Buscar

APOL 1 - OPINIÃO PÚBLICA E SOCIOLOGIA CONTEMPORÂNEA NOTA 100

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Opinião Pública e Comportamento Político 
“A discussão acerca da opinião pública está longe de ser novidade e tem raízes na Antiguidade Clássica. Nesse sentido, é possível imaginar que os esforços no sentido de definir conceitualmente o tema também possuem raízes remotas”. Fonte: Rota de aprendizagem 1, adaptado. 
Tendo em vista os três tipos de restrições do conceito de opinião pública desenvolvido por Childs e discutidos na aula 1, examine os enunciados abaixo e assinale a alternativa que contém a sequência correta quanto à classificação das afirmativas em verdadeiras e falsas:
I. Childs aponta que o primeiro tipo de restrição do conceito de opinião pública encontrado por ele, limitava o sujeito da opinião pública. 
II. O terceiro tipo de restrição do conceito de opinião pública identificado por Childs, limitava o processo de formação da opinião pública. 
III. Como exemplo de abordagem que limita o sujeito da opinião pública, podemos citar as teorias elitistas. Essa teoria considera um grupo seleto de indivíduos moralmente superior. 
IV. O segundo tipo de restrição do conceito de opinião pública encontrado na literatura investigada por Childs, deriva da perspectiva de que as discussões entre os indivíduos são irracionais e sem sentido.
A - V, F, V, F
B - V, F, F, F
C - F, V, V, F
D - V, V, F, V
E - V, V, V, F
Questão 2/5 - Sociologia Contemporânea 
“A Sociologia nasceu preocupada em diagnosticar e sanar os males do que hoje chamamos de “modernidade”, sobretudo a sociedade industrial do século XIX. O termo ‘modernidade’ se refere a um amplo conjunto de fenômenos econômicos, sociais, políticos e culturais oriundos das profundas transformações que ocorreram na Europa, entre os séculos XVIII e XIX, em torno da chamada Revolução Industrial”. 
Fonte: Material Impresso da Aula 1 de Sociologia Contemporânea.
Partindo dos conteúdos sobre a modernidade (discutidos na aula 1), e tendo como base a contextualização acima, assinale a alternativa que faz uma análise correta da modernidade.
A - No centro da modernidade temos a socialização da produção. Ela é a produção para consumo e uso e a abolição da mercadoria por meio do compartilhamento completo dos meios de produção e das terras.
B - No centro da modernidade temos a exploração mercantil. Ela é a produção de mercadorias para exportação por meio do trabalho escravo e do uso da violência para intensificar a produção de produtos agrícolas.
C - No centro da modernidade temos a agricultura de subsistência. Ela é a produção limitada da riqueza por meio de relações de trabalho espontâneas e do uso de conhecimentos milenares sobre o cultivo da terra e animais.
D - No centro da modernidade temos a indústria mecanizada. Ela é a multiplicação da riqueza a partir da racionalização das relações de trabalho e da aplicação dos avanços tecnológicos oriundos da ciência.
E - No centro da modernidade temos a economia organizada de maneira comunitária em pequena escala. Ela é a produção regulada de bens para consumo imediato por meio do trabalho comunitário e o uso do conhecimento local e tradicional de técnicas de cultivo e caça.
Questão 3/5 - Sociologia Contemporânea 
Desde seu nascimento, a Sociologia é um vasto campo de estudo, interessado em compreender e explicar fenômenos coletivos. Neste campo, se destacam os estudos dos fenômenos que afetam diretamente as nossas sociedades atuais, os chamados “problemas sociais”. (Referência: texto da rota da aula 1).
Tendo como base a singularidade das ciências sociais (assunto discutido aula 1), assinale a alternativa em que estão indicados três tipos de problemas sociais:
A - Aceleração de partículas, violência urbana e metabolismo das plantas.
B - Estratificação social, violência urbana e riscos ecológicos.
C - Riscos ecológicos, mecânica dos fluidos e violência urbana.
D - Estratificação social, metabolismo das plantas e aceleração de partículas.
E - Riscos ecológicos, mecânica dos fluidos e estratificação social.
Questão 4/5 - Opinião Pública e Comportamento Político 
“O próprio Bourdieu minimiza os efeitos gerados pelo título do seu texto: “O que eu quis dizer foi que a opinião pública não existe, pelo menos na forma que lhe atribuem os que têm interesse em afirmar sua existência”. (Cervi, 2012) 
Segundo o texto “A opinião pública não existe” de Pierre Bourdieu (que foi discutido na vídeo-aula 2), toda sondagem de opinião possui três postulados presentes. Examine os enunciados abaixo e assinale a alternativa que contém a sequência correta entre as afirmativas verdadeiras e falsas.
 I. De acordo com o primeiro postulado de Bourdieu, supõe-se que todo indivíduo pode ter uma opinião ou que a produção desta última está ao alcance de todos. 
II. Tendo em conta o segundo postulado de Bourdieu, a opinião pública é fundamental para superar os déficits democráticos das sociedades midiáticas. 
III. De acordo com Bourdieu, toda pesquisa de sondagem de opinião parte da premissa que toda opinião tem o mesmo valor. 
IV. O terceiro postulado de Bourdieu aponta que ao colocar-se as mesmas questões a todos os indivíduos, embute-se a hipótese de que existe um consenso acerca dos problemas, isto é, das questões que merecem ser colocadas.
A - V, F, V, F
B - V, F, F, F
C - F, V, V, F
D - V, F, V, V
E - V, V, V, F
Questão 5/5 - Opinião Pública e Comportamento Político 
“Esperamos que nas sociedades contemporâneas, com grande disponibilidade de informações e mobilidade social, uma parcela de seus integrantes esteja disponível para rever suas opiniões em determinado momento”. (Cervi, 2012) 
A partir do conteúdo apresentados na aula 1, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa que faz uma análise correta acerca dos fatores que podem influenciar a opinião pública em sociedades contemporâneas. 
I. A interação social é um fator que pode influenciar a opinião pública. Existem três grupos fundamentais dentro dessa categoria, quais sejam: primário, secundário e terciário. 
II. A importância da mídia como fonte de informação e interpretação do debate público é considerado um fator que pode influenciar a opinião pública por diversos autores. 
III. A interação social em grupo primário é a predominante e a mais frequente. Ocorre entre familiares e colegas de trabalho. 
IV. A interação social em grupo terciário é a mais vaga, pois ocorre em sindicatos e em partidos políticos.
A - Apenas as afirmativas II e IV estão corretas 
B - Apenas as afirmativas I e III estão corretas 
C - Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas 
D - Apenas as afirmativas I e IV estão corretas 
E - Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes