Buscar

PRATICA DO JIU JITSU NO DESENVOLVIMENTO BIOPSICOSSOCIAL DE CRIANÇAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PRATICA DO JIU JITSU NO DESENVOLVIMENTO BIOPSICOSSOCIAL DE CRIANÇAS
As modalidades de lutas, têm sido tema de investigação por conta de seu grande apelo midiático e social, onde, destacamos o jiu jitsu brasileiro, O Jiu-Jitsu é, de fato, o resultado do desenvolvimento de uma arte científica de luta que envolve movimentos biomecânicos onde envolve alavancas, imobilização e submissão do oponente. É considerada por esta razão, a mais perfeita e completa forma de defesa pessoal de todas as épocas, sendo conhecido como “Arte das Técnicas Suaves” (Jiu – suavidade; e Jitsu – técnicas). Rufino e Darido (2009), afirmam que o jiu jitsu está em constante transformação e, a cada dia, aumenta-se mais o número de praticantes, de campeonatos, de federações e confederações e até mesmo o número de golpes, chaves e posições relacionadas à modalidade.
Lutas e artes marciais, procuram na sua essência o caráter da autodefesa, e que as artes marciais têm um conjunto de ensinamentos filosóficos que procuram uma ideologia pacífica. são formas de luta corpo a corpo, com ou sem armas, normalmente de origem oriental, japonesa, chinesa, coreana, vietnamita, etc., que utilizam técnicas altamente eficazes, desenvolvidas como método de sobrevivência em sociedades em que o perigo de morte era uma constante.
Nos dias atuais, o jiu jitsu tem tomado grandes proporções e sendo aceito pela população para a pratica de lazer, melhora da condição física, alto rendimento e defesa pessoal. 
O INICIO DAS LUTAS
Para entendermos um pouco mais sobre o universo das lutas, devemos definir alguns conceitos, onde destacamos Hirata; Del Vecchio, (2006), relatam que a arte marcial significa arte de guerra e serão aqui tratadas como sinônimo de lutas, as artes marciais nasceram a muitos séculos atrás, originados pela necessidade de autodefesa na luta entre tribos, os guerreiros compreenderam a necessidade do treinamento físico e especifico em lutas para obterem melhor resultados nos combates e as habilidades necessárias era treinada em tempos de paz. Já Drigo et. al (2005), afirma que as artes marciais sofreram varias alterações ao longo do tempo modificando-se, juntamente com a sociedade, e claro que alguns aspectos foram mantidos principalmente nas origens orientais, outra alteração importante foi a transformação destas artes em modalidades esportivas. As lutas, as artes marciais e as modalidades esportivas de combate implicam um universo amplo de manifestações antropológicas de natureza multidimensional e complexa. Como um conjunto de práticas socioculturais proveniente de um espectro diversificado de demandas históricas específicas, é possível identificar uma pluralidade muito patente nas suas diferentes configurações sociais, formas de expressão, repertório técnico, linguagens, organização e institucionalização. Nesta perspectiva, as lutas e as artes marciais podem ser vistas como construções identificadas e inerentes ao patrimônio cultural de diversos povos e, sobretudo, como um fenômeno relevante inserido na dinâmica da sociedade contemporânea e no processo da globalização (BACK; KIM, 1984; DONOHUE, 2005; GOODGER, 1982; STRATTON, 1986).
A ORIGEM DO JIU JITSU
A palavra Jujutsu, sinônimo de Jiu-Jitsu, é descrita por dois caracteres chineses. O ju significa “suavidade” ou “via de ceder” e o jutsu, “arte, prática”, podendo ser traduzido como “Arte Suave” (Kano, 1994). No Brasil, o Jiu-jitsu se inicia por volta de 1917, com a chegada do professor da arte Mitsuyo Maeda, conhecido como Conde Koma. Em Belém do Pará, Conde Koma efetua demonstrações da luta, sendo primeira assistida por Carlos Gracie, que se interessa pela forma de combate e aprofunda-se nesta com habilidade, apesar de seu físico pouco adequado para esportes de luta (Virgílio, 2002). Segundo a Confederação Brasileira de Jiu Jitsu, ao modificar as regras internacionais do jiu-jitsu japonês nas lutas que ele e os irmãos realizavam, Carlos Gracie iniciou o primeiro caso de mudança de nacionalidade de uma luta, ou esporte, na históriaesportiva mundial. Anos depois, a arte marcial japonesa passou a ser denominada de jiu-jitsu brasileiro, sendo exportada para o mundo todo, inclusive para o Japão. As lutas são, em geral, caracterizadas como acíclicas, pois os atletas se utilizam de diferentes seqüências de movimentos e manifestações de capacidades biomotoras (Hirata; Del Vechio, 2006). O brazilian jiu jitsu é modalidade individual de combate de solo cujo objetivo é, após projetar o adversário ao solo, dominá-lo através de técnicas Movimentos específicos que se baseiam em posições e alavancas biomecânicas, as quais apresentam pontuações distintas, em função de seus tipos.
OS BENEFÍCIOS CAUSADOS PELA LUTA
Segundo Ferreira (2006), pratica das artes marciais pode trazer inúmeros benefícios ao usuário, destacando-se o desenvolvimento motor, o cognitivo e o afetivo-social. No aspecto motor, observamos o desenvolvimento da lateralidade, o controle do tônus muscular, a melhora do equilíbrio e da coordenação global, o aprimoramento da idéia de tempo e espaço, bem como da noção de corpo. No aspecto cognitivo, as lutas favorecem a percepção, o raciocínio, a formulação de estratégias e a atenção. No que se refere ao aspecto afetivo e social, pode-se observar em alunos alguns aspectos importantes, como a reação a determinadas atitudes, a postura social, a socialização, a perseverança, o respeito e a determinação. É inquestionável o poder de fascinação que as lutas provocam nos alunos. Nos dias atuais, constata-se que o tema está em moda, seja em desenhos animados, em filmes ou em academias. Não é difícil encontrar crianças brincando de luta nos intervalos das aulas ou colecionando figurinhas dos heróis que lutam em seus desenhos animados. Os adolescentes compram revistas que se referem ao tema, adquirem livros de técnicas de luta e matriculam-se em academias para realizar a prática da luta. Não muito distante no mesmo ano Rosa (2006) menciona que grande parte dos praticantes não desiste da prática da sua modalidade, podendo ocorrer apenas por questões de força maior como problemas profissionais, saúde ou escolares. Outro indício dos diversos benefícios da prática marcial é indicado por Rosa, que afirma que os motivos mais evocados da prática deste género de atividades se relacionam com o bem-estar físico e psicológico em detrimento de vertente desportiva ou defesa pessoal
OS BENEFÍCIOS DO JIU JITSU
Luz (2000), afirma claramente que hoje o jiu jitsu é considerado um esporte intelectualizado, tendo em vista sua complexidade, seus movimentos obedecem a uma ordem crescente de dificuldades e que requerem controle físico, mental e inteligência para coordenar inúmeras variáveis que vão se apresentando no decorrer de uma luta com a pratica constante adquire-se e aprimora as capacidades ou valências físicas básicas como força, velocidade, resistência, flexibilidade e coordenação, seus movimentos regulam o controle motor, afinando e melhorando não só a psicomotricidade, como, a coragem, autoconfiança e total controle sobre si. Ao definir um praticante de jiu jitsu LUZ (2000) diz que o mesmo deve adaptar-se ao movimento, e saber quando agir e quando esperar, além de sempre estar em estado mental pacifico e aberto, possuindo um desejo de ajustar-se as circunstancias existentes. No campo dos benefícios, as artes marciais chinesas, segundo Apolloni (2004), citado por Mocarzel (2011), sempre foram a base na promoção da saúde dos seus praticantes. No mesmo ano Ruffoni, citado por Antônio et al (2008), refere que o papel das artes marciais é ensinar, educar e promover a saúde física e mental dos seus praticantes. Por esse fato, é importante o trabalho de base nestas áreas, constatando-se a sua importância como instrumento pedagógico na formação do adolescente. Refere que estas potenciam uma ligação positiva do aluno sendo, entre outros benefícios, proporcionado um ambiente desportivo e desafiador no qual estes têm maior interesse em permanecer neste tipo de atividades.

Outros materiais