos.
Questão 1: Com a invenção da máquina a vapor por James Watt (1736-1819) e sua posterior aplicação à __________, surgiu uma nova concepção de trabalho que modificou completamente a estrutura __________ e __________ da época, provocando profundas e rápidas mudanças de ordem ___________, _________ e ________, que, no período de um século, foram maiores do que todas as mudanças ocorridas no milênio anterior. É a chamada Revolução Industrial, que se iniciou na ______________ e que pode ser dividida em duas épocas distintas:
a) 1780 a 1860: Primeira Revolução Industrial ou revolução do _______ e do _______.
b) 1860 a 1914: Segunda Revolução Industrial ou revolução do _____ e da _________.
Questão 2: As ideias básicas dos economistas clássicos liberais são os germes iniciais do pensamento administrativo dos dias atuais. Adam Smith (1723-1790) é o fundador da ________________________, cuja ideia central é a ___________. Embora os indivíduos ajam apenas em proveito próprio, os mercados em que vigora a competição funcionam espontaneamente, de modo a garantir a alocação mais ____________dos recursos e da ____________, sem que aja excesso de ________.
Questão 3: Em 1871, a Inglaterra era a maior potência econômica mundial. Em 1865, ____________(1839-1937) fundou a ____________. Em 1890, ____________ fundou o truste de ____________, ultrapassando rapidamente a produção de toda a Inglaterra. 
Questão 4: A _________________ abriu as portas para o início da Era Industrial, que passou a dominar o mundo ____________ até o final do século XX e foi o divisor de águas entre os países __________________ (mais avançados) e os não industrializados ( _______________ e _________________). E igualmente, entre as organizações mais bem administradas e aquelas precariamente administradas.
Questão 5: Todas as empresas buscam conviver muito de perto tanto com a _________ quanto com a __________, pois isso representa o perfeito equilíbrio. No entanto, sabe-se que, ao lidar-se com pessoas, as funções __________ e __________ carecem ser continuadamente observadas e controladas, para manter-se a probabilidade de alcançar os _____________ previamente planejados. 
Questão 6: O administrador deve, primeiramente, prever os resultados a serem alcançados, definindo objetivos e metas. Em seguida, deve definir __________e ________________, no projeto ou no empreendimento. Para tal, deve criar uma estrutura composta de _________, ________________ e atribuir _________ e _______________ para cada membro da equipe. 
Questão 7: O trabalho de um administrador é complexo e _________________, e requer uma série de _______________. Apesar de alguns teóricos da Administração proporem uma longa lista delas, as necessárias para administrar um departamento ou uma organização podem ser resumidas em três categorias:____________, ____________ e _____________. 
Questão 8: O maior desafio de um administrador é __________ as pessoas para o alto desempenho, criar um _________ organizacional propício para o trabalho em equipe, incentivar comportamentos ______________, criar __________ por meio dos trabalhos de grupo, criar um propósito comum e transformá-lo em __________ e ___________, e difundir ambos em toda a organização. 
Questão 9: Diferentemente dos feudos, nos quais o trabalho tinha por finalidade a ____________ da comunidade, nos burgos existiam _____________ cujas habilidades propiciavam um comércio de produtos necessários à vida social – como roupas e ferramentas agrícolas, por exemplo, e isso lhes assegurava um certo _________ na sociedade. 
Questão 10: O aumento do consumo exigiu aumento da produção e com a revolução industrial, iniciou-se um processo ininterrupto de produção coletiva _____________, de geração de __________ e de acúmulo de __________. As sociedades foram superando os tradicionais critérios da ________________ (principalmente a do privilégio de nascimento, a descendência nobre), e os novos “senhores” passara a ser os donos das fábricas e do capital. 
Questão 11: Na produção em massa, as mercadorias atingem um ________ mais ________ e acessível à grande maioria da sociedade. Feitas em _________ quantidades, seu custo obrigatoriamente cai. As peças são feitas a máquina e _____________, sendo todas iguais, pois seguem o mesmo __________ de produção. Há grande __________ de tempo, pois usa-se a linha de montagem, na qual o trabalho é ____________ em tarefas dispostas em _____________. 
Questão 12: A _________, essencialmente, é o local de reunião dos trabalhadores com o intuito de produzir algo. O sistema _________ é, portanto, o resultado da concentração dos trabalhadores num mesmo local de trabalho. Dominado
e controlado pelo __________, o ____________ utiliza os _______________________ que não lhe pertencem, trabalhando em um ambiente estranho e produzindo um produto e a ser vendido para clientes que não são os seus. 
Questão 13: Criadas as primeiras fábricas com a mecanização do trabalho e a implantação da divisão do trabalho, começaram a surgir novos problemas. Entre esses novos problemas, dois deles demandavam soluções imediatas: 
a) ___________________________________________;
b) ________________________________________________________________; 
Questão 14: Ao descrever o processo de trabalho de fabricação de alfinetes, _____________________ criou o conceito de divisão de trabalho industrial. Conforme sua análise, o trabalho era dividido em diferentes tarefas atribuídas a diferentes trabalhadores: era o início do “_____________________” aplicado à produção industrial. 
Questão 15: Produzir e entregar produtos de alta qualidade e baixo custo, feitos sob medida para atender às necessidades e expectativas dos clientes é o conceito de ______________________________. Este conceito, foi abordado pela primeira vez em 1970, por ____________________, em seu livro O choque do Futuro e surgiu em resposta aos seguintes desafios:
a) o modelo de produção em massa mostrou-se inadequado porque não era capaz de atender às _____________ e ao aumento das ________________ dos clientes no volume, qualidade e ritmos necessários.
b) houve o surgimento de novas tecnologias, como a informática, a robotização e a automação de processos.
c) houve também uma intensificação da _______________ no mercado consumidor, exigindo das empresas maior _______________, ______________ e _________________ na gestão da produção e de seus negócios. 
 
Questão 16: Em sua avaliação crítica ao sistema capitalista de produção, Karl Marx identificou os seguintes efeitos nocivos para o trabalhador:
a) a ____________ do trabalho;
b) a ____________da força do trabalho;
c) a ____________do trabalhador às ____________e à ____________do capital.
Marx criou o conceito de _____________________– o trabalhador individual que fica apropriado e anexado, durante toda a vida, a uma função específica. Outra crítica marxista ao sistema capitalista de produção foi a separação entre ______________________ e ___________________________. 
Questão 17: Na produção artesanal, os produtos eram feitos um de cada vez, com a utilização de ferramentas ___________ e com a valorização das _______________ dos profissionais. Contudo, na produção em massa, as máquinas representavam uma dualidade: ao mesmo tempo que propiciavam uma ____________ muito ________, sua aquisição representava um grande ________ para o dono da fábrica. Logo, elas precisariam trabalhar a todo vapor para compensar o ________________ em ________________, e não poderia haver tempo ocioso. 
Questão 18: A dinâmica e a rotinização do processo de produção eram impostas aos trabalhadores prevalecendo à homogeneidade de suas ações, pois todos os produtos deveriam ser feitos no mesmo ritmo e com os mesmos movimentos. O nome desse estudo era _________ e ______________. 
Questão 19: O modelo taylorista de gestão era voltado para a busca de soluções para o alto _____________ de materiais, matéria-prima e _________, e para o baixo nível de __________________ dos trabalhadores daquela época. Como proposta de solução, Taylor concentrou-se na aplicação de __________ e ___________ de engenharia industrial com foco na análise e racionalização do trabalho. Os objetivos a serem alcançados eram a máxima __________ e a ______________ dos custos. 
Questão 20: Complementando os estudos tayloristas sobre a fadiga física, os _________dividiram a fadiga em duas categorias: a _________ (resultante dos esforços despendidos pelos trabalhadores na execução das tarefas) e a _________ (resultante da realização de tarefas desnecessárias, que não precisam ser feitas).
Avaliações/AD2/Atividade I da AD2 2019 1º.docx
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Avaliação a Distância – AD2 2019/1º
Disciplina: História do Pensamento Administrativo I – HPA I
Coordenadores: José Antônio de Souza Veiga e Marcelo Sobreiro
Aluno (a): _____________________________________________________________Polo: _________________________________________________________________
Orientações:
Esta primeira atividade da AD2
 vale 2
,0 ponto
s
 e será disponibilizada na ferramenta “Atividades”.
 
Envie o arquivo em formato 
doc
 ou 
pdf
.
A atividade deverá ser entregue através dessa ferramenta até a data prevista no cronograma (até
 
20/04/2019
).
Não deixe para postar a atividade no último dia e, em caso de dificuldades 
na postagem, peça ajuda aos mediado
res a distância.
Pré-requisito: Leitura do texto-síntese da Experiência de 
Hawthorne
, de autoria de 
Idalberto
 
Chiavenato
. 
ATIVIDADE I DA AD2: 
Conhecendo e analisando a Experiência de Hawthorne
O texto-síntese da Experiência de Hawthorne, de autoria de Idalberto Chiavenato, está disponível para você na ferramenta "Exercícios e Complementos" e constitui a base para Atividade I da AD2.
Leia atentamente o texto-síntese da Experiência de Hawthorne.
Releia o texto-síntese, agora, observando as quatro fases da Experiência de Hawthorne, e, marque os pontos que você considerou mais relevantes para fundamentar as conclusões da pesquisa.
Releia as conclusões da Experiência de Hawthorne apresentadas por Chiavenato. Agora, selecione, na sua opinião, os 5 tópicos mais relevantes e formule (elabore) uma frase-síntese para cada uma das conclusões escolhidas, expressando sua essência.
Avaliações/AD2/Atividade II da AD2 2019 1º.docx
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Avaliação a Distância – AD2 2019/1º
Disciplina: História do Pensamento Administrativo I – HPA I
Coordenadores: José Antônio de Souza Veiga e Marcelo Sobreiro
Aluno (a): ___________________________________ Polo:___________________ 
Orientações para a atividade:
Esta etapa da AD2
 será feita na própria Plataforma na ferramenta “Atividades”.
 
Esta atividade está relacionada com as aulas 
6
 
a 9
 e vale 
4
,0 pontos.
Em caso de dificuldades na postagem da atividade, peça ajuda ao
s
 
mediado
r
es
 a distância.
A atividade deverá ser entregue através dessa ferramenta até a data prevista no cronograma (até
 
20/04/2019
).
Envie o arquivo em formato 
doc
 ou 
pdf
.
Não deixe para p
ostar a atividade no último dia.
Com base nas aulas 6 a 9, preencha as lacunas das afirmativas abaixo. Cada questão desta atividade vale 0,2 ponto, totalizando 4,0 pontos.
1ª Questão: 
a) Com o advento do _____________, no início do século XX, surgiu a solução para o problema da produção em larga escala para o mercado de massa. Neste aspecto, Ford contribuiu para realizar o sonho de _________. 
b) O mercado era _____________; todas as pessoas satisfaziam as suas necessidades por meio da compra de um produto _______________. Pela primeira vez na História, iniciava-se a produção em ______________________ de um único modelo de automóvel a _______________________, com ____________________ e, portanto, acessível a um número elevado de novos consumidores.
2ª Questão: 
a) Ford conseguiu colocar em prática a ________________ porque havia aperfeiçoado as técnicas de produção em massa antes de seus fornecedores, podendo reduzir extremamente os _________, se fizesse tudo por conta própria. Para a época, a _______________ era a solução
possível para assegurar a qualidade do produto e a gestão _____________ dos __________________________ e ________________. 
b) Não havia fornecedores especializados em número suficiente para atender à demanda das fábricas fordistas. Já as fábricas modernas tornaram-se ______________, pois terceirizam a produção de todos os componentes e peças dos produtos que vendem. Assim, o processo de _____________________ é o mais adequado em face do grande número de fornecedores especializados que atuam no setor automobilístico. 
3ª Questão: O modelo fordista de produção em massa tem três elementos-chave:
1) a linha de _______________________;
2) o abastecimento através das linhas auxiliares;
3) as linhas de _______________________.
4ª Questão: 
a) Um dos responsáveis pelo salto de qualidade na organização empresarial no século XX, ________________ sucedeu o criador da General Motors, ___________________, no comando da empresa, seu desafio passou a ser a criação de cultura, estratégia e direção globais, ou seja, produzir carros que atendessem a todos os _________. 
b) A solução foi a criação de um novo modelo de estrutura organizacional – a estrutura _____________ – para dar suporte à gestão de negócios da General Motors. Ao contrário da estratégia de massificação de Ford, a estratégia da General Motors baseava-se na ___________________________.
5ª Questão: 
a) Ford optou pela estratégia de fomento da ___________________, que consistia no aumento da _____________ e na diminuição do _________________ do produto. Isto lhe possibilitou baixar o preço final do produto e ainda obter uma margem de lucro razoável. Para Ford, o consumidor era ________________; seu foco era exclusivamente no _____________. 
b) Sloan criou um novo conceito de produto: o __________________ (Cadillac, Chevrolet, Oldsmobile), baseando-se na expectativa do americano médio de alcançar ___________________. Ele priorizava o _____________ e procurava atender aos diversos _________________________________. 
6ª Questão: 
a) O fordismo começou a entrar em declínio em meados dos anos 1960, quando as empresas europeias e japonesas iniciaram seus esforços de ______________ para o resto do mundo. Era o início do fim da hegemonia americana, sobretudo no setor automobilístico. 
b) O que os engenheiros europeus e japoneses criticavam no modelo fordista americano era o grande _______________________, __________________________________ da produção em massa e ______________________ excessiva da produção, desprezando o imenso potencial dos fornecedores de matérias-primas e componentes.
7ª Questão: Produção flexível consiste em fabricar um produto, em geral em _______________________, de acordo com as _________________ dos clientes. Para isso, é preciso fazer mudanças constantes nas máquinas da linha e produção (MAXIMINIANO, 2000, p. 224). Com a produção flexível utiliza-se menos espaço nas fábricas, já que não há ____________ e há ____________ horas de trabalho.
8ª Questão: A Fiat do Brasil utilizou a _____________________________ quando lançou a promoção “escolha você mesmo o seu Fiat Palio”, em 1998. O cliente escolhia o modelo, a cor e os acessórios do seu carro, e recebia da produtora e concessionária a data de entrega do carro. O sucesso da promoção consolidou a liderança da Fiat no setor de automóveis em nosso país, na época. 
9ª Questão: Quando os custos __________ de longo prazo diminuem ao aumentar a produção, tornando as empresas maiores mais _____________ que as menores, acontece a ____________________. Esse conceito é __________________. Mas podemos também usar o conceito em termos macroeconômicos, com o significado de uma economia que alcança escala competitiva no âmbito __________________. É o caso da economia _________________. Fonte: Costa (2005).
10ª Questão: A seguir, os elementos que compõem o sistema Toyota:
1. Todo funcionário verifica a qualidade, identifica e corrige os erros durante o processo. Sempre que necessário, a linha de produção é interrompida para os devidos reparos;
2. As peças chegam de acordo com a necessidade da produção (fim dos estoques) – ________________________________.
3. Fabricação das mercadorias por encomenda – _____________________________, ou seja, uma grande equipe de vendedores domiciliares de automóveis colhem informações sobre os tipos de carros desejados pelos clientes, para que a fábrica os produza sob encomenda.
4. Os fornecedores podem ser empresas formalmente separadas ou podem ser membros do mesmo _______________ (um grupo de empresas ligadas por esquemas de participação acionária nas diversas empresas – _______________________).
11ª Questão: No começo dos anos 1800, surgiram os primeiros ________________, para proteger os salários dos ______________. Os sindicatos foram cerceados, inicialmente, sendo apenas tolerados na _________________, e sua aceitação ocorreu lentamente. Em 1875, todas as restrições aos sindicatos haviam sido levantadas na Inglaterra, e em 1884, na França. Na ________________ foram declarados ilegais em 1869, por Bismarck. Em 1890, foram legalizados (MAXIMINIANO, 2000, p. 149).
12ª Questão: Ainda no século XIX, alguns industriais atentaram para a importância de oferecer _________________________ mais favoráveis aos operários, indo mesmo além, garantindo apoio para uma vida mais saudável aos seus empregados. Um dos pioneiros desse movimento foi ________________________ , que, em 1800, adquiriu uma fiação em New Lanark (Escócia), perto de Glasgow, e implantou um modelo de ________________________________________.
13ª Questão: Com a chegada das _______________ ao ambiente de trabalho das ______________, em função da escalada da concorrência entre os empresários em busca de mercado, a partir do século XVIII, muitas vagas de empregos foram fechadas. Muitos trabalhadores permaneceram desempregados, aumentando o excedente de _____________________. O dono da indústria, ou seja, __________________ ganhou enorme poder para pagar o salário que bem entendesse, quase sempre o menor possível.
14ª Questão: ___________________ foi o precursor no estudo dos males da sociedade industrial e dos efeitos nocivos da vida doentia da fábrica na psique dos trabalhadores. O _________________________ era apenas um sintoma de um problema de maior amplitude. Era o que Mayo denominava __________________________. Os trabalhadores sentiam-se deprimidos porque estavam ____________ e _____________.
15ª Questão: 
a) O movimento em reação à __________________________________, iniciado por Mayo, resultou na _________________________________, que se estabeleceu a partir da necessidade de humanização e ________________________________________. 
b) Mayo realizou pesquisas sobre as condições de trabalho dos operários da ______________________________, uma fábrica de montagem de relés de telefones localizada no bairro de ____________________, na cidade de Chicago (EUA). A fábrica, com 40 mil operários, era vista como um modelo de administração; de repente, sua produção começou a declinar e surgiram conflitos com os trabalhadores.
16ª Questão: Perrow identificou quatro problemas que ocorrem nas organizações
burocráticas:
• _____________________: levar para dentro da organização os interesses dos grupos exteriores a ela, como, por exemplo, contratar ex-colegas de faculdade ou serviços de empresas de amigos e parentes;
• “fazer a cama”: beneficiar-se da posição na organização para fins _____________, como, por exemplo, aceitar propinas e presentes de fornecedores;
• ________________________: gerar papelório, carimbos, excesso de assinaturas, que acabam provocando lentidão no andamento dos processos;
• hierarquia: negar a ______________, resistir à ______________, exagerar no culto à obediência.
17ª Questão: Alvin Toffler, autor do livro ______________________, analisou a onda de ___________________________________ que assolou as empresas americanas
e europeias nas décadas de 1960 e 1970. Para ele, as organizações iniciaram um processo transformador de suas _____________________________________________ através da criação de _____________________________ voltados para a solução de problemas específicos e implementação de projetos claramente definidos. Tais grupos, que constituíam uma estrutura ____________________________, logo se dissolviam após concluídos os seus trabalhos.
18ª Questão: Max Weber, um dois pais da Sociologia, destacou a necessidade de uma burocracia estatal para o desenvolvimento dos países. Com isto ele construiu um modelo teórico para a burocracia, com as seguintes características:
1) uma organização pautada em __________________________;
2) adoção de uma sistemática _______________________________;
3) organização dos cargos segundo o princípio hierárquico;
4) fixação de __________________________________ para regular o desempenho de cada cargo;
5) separação entre ___________________________________________ (na burocracia pública, a propriedade é do Estado e a administração compete aos funcionários burocratas). 
19ª Questão: De forma mais sintética, burocracia é uma forma de organização que se baseia na _________________________, isto é, na adequação dos meios aos objetivos pretendidos, a fim de garantir a máxima _______________________ possível no alcance desses objetivos. 
20ª Questão: Weber, ao visualizar o crescimento do Estado e o surgimento e desenvolvimento das organizações na sociedade, denominou de __________________.
Gabaritos/AD1/AD1_Roteiro_Correção_Atividade_I 2019 1º.pdf
 
 
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro 
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro 
ATIVIDADE I 
Período – 2019/1º 
Disciplina: História do Pensamento Administrativo I 
Coordenadores: José Antonio de Souza Veiga e Marcelo Sobreiro 
 
 
ROTEIRO DE CORREÇÃO 
Aspectos relevantes a serem observados na correção da Atividade I: 
- o aluno apresentar a sua atividade 
- a apresentação da atividade deve ocorrer absolutamente dentro do prazo 
estipulado 
- a apresentação da atividade deve atender as condições estabelecidas 
- resumo do texto não pode ser considerado e, assim sendo, deve ser atribuída 
nota “zero” 
- a essência do texto está no último parágrafo: “Administrar é...” 
Este é o ponto que a correção deve considerar, é o ponto norteador do 
entendimento-síntese da proposição do autor 
 
- os aspectos levantados pelo autor que convergem e dão sustentação a 
conclusão (exposta no último parágrafo) também podem (devem) ser 
considerados na correção 
- a posição pessoal do aluno (sustentada), sobre os argumentos apresentados 
pelo autor também podem (devem) ser considerada na correção 
- eventualmente, referências a argumentos de outros autores sobre o mesmo 
assunto também podem (devem) ser consideradas na correção 
- eventualmente, uma reflexão integral do aluno (sustentada) sobre o tema 
também pode (deve) ser considerada na correção 
O texto proposto é denso e relativamente grande para a formulação do resultado 
pedido, assim sendo, não vemos como estabelecer alguma exigência específica. 
O sentimento e o bom senso de cada Tutor e o senso de comparação entre os 
trabalhos apresentados devem predominar na correção. 
Recomendamos que cada Tutor leia atentamente o texto e estabeleça 
o seu próprio roteiro de correção que deve levar em consideração os 
aspectos aqui apresentados. 
 
 
 
 
 
 
 
 
Gabaritos/AD1/Gabarito da Atividade II da AD1 - 2019 1º.pdf
 
 
 
 
 
 
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro 
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro 
 
Avaliação a Distância – AD1 2019/1º 
Disciplina: História do Pensamento Administrativo I – HPA I 
Coordenadores: José Antônio de Souza Veiga e Marcelo Sobreiro 
 
Gabarito 
 
I) Com base no Capitulo 2 do Chiavenato e nas aulas 1 a 4, preencha as lacunas 
das afirmativas abaixo. Cada questão desta atividade vale 0,2 ponto, totalizando 
4,0 pontos. 
 
Questão 1: Com a invenção da máquina a vapor por James Watt (1736-1819) e sua 
posterior aplicação à produção, surgiu uma nova concepção de trabalho que modificou 
completamente a estrutura social e comercial da época, provocando profundas e 
rápidas mudanças de ordem econômica, política e social, que, no período de um 
século, foram maiores do que todas as mudanças ocorridas no milênio anterior. É a 
chamada Revolução Industrial, que se iniciou na Inglaterra e que pode ser dividida em 
duas épocas distintas: 
a) 1780 a 1860: Primeira Revolução Industrial ou revolução do carvão e do ferro. 
b) 1860 a 1914: Segunda Revolução Industrial ou revolução do aço e da eletricidade. 
(Ver Cap. 2 Chiavenato, p. 36) 
 
Questão 2: As ideias básicas dos economistas clássicos liberais são os germes iniciais 
do pensamento administrativo dos dias atuais. Adam Smith (1723-1790) é o fundador 
da economia clássica, cuja ideia central é a competição. Embora os indivíduos ajam 
apenas em proveito próprio, os mercados em que vigora a competição funcionam 
espontaneamente, de modo a garantir a alocação mais eficiente dos recursos e da 
produção, sem que aja excesso de lucros. (Ver Cap. 2 Chiavenato, p. 39) 
 
Questão 3: Em 1871, a Inglaterra era a maior potência econômica
mundial. Em 1865, 
John D. Rockefeller (1839-1937) fundou a Standard Oil. Em 1890, Carnegie fundou 
o truste de aço, ultrapassando rapidamente a produção de toda a Inglaterra. (Ver Cap. 2 
Chiavenato, p. 41) 
 
Questão 4: A Revolução Industrial abriu as portas para o início da Era Industrial, que 
passou a dominar o mundo econômico até o final do século XX e foi o divisor de águas 
entre os países industrializados (mais avançados) e os não industrializados 
(emergentes e subdesenvolvidos). E igualmente, entre as organizações mais bem 
administradas e aquelas precariamente administradas. (Ver Cap. 2 Chiavenato, p. 43) 
 
Questão 5: Todas as empresas buscam conviver muito de perto tanto com a eficiência 
quanto com a eficácia, pois isso representa o perfeito equilíbrio. No entanto, sabe-se 
que, ao lidar-se com pessoas, as funções eficiência e eficácia carecem ser 
continuadamente observadas e controladas, para manter-se a probabilidade de alcançar 
os resultados previamente planejados. (Ver Aula 1, p. 12) 
 
Questão 6: O administrador deve, primeiramente, prever os resultados a serem 
alcançados, definindo objetivos e metas. Em seguida, deve definir tarefas e 
responsabilidades, no projeto ou no empreendimento. Para tal, deve criar uma estrutura 
composta de funções, especializações e atribuir tarefas e competências para cada 
membro da equipe. (Ver Aula 1, p. 13) 
Questão 7: O trabalho de um administrador é complexo e multidimensional, e requer 
uma série de habilidades. Apesar de alguns teóricos da Administração proporem uma 
longa lista delas, as necessárias para administrar um departamento ou uma organização 
podem ser resumidas em três categorias: concetuais, humanas e técnicas. (Ver Aula 1, 
p. 21) 
 
Questão 8: O maior desafio de um administrador é motivar as pessoas para o alto 
desempenho, criar um clima organizacional propício para o trabalho em equipe, 
incentivar comportamentos cooperativos, criar sinergias por meio dos trabalhos de 
grupo, criar um propósito comum e transformá-lo em visão e missão, e difundir ambos 
em toda a organização. (Ver Aula 1, p. 25) 
 
Questão 9: Diferentemente dos feudos, nos quais o trabalho tinha por finalidade a 
subsistência da comunidade, nos burgos existiam profissionais cujas habilidades 
propiciavam um comércio de produtos necessários à vida social – como roupas e 
ferramentas agrícolas, por exemplo, e isso lhes assegurava um certo status na sociedade. 
(Ver Aula 2, p. 31) 
Questão 10: O aumento do consumo exigiu aumento da produção e com a revolução 
industrial, iniciou-se um processo ininterrupto de produção coletiva em massa, de 
geração de lucro e de acúmulo de capital. As sociedades foram superando os 
tradicionais critérios da aristrocracia (principalmente a do privilégio de nascimento, a 
descendência nobre), e os novos “senhores” passara a ser os donos das fábricas e do 
capital. (Ver Aula 2, p. 35) 
Questão 11: Na produção em massa, as mercadorias atingem um preço mais baixo e 
acessível à grande maioria da sociedade. Feitas em grandes quantidades, seu custo 
obrigatoriamente cai. As peças são feitas a máquina e padronizada, sendo todas iguais, 
pois seguem o mesmo processo de produção. Há grande economia de tempo, pois usa-
se a linha de montagem, na qual o trabalho é fragmentado em tarefas dispostas em 
sequência. (Ver aula 2 – pag. 37) 
 
