Buscar

APOL NOTA 100 Arte e Cultura Popular

Prévia do material em texto

APOL NOTA 100 Arte e Cultura Popular
Questão 1/5 - Arte e Cultura Popular
Considere a seguinte citação: 
“Segundo a Unesco, Patrimônio cultural imaterial compreende ‘as práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas junto com os instrumentos, objetos, artefatos e lugares culturais que lhes são associados e que as comunidades, os grupos e, em alguns casos, os indivíduos reconhecem como parte integrante de seu patrimônio cultural’”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Patrimônio imaterial. <http://www.cnfcp.gov.br/interna.php?ID_Secao=49>. Acesso em 12 jul. 2017. 
Considerando as informações e os conteúdos do livro-base Introdução às culturas populares no Brasil, assinale a alternativa que contém um exemplo de patrimônio imaterial brasileiro registrado no Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional):
Nota: 20.0
	
	A
	O tambor de crioula.
Você acertou!
“Registrado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como patrimônio imaterial brasileiro, o tambor de crioula, a partir de seu reconhecimento público, não é apenas executado no interior das comunidades, mas também está presente em grandes eventos, como as festividades juninas e o carnaval” (livro-base, p. 106).
	
	B
	O tambor Xamarico.
	
	C
	O tambor Djembê.
	
	D
	O tambor falante.
	
	E
	O tambor Atabaque.
Questão 2/5 - Arte e Cultura Popular
Leia o seguinte fragmento de texto: 
“Essas pessoas, mestres, mestras e praticantes, são a memória viva e afetiva de suas comunidades e das tradições transmitidas de geração em geração”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BRASIL. Política nacional de proteção e valorização dos conhecimentos e expressões das culturas populares e tradicionais implantada <http://pnc.culturadigital.br/metas/politica-nacional-de-protecao-e-valorizacao-dos-conhecimentos-e-expressoes-das-culturas-populares-e-tradicionais-implantada/>. Acesso em 12 jul. 2017. 
Considerando as informações e os conteúdos do livro-base Introdução às culturas populares no Brasil, assinale a alternativa que mostra qual a Lei que valoriza os Mestres, indivíduos cujos saberes são considerados importantes para o cultivo da cultura local:
Nota: 20.0
	
	A
	Lei do Griô Nacional.
Você acertou!
“Uma ação governamental voltada à valorização dos mestres é a chamada Lei Griô Nacional, criada em 2009 mediante projeto de lei de iniciativa popular, eleita como prioridade na Convenção Nacional de Cultura [...]” (livro-base, p. 84).
	
	B
	Lei de Diretrizes e Bases.
	
	C
	Lei Maria da Penha.
	
	D
	Lei Rouanet.
	
	E
	Lei de Audiovisual.
Questão 3/5 - Arte e Cultura Popular
Atente para a seguinte citação 
“Numa perspectiva valorativa, o patrimônio cultural do país foi definido como conjunto de bens de natureza material e imaterial (tomados individualmente ou em sua totalidade) portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PELEGRINI, Sandra. A gestão do patrimônio imaterial brasileiro na contemporaneidade. <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-90742008000200008>. Acesso em 12 jul. 2017. 
Considerando as informações e os conteúdos do livro-base Introdução às culturas populares no Brasil, assinale a alternativa que mostra qual foi o primeiro registro de patrimônio imaterial brasileiro:
Nota: 20.0
	
	A
	O Ofício das paneleiras de goiabeiras.
Você acertou!
“Por ser uma política de alcance nacional [...], o pedido de registro de um bem cultural imaterial pode ser feito por diversos agentes, desde pesquisadores até associações ou grupos populares. [...] O primeiro desses registros foi o Ofício da paneleiras de goiabeiras. A fabricação tradicional de panelas de barro da região de Goiabeiras, no Espírito Santo, foi inscrito como patrimônio imaterial no Livro dos saberes do Iphan, em 2002” (livro-base, p. 81, 82).
	
	B
	A roda de capoeira.
	
	C
	O frevo.
	
	D
	O samba de roda.
	
	E
	O Círio de Nazaré.
Questão 4/5 - Arte e Cultura Popular
Leia o seguinte fragmento de texto: 
“O relativismo cultural é teoria: instrumento de análise e meio de produção de conhecimentos, que, aplicando-se a outros conhecimentos (etnográficos, históricos, etnológicos), produz conhecimentos novos, fazendo avançar a ciência como tarefa humana jamais concluída, de tornar inteligível a totalidade do real”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MENESES, Paulo. Etnocentrismo e relativismo cultural: algumas reflexões. <https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/3152/3152.PDF>. Acesso em 10 jul. 2017. 
Considerando as informações e os conteúdos do livro-base Introdução às culturas populares no Brasil, assinale a alternativa que conceitua “relativismo cultural”:
Nota: 20.0
	
	A
	Teoria que considera o seu grupo étnico ou cultura o centro de tudo, portanto, num plano mais importante que as outras culturas e sociedades.
	
	B
	Teoria que considera as normas e valores da sua própria cultura melhores do que as das outras culturas.
	
	C
	Teoria que entende que a cultura é imutável e não se transforma no contato com outras culturas.
	
	D
	Teoria que procura entender as diferenças culturais e estudar o porquê das diferenças entre culturas distintas.
Você acertou!
“O conceito de relativismo cultural nos coloca diante do outro, de maneira que possamos perceber que seus princípios, por mais distantes que possam parecer, devem ser compreendidos em sua riqueza justamente por serem diferentes. Por exemplo, as noções de educação, estética, religiosidade, família e justiça são construídas em realidades distintas, de acordo com as perspectivas próprias de cada cultura” (livro-base, p. 23).
	
	E
	Teoria que valoriza a cultura a partir da posição social que o indivíduo ocupa.
Questão 5/5 - Arte e Cultura Popular
Leia as seguintes informações: 
“O homem é um ser social e, portanto, possui sua individualidade e diversidade, pois ao conviver socialmente adquire novas características, novos hábitos, atitudes, valores culturais. E, para sentir-se bem, precisa estar bem consigo mesmo e com os diferentes grupos sociais com que conviva. Com isso, o homem vai adquirindo habilidades diversas, completando-se e completando a sociedade”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RODRIGUES, Debora et al. Pluralidade cultural: a influência da religião na sociedade e na educação escolar. <http://www.efdeportes.com/efd158/a-influencia-da-religiao-na-educacao-escolar.htm>. Acesso em 10 jul. 2017. 
Considerando as informações e os conteúdos do livro-base Introdução às culturas populares no Brasil, assinale a alternativa que menciona o conceito de “religiosidade plural”:
Nota: 20.0
	
	A
	Na religiosidade plural, há acumulação de elementos de religiões diferentes.
Você acertou!
Na religiosidade plural, os elementos de religiões diferentes se acumulam. Os altares da umbanda em que se encontram santos católicos é um exemplo (livro-base, p. 118).
	
	B
	Na religiosidade plural, os elementos são dominados pela matriz do cristianismo.
	
	C
	Religiosidade plural é o choque entre os elementos tradicionais trazidos do pentecostalismo americano com a realidade do campo.
	
	D
	Religiosidade plural é a inserção de crenças e práticas originariamente minoritárias na sociedade brasileira contemporânea.
	
	E
	Religiosidade plural é a vinculação da população brasileira ao cristianismo.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes