Buscar

Atividade 03

Prévia do material em texto

Atividade 01
1. Explique em breves palavras o significado da respiração celular. Associe esse conhecimento com a vida profissional do engenheiro agrônomo.
A respiração é um processo celular. Pode-se designar a respiração como qualquer reação química aeróbica ou anaeróbica, por meio de qual a célula libera a energia.
A respiração é necessária para o crescimento, desenvolvimento e reprodução vegetal, ou seja, é responsável pela manutenção da vida da planta.
2. Quais etapas constituem a respiração celular? Comente sobre os locais de ocorrência.
Respiração aeróbica: é a mais importante em termos energéticos de produtos intermediários para a biossíntese celular.
Respiração anaeróbica: refere-se à produção de energia a partir de um substrato sem a utilização do oxigênio.
3. Comente em breves palavras sobre a Glicose.
A glicose ocorre no citoplasma (citosol), não necessitando da presença de oxigênio para sua dinâmica.
4. Comente em breves palavras sobre o ciclo de Krebs.
O CAT ocorre na matriz mitocondrial. É uma etapa aeróbica do desdobramento dos carboidratos. Durante a glicose, a rota pentose-fosfato e a realização do ciclo do ácido cítrico, vários compostos são geradas e estes participam de diferentes rotas Biosintética nas células vegetais. 
5. Comente em breves palavras sobre a CTE.
CTE- Cadeia Transportadora De Elétrons
 Os nucleotídeos formados nas etapas anteriores podem produzir ATP quando oxidados nas membranas internas das mitocôndrias pela fosforilação oxidadiva.
6. Fale a respeito dos produtos originados na respiração celular.
 Na respiração, ocorre a liberação de dióxido de carbono, energia e água e o consumo de oxigênio e glicose, ou outra substância orgânica, tal como lipídios.
Atividade 02
1. Defina: Hormônios vegetais, reguladores vegetais, retardadores vegetais e inibidores vegetais. Associe esses conhecimentos com a vida profissional do engenheiro agrônomo.
Hormônio vegetal: é um composto orgânico e não nutriente de ocorrência natural, produzidos na planta.
Reguladores Vegetais: são substâncias sintéticas que, aplicadas exogenamente, possuem ações similares aos grupos de hormônio vegetais conhecidos.
Retardadores vegetais: são substâncias sintéticas que possuem a capacidade de inibir o crescimento do meristema subapical.
Inibidores vegetais: são substancias naturais ou sintéticas que causam a inibição do meristema apical.
Essas substâncias são eficientes quando aplicadas em pequenas doses, favorecendo o bom desempenho dos processos vitais da planta, permitindo assim a obtenção de maiores e melhores colheitas.
2. Comente sobre as auxinas: biossíntese e efeitos fisiológicos.
Os principais sítios de síntese de auxinas são os tecidos meristemáticos de órgãos aéreos, tais como gemas em brotamento, folhas jovens, extremidade da raiz e flores ou inflorescência de ramos florais em crescimento.
Principais efeitos fisiológicos: alongação celular, fototropismo, geotropismo, dominância apical, iniciação e alongação radicular, produção de etileno, crescimento de frutos, abscisão, efeito herbicida, partenocarpia, partição de assimilados. 
3. Comente sobre as citocininas: biossíntese e efeitos fisiológicos.
 O meristema apical da raiz, no entanto, é o principal sítio de biossíntese dessa substância reguladora de crescimento de plantas.
 Principais efeitos na fisiológicos: Divisão celular e formação de órgãos, germinação de sementes, iniciação e crescimento radicular, desenvolvimento de gemas e brotação, retardamento da senescência e estimulo da translocação de nutrientes e substâncias orgânicas, movimento estomático.
4. Comente sobre as giberelinas: biossíntese e efeitos fisiológicos.
 São sintetizados nas regiões de crescimento, sementes em germinação, endosperma, frutos imaturos, ápices de caules e raízes.
 Principais efeitos fisiológicos: Crescimento de plantas intactas, reversão do nanismo genético, lançamento da inflorescência e florescimento, mobilização de reservas.
5. Comente sobre o ácido abscísico: biossíntese e efeitos fisiológicos.
 Os inibidores, também chamados de abscísínas ou dorminas, são substâncias naturais, que retardam ou inibem o desenvolvimento de órgãos vegetais.
 Principais efeitos fisiológicos: Fechamento estomático, defesas contra estresse salino e temperatura, dormência de gemas, germinação de sementes, atraso do crescimento e estímulo à senescência, abscisão.
6. Comente sobre o etileno: biossíntese e efeitos fisiológicos.
 O etileno, mesmo sendo um gás, passou a ser considerado um hormônio vegetal por ser um produto de ocorrência natural nas plantas, promovendo diferentes efeitos no seu crescimento e desenvolvimento. É sintetizado em muitos tecidos vegetais.
 Principais efeitos fisiológicos: Germinação e crescimento de gemas, amadurecimento de frutos, abscisão de folhas e frutos, epinastia, floração, senescência, crescimento de plântulas, produção de etileno em condições de estresse, outros efeitos fisiológicos.
Atividade 03
1. Diferencie elementos essenciais, benéficos e tóxicos. Associe esses conhecimentos com a vida profissional do engenheiro agrônomo.
Os especialistas da área de nutrição mineral consideram os elementos como essenciais para as plantas. Os elementos minerais essências são usualmente classificado como macro ou micronutrientes. Elementos que compensam efeitos tóxicos de outro ou que simplesmente substituem o elemento essencial em alguma função das menos específicas, como a manutenção da pressão osmótica, não essenciais. Os elementos minerais que estimulam o crescimento, porém, não são essenciais ou os que são essenciais somente para certas espécies ou sob condições específicas, são denominados de benéficos. Entre eles pode-se citar o cobalto, o sódio, o silício, o selênio e o alumínio.
2. Defina Macro e micronutrientes de plantas? Comente sobre cada um deles.
 As concentrações dos macro nutrientes (N, P, K, Si, Ca, Mg e S) são maiores do que as dos micronutrientes (Fe, Cu, Zn, Mn, Mo, B, Cl, Ni e Na). Vale salientar, no entanto, que a concentração de determinado nutriente pode estar acima ou abaixo daquela requerida para o crescimento normal da planta. Assim, é melhor classificar macro e micronutrientes de acordo com o requerimento dos nutrientes para o crescimento adequado da planta.
3. Quais as leis da fertilidade? Comente sobre cada uma delas?
Lei do Mínimo (Liebig, 1843): A produção de uma planta é limitada pelo nutriente que estiver em menor quantidade no solo, em relação à necessidade da planta, mesmo que os demais nutrientes estejam em quantidades adequadas.
Lei dos Acréscimos Não Proporcionais (Mitscherlich, 1909): Aplicando-se doses progressivas do nutriente, em deficiência no solo.
Lei do Máximo (Voisin, 1973): O excesso de um nutriente no solo reduz a eficácia dos demais e pode diminuir a produção das lavouras.
Lei da Restituição: Os nutrientes retirados pelas culturas, do desenvolvimento à produção, devem ser restituídos ao solo para evitar seu empobrecimento.
Lei do Decréscimo da Fertilidade: Um solo sem reposição de nutrientes, sem neutralização da acidez, sem medidas conservacionistas, sem rotação.
Lei dos Fatores Limitantes: Os nutrientes do solo devem estar em quantidades satisfatórias e não em quantidades insuficientes ou em excesso.
Lei da Igual Importância dos Fatores de Produção: Para uma ótima produtividade da lavoura, o solo deve conter todos os fatores de produção em níveis adequados. 
4. Quais os fatores externos e internos que interferem na absorção iônica? Comente sobre cada um deles.
Fatores externos: aeração, temperatura, umidade, próprio íon, disponibilidade do elemento.
Fatores internos: potencialidade genética, intensidade de crescimento, nível metabólico, estado iônico interno, intensidade respiratória. 
5. Como ocorre o transporte e a redistribuição dos elementos nos vegetais?
Após o nutriente ser absorvido pelas raízes por meio das células da epiderme, o mesmo sofrerá o transporte, definido como movimento do nutriente do local de absorção para outrolocal qualquer. Têm-se dois tipos de transporte dos nutrientes nas plantas, o radial (da epiderme até o xilema) e o de longa distância(do xilema até a parte aérea).

Outros materiais