A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
2 pág.
ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA FUNDAMENTOS DE CONTABILIDADE PÚBLICA

Pré-visualização | Página 1 de 1

INSTITUIÇÃO: UNINASSAU
CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS
DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DE CONTABILIDADE PÚBLICA 2019. A
PROFESSOR (a) FLAVIA ROBERTA
TUTOR (a) LUCIENE CAVALCANTI
ALUNO: THIAGO RAMOS DO NASCIMENTO
FUNDAMENTOS DE CONTABILIDADE PÚBLICA
A cidade Rio Feliz possui vinte e cinco mil habitantes e tem orgulho de seu prefeito, o senhor Pedro Boa Fé, que em seu primeiro mandato fez mudanças na gestão da prefeitura. Na saúde e na educação e, principalmente, na forma de administração pública. Tendo que se enquadrar na Legislação e nas Normas Internacionais aplicadas ao setor público, no tocante aos relatórios utilizados para tomada de decisões.
Contudo, houve a necessidade de se fazer um concurso para cargos que estavam sem gestores. Assim, seu mandato foi marcado pelo concurso para cargos específicos como advogado, contador e assistentes administrativos. O senhor Pedro Boa Fé fez questão de colocar no edital requisitos e habilidades obrigatórios para os devidos cargos. (Dados: fictícios).
A Contabilidade Pública - seja na área Federal, Estadual, Municipal ou no Distrito Federal - tem como base a Lei 4.320, de 17 de março de 1964. Assim, baseado (a) nas informações contidas no texto e no conhecimento adquirido ao longo da disciplina, pergunta-se:
Qual a importância dessa legislação aplicada ao setor público;
Quais os demonstrativos aplicados e obrigatórios ao setor público, de acordo com a Norma Aplicada ao Setor Público;
Para um indivíduo pleitear o cargo de contador na prefeitura, quais são os requisitos necessários.
ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA
1º Qual a importância dessa legislação aplicada ao setor público?
A importância da lei 4.320/64 aplicada ao setor público é porque ela constitui, normas gerais de direito financeiro para elaboração e controle dos orçamentos e balanços da União, dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal, e estabelece muitos de seus procedimentos e as funções que devem ser exercidas pela Contabilidade Pública.
2º Quais os demonstrativos aplicados e obrigatórios ao setor público, de acordo com a Norma Aplicada ao Setor Público?
Os demonstrativos aplicados e obrigatórios ao setor público são Balanço orçamentário (BO) Balanço Financeiro (BF) Balanço Patrimonial (BP) Demonstração das Variações Patrimoniais (DVP) Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC) Demonstração da Mutação no Patrimônio Líquido (DMPL)
3º Para um indivíduo pleitear o cargo de contador na prefeitura, quais são os requisitos necessários?
Para uma pessoa assumir o cargo de contador da prefeitura é preciso ter formação superior no curso de ciências contábeis, ter registro ativo no conselho regional de contabilidade (CRC) e ser aprovado no concurso público da prefeitura para o cargo de contador.
REFERÊNCIA:
Portal de contabilidade