Buscar

Adiministracao de Recursos Humanos I 3,4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

�
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
	
	
ATIVIDADE
	Caracterize a área de RH, sua políticas e a importância desses conceitos para gestor de pessoas e para organização; 
A importância e ser um conhecedor das técnicas e políticas da administração de recursos humanos, independente da graduação ou posição na organização saber identificar as ferramentas que predominam das organizações, temos que saber que cada momento do administrador saiba utilizar a ferramenta estratégia correta para os seus recursos humanos para garantir a eficácia da administração e a eficiência da organização, ela caracteriza pela modernização e pela humanização. A administração tem uma postura e atitude de líder , um parceiro de negócios uma pessoa que ira fazer mudanças, o interesse maior e conciliar as organizações de uma empresa, suas necessidades e seus interesses.
Qual a visão, atuação da ARH na pequena, média e na grande organização? Como se dá o desenvolvimento das Políticas; 
Para alguns administração de recursos humanos e um meio de se gastar dinheiro e não obter retorno, os resultados são sempre pífios e não estratégicos, e necessário identificar e requerer o planejamento e controle,o líder tem que estar preparados para motivar, desenvolver pessoas e avaliar desempenhos, ela consiste em políticas e nas técnicas para conseguir obter o resultado, ela consiste em esforço e desempenho de cada gestor que esta a frente da direção e coordenação de seu contingente humano para produzir. Todas estas vantagens das pequenas e médias empresas fazem com que as grandes empresas criem as suas unidades estratégicas de negócios e, mesmo com o crescimento de uma companhia, não podem ser perdidas, mantendo-as independentemente do porte da organização.
Na aula 03, referenciamos Antonio Carlos Gil (2002, p.30), e destacamos a transição da administração tradicional de recursos humanos para a gestão inovadora de pessoas. Faça uma apreciação crítica sobre pelo menos 03 aspectos; 
*Da ação operacional para estratégia, e utilizada para obter o resultado, todo gestor devera analisar para alcançar os objetivos dessa forma para a empresa
* Do foco na atividade para o foco na soluções, seria o trabalho mais focado para conseguir bons resultados, conseguir resolver o problema solucuinar.
*Da ênfase no controle para a ênfase na liberdade, tem todo o controle administrativo e sobre os seus funcionários, da liberdade para escutar, opiniões que o funcionários sugerem, aceitam deixam eles mais a vontade gerando assim um trabalho mais produtivo, e todos contentes.
04. De que forma, uma Gestão de Pessoas pode passar a ser GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS? Justifique sua resposta;
O sucesso de qualquer empresa depende diretamente da qualidade das pessoas que lá trabalham. Não existe organização sem pessoas, e os diferenciais competitivos somente podem ser alcançados por meio da ação integrada, sinérgica, comprometida de uma equipe de trabalho. Os tradicionais recursos organizacionais já não mais atendem as necessidades das empresas que atuam em um competitivo mercado dinâmico e instável. Discutir gestão estratégica de pessoas é discutir práticas de gestão de pessoas com foco no negócio e nos resultados da empresa, ou seja, é garantir um estreito alinhamento das ações e programas da área com as estratégias e objetivos globais da organização. Será que todas as empresas conseguem esse alinhamento? Nossa experiência profissional diz que não: às vezes a gestão de pessoas vai numa direção, e a empresa, por suas estratégias, busca outro destino. Para obter esse alinhamento a área de pessoas não pode ficar sob responsabilidade de uma única unidade administrativa da empresa, todos precisam assumir a responsabilidade de gerenciar, ou melhor, liderar pessoas. Compete a todos os gestores da empresa, desde a alta administração até a baixa gerência, assumir o papel de gestão de pessoas. Para que isso ocorra a área de gestão de pessoas precisa descentralizar suas práticas, por meio de um processo intenso de capacitação e sensibilização dos gestores, passando a atuar muito mais como uma consultoria interna. E, para que as organizações passem a adotar uma gestão estratégica de pessoas, torna-se necessário migrar do controle para o comprometimento dos colaboradores. Enquanto uma organização se preocupar única e exclusivamente em adotar mecanismos de controle de seus colaboradores, o comprometimento estará cada vez mais distante, pois o controle dificulta a iniciativa, a criatividade, à parceria na busca de melhores resultados. Já as estratégias de comprometimento permitem o engajamento, a participação ativa, novas idéias, enfim, o sentimento de pertencer a algo importante, pois o sucesso da empresa será também o sucesso do profissional. Assim, adotar uma gestão estratégica de pessoas significa estreitar laços e aproximar-se dos colaboradores, com gestores e área de gestão de pessoas capazes de mobilizar os colaboradores para alcançar os resultados e metas planejados para a organização. Os aspectos psicológicos que permeiam as relações de trabalho vêm de há muito sendo sondados, por sua estreita ligação entre equilíbrio emocional e desempenho profissional.
 
