Buscar

Administração de Conflitos e as Técnicas de Negociação & Gestão de Pessoas e Talentos APOL 100

Prévia do material em texto

Disciplina(s): Administração de Conflitos e as Técnicas de Negociação & Gestão de Pessoas e Talentos
APOL 1
	
	
	
	
	Data de entrega:
	
Questão 1/5 - Administração de Conflitos e as Técnicas de Negociação
Conflitos de Relacionamento também conhecido como conflitos sócio emocionais são os mais frequentes, ainda que apareçam muitas vezes de forma velada, pois conviver com pessoas educadas em famílias diferentes, com formações diversas, não é tarefa fácil.  
Disponível em: GARBELINI, V. M. Negociação e Conflitos. Curitiba: Intersaberes, 2016.
A partir do contexto apresentado, o Conflito de Relacionamento ocorre quando:
	
	
	
	
	
	
B - há incompatibilidade interpessoais, discordâncias de ideias, disputa de poder, conhecimentos discrepantes entre as partes envolvidas 
Você acertou!
A resposta correta é B. Segundo Garbelini (2016, p. 31), o conflito de relacionamento normalmente surge por incompatibilidades interpessoais, discordâncias de ideias, disputa de poder, conhecimentos discrepantes entre as partes envolvidas.
As alternativas A e E se referem ao conflito de tarefa. As alternativas C e D ao conflito organizacional.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
Questão 2/5 - Administração de Conflitos e as Técnicas de Negociação
Avalie a situação a seguir:
Fernanda gerencia uma equipe de 20 pessoas que está avaliando a viabilidade da implantação de um novo sistema de informações gerenciais. Dentre os membros dessa equipe destacamos o comportamento de três indivíduos:
Márcia acredita que as diferentes percepções da equipe, apesar de trazerem conflitos são essenciais para estimular a criatividade e inovação dessa iniciativa.
João acredita que a discussão da implantação do sistema em um grupo grande pode gerar uma série de conflitos. Para ele, o conflito precisa ser evitado.
Silvia considera que a discussão sobre o sistema irá inevitavelmente gerar conflitos, e que não há nada de errado com isso. Para ela, o conflito pode trazer consequências positivas ou negativas.
A partir da situação apresentada é possível afirmar que:
	
	
	
	
	
	
	
	
	C - Márcia vê o conflito sob uma perspectiva interacionista, uma vez que este é essencial para o desempenho organizacional. 
De acordo com Garbelini (2016, p. 26 e 27) há 3 visões de conflitos:
a) Visão tradicional: para esta abordagem todo conflito era considerado ruim e, portanto, deveria ser evitado.
b) Visão das relações humanas: o conflito, para essa abordagem, é percebido como uma consequência natural e inevitável quando existem pessoas com ideias, necessidades e atitudes diferentes, trabalhando em um mesmo ambiente, nessa visão, os conflitos são inerentes às relações sociais, não sendo necessariamente ruins, podendo ser considerado uma força positiva que impulsiona o desempenho do grupo e a produtividade.
c) Visão interacionista: esta abordagem é a mais recente, e para essa visão, além do conflito ser uma força positiva, acredita que ele seja necessário para o desempenho eficaz de um grupo e, consequentemente para a organização, impulsionando a criatividade e a inovação, aumentando assim, a produtividade.
A partir disso, definimos as perspectivas da situação apresentada:
Márcia: visão interacionista.
João: visão tradicional.
Silvia: Visão das relações humanos.
.
	
	
	
	
	
	
Questão 3/5 - Gestão de Pessoas e Talentos
O elemento humano é estratégico para as organizações. Contudo, além das características humanas e seu comportamento, quando estamos em uma organização precisamos considerar outros fatores, tais como: a história da organização, valores organizacionais, o perfil e o comportamento de seus dirigentes. Afinal, os objetivos organizacionais prevalecem sobre os individuais.
 
A respeito da interação entre pessoas e organização avalie as afirmativas a seguir:
I - As relações entre empresas e pessoas são regidas por um contrato de trabalho em que existe uma troca estabelecida.
II – Os modelos de gestão, com exceção dos processos de gestão de pessoas, podem ser influenciados pela personalidade de seus dirigentes.
III - As relações no ambiente organizacional carregam as características individuais de cada integrante, mas o que prevalece são as características organizacionais.
IV – O segmento da empresa, características dos seus funcionários e dos seus clientes (faixa etária, gostos, gênero) também influenciam a conduta organizacional.
 
É correto o que se afirma em:
	 
	E
	I, III e IV, apenas.
Questão 4/5 - Gestão de Pessoas e Talentos
A Empresa Moinhos de Vento tem como objetivo ampliar as vendas em 30%, o objetivo do setor Comercial é superar essa meta, aumentando 35% das vendas. Nesse cenário, a empresa precisa contratar um novo profissional para o time e tem duas opções:
I - Mauro: um excelente profissional que em seu histórico tem episódios de conquistas e superação. Se caracteriza por ser um profissional focado, mas que nem sempre se dispõe a assumir atividades de outros setores. Gosta da área comercial e aloca muitos esforços para superar seus resultados.
II - Jonas: um ótimo profissional com referências positivas. Caracteriza-se por ser multifuncional. Sempre que necessário, se dispõe a ajudar em outros setores, o que é positivo para que o setor comercial tenha uma boa relação com as demais áreas. Pode perder um pouco o foco de vendas em função dessa característica, mas mesmo assim, traz ganhos para o time.
 
Considerando objetivo da empresa em aumentar as vendas é possível afirma que:
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	E - Mauro deve ser contratado porque seu perfil está alinhado à demanda da área comercial que busca superar a meta estabelecida pela empresa.
Questão 5/5 - Administração de Conflitos e as Técnicas de Negociação
Leia o caso a seguir:
Joana trabalha com vendas há 15 anos e tem o sonho de cursar o ensino superior. Além da afinidade com a área comercial, Joana também gosta de lidar com pessoas. A partir daí Joana se encontra em um grande dilema: cursar Gestão Comercial ou Recursos Humanos? Essa dúvida tem gerado uma forte inquietação em Joana, afinal está em dúvida em continuar na carreira comercial ou investir em outra área profissional.
Considerando o caso acima, qual o tipo de conflito vivenciado por Joana?
	
	
	
	
	
	
	
	
	C - Conflito intrapessoal 
Você acertou!
A resposta correta é C. Conflito intrapessoal.
De acordo com Garbelini (2016, p. 28), existem inúmeros fatores desencadeantes do conflito, podendo ser intrapessoal, originado por conflitos internos, que temos entre nossas escolhas, nossos pensamentos e nosso livre arbítrio. No caso de Joana, o conflito é interno, o dilema reside em qual curso escolher.
	
	
	
	
	
	
	APOL 1 - 1(B)
	2(C)
	3(E)
	4(E)
	5(C)
Verifique o horário de funcionamento de seu polo

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes