A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
Apol Artes Visuais, Atelier Escultura- Nota 100

Pré-visualização | Página 1 de 2

Questão 1/5 - Atelier de Artes Visuais: Escultura
Observe a imagem a seguir:
 
Após a avaliação, caso queira examinar mais demoradamente a imagem, ela está disponível em:  https://www.shutterstock.com/es/search/esculturas?page=7&searchterm=esculturas&language=es. Acesso em 18 dez. 2016. 
De acordo com a imagem da obra renascentista acima – a Pietá, de Michelangelo – e os conteúdos abordados no livro-base Artes visuais – práticas tridimensionais, assinale a alternativa correta sobre a escultura no Renascimento.
Nota: 20.0
	
	A
	Os temas predominantes do período continuavam sendo os religiosos, imagens do homem comum e da vida cotidiana quase não aparecem.
	
	B
	No Renascimento (séculos XIV a XVI) a escultura atingiu maior status na forma, indicando o auge da representação: perfeição, clareza, equilíbrio e harmonia.
Você acertou!
A escultura no Renascimento fez um resgate do formalismo e dos valores da cultura clássica, principalmente a greco-romana. A escultura renascentista refletiu a perspectiva e enfatizou a importância do homem, suas atividades e necessidades; enquanto se afastava do teocentrismo, advindo da influência da Igreja, ou seja, cresceu a admiração e o culto ao ser humano – o antropocentrismo (livro-base, p.41-42).
	
	C
	A escultura desse período rompeu com os princípios da arte clássica, evitando, portanto, temas mitológicos ou alegóricos.
	
	D
	As representações nesse período obedecem rigorosamente à lei da frontalidade.
	
	E
	As esculturas renascentistas utilizam predominantemente o alto-relevo.
Questão 2/5 - Atelier de Artes Visuais: Escultura
Considere a citação a seguir: 
“O termo Happening é gerado na ação e, como tal, não pode ser reproduzido. Seu modelo primeiro são as rotinas e, com isso, ele borra deliberadamente as fronteiras entre arte e vida. É uma forma de arte que combina artes visuais e um teatro sui generis, sem texto nem representação”.  
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/termo3647/happening. Acesso em 12 de  jan. 2017. 
Considerando a citação e os conteúdos do livro-base Artes visuais – práticas tridimensionais leia as afirmações acerca do happening:
( ) Allan Kaprow desenvolveu uma teoria sobre o modo como a experiência da realidade pode enriquecer a arte e a vida e criou o termo happening (“acontecimento”).
( ) O primeiro happening executado por Kaprow foi o 18 happenings em 6 partes (1959).
( ) O conceito de happening envolve o desenvolvimento de um roteiro prévio o que permite que a ação seja executada mais de uma vez.
( ) Wolf Vostell realizou um happening em 1963 no qual provocou a colisão entre uma locomotiva e um automóvel Mercedes. 
Estão corretas apenas as afirmativas:
Nota: 20.0
	
	A
	I, II e IV.
Você acertou!
As afirmativas I, II e IV estão corretas porque o termo happening (“acontecimento”) foi criado por Allan Kaprow (1907-2006), que desenvolveu uma teoria sobre o modo como a experiência da realidade pode enriquecer a arte e a vida. (Stangos, 1991). No início os trabalhos de Kaprow não tinham caráter participativo e espontâneo, processando-se com certa rigidez, a partir de roteiros bem definidos e sem a participação do público. Aos poucos, porém, permitiu-se maior liberdade e interação aos participantes, liberando-se dos roteiros pré-definidos. Wolf Vostell (1932-1998) foi um artista que sempre manteve seus happenings com limitada participação do público. Entre seus trabalhos, podemos citar um happening de 1963, no qual o artista provoca a colisão entre uma locomotiva e um automóvel Mercedes, previamente colocado sobre os trilhos (livro-base, p.221-222).
	
	B
	I e III.
	
	C
	I, III e IV.
	
	D
	II e IV.
	
	E
	I, II e III.
Questão 3/5 - Atelier de Artes Visuais: Escultura
Considere o excerto a seguir: 
“[Richard] Serra começou a construir estruturas gigantescas e pesadas, utilizando novos materiais. Com o tempo, conseguiu erguer suas esculturas equilibradas nelas mesmas. Muitas obras em espaços públicos. Em 2010, recebeu o prêmio Príncipe de Astúrias. O MoMA organizou retrospectiva para comemorar seus quarenta anos. Além de esculturas, Serra usa desenhos e filmes na construção de suas obras”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: http://arteseanp.blogspot.com.br/2011/07/as-esculturas-de-richard-serra.html. Acesso em 30 dez. 2016. 
Considerando o excerto acima e os conteúdos do livro-base Artes visuais – práticas tridimensionais sobre a obra de Richard Serra leia as alternativas seguintes e marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:
I. ( ) Embora as formas de Richard Serra sejam simples, o resultado de seu trabalho é uma complexa articulação do espaço com o observador e a escolha dos materiais.
II . (   ) As criações de Richard Serra apresentam o desafio de trabalhar com o espaço e os materiais e estes com a gravidade, na busca pelo equilíbrio da forma.
III. (   ) As obras de Richard Serra são pequenas, por isso são expostas apenas em museus ou lugares fechados.
IV. ( ) As principais características do trabalho de Richard Serra são a relação do espectador com a obra e a relação desta com o espaço circundante. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	V - F - V - F
	
	B
	V - V - F - F
	
	C
	V - V - F - V
Você acertou!
A afirmativa III é falsa porque as obras de Serra são de “caráter monumental e estabelecem uma estreita relação com meio urbano”. As demais são verdadeiras porque “embora as formas de Richard Serra sejam simples, o resultado de seu trabalho é uma complexa articulação do espaço com o observador e a escolha dos materiais. Suas criações apresentam o desafio de trabalhar com o espaço e os materiais e estes com a gravidade, na busca pelo equilíbrio da forma. Sua obra mais recente são as quatro torres de aço, com cerca de quinze metros de altura, no deserto de Qatar, na Península Arábica. As principais características do seu trabalho são a relação do espectador com a obra e a relação desta com o espaço circundante” (livro-base, p.258-260).
	
	D
	F - F - F - V
	
	E
	F - V - F - V
Questão 4/5 - Atelier de Artes Visuais: Escultura
Considere o trecho a seguir: 
“A forma fechada e a superfície contínua, características do bloco escultórico tradicional, resgatadas por Brancusi, foram substituídas no Construtivismo pela forma aberta resultante da interseção de planos e curvas estruturalmente organizadas. A obra construtiva atribui, portanto, aos vazios um papel análogo ao das partes sólidas que a formam. Captura em seu corpo o espaço real, impregnando-o”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FABRIS, A. (Org.). Tridimensionalidade: arte brasileira do século XX. 2. ed. São Paulo: Itaú Cultural; Cosac & Naify, 1999. 
De acordo com o trecho acima e os conteúdos do livro-base Artes visuais – práticas tridimensionais sobre o Construtivismo, assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	O Construtivismo privilegiava o uso de materiais naturais.
	
	B
	O processo de reavaliação de forma, massa, volume, espaço, representação e a busca pelo novo na escultura são ignorados pelo Construtivismo.
	
	C
	O Construtivismo tinha como característica a apresentação das formas figurativas.
	
	D
	Com o construtivismo, surgiu a arte concreta, que se afastou da natureza e tentou abandonar os aspectos nacionais ou regionais.
Você acertou!
O construtivismo fazia uso de materiais como ferro, madeira, vidro, além de materiais naturais e sintéticos e tinha como característica a apresentação de formas geométrica. São características do construtivismo: busca de uma linguagem de comunicação universal e integração do trabalho industrial com o artístico (livro-base, p. 111-112).
	
	E
	Algumas características do construtivismo são a utilização da técnica da assemblage e a integração

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.