ATIVIDADE
Conceitue Política de recrutamento e Seleção; 
Hoje em dia, aumentou-se a procura por pessoas eficazes e dinâmicas, capazes de aumentar a perspectiva de vida das empresas e, conseqüentemente, alcançar o sucesso. O processo para fazer com que essas pessoas trabalhem é de extrema importância para a empresa que, quer chegar ao sucesso.
Os objetivos organizacionais podem ser atingidos somente com, e através de pessoas, por isso a importância do cuidado com a condução do processo de seleção.
O objetivo maior da seleção é contratar os melhores dentre os candidatos, um processo pelo qual se faz a escolha dos candidatos que possuam o perfil necessário para ocupar o cargo.
Quando feita adequadamente garante a entrada de pessoas de alto potencial e qualidade na organização, que é o objetivo de qualquer empresa, pois o lado humano da empresa deve apresentar coerência em termos de políticas e práticas de recrutamento e seleção. Recrutamento e a atividade de atrair pessoas para participar de um processo seletivo de uma organização, e um conjunto de etapas de atividades necessárias para fazer com que a empresa possa atingir o mercado de recursos humanos divulgando as vagas existentes recebendo pessoas para a seleção.
Faça um paralelo entre Recrutamento e Seleção Tradicional e Recrutamento e Seleção Estratégico, enumere os fatores que mais lhe chamam a atenção; 
Tradicional – A forma exagerada na experiência; pressa na seleção , falta de planejamento,o Recrutamento feito por muitas vezes com pessoas sem capacitação, custo na folha de pagamento e dentre outras
 Estratégica – São as competências e habilidades técnicas, planejamento desde o ponto de partida, recrutamento com necessidade organizacional ,competência para recrutar e selecionar, visão de talentos e agregação no valores e resultados, etc.
Liste as etapas de um processo de Recrutamento e Seleção; 
* Surgimento de vaga, Aprovação da vaga, Elaboração do perfil profissiografico, Divulgação da vaga, Recebimento dos currículos ou dos candidatos, Pré seleção,Seleção, Decisão, Contratação, Efetivação. 
04. O perfil profissiográfico é uma realidade ou uma necessidade no processo de recrutamento das organizações? Justifique sua resposta conceituando o assunto; 
O Perfil Profissiográfico é a ferramenta que nos auxilia a determinar as características desejáveis em um trabalhador, suas habilidades cognitivas, técnicas e comportamentais. Concretiza pois e nela que vai determinar os requisitos básicos para o candidato precisar para obter o cargo, ele deve se identificar com seu gerente as determinação do perfil procurado.
05.Crie um perfil profissiográfico (conforme modelo sugerido nesta aula) para o cargo de Gerente Administrativo, considerando a realidade da empresa e o perfil desejado para esse profissional.Considere apenas os itens que correspondem à realidade de empresa que idealizar e do cargo. Lembre-se, o cargo é gerencial.
Necessita de uma vaga disponível, para Gerente administrativo, que tenha foco objetivo,para cumprir a metas da unidade, deixando ela bem administrada,resolvendo os problemas do dia dia, tesouraria batida no final do expediente ,Metas cumpridas ate o final do ano, vaga disponível na unidade financeira. Sou uma pessoa formada em Graduação em Administração, Conhecimento em finanças (contas a pagar, a receber, tesouraria),Competência em Negociação,Raciocínio lógico Construção de Relacionamentos, experiência três anos em gestão administrativa-financeira, Orientação para resultado, Foco no resultado do Cliente, Direcionamento estratégico,Visão sistêmica e analítica,Liderança,Capacidade de gerenciar pessoas (planejar, selecionar, acompanhar, desenvolver, comunicar, valorizar..., sua equipe). Capacidade de gerenciar os processos de sua área de atuação,Foco no resultado e atendimento necessário do Cliente.
Caracterize os tipos de Anuncios;
Aberto – Apresenta o nome da empresa, identifica o empregador, tem vantagem como divulgador na marca da empresa de atrair grande numera de candidatos.
Fechado – Ele omite o nome e dados diretos da empresa, fazem algumas referencias, as vezes nem coloca o endereço ,tem como vantagem evitar curiosos, apresenta uma desvantagem duvida e desconfianças das pessoas, ele deve inibir os dados da empresa e não da vaga, o anuncio fechado não deve ser pequeno simples ele deve ser coerente.
Elabore um anúncio Aberto, para o cargo de Analista de Crédito, para organização financeira – Sol e Lua Finanças, na sua cidade. Faça um anúncio atrativo... Use da Criatividade. 
A empresa Organização Financeira -Sol e Lua, da cidade de Rio brilhante vem através desta anunciar duas vagas disponíveis para o Cargo de Analista de Credito,onde a vaga e sua venha já estamos te esperando pois a pessoa como você que e inteligente analisa e libera sempre os créditos, deixando todos mais feliz.Ate que a lua vire o sol estamos aguardando você aqui para brilhar conosco.. Vem que o sol esta brilhando para você...

Outros materiais