Relatório sobre palestras OAB direito do consumidor e superendividamento
1 pág.

Relatório sobre palestras OAB direito do consumidor e superendividamento


DisciplinaIntrodução ao Direito I89.043 materiais559.122 seguidores
Pré-visualização1 página
Relatório de palestras ministradas na Ordem dos Advogados do Brasil - OAB, Subseção Guarabira
No dia oito de agosto de dois mil e dezenove na Ordem dos Advogados do Brasil - OAB, Subseção Guarabira, houve duas palestras, a primeira foi ministrada por Dr. Odon Bezerra Cavalcante Sobrinho com tema \u201cA indústria do mero aborrecimento. Meu dano tem valor.\u201d e a segunda por Dr. Leandro Carvalho dos Santos Silva, que abordou o superendividamento.
Iniciando o evento, os palestrantes foram devidamente apresentados e começaram as defesas dos temas. Dr. Odon Bezerra Sobrinho foi o primeiro a palestrar contando como foi que, após muito trabalho, o Código Brasileiro de Defesa do Consumidor (CDC) foi instituído no Brasil em 1990. Na época o presidente em serviço era Fernando Collor. \u201cAntes dessa lei ser sancionada, nós, que lutávamos pelos direitos do consumidor, eramos apelidados de Dom Quixotes, pois parecia que estávamos lutando contra moinhos de vento, estávamos lutando a favor de algo muito difícil\u201d.
Dando continuidade as palestras, Dr. Leandro Carvalho apresentou estudos mostrando como é fácil, com a tecnologia de hoje, deixar de ser apenas consumidor passar a ser consumista, o que pode levar ao endividamento ou até mesmo ao superendividamento. \u201cHoje em dia nós somos pressionados e incentivados a consumir cada vez mais, seja pela obsolescência programada, rápida renovação de produtos, pressão social de ter produtos sempre novos, facilidade de compra e propaganda. Esse fato é o que faz com que o problema financeiro mais comum entre os brasileiros sejam oriundos de cartões de credito, segundo o PROCON\u201d. Por fim, houve sorteio de dois livros dos quais Dr. Leandro Carvalho fez participação e o evento foi encerrado.