Buscar

APOL 1 CIDADES EDUCADORAS NOTA 100

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Cidades Educadoras
Leia o fragmento de texto:
“É Rousseau quem vai colocar a infância como um tempo à parte, o tempo em que a natureza humana, ainda não corrompida pela sociedade, guarda toda sua pureza e inocência e que, por isso, deve ser preservada, com o intuito de ser cultivada por meio da educação. Cabe à educação moldar o homem”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: HERNANDEZ-PILOTO, Sumika Soares de Freitas. Infância e (des)naturalização da criança no cotidiano da Educação Infantil. Pró-Discente [...], Vitória-ES, v. 20, n. 1, jan./jun. 2014, p. 78.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa sobre a relação entre a natureza e a essência da criança, é correto afirmar que:
Nota: 20.0
	
	A
	na essência, a criança está relacionada à natureza, mas, na educação, deve-se orientar a quebra desse vínculo, para que a criança seja capaz de agir racionalmente.
	
	B
	até o nível de escolarização, a criança age por instinto inerente à sua natureza e, após esse período, é necessária a interferência do adulto no sentido do aprendizado.
	
	C
	a natureza é o educador, que garante o crescimento e o desenvolvimento das crianças sem necessitar de qualquer interferência de instituições ou de pessoas adultas.
Você acertou!
Comentário: “[...] existe uma relação inerente entre a natureza e a essência da criança. Nesse sentido, a natureza seria o educador, que garante o crescimento e o desenvolvimento das crianças sem necessitar de qualquer interferência de instituições ou pessoas adultas [...]” (livro-base, p. 28).
	
	D
	desde os primeiros dias de vida, torna-se necessário a interferência do adulto para desvincular a relação entre a criança e a natureza, a fim de que o conhecimento possa ser adquirido.
	
	E
	a educação formal só é possível quando a criança consegue, por si só, fazer um processo de separação da aprendizagem informal relacionada a seu estado natural.
Questão 2/5 - Cidades Educadoras
Considere o extrato de texto:
“A pesquisa de campo etnográfico consiste em estudarmos o Outro, como uma Alteridade, mas justamente para conhecer o Outro. A observação é então essa aprendizagem de olhar o Outro para conhecê-lo e, ao fazermos isso, também buscamos nos conhecer melhor”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ROCHA, Ana Luiza Carvalho da; ECKERT, Cornelia. Etnografia: saberes e práticas. In: Ciências Humanas: pesquisa e método. Porto Alegre: Editora da Universidade, 2008, p. 4.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa sobre a abordagem etnográfica nos estudos em uma cidade educadora, relacione corretamente os autores às suas respectivas perspectivas:
1. Angrosino
2. Paul Vidal de La Blache
3. Magnani
4. Fernandes
( ) Sua pesquisa é iniciada a partir de uma abordagem que considera a forma como os sujeitos conhecem, veem ou percebem a cidade, como agem e interagem com a cidade e como podem nela intervir.
( ) Para ele, a abordagem etnográfica envolve o estudo das pessoas em grupos organizados, duradouros, que podem ser chamados de comunidades ou sociedades. Segundo essa perspectiva, é o modo de vida que caracteriza a cultura de um grupo ou sociedade.
( ) Apresenta a noção de que o pesquisador não deve concentrar seus esforços em tentar transmitir o ponto de vista do nativo em sua autenticidade não contaminada por visões externas, como um sujeito isolado na própria cultura, incapaz de interagir com o mundo à sua volta.
( ) Nessa abordagem, o etnógrafo responsável geralmente considera as características que permitam ao modo de vida do grupo analisado conformar uma mesma unidade de área, ou seja, uma região.
Agora, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	1 – 3 – 2 – 4
	
	B
	3 – 4 – 1 – 2
	
	C
	1 – 2 – 3 – 4
	
	D
	3 – 1 – 2 – 4
	
	E
	4 – 1 – 3 – 2
Você acertou!
Comentário: A sequência correta é 4 – 1 – 3 – 2. 1. Angrosino: “[...] define a etnografia como ‘a arte e a ciência de descrever um grupo humano, suas instituições, seus comportamentos interpessoais, suas produções materiais e suas crenças’. Na opinião do autor, a pesquisa ou abordagem etnográfica envolve o estudo das pessoas em ‘grupos organizados, duradouros, que podem ser chamados de comunidades ou sociedades’ [...]. De acordo com essa perspectiva é o modo de vida que caracteriza a cultura de um grupo ou sociedade” (livro-base, p. 38). 2. Paul Vidal de La Blache: “[...] o etnógrafo responsável geralmente considera as características que permitam ao modo de vida do grupo analisado conformar uma mesma unidade de área, ou seja, uma região” (p. 39). 3. Magnani: “[...] o método etnográfico pode ser inicialmente definido por aquilo que ele não é. [...] o pesquisador [...] não deve concentrar seus esforços em tentar transmitir o  ponto de vista do nativo em sua autenticidade não contaminada por visões externas, como um sujeito isolado na própria cultura, incapaz de interagir com o mundo à sua volta [...]” (p. 39). 4. Fernandes: “[...] [parte de] uma abordagem que considera a forma como os sujeitos conhecem, veem ou percebem a cidade, como agem e interagem com a cidade e como podem nela intervir” (p. 39).
Questão 3/5 - Cidades Educadoras
Leia a passagem de texto:
“Paulo Freire [...] nos diz da necessidade de uma educação popular. Ele se refere à construção de saberes que reconheçam a presença das classes populares dentro das escolas públicas que se tornariam realmente progressistas à medida que fossem criadas novas práticas democráticas que atendessem a essas demandas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GOMES, Marcus Vinícius. Para além dos muros da escola: a relação cidade-educação em debate. Giramundo, Rio de Janeiro, v. 1, n. 2, p. 67-80, jul./ dez. 2014, p. 76.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa sobre o papel da escola sob o olhar de Paulo Freire, é correto afirmar que:
Nota: 20.0
	
	A
	Apesar de a escola ser um espaço formal e de, dentro dela, ser possível desenvolver diferentes projetos educativos, é na educação formal que deve estar focado o processo educativo.
	
	B
	A comunidade escolar deve colaborar com a escola, desde que não se envolva nas questões curriculares, de responsabilidade exclusiva do corpo diretivo.
	
	C
	Há informalidade no espaço formal da escola e a possibilidade de realizar educação não formal nos espaços formais de educação.
Você acertou!
Comentário: “[...] [Segundo Freire,] há informalidade no espaço formal da escola e existe, também, a possibilidade de realizar educação não formal nos espaços formais de educação [...]” (livro-base, p. 35).
	
	D
	A educação formal deve ser desenvolvida pela escola e a informal, pela família.
	
	E
	A informalidade educativa deve ser colaborativa para a educação formal escolar.
Questão 4/5 - Cidades Educadoras
Leia o fragmento de texto:
“A discussão do conceito de cidade nos conduz a pensar na discussão de um objeto que evoca várias ideias [...]. Tanto a cidade, como objeto, como o urbano, como fenômeno, se situam no âmbito das reflexões sobre o espaço e a sociedade, pois são produtos dessa relação; mais precisamente, são produzidos por relações sociais determinadas historicamente”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LENCIONI, Sandra. Observações sobre o conceito de cidade e urbano. GEOUSP – Espaço  e  Tempo,  São  Paulo,  nº  24, p. 109-123, 2008, p. 114. <http://www.revistas.usp.br/geousp/article/view/74098/77740>. Acesso em 25 jan. 2019.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa sobre conceitos fundamentais, assinalea alternativa que apresenta a definição de “cidade” para Braga e Giometti:
Nota: 20.0
	
	A
	É uma área povoada ocupada por zonas residenciais, comerciais e industriais.
	
	B
	Área que concentra uma aglomeração de pessoas, que cotidianamente interagem através do trabalho e lazer.
	
	C
	Caracteriza-se pela urbanização, concentração de atividades econômicas e um estilo de vida próprio de seus habitantes.
	
	D
	Engloba diferentes estruturas urbanas, como residências, prédios e aglomerado urbano.
	
	E
	É um lugar onde a sociedade interage através de um sistema próprio de trocas, de inter-relações entre pessoas e lugares e comércio, num fluxo constante de elementos materiais e imateriais.
Você acertou!
Comentário: De acordo o livro-base: “Uma perspectiva interessante acerca do conceito de cidade é a de Braga e Giometti [...]. Segundo esses autores, a  cidade não é um conjunto de moradias, estruturas urbanas ou um simples aglomerado de indivíduos e edificações. Ela é, por excelência, ‘o lugar das trocas, do comércio, das inter-relações de pessoas e de lugares. É o lugar para onde convergem os fluxos, materiais e imateriais, da sociedade (de gente, de riqueza, de poder, de saber)’ [...]” (livro-base, p. 24).
Questão 5/5 - Cidades Educadoras
Leia o fragmento de texto:
“A cidade educadora adquire e esforça-se por difundir a consciência de todas as possíveis repercussões mútuas que as pessoas e grupos exercem entre si dentro do espaço público da cidade e procura descobrir todas as suas potencialidades positivas em ordem ao progresso pessoal e social de todos os seus componentes”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARAGALL, Pasqual. Cidade das pessoas In: Associação Internacional de Cidades Educadoras. Educação e vida urbana: 20 anos de Cidades Educadoras, Torres Novas, 2008, p. 25.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa sobre as perspectivas de diferentes autores a da educação não formal, relacione corretamente os autores às suas respectivas considerações:
1. Souza
2. Gohn
3. La Belle
4. Gadotti
( ) Define a educação não formal como toda atividade educacional organizada, sistemática, executada fora do quadro do sistema formal.
( ) Trata da questão da educação formal e da não formal reconhecendo que toda educação é, de certa forma, formal, no sentido de ser intencional.
( ) Defende a ideia de que, para se criar um contexto favorável envolvendo a educação não formal, é importante que as cidades, ou a política das cidades, assuma a educação como prioridade.
( ) Na educação não formal, as metodologias operadas no processo de aprendizagem partem da cultura de indivíduos e grupos, da problematização da vida cotidiana.
Agora, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	1 – 3 – 2 – 4
	
	B
	3 – 4 – 1 – 2
Você acertou!
Comentário: A sequência correta é 3 – 4 – 1 – 2. Segundo o livro-base: “No que concerne à relação com a perspectiva das cidades educadoras, [1] Souza [...] defende a ideia de que, para se criar um contexto favorável envolvendo a educação não formal, ‘é importante que as cidades, ou a política das cidades, assuma a educação como prioridade, ou como eixo produtor de todas as políticas’ [...]. Para [2] Gohn [...], na educação não formal, as metodologias operadas no processo de aprendizagem partem da cultura de indivíduos e grupos, da problematização da vida cotidiana. Nessa perspectiva, os conteúdos não são dados a priori, são construídos no processo. [3] La Belle [...] define a educação não formal como ‘toda atividade educacional organizada, sistemática, executada fora do quadro do sistema formal para oferecer tipos selecionados de ensino a determinados subgrupos da população’. Já [4] Gadotti [...] trata da questão da educação formal e da não formal, reconhecendo que toda educação é, de certa forma, formal, no sentido de ser intencional” (livro-base, p. 31,32).
	
	C
	1 – 2 – 3 – 4
	
	D
	3 – 1 – 2 – 4
	
	E
	4 – 1 – 3 – 2

Outros materiais