Questão 12: A fábrica, essencialmente, é o local de reunião dos trabalhadores com o 
intuito de produzir algo. O sistema fábrica é, portanto, o resultado da concentração dos 
trabalhadores num mesmo local de trabalho. Dominado e controlado pelo capitalista, o 
trabalhador utiliza os meios de produção que não lhe pertencem, trabalhando em um 
ambiente estranho e produzindo um produto e a ser vendido para clientes que não são os 
seus. (Ver Aula 2, p. 38) 
 
Questão 13: Criadas as primeiras fábricas com a mecanização do trabalho e a 
implantação da divisão do trabalho, começaram a surgir novos problemas. Entre esses 
novos problemas, dois deles demandavam soluções imediatas: 
a) gerenciar a nova força de trabalho; 
b) treinar os operários no uso das máquinas, objetivando maior produtividade; 
(Ver Aula 3, p. 44) 
 
Questão 14: Ao descrever o processo de trabalho de fabricação de alfinetes, Adam 
Smith criou o conceito de divisão de trabalho industrial. Conforme sua análise, o 
trabalho era dividido em diferentes tarefas atribuídas a diferentes trabalhadores: era o 
início do “trabalho parcelado” aplicado à produção industrial. (Ver Aula 3, p. 46) 
 
Questão 15: Produzir e entregar produtos de alta qualidade e baixo custo, feitos sob 
medida para atender às necessidades e expectativas dos clientes é o conceito de 
customização em massa. Este conceito, foi abordado pela primeira vez em 1970, por 
Alvim Toffler, em seu livro O choque do Futuro e surgiu em resposta aos seguintes 
desafios: 
a) o modelo de produção em massa mostrou-se inadequado porque não era capaz de 
atender às demandas e ao aumento das expectativas dos clientes no volume, qualidade 
e ritmos necessários. 
b) houve o surgimento de novas tecnologias, como a informática, a robotização e a 
automação de processos. 
c) houve também uma intensificação da competição no mercado consumidor, exigindo 
das empresas maior criatividade, agilidade e flexibilidade na gestão da produção e de 
seus negócios. (Ver Aula 3, p. 47) 
 
Questão 16: Em sua avaliação crítica ao sistema capitalista de produção, Karl Marx 
identificou os seguintes efeitos nocivos para o trabalhador: 
a) a hierarquização do trabalho; 
b) a depreciação da força do trabalho; 
c) a submissão do trabalhador às ordens e à disciplina do capital. 
 
Marx criou o conceito de trabalhador parcial – o trabalhador individual que fica 
apropriado e anexado, durante toda a vida, a uma função específica. Outra crítica 
marxista ao sistema capitalista de produção foi a separação entre trabalho manual e 
trabalho intelectual. (Ver Aula 3, p. 49) 
 
Questão 17: Na produção artesanal, os produtos eram feitos um de cada vez, com a 
utilização de ferramentas manuais e com a valorização das habilidades dos 
profissionais. Contudo, na produção em massa, as máquinas representavam uma 
dualidade: ao mesmo tempo que propiciavam uma produção muito maior, sua 
aquisição representava um grande custo para o dono da fábrica. Logo, elas precisariam 
trabalhar a todo vapor para compensar o investimento em maquinário, e não poderia 
haver tempo ocioso. (Ver Aula 4 - pag. 56) 
 
 
Questão 18: A dinâmica e a rotinização do processo de produção eram impostas aos 
trabalhadores prevalecendo à homogeneidade de suas ações, pois todos os produtos 
deveriam ser feitos no mesmo ritmo e com os mesmos movimentos. O nome desse 
estudo era tempo e movimento. (Ver Aula 4, p. 57) 
 
 
Questão 19: O modelo taylorista de gestão era voltado para a busca de soluções para o 
alto desperdício de materiais, matéria-prima e tempo, e para o baixo nível de 
produtividade dos trabalhadores daquela época. Como proposta de solução, Taylor 
concentrou-se na aplicação de métodos e técnicas de engenharia industrial com foco na 
análise e racionalização do trabalho. Os objetivos a serem alcançados eram a máxima 
produção e a minimização dos custos. (Ver Aula 4 - pag. 59) 
 
Questão 20: Complementando os estudos tayloristas sobre a fadiga física, os Gilbreth 
dividiram a fadiga em duas categorias: a fadiga necessária (resultante
dos esforços 
despendidos pelos trabalhadores na execução das tarefas) e a fadiga desnecessária 
(resultante da realização de tarefas desnecessárias, que não precisam ser feitas). 
(Ver aula 4, p. 70) 
 
 
 
Gabaritos/AD2/Gabarito - Atividade I da AD2 2019 1º.pdf
 
 
 
 
 
 
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro 
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro 
 
Avaliação a Distância – AD2 2019/1º 
Disciplina: História do Pensamento Administrativo I – HPA I 
Coordenadores: José Antônio de Souza Veiga e Marcelo Sobreiro 
 
 
Roteiro Para Correção 
 
ATIVIDADE I DA AD2: 
Conhecendo e analisando a Experiência de Hawthorne 
O texto-síntese da Experiência de Hawthorne, de autoria de Idalberto Chiavenato, está 
disponível para você na ferramenta "Exercícios e Complementos" e constitui a base 
para Atividade I da AD2. 
 
Leia atentamente o texto-síntese da Experiência de Hawthorne. 
Releia o texto-síntese agora observando as quatro fases da Experiência de Hawthorne, 
e, marque os pontos que você considerou mais relevantes para fundamentar as 
conclusões da pesquisa. 
 
Releia as conclusões da Experiência de Hawthorne apresentadas por Chiavenato. 
Agora, selecione, na sua opinião, os 5 tópicos mais relevantes e formule (elabore) uma 
frase-síntese para cada uma das conclusões escolhidas, expressando sua essência. 
 
1) Leia atentamente o texto-síntese da Experiência de Hawthorne. 
 
2) Releia o texto-síntese agora observando as quatro fases da Experiência de 
Hawthorne, e, marque os pontos que você considerou mais relevantes para 
fundamentar as conclusões da pesquisa. 
 
3) Releia as conclusões da Experiência de Hawthorne apresentadas por Chiavenato. 
Agora, selecione, na sua opinião, os 5 tópicos mais relevantes e formule (elabore) uma 
frase-síntese para cada uma das conclusões escolhidas, expressando sua essência. 
 
Essa frase-síntese passa a ser a orientadora (norteadora) da correção, acrescida do 
razoável. Deve ser considerado ainda, na correção, o conjunto da obra. O cumprimento 
do prazo de entrega, a organização do trabalho enviado, a existência das cinco frases-
síntese e a condição de síntese das frases. Observar atentamente a hipótese de cópia 
direta, do nosso texto, de outros textos ou mesmo da internet. Constatada a cópia a 
nota é ZERO, na tarefa toda. 
 
Os tutores corretores conhecem o assunto e devem se pautar ainda pelo discernimento 
e o bom senso, peculiar a cada um. 
 
 
Gabaritos/AD2/Gabarito - Atividade II da AD2 2019 1º.pdf
 
 
 
 
 
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro 
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro 
 
Avaliação a Distância – AD1 2019/1º 
Disciplina: História do Pensamento Administrativo I – HPA I 
Coordenador: José Antônio de Souza Veiga 
 
Gabarito 
 
Com base nas aulas 6 a 9, preencha as lacunas das afirmativas abaixo. Cada 
questão desta atividade vale 0,2 ponto, totalizando 4,0 pontos. 
 
1ª Questão: 
a) Com o advento do FORDISMO, no início do século XX, surgiu a solução para o 
problema da produção em larga escala para o mercado de massa. Neste aspecto, Ford 
contribuiu para realizar o sonho de Taylor. 
 
b) O mercado era homogêneo; todas as pessoas satisfaziam as suas necessidades por 
meio da compra de um produto padronizado. Pela primeira vez na História, iniciava-se 
a produção em grande quantidade de um único modelo de automóvel a custos 
menores, com preços reduzidos e, portanto, acessível a um número elevado de novos 
consumidores. 
 
2ª Questão: 
a) Ford conseguiu colocar em prática a verticalização porque havia aperfeiçoado as 
técnicas de produção em massa antes de seus fornecedores, podendo reduzir 
extremamente os custos, se fizesse tudo por conta própria. Para a época, a 
verticalização era a solução possível para assegurar a qualidade do produto e a gestão 
eficiente dos suprimentos de peças e componentes. 
 
b) Não havia fornecedores especializados em número suficiente para atender à demanda 
das fábricas fordistas. Já as fábricas modernas tornaram-se montadoras, pois 
terceirizam a produção de todos os componentes e peças dos produtos que vendem. 
Assim, o processo de horizontalização é o mais adequado em face do grande número 
de fornecedores especializados que atuam no setor automobilístico. 
 
3ª Questão: O modelo fordista de produção em massa tem três elementos-chave: 
1) a linha de montagem móvel; 
2) o abastecimento através das linhas auxiliares; 
3) as linhas de produção das peças. 
 
4ª Questão: 
a) Um dos responsáveis pelo salto de qualidade na organização empresarial no século 
XX, Alfred Sloan sucedeu o criador da General Motors, William Durant, no comando 
da empresa, seu desafio passou a ser a criação de cultura, estratégia e direção globais, 
ou seja, produzir carros que atendessem a todos os gostos. 
 
b) A solução foi a criação de um novo modelo de estrutura organizacional – a estrutura 
divisional – para dar suporte à gestão de negócios da General Motors. Ao contrário da 
estratégia de massificação de Ford, a estratégia da General Motors baseava-se na 
segmentação de mercados. 
 
5ª Questão: 
a) Ford optou pela estratégia de fomento da economia de escala, que consistia no 
aumento da produção e na diminuição do custo unitário do produto. Isto lhe 
possibilitou baixar o preço final do produto e ainda obter uma margem de lucro 
razoável. Para Ford, o consumidor era padronizado; seu foco era exclusivamente no 
produto. 
 
b) Sloan criou um novo conceito de produto: o produto-marca (Cadillac, Chevrolet, 
Oldsmobile), baseando-se na expectativa do americano médio de alcançar status social. 
Ele priorizava o mercado e procurava atender aos diversos segmentos de 
consumidores. 
 
6ª Questão: 
a) O fordismo começou a entrar em declínio em meados dos anos 1960, quando as 
empresas europeias e japonesas iniciaram seus esforços de exportação para o resto do 
mundo. Era o início do fim da hegemonia americana, sobretudo no setor 
automobilístico. 
 
b) O que os engenheiros europeus e japoneses criticavam no modelo fordista americano 
era o grande desperdício de materiais, a rigidez e a inflexibilidade da produção em 
massa e a verticalização excessiva da produção, desprezando o imenso potencial dos 
fornecedores de matérias-primas e componentes. 
 
7ª Questão: Produção flexível consiste em fabricar um produto, em geral em pequenos 
lotes, de acordo com as encomendas dos clientes. Para isso, é preciso fazer mudanças 
constantes nas máquinas da linha e produção (MAXIMINIANO, 2000, p. 224). Com a 
produção flexível utiliza-se menos espaço nas fábricas, já que não há estoque e há 
menos horas de trabalho. 
 
8ª Questão: A Fiat do Brasil utilizou a customização em massa quando lançou a 
promoção “escolha você mesmo o seu Fiat Palio”, em 1998. O cliente escolhia o 
modelo, a cor e os acessórios do seu carro, e recebia da produtora e concessionária a 
data de entrega do carro. O sucesso da promoção consolidou a liderança da Fiat no 
setor de automóveis em nosso país, na época. 
 
9ª Questão: Quando os custos médios de longo prazo diminuem ao aumentar a 
produção, tornando as empresas maiores mais eficientes que as menores, acontece a 
economia de Escala. Esse conceito é microeconômico. Mas podemos também usar o 
conceito em termos macroeconômicos, com o significado de uma economia que alcança
escala competitiva no âmbito internacional. É o caso da economia brasileira. Fonte: 
Costa (2005). 
 
10ª Questão: A seguir, os elementos que compõem o sistema Toyota: 
1. Todo funcionário verifica a qualidade, identifica e corrige os erros durante o 
processo. Sempre que necessário, a linha de produção é interrompida para os devidos 
reparos; 
2. As peças chegam de acordo com a necessidade da produção (fim dos estoques) – 
sistema just in time. 
3. Fabricação das mercadorias por encomenda – “princípio de puxar a demanda”, ou 
seja, uma grande equipe de vendedores domiciliares de automóveis colhem informações 
sobre os tipos de carros desejados pelos clientes, para que a fábrica os produza sob 
encomenda. 
4. Os fornecedores podem ser empresas formalmente separadas ou podem ser membros 
do mesmo keiretsu (um grupo de empresas ligadas por esquemas de participação 
acionária nas diversas empresas – cross share holdings). 
 
11ª Questão: No começo dos anos 1800, surgiram os primeiros sindicatos, para 
proteger os salários dos artesãos. Os sindicatos foram cerceados, inicialmente, sendo 
apenas tolerados na Inglaterra, e sua aceitação ocorreu lentamente. Em 1875, todas as 
restrições aos sindicatos haviam sido levantadas na Inglaterra, e em 1884, na França. Na 
Alemanha foram declarados ilegais em 1869, por Bismarck. Em 1890, foram 
legalizados (MAXIMINIANO, 2000, p. 149). 
 
12ª Questão: Ainda no século XIX, alguns industriais atentaram para a importância de 
oferecer condições de trabalho mais favoráveis aos operários, indo mesmo além, 
garantindo apoio para uma vida mais saudável aos seus empregados. Um dos pioneiros 
desse movimento foi ROBERT OWEN, que, em 1800, adquiriu uma fiação em New 
Lanark (Escócia), perto de Glasgow, e implantou um modelo de administração 
humanizada. 
 
13ª Questão: Com a chegada das máquinas ao ambiente de trabalho das fábricas, em 
função da escalada da concorrência entre os empresários em busca de mercado, a partir 
do século XVIII, muitas vagas de empregos foram fechadas. Muitos trabalhadores 
permaneceram desempregados, aumentando o excedente de mão-de-obra. O dono da 
indústria, ou seja, o capitalista ganhou enorme poder para pagar o salário que bem 
entendesse, quase sempre o menor possível. 
 
14ª Questão: Mayo foi o precursor no estudo dos males da sociedade industrial e dos 
efeitos nocivos da vida doentia da fábrica na psique dos trabalhadores. O cansaço físico 
era apenas um sintoma de um problema de maior amplitude. Era o que Mayo 
denominava “males do espírito”. Os trabalhadores sentiam-se deprimidos porque 
estavam isolados e sozinhos. 
 
15ª Questão: 
a) O movimento em reação à Teoria Clássica da Administração, iniciado por Mayo, 
resultou na Teoria das Relações Humanas, que se estabeleceu a partir da necessidade 
de humanização e democratização da administração. 
b) Mayo realizou pesquisas sobre as condições de trabalho dos operários da Western 
Electric, uma fábrica de montagem de relés de telefones localizada no bairro de 
Hawthorne, na cidade de Chicago (EUA). A fábrica, com 40 mil operários, era vista 
como um modelo de administração; de repente, sua produção começou a declinar e 
surgiram conflitos com os trabalhadores. 
 
16ª Questão: Perrow identificou quatro problemas que ocorrem nas organizações 
burocráticas: 
• particularismo: levar para dentro da organização os interesses dos grupos exteriores a 
ela, como, por exemplo, contratar ex-colegas de faculdade ou serviços de empresas de 
amigos e parentes; 
• “fazer a cama”: beneficiar-se da posição na organização para fins pessoais, como, por 
exemplo, aceitar propinas e presentes de fornecedores; 
• “excesso de regras”: gerar papelório, carimbos, excesso de assinaturas, que acabam 
provocando lentidão no andamento dos processos; 
• hierarquia: negar a autonomia, resistir à mudança, exagerar no culto à obediência. 
 
17ª Questão: Alvin Toffler, autor do livro Choque do futuro, analisou a onda de 
reestruturações administrativas que assolou as empresas americanas e europeias nas 
décadas de 1960 e 1970. Para ele, as organizações iniciaram um processo transformador 
de suas estruturas burocráticas centralizadas através da criação de “grupos de 
trabalho” voltados para a solução de problemas específicos e implementação de 
projetos claramente definidos. Tais grupos, que constituíam uma estrutura ad hoc 
(temporária), logo se dissolviam após concluídos os seus trabalhos. 
 
18ª Questão: Max Weber, um dois pais da Sociologia, destacou a necessidade de uma 
burocracia estatal para o desenvolvimento dos países. Com isto ele construiu um 
modelo teórico para a burocracia, com as seguintes características: 
1) uma organização pautada em normas escritas; 
2) adoção de uma sistemática divisão de trabalho; 
3) organização dos cargos segundo o princípio hierárquico; 
4) fixação de regras e normas técnicas para regular o desempenho de cada cargo; 
5) separação entre propriedade e administração (na burocracia pública, a propriedade 
é do Estado e a administração compete aos funcionários burocratas). 
 
19ª Questão: De forma mais sintética, burocracia é uma forma de organização que se 
baseia na racionalidade, isto é, na adequação dos meios aos objetivos pretendidos, a 
fim de garantir a máxima eficiência possível no alcance desses objetivos. 
 
20ª Questão: Weber, ao visualizar o crescimento do Estado e o surgimento e 
desenvolvimento das organizações na sociedade, denominou de burocratismo. 
 
Gabaritos/AP/AP1_2019.1.Gabarito.pdf
 
 
 
Avaliação Presencial – AP1 
Período - 2019/1º 
Disciplina: História do Pensamento Administrativo I 
Coordenadores: José Antônio de Souza Veiga e Marcelo Sobreiro 
 
ALUNO: MATR: 
 
 
 
 
 
 
 
 
“A Administração é a arte das artes 
 por ser a organizadora do talento” 
 J J Servan-Schreiber 
 
 
1. As afirmações apresentadas a seguir podem ser verdadeiras (V) ou falsas (F). Assinale V ou F de acordo 
com o seu entendimento. 
(V) (F) A escala hierárquica, ou seja, os escalões hierárquicos de comando com graus de autoridade e 
responsabilidade é um aspecto típico da organização militar utilizado em muitas organizações de hoje. 
(V) (F) Outra contribuição da organização militar para as teorias administrativas é o princípio da dúvida 
sistemática (ou evidência): não aceitar como verdadeira coisa alguma enquanto não se souber com 
evidência – clara e distintamente – aquilo que é realmente verdadeiro. 
Resposta: V e F, texto complementar: Antecedentes Históricos da Administração, p.34 e p.35. 
 
2. Uma organização somente atinge seu propósito e os seus objetivos se for bem administrada. E, a 
Administração exige de quem administra, por sua vez, um mínimo de organização. 
 
Uma entidade social que é direcionada ao objetivo e deliberadamente estruturada é denominada: 
 
 
 
 
 
 
Resposta: Organização. Aula 1, p. 8. 
 
Orientações para prova: 
 Só serão aceitas respostas feitas a caneta esferográfica azul ou preta; 
 não será feita revisão da questão quando respondida a lápis; 
 as respostas devem ser respondidas na própria questão, assinalando ou nos espaços 
reservados; 
 cada questão, de 1 a 8, a 13 e a 14, vale meio (0,5) ponto e a questão 12 vale um (1) ponto; 
 a questão discursiva 9 vale dois (2) pontos, a questão discursiva 10 vale um (1) ponto, a 
questão discursiva 11 vale
um (1) ponto e devem ser respondidas de forma sucinta no espaço 
reservado. 
 NÃO É PERMITIDO PORTAR CELULAR DURANTE A PROVA. 
 
 
 
 
3. O trabalho do administrador é complexo e multidimensional, e requer uma série de habilidades. 
 
As habilidades necessárias para administrar uma organização podem ser resumidas em três categorias, 
denomine-as: 
 
 
 
 
 
Resposta: Conceituais, Humanas e Técnicas. Aula 1, p. 21. 
 
4. Ao estudar os modos de produção encontramos um tipo de produção em pequena escala, com uso de 
ferramentas manuais, produto de acordo com as especificações do comprador e o produto feito um de cada 
vez. 
 
Esse modo de produção é denominado: 
 
 
 
 
Resposta: Processo de Produção Artesanal, Aula 2, p. 36. 
 
5. O conceito de divisão de trabalho industrial em que o trabalho era dividido em diferentes tarefas 
atribuídas a diferentes trabalhadores foi desenvolvido por: 
 
 
 
 
 
 
Resposta: Adam Smith. Aula 3, p.46. 
 
6. A partir dos anos de 1970, o modelo de produção em massa mostrou-se inadequado porque não era 
capaz de atender às demandas e ao aumento das expectativas dos clientes. 
Daí surgiu um novo conceito de produção. Produzir e entregar produtos de qualidade e baixo custo, feitos 
sob medida para atender às necessidades e expectativas dos clientes. 
 
Esse conceito de produção é denominado: 
 
 
 
 
 
 
Resposta: Customização em Massa. Aula 3, p.47. 
 
7. A adoção das práticas de marca-passo era vista por Taylor como um conflito entre os trabalhadores e a 
gerência. Como resolvê-lo? Segundo Taylor tendo clara as suas causas, e, em segundo lugar, seguindo 
princípios. 
Dentre os princípios tayloristas temos o princípio do controle. 
O princípio do controle é da concepção de Taylor? 
a. Sim; 
b. Não. 
 
O princípio do controle, na concepção de Taylor, pode ser delimitado como sendo o controle sobre a 
execução do trabalho para se certificar de que tudo está sendo feito de acordo com o estabelecido e em 
consonância com o planejado. 
A afirmação acima está: 
a. Correta; 
b. Errada. 
Resposta: A e A, Aula 4, p.61. 
 
8. Frank Gilbreth, engenheiro americano, completou os estudos de Taylor sobre tempos e movimentos nas 
linhas de produção e sua principal conclusão foi a de que todo trabalho manual podia ser reduzido a 
movimentos elementares. (1) 
Henry Gantt, engenheiro americano, completou os estudos de Taylor sobre a fadiga física e desenvolveu os 
conceitos de fadiga necessária e fadiga desnecessária. (2) 
 
Sobre as afirmações 1 e 2: 
a. a primeira afirmação (1) é verdadeira e a segunda (2) afirmação também está correta; 
b. a primeira afirmação (1) é falsa e a segunda (2) afirmação está correta; 
c. a primeira afirmação (1) é falsa e a segunda (2) afirmação também está errada; 
d. a primeira afirmação é verdadeira (1) e a segunda (2) afirmação está errada. 
 
Tanto Gantt quanto Gilbreth são reconhecidos como seguidores de Taylor em seus estudos? 
( ) Sim; 
( ) Não. 
Resposta: D e SIM. Aula 4, p.69 e p.70. 
 
9. Vimos na Aula 4, em síntese, a ênfase dada por Taylor aos fluxos produtivos. A eficiência almejada por 
Taylor era a eficiência produtiva – a realização das tarefas nos fluxos produtivos. Em seu diagnóstico, os 
fluxos produtivos não obedeciam a uma sequência otimizada. 
Na busca dessa eficiência, quatro palavras-chave sintetizam a ordenação pretendida. 
Identifique (denomine) e descreva (delimite), no espaço abaixo (box), na forma apontada por Taylor, em 
síntese, as quatro palavras-chave. 
 
1. 
 
 
 
 
 
 
 
2. 
 
 
 
 
 
 
3. 
 
 
 
 
 
 
 
4. 
 
 
 
 
 
 Respostas: Aula 4, p.66. 
 
10. Segundo alguns estudiosos do tema a grande contribuição de Fayol para a Teoria geral da 
Administração foi a descrição do processo administrativo e suas cinco (5) etapas (funções). 
Identifique (denomine) e descreva (delimite), no espaço abaixo (box), na forma apontada por Fayol em seus 
escritos (estudos), duas (2) dessas etapas (funções). 
 
1. 
 
 
 
 
 
 
 
2. 
 
 
 
 
 
 Respostas: Aula 5, p.78, p.79 e p.80. 
 
11. Segundo Preste Mota (1976, p.4) “o estilo de Fayol é esquemático e bem estruturado”. 
Para Chiavenato (2014, p. 82) “o engenheiro francês Fayol partiu de uma abordagem sintética, global e 
universal da empresa, inaugurando uma abordagem anatômica e estrutural”. 
Nessa perspectiva outros pensadores/estudiosos contribuíram divulgando, complementando e 
aprofundando os conhecimentos sintetizados por Fayol. 
Dentre esses estudiosos, que contribuíram divulgando, complementando e aprofundando os conhecimentos 
sintetizados por Fayol, temos Luther Gulick, tido como seguidor de Fayol, e, conforme apresentado no 
Livro-Texto de HPAI e não só, identifique e descreva a contribuição de Gulick, no espaço abaixo (box). 
 
1. 
 
 
 
 
 
Resposta: Aula 5, p.86, 87 e 88. 
 
 
12. Tanto Taylor quanto Fayol conceberam princípios básicos norteadores da gestão. 
As afirmações apresentadas a seguir podem ser verdadeiras (V) ou falsas (F). Assinale V ou F de acordo 
com o seu entendimento. 
 
(V) (F) A estrutura funcional taylorista prevê supervisões por área – princípio da supervisão funcional. O 
operário se reporta a diversos supervisores e de acordo com o tipo de problema com o qual se defronta. 
 
(V) (F) No modelo fayolista a ênfase é na subordinação a um único supervisor (chefe) – princípio da 
unidade de comando. O operário deve receber ordens de apenas um chefe, evitando contra ordens. 
Resposta; V e V, Aula 4, p. 61 e Aula 5,p.84 e p.85. 
 
(V) (F) Fayol entendia que era relevante controlar o trabalho para se certificar de que está sendo executado 
de acordo com as normas estabelecidas e segundo o plano previsto – princípio do controle. 
 
(V) (F) Taylor entendia que a responsabilidade é inerente à autoridade, mesmo quando houver delegação de 
tarefas para outro, estabelecendo assim um novo enfoque para o estudo do exercício da autoridade na 
empresa. 
Resposta: F e F, Aula 4, p.61 e Aula 5, p.84 e p.86. 
 
13. Seguindo a tradição da Teoria geral da administração, tal como Taylor, Fayol também estabeleceu 
princípios gerais (básicos) de administração. 
 
a. O princípio da centralização pertence ao arcabouço teórico desenvolvido por: 
 ( ) Taylor ( ) Fayol 
 
b. O princípio da hierarquia pertence ao arcabouço teórico desenvolvido por: 
 ( ) Taylor ( ) Fayol 
c. O princípio da execução pertence ao arcabouço teórico desenvolvido por: 
 ( ) Taylor ( ) Fayol 
 
d. Decisões mais importantes tomadas no topo da hierarquia organizacional diz respeito ao princípio da 
 ( ) Centralização ( ) Hierarquia 
 
e. Definir as atribuições e responsabilidades de cada um no trabalho diz respeito ao princípio da 
 ( ) Centralização ( ) Execução 
 
Respostas: Fayol, Fayol, Taylor, Centralização e Execução. Aula 4, p.61 e Aula 5, p.84 e 85. 
 
14. Ainda sobre Fayol. 
A organização fayolista era dividida em diversos níveis hierárquicos, e as relações entre chefe e 
subordinados obedecia a um rígido esquema. 
Nesse contexto preencha a lacuna abaixo. 
 
_______________________ são os diversos níveis de autoridade existentes numa organização e que 
são dispostos hierarquicamente (presidência, direção, chefias e...) e ligados entre si através de relações de 
mando e subordinação. 
Resposta: Cadeia Escalar. Aula 5, p.86. 
 
 
Gabaritos/AP/AP2_2019.1.A_gabarito.pdf
 
 
Avaliação Presencial – AP2 
 2019/1º 
Disciplina: História do Pensamento Administrativo I 
Coordenadores: José Antonio de Souza Veiga e Marcelo Sobreiro 
Gabarito
Não temer o futuro, 
nem idolatrar o passado. 
Henry Ford 
 
1. Henry Ford inaugurou a era da “grande indústria”, das “grandes fábricas”, com 
pátios abarrotados de produtos, imensos estoques, número excessivo de funcionários 
e intensa movimentação interna de funcionários. 
O sistema de produção desenvolvido por Ford tinha por característica, exceto: 
a. concentrar todos os recursos e materiais necessários para a fabricação num único 
lugar; 
b. a horizontalização da produção para assegurar a qualidade do produto e a gestão 
eficiente dos suprimentos de peças e componentes; 
c. a linha de produção era suspensa; 
d. a fábrica era o local não só para a montagem dos automóveis, mas também para a 
produção de quase todos os seus componentes; 
e. o ritmo intenso, a racionalização da produção, a padronização e a sequencia das 
tarefas num fluxo único e ininterrupto de produção. 
Resposta: B, Aula 6, p.97 e p.105. 
 
2. Em síntese pode-se dizer que a sociedade industrial em sua evolução permitiu o 
desenvolvimento do taylorismo e do fordismo, e se caracteriza pela racionalização. 
Essa racionalização, também em síntese, apresenta-se a partir de três ideias 
(fundamentos) básicas. 
 
Identifique e descreva, nos espaços abaixo (Box), esses três (3) fundamentos/ideias. 
 
Orientações para prova: 
 *Só serão aceitas respostas feitas a caneta esferográfica azul ou preta; 
 *não será feita revisão da questão quando respondida a lápis; 
 *as respostas devem ser assinaladas ou respondidas nas respectivas perguntas; 
 *as questões 1, 3, 4, 6, 8, 9, 11, 12, e 13 valem 0,5 (meio) ponto cada; a questão 5 vale 1, 
(um) ponto e as questões 2, 7 e 10 valem um ponto e meio (1,5) cada. 
 *NÃO É PERMITIDO PORTAR CELULAR ou outro tipo de equipamento DURANTE A PROVA. 
 
 
 
 
1. 
 
 
 
 
 
2. 
 
 
 
 
. 
 3. 
 
 
 
 
Resposta: estandardização, especialização por tarefas ou especialização do 
trabalhador e sincronização da produção. Aula 6, p.108 e p.109. 
 
3. Numa análise comparativa do fordismo com o sloanismo as afirmações 
apresentadas a seguir podem ser verdadeiras (V) ou falsas (F). 
Assinale V ou F de acordo com o seu entendimento. 
(V) (F) Sloan criou o conceito de produto único, priorizando a visão de produto, com 
foco exclusivo no produto. 
(V) (F) Ford criou um novo conceito de produto, o produto-marca, baseando-se na 
expectativa do americano médio de alcançar status social. 
 Resposta: F e F. Aula 6, p.108. 
 
4. No contexto do Toyotismo qual a denominação dada à forma de comunicação por 
meio de cartões, para controle do fluxo de materiais, que tem como meta a 
produtividade e a qualidade em um processo de fabricação acionado apenas quando 
necessário. 
1. 
 
 
 
 
Resposta: Kanban. Aula 7, p.128. 
 
 
5. A empresa Motorola, na década de 80 do século passado, desenvolveu e adotou 
um sistema de melhoria dos processos e do produto denominado “Seis Sigma”. 
Identifique e descreva, nos espaços abaixo (Box), o “Seis Sigma”. 
 
1. 
 
 
 
 
Resposta: Aula 7, p.119 e 120. 
 
6. Os estudos de Elton Mayo, baseados nos resultados da pesquisa de Hawthorne, 
bem como as contribuições teóricas de Mary Parker Follett, foram decisivas para o 
desenvolvimento da Teoria das Relações Humanas: uma nova escola do pensamento 
administrativo. 
As afirmações apresentadas a seguir podem ser verdadeiras (V) ou falsas (F). 
Assinale V ou F de acordo com o seu entendimento. 
(V) (F) Estudioso da sociedade industrial emergente, Mayo analisou profundamente as 
características da organização industrial. Identificou nela duas funções: a função 
econômica, de produzir bens ou serviços; e a função social, de dar satisfações a seus 
participantes. 
(V) (F) Na visão de Follett, os conflitos são inevitáveis porque “dos opostos nasce a 
harmonia” e “das diferenças surgem as grandes descobertas”. Para Follett, existiam 
três formas de administrar o conflito: a dominação, a conciliação e a integração. 
Resposta: V e V. Aula 8, p.157 e p.161. 
7. Em seu livro “Problemas humanos de uma de uma civilização industrial”, publicado 
em 1933, Mayo afirma que como sistema social, a fábrica é constituída de indivíduos 
que desempenham suas tarefas individualmente e em grupo, e que possuem atitudes 
frente aos fatos e decisões que ocorrem diariamente no ambiente de trabalho. Ainda 
segundo Mayo tais atitudes/reações são de quatro (4) tipos, conforme descrito na Aula 
8, identifique e descreva, nos espaços abaixo (Box), três das atitudes/reações 
apontadas por Mayo. 
 
1. 
 
 
 
 
 
2. 
 
 
 
 
. 
 3. 
 
 
 
 
Resposta: Aula 8, p.159. 
8. Ao analisar o fenômeno da liderança, Follett deu ênfase ao estudo do poder. Nesse 
estudo Follett indica a maneira mais eficaz de exercer autoridade. Qual? 
1. 
 
 
 
 
Resposta: Despersonalizar o ato de dar ordens. Aula 8, p. 162. 
9. No contexto da organização burocrática weberiana. 
Quais as duas (2) principais organizações burocráticas? 
1. 
 
2. 
 
 
Resposta: Empresas capitalistas burocráticas e o Estado capitalista burocrático 
moderno. Aula 9, p.174. 
10. Interessado nos fenômenos do exercício do poder e da autoridade, Max Weber 
buscou relacionar os tipos de sociedade e a forma de dominação. Para isso, 
descreveu três conceitos de dominação e criou uma tipologia de sociedades, 
apontando três (3) tipos. 
Identifique e descreva, nos espaços abaixo (Box), os três (3) tipos de sociedade e os 
respectivos tipos de dominação, segundo a concepção de Weber. 
1. 
 
 
 
 
 
2. 
 
 
 
 
. 
 3. 
 
 
 
 
Resposta: Aula 9, p.177. 
11. Qual a denominação do modelo organizacional desenvolvido por Jan Carlzon, 
baseado nos seguintes pressupostos básicos: foco no cliente, todo o pessoal em apoio 
a quem atende o cliente e os níveis elevados da hierarquia serve à base. 
1. 
 
 
 
 
Resposta: Pirâmide invertida. Aula 10, p.211. 
12. Segundo Alvin Tofler as organizações iniciaram, nos anos 60 e 70 do século 
passado, um processo transformador de suas estruturas burocráticas centralizadas 
através da criação de “grupos de trabalho” voltados para a solução de problemas 
específicos. Tais grupos constituem uma estrutura ad hoc (temporária). São 
características da estrutura ad hoc, exceto: 
a. grupos de trabalho, temporário, sinergia de experiências; 
b. cumprimento de objetivos específicos, descentralização, comitês; 
c. equipes de projetos, busca pelo consenso entre pares, temporário; 
d. intercâmbio de conhecimento, descentralizados, objetivos específicos; 
e. permanentes, preservam linhas de autoridades, centralizados. 
Resposta: E. Aula 9, p.192 e 193. 
13. Na teoria neoclássica surgem novas categorias de análise, por exemplo, a 
cooperação. 
As afirmações apresentadas a seguir podem ser verdadeiras (V) ou falsas (F). 
Assinale V ou F de acordo com o seu entendimento. 
(V) (F) Herbert Simon estudou o papel dos grupos na organização: interação e 
cooperação, dando seguimento aos estudos anteriores de Max Weber. 
 (V) (F) Já Chester Barnard entende que o processo interativo está associado à função 
de cooperação. Sem a interação, não existe a cooperação. 
Resposta: F e V. Aula 10, p.216. 
 
 
Gabaritos/AP/AP3_2019.1.GABARITO.pdf
 
Avaliação Presencial – AP3 
Período - 2018/2º 
Avaliação Presencial – AP3 
Período - 2019/1º 
Disciplina: História do Pensamento Administrativo I 
Coordenadores: José Antônio de Souza Veiga e Marcelo Sobreiro 
 
GABARITO 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
“A obra de criar tem de progredir” 
SLOAN, 1963 
 
 
1. Segundo Chiavenato (2014),
em Introdução à Teoria Geral da Administração, ao 
longo da história da humanidade, os prenúncios da administração moderna foram 
aparecendo aos poucos e com impressionante lentidão. 
As afirmações apresentadas a seguir podem ser verdadeiras (V) ou falsas (F). 
Assinale V ou F de acordo com o seu entendimento. 
(V) (F) A organização militar influenciou poderosamente o aparecimento das teorias da 
administração. O princípio da unidade de comando – pelo qual cada subordinado só 
pode ter um superior – é o núcleo das organizações militares. Taylor retoma essa 
visão estabelecendo dentre seus princípios básicos de administração o da unidade de 
comando – um empregado deve receber ordens de apenas um chefe, evitando 
“contra-ordens”. 
(V) (F) Outra contribuição da organização militar para as teorias administrativas é o 
princípio da dúvida sistemática (ou evidência): não aceitar como verdadeira coisa 
alguma enquanto não se souber com evidência – clara e distintamente – aquilo que é 
realmente verdadeiro. 
 (V) (F) Ao longo dos séculos, a Igreja Católica estruturou sua organização com uma 
hierarquia de autoridade, um Estado-maior (assessoria) e uma coordenação funcional 
para assegurar integração. 
Orientações para a prova: 
 Só serão aceitas respostas feitas a caneta esferográfica azul ou preta; 
 não será feita revisão da questão quando respondida a lápis; 
 as opções escolhidas devem ser assinaladas na própria pergunta; e 
 a questão 1 vale 1 (um) ponto, e as demais questões valem 0,5 (meio) ponto 
cada. 
 Constam dessa avaliação 19 questões 
 NÃO É PERMITIDO PORTAR CELULAR OU OUTRO EQUIPAMENTO DURANTE A PROVA. 
 
 as respostas devem ser assinaladas na própria prova; e 
 cada questão vale 0,5 (meio) ponto. 
 
 
(V) (F) A estrutura da organização eclesiástica serviu de modelo para as demais 
organizações que, ávidas de experiências bem-sucedidas, passaram a incorporar os 
princípios e as normas adotadas pela Igreja Católica. 
Resposta: F, F, V e V. Texto complementar: Antecedentes Históricos da 
Administração, p.33, p.34 e p.35 e Aula 5, p.84. 
 
 
2. O trabalho de um administrador é complexo e multidimensional e requer uma série 
de habilidades, que podem ser resumidas em três categorias: conceitual, humana e 
técnica. 
As afirmações apresentadas a seguir podem ser verdadeiras (V) ou falsas (F). 
Assinale V ou F de acordo com o seu entendimento. 
(V) (F) A habilidade conceitual é a capacidade cognitiva de enxergar a organização 
como um todo e as inter-relações entre as suas partes. 
(V) (F) A habilidade técnica é o entendimento e a proficiência no desempenho de 
tarefas específicas, e inclui o domínio dos métodos, das técnicas e dos equipamentos. 
Resposta: V e V, Aula 1, p. 22 e 23. 
 
3. Os administradores usam as habilidades conceituais, humanas e técnicas para 
exercerem as funções administrativas. 
As afirmações apresentadas a seguir podem ser verdadeiras (V) ou falsas (F). 
Assinale V ou F de acordo com o seu entendimento. 
(V) (F) As habilidades humanas são particularmente importantes e predominantes nos 
níveis organizacionais mais baixos. 
(V) (F) No entanto, podemos afirmar que as habilidades técnicas se tornam menos 
importantes do que as humanas e as conceituais à medida que os indivíduos sobem 
na hierarquia organizacional. 
Resposta: F e V, Aula 1, p.24. 
 
4. Sobre as características dos modos de produção e outras diferenças substanciais 
entre o sistema artesanal e o sistema industrial moderno. 
As afirmações apresentadas a seguir podem ser verdadeiras (V) ou falsas (F). 
Assinale V ou F de acordo com o seu entendimento. 
(V) (F) As mercadorias no sistema de produção em massa tendem a ter preços mais 
baixos por serem feitas a máquina e padronizadas, sendo todas em quantidade e 
iguais. 
(V) (F) As mercadorias no sistema de produção artesanal tendem a ter preços mais 
altos, pois seguem um mesmo processo de produção e as peças são feitas a máquina 
e padronizadas. 
Resposta: V e F, Aula 2, p.36 e p.37. 
 
5. A partir dos anos de 1970, o modelo de produção em massa mostrou-se 
inadequado, pois não era capaz de atender as demandas e expectativas dos clientes. 
Em resposta a tais desafios, surgiu o modelo de produção denominado customização 
em massa. 
As afirmações apresentadas a seguir podem ser verdadeiras (V) ou falsas (F). 
Assinale V ou F de acordo com o seu entendimento. 
(V) (F) O surgimento de novas tecnologias, como a informática, a robotização e a 
automação, aliada à intensificação da competição no mercado de bens e serviços, 
determinaram a inadequação do modelo de produção denominado customização em 
massa. 
 (V) (F) O modelo de produção em massa tem por objetivo atender às necessidades e 
expectativas individuais dos clientes, oferecendo variedade e padronização através de 
um processo de produção flexível e receptivo. 
Resposta: F e F, Aula 3, p.47. 
 
6. A Administração é um processo de decisão que envolve recursos com vistas ao 
alcance dos objetivos. 
As afirmações apresentadas a seguir podem ser verdadeiras (V) ou falsas (F). 
Assinale V ou F de acordo com o seu entendimento. 
(V) (F) O processo administrativo, segundo Gulick, compreende as funções de 
planejamento, organização, comando, coordenação e controle. 
(V) (F) Observa-se que as funções do processo administrativo não são relacionadas 
entre si, o que significa que uma falha em uma delas não compromete todo o ciclo 
administrativo. 
Resposta: F e F, Aula 1, p.28 e Aula 5, p.78 e p.79 
 
7. Tanto Taylor quanto Fayol conceberam princípios básicos norteadores da gestão. 
As afirmações apresentadas a seguir podem ser verdadeiras (V) ou falsas (F). 
Assinale V ou F de acordo com o seu entendimento. 
(V) (F) A estrutura funcional taylorista prevê supervisões por área – princípio da 
supervisão funcional. O operário se reporta a diversos supervisores e de acordo com o 
tipo de problema com o qual se defronta. 
(V) (F) No modelo fayolista a ênfase é na subordinação a um único supervisor (chefe) 
– princípio da unidade de comando. O operário deve receber ordens de apenas um 
chefe, evitando contra ordens. 
Resposta; V e V, Aula 4, p. 61 e Aula 5, p..84 e p.85. 
 
8. Tanto Taylor quanto Fayol conceberam princípios básicos norteadores da gestão. 
As afirmações apresentadas a seguir podem ser verdadeiras (V) ou falsas (F). 
Assinale V ou F de acordo com o seu entendimento. 
 (V) (F) Taylor entendia que a responsabilidade é inerente à autoridade, mesmo 
quando houver delegação de tarefas para outro, estabelecendo assim um novo 
enfoque para o estudo do exercício da autoridade na empresa. 
(V) (F) Fayol entendia que era relevante controlar o trabalho para se certificar de que 
tudo está sendo executado de acordo com as normas estabelecidas e segundo o 
plano previsto – princípio do controle. 
Resposta: F e F, Aula 4, p.61 e Aula 5, p.84 e p.86. 
 
9. Taylor e Fayol tiveram inúmeros seguidores, que aperfeiçoaram e divulgaram os 
estudos realizados. 
As afirmações apresentadas a seguir podem ser verdadeiras (V) ou falsas (F). 
Assinale V ou F de acordo com o seu entendimento. 
(V) (F) Henry Lawrence Gantt foi um engenheiro americano que trabalhou com Taylor, 
sendo sua maior contribuição a criação de um gráfico de planejamento e controle 
(cronograma). 
(V) (F) Dentre os principais seguidores de Fayol destaca-se Lyndal Urwick pensador 
responsável pela elaboração da “teoria da departamentalização”, cujo objetivo era 
definir critérios de organização de unidades administrativas na estrutura da empresa. 
Resposta: V e F, Aula 4, p.69 e Aula 5, p.86. 
 
10. A denominada “Teoria da Departamentalização”, original, descreve cinco critérios 
de departamentalização: por função, por produto, por processo, por clientela e por 
área geográfica. 
As afirmações apresentadas a seguir podem ser verdadeiras

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais