Buscar

supervisão orientação pedagogica exercicio

Prévia do material em texto

Exercício: CEL0365_EX_A1_201501802682_V1 
	10/08/2019
	Aluno(a): NATHAN TEIXEIRA DOS SANTOS 
	2019.2 EAD 
	Disciplina: CEL0365 - SUPERVISÃO E ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA  
	201501802682
	
	 
	
	 1a Questão 
	
	
	
	
	Podemos afirmar que o objetivo específico da ação supervisora na escola é:
		
	
	Estabelecer parceria com a equipe docente para desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem. 
	
	Controlar os processos para que não haja desvios na efetivação do currículo 
	
	Incumbir-se de garantir, orientar e auxiliar os pais na relação com os filhos. 
	
	Desenvolver um olhar sobre as ações dos pais e vizinhança da escola.
	
	Envolver os alunos em estudos sistematizados. 
	Respondido em 10/08/2019 06:48:41
	
	
	 
	
	 2a Questão 
	
	
	
	
	Quando afirmamos que objeto específico da supervisão pedagógica na escola é o processo ensino e aprendizagem, então estamos dizendo que este serviço inclui: 
		
	
	Compromisso de cumprir rigorosamente as políticas públicas. 
	
	Currículo, programas, planejamento, métodos de ensino, avaliação e recuperação.
	
	Participação na construção do projeto político pedagógico.
	
	Identificar o que não faz parte da ação supervisora.
	
	Os significados das palavras supervisão, coordenação e orientação.
	Respondido em 10/08/2019 06:49:23
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 3a Questão 
	
	
	
	
	Identifique ações que são específicas do fazer da Supervisão Pedagógica: I - Lidera o grupo nas decisões técnico-pedagógicas. II ¿ Desenvolve o grupo a partir da formação continuada. III ¿ Estabelece relação entre os problemas cotidianos e a pesquisa. IV ¿ Organiza ações para melhor investimento financeiro. Estão corretas: 
		
	
	I, II e III 
	
	II, III e IV 
	
	I, II, III, e IV 
	
	I e II 
	
	Somente a IV
	Respondido em 10/08/2019 06:50:02
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 4a Questão 
	
	
	
	
	A ação supervisora tem recebido diversas denominações, dentre elas podemos citar:
		
	
	Direção, gestão e orientação.
	
	Orientação, direção e supervisão.
	
	Coordenação, gestão e direção.
	
	Gestão escolar, coordenação de grupos e supervisão.
	
	Orientação pedagógica, coordenação pedagógica e supervisão escolar.
	Respondido em 10/08/2019 06:50:25
	
	
	 
	
	 5a Questão 
	
	
	
	
	Sabemos que o supervisor na escola tem recebido inúmeras denominações, nós elegemos a expressão Supervisão Pedagógica para tratar desses profissionais por considerar a abrangência e especificidade da ação do Supervisor pedagógico, pois entendemos que assim fica melhor contemplado. Observando a epistemologia do termo, o prefixo -super- unindo-se à -visão- designa o ato de ver o geral, então essa escolha se justifica por ser o supervisor: 
		
	
	O administrador das questões que envolvem o processo de ensino e aprendizagem.
	
	O analista e observador da equipe de gestão da escola
	
	O orientador para o cumprimento das políticas públicas.
	
	O elemento que faz a supervisão dos processos pedagógicos na escola, tendo que ter um olhar macro para as questões que envolvem o processo ensino e aprendizagem.
	
	O elemento que faz o controle de todo o processo de ensino aprendizagem.
	Respondido em 10/08/2019 06:51:08
	
	
	 
	
	 6a Questão 
	
	
	
	
	Temos tido diversos modos de identificar a ação supervisora, podemos citar: supervisão, supervisão educacional, supervisão escolar, supervisão pedagógica, coordenação, coordenação pedagógica, coordenação de turno, coordenação de área ou de disciplinas, orientação pedagógica, entre outras. Observando alguns desses termos, podemos concluir que: 
		
	
	Supervisão Pedagógica - supõe a supervisão dos processos pedagógicos apenas fora na escola, no ambito da legislação educacional.
	
	Coordenação - não é uma das condutas supervisoras, pois significa trabalhar para que os elementos funcionem de modo articulado
	
	Supervisão educacional - o termo propõe que as atividades inerentes a escola, principalmente referente a alunos, sejam analisadas. 
	
	supervisão escolar - supõe supervisão somente dos serviços administrativos. 
	
	supervisão educacional ¿ o termo propõe que as atividades extrapolem as atividades da escola, alcançando os aspectos estruturais e sistêmicos da educação.
	Respondido em 10/08/2019 06:52:18
	
	
	 
	
	 7a Questão 
	
	
	
	
	Dentro do contexto histórico, a supervisão escolar era definida como um serviço técnico, independente de qualquer opção política e ideológica, seu serviço era visto como neutro. A essa concepção da supervisão, podemos dizer que diz respeito a: 
		
	
	Visão democrática e participativa
	
	Contextualização pedagógica
	
	Visão global da educação
	
	Visão tecnoburocrática do ensino
	
	Participação e cooperação na escola; 
	Respondido em 10/08/2019 06:52:44
	
Explicação: 
O papel so Supervisor vai muito além das questões burocráticas. Evidente que não é possível descartar a importancia de sua atuação na organização de dados burocráticos que facilitam a visualização da situação de aprendizagem do aluno, mas para que o supervisor escolar consiga atingir seus objetivos ele deve traçar o perfil da escola dentro do projeto político pedagógico sempre orientando, ajudando os professores, alunos e pais. Estes sim devem fazem com que o trabalho escolar seja um modelo de busca e aprendizado em seu dia a dia. O supervisor escolar nunca deve esquecer que sempre deve haver uma comunicação dialógica entre ele e os demais membros da comunidade escolar, pois o diálogo é fundamental. 
	
	
	 
	
	 8a Questão 
	
	
	
	
	O uso do termo Supervisão pedagógica refere-se à abrangência da função, cujo ¿olhar sobre¿ o pedagógico oferece condições de coordenação e orientação e, desta forma pressupõe:
		
	
	Estudar de forma geral, os problemas que envolvem a ação de todos os elementos da escola.
	
	Efetivar os elementos da escola em suas funções.
	
	Um olhar que transita entre os diferentes cenários e espaços, que vão além da escola, encontrando projetos diversos, construindo caminhos de aproximação, negociação, diálogo e troca, trabalhando o grupo como pares legítimos e participantes do projeto político pedagógico na escola.
	
	Trabalhar o olhar da gestão pedagógica para o entendimento das dificuldades vividas pelos professores.
	
	Ampliar o espaço de atuação da equipe de gestão, buscando caminhos para cumprir as demandas sociais.
		Aluno: NATHAN TEIXEIRA DOS SANTOS 
	Matr.: 201501802682
	Disc.: SUPERV E ORIENT PEDA  
	2019.2 EAD (G) / EX
	Deseja carregar mais 3 novas questões a este teste de conhecimento?
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	 
		
	
		1.
	
		A Lei Geral de 1827 instituiu as escolas de primeiras letras, o seu artigo 5º da determinava que o estudo deveria se desenvolver a partir do ¿Método de Ensino Mútuo¿. Esse método tinha como premissa:
	
	
	
	
	Trabalhar com monitores, onde os alunos em estágios mais ¿avançados¿ de aprendizagem ensinavam aos outros alunos.
	
	
	Construir escolas comunitárias.
	
	
	Controlar a formação dos professores.
	
	
	Colocar os alunos da escola normal atuando nasturmas do ensino primário
	
	
	Habilitar professores leigos.
	
		2.
	
		Saviani (2008) nos lembra que a questão da identidade do supervisor pedagógico continua em discussão e o desafio que se coloca hoje para a Supervisão pedagógica, vai além do contexto pedagógico, dessa forma o Supervisor pedagógico:
	
	
	
	
	Desenvolve um trabalho que esteja em sintonia com as políticas públicas.
	
	
	Pode desenvolver um fazer baseado no contexto social, sempre atento às dificuldades alheias.
	
	
	Constroi categorias de aprendizagens que facilitarão a aprendizagem
	
	
	Deve buscar realizar um trabalho educativo que contribua para desenvolvimento da consciência necessária à transformação das relações sociais.
	
	
	Transporta os problemas da educação para a sociedade.
	
	
		3.
	
		Márcia é uma supervisora educacional recém contratada de um colégio na cidade de São Paulo. Ainda em dúvida sobre as suas funções, limites e possibilidades de atuação, Márcia sabe que trabalhará com os professores e que atuará junto ao planejamento educativo. Das respostas abaixo, qual das alternativas responde corretamente sobre a função de Márcia envolvendo as três categorias importantes no cotidiano educativo: formação de professores, reflexão sobre o currículo e planejamento educacional? 
	
	
	
	
	Márcia terá uma prática voltada para a seleção e organização de conteúdos numa concepção de conhecimento formalizada, linear e fragmentada. Isso acontecerá para facilitar a transmissão de conhecimentos dos professores tendo como fonte os parâmetros curriculares nacionais, dos quais, muitos serão estudados no processo de formação em serviço sob a sua orientação. 
	
	
	A função desta supervisora deve se pautar na elaboração e oferecimento à comunidade escolar de um Projeto Político Pedagógico com metas, objetivos e ações de socialização que atendam às demandas da sociedade. Ele pode centralizar essa construção para melhor efetivar o planejamento e a divisão de temas a serem abordados pelo currículo. 
	
	
	Não adianta pensar que Márcia dará conta de tantos fazeres, pois deve atuar no trabalho burocrático junto a direção e atualizar o currículo existente, apresentando a nova proposta aos professores e verificando se elas serão obedecidas em seus planejamentos.
	
	
	Sua função será realizar reuniões para apresentar as diretrizes curriculares e os sistemas de avaliação propostos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, fará a formação de professores para trabalhar de acordo com esses parâmetros e verificará se o planejamento está obedecendo às normas estipuladas pela secretaria de educação.
	
	
	Márcia vai propiciar oportunidades de estudos e a interlocução entre os professores, para reflexão e reavaliação de programas, conteúdos e material didático, e para a definição de ações curriculares inovadoras que atendam às demandas da sociedade.
	
Explicação: 
A partir da promulgação da atual LDB, o Supervisor Escolar recebeu o grande compromisso de coordenar a elaboração e acompanhar a execução da proposta pedagógica, com a participação da comunidade escolar. É imprescindível que as atribuições do supervisor sejam planejadas em parceria com o Orientador Educacional, principalmente no aspecto de articulação com a comunidade escolar. A função do supervisor escolar está centrada na ação pedagógica, processos de ensino e aprendizagem. O papel do supervisor escolar é essencial junto ao corpo docente e discente e toda equipe técnica escolar. A vida escolar não se limita às horas passadas no cotidiano da sala de aula, mas está relacionada à família, situações sociais, comunidade, entre outro, inclusive à condição afetiva. Cabe ao supervisor possibilitar métodos que auxiliem na ação/reflexão das práticas pedagógicas que possam transformar todas essas vivências em possibilidades de desenvolvimento de aprendizagem significativa.
	
		4.
	
		- Data de 1931 o primeiro registro legal sobre a atuação do Supervisor Escolar no Brasil. Neste período estes profissionais executavam as normas `prescritas¿ pelos órgãos superiores, e eram chamados de "orientadores pedagógicos" ou "orientadores de escola".
Qual a função a função básica do Supervisor neste período?
	
	
	
	
	Coordenação
	
	
	Inspeção
	
	
	Articulação entre equipe diretiva, educadores e educandos
	
	
	Conduzir as práticas pedagógicas
	
	
	Trabalhar com o professor no processo de produção
	
Explicação: NESTA FASE A FUNÇÃO DO SUPERVISOR ERA DE INSPEÇÃO.
	
		5.
	
		Segundo Saviani (2008), existem dois requisitos fundamentais para se caracterizar uma atividade como profissão, a necessidade social e identidade própria. Neste especial a Supervisão pedagógica:
	
	
	
	
	Ainda está construindo sua identidade.
	
	
	Não se expressa enquanto necessidade social.
	
	
	Depende de políticas públicas para construir sua identidade.
	
	
	Não parte de necessidade social e ainda não construiu sua identidade.
	
	
	Só passou a ter identidade a partir do período tecnicista.
	
		6.
	
		A Supervisão Pedagógica no Brasil, historicamente, tem sido desenvolvida em contextos de compromissos e responsabilidades, mas também de equívocos. Essa afirmativa envolve a seguinte observação:
	
	
	
	
	O modelo político da época foi caracterizado como autoritário.
	
	
	Que o papel da Supervisão pedagógica sempre cumpriu o compromisso de garantir a qualidade do ensino, da educação, da formação humana. 
	
	
	A Supervisão pedagógica nem sempre cumpriu o compromisso de garantir a qualidade do ensino, da educação, da formação humana, trabalhando muitas vezes, para a manutenção das políticas ideológicas do Estado. 
	
	
	A ciência contribui para o entendimento da realidade em suas contradições.
	
	
	A qualidade do trabalho escolar se traduzia nas formas e meios de fazer a educação. 
	
		7.
	
		A Reforma Couto Ferraz (1854) estabeleceu como missão do Inspetor Geral supervisionar todas as escolas, nesse momento a ideia de supervisão ganhou contornos mais nítidos, passou a existir a necessidade de organização dos serviços educacionais, apontando para dois requisitos, são eles:
	
	
	
	
	A descentralização da educação e a organização de um sistema nacional.
	
	
	A dominância de atribuições burocráticas em detrimento das técnicos-pedagógicas e as determinação das funções do Inspetor. 
	
	
	A criação de uma diretoria técnica para a educação e a construção de escolas.
	
	
	A organização administrativo-pedagógica do sistema, assim como a organização das escolas na forma de grupos escolares.
	
	
	A instituição d as escolas de primeiras letras e a supervisão dos instrutores nas atividades do ensino. 
	
	
		8.
	
		Para Saviani (1999, p. 106) (...) a função do supervisor é uma função precipuamente política e não principalmente técnica. Sendo assim, podemos identificar como ação política:
	
	
	
	
	A defesa dos interesses socialmente dominantes. 
	
	
	A questão da identidade do Supervisor Pedagógico continuando como antes no período da ditadura. 
	
	
	A necessidade de mudança na esfera planetária. 
	
	
	O desafio de ir além do contexto pedagógico, contribuindo para o desenvolvimento da consciência necessária à transformação das relações sociais. 
	
	
	A única justificativa do caráter técnico da educação. 
	1a Questão 
	
	
	
	Sobre o Papel do Coordenador/Supervisor Pedagógico podemos encontrar várias incumbências: I) Valorizar e garantir a participação ativa dos professores, garantindo um trabalho que seja integrador e produtivo. ** II) Avaliar e acompanhar o processo ensino-aprendizagem, além dos resultados de desempenho dos alunos. ** III) Averiguar se a condutapedagógica dos docentes tem beneficiado o processo de aprendizado dos discentes. ** IV) Informar aos pais e responsáveis a situação escolar e de relacionamento dos alunos , bem como formar os educadores da escola. **Estão corretas as alternativas abaixo. **Assinale a alternativa sequenciada que condiz com o papel deste profissional. (Não rasure) . 
		
	
	V**F**F**V
	
	V**V**V**V 
	
	V**F** V**V
	
	F**V**V**F
	
	F**V**F**V 
	Respondido em 10/08/2019 07:56:18
	
	
	 
	
	 2a Questão 
	
	
	
	
	Complete o sentido da frase marcando a resposta certa: A Supervisão Pedagógica tem uma ação política, pois deve perceber seu fazer:
		
	
	Direcionado ao desenvolvimento de políticas.
	
	Percorrendo o caminho político partidário. 
	
	Auxiliando ao professor na tomada de decisões. 
	
	Relacionado ao contexto social, político, econômico e educacional. 
	
	Complementando os objetivos implícitos na sociedade. 
	Respondido em 10/08/2019 07:56:46
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 3a Questão 
	
	
	
	
	Segundo Ferreira (2008), o projeto sociocultural da modernidade se assenta em dois pilares fundamentais e complexos: o pilar da regulação e o pilar da emancipação, comportando assim, duas principais formas de conhecimento: o conhecimento regulação e o conhecimento emancipação. Sendo preciso valorizar o conhecimento emancipação, desequilibrando a favor dele, as relações com o conhecimento regulação. Nesse caso, estamos tratando:
		
	
	Do desenvolvimento de práticas que envolva professores e alunos em projetos de trabalho. 
	
	Da função do Supervisor pedagógico como orientadora da ação docente e também formadora, no sentido de que o professor possa contribuam para o desenvolvimento da consciência reflexiva do aluno.
	
	Da identidade do trabalho docente. 
	
	Dos caminhos que o Supervisor pedagógico tem trilhado ao longo da história. 
	
	Da função supervisora como principal formadora dos professores. 
	Respondido em 10/08/2019 07:57:07
	
	
	 
	
	 4a Questão 
	
	
	
	
	Na década de 60, a educação se reduziu ao aspecto exclusivamente técnico. Nesse período a Supervisão pedagógica desempenhou a função de:
		
	
	Pesquisa. 
	
	Crescimento.
	
	Acompanhamento.
	
	Controle. 
	
	Observação.
	Respondido em 10/08/2019 07:57:19
	
	
	 
	
	 5a Questão 
	
	
	
	
	A Ação Supervisora tem recebido diversas denominações que identificam a especificidade do seu fazer, dentre elas podemos citar:
		
	
	Gestão, Coordenação e Supervisão Pedagógica.
	
	Coordenação, Supervisão e Orientação Pedagógica.
	
	Gestão, Orientação e Supervisão Pedagógica.
	
	Administração, Supervisão e Orientação Pedagógica.
	
	Coordenação, Gestão e Inspeção Escolar.
	Respondido em 10/08/2019 07:57:39
	
Explicação: Temos tido diversos modos de identificar a ação supervisora, entre outras, podemos citar: Supervisão, Coordenação e Orientação Pedagógica. 
	
	
	 
	
	 6a Questão 
	
	
	
	
	Quando afirmamos que a Supervisão Pedagógica pode desenvolver seu trabalho estabelecendo relações com o contexto social, político, econômico e educacional é que isso que vai lhe conferir sentido, estamos abordando a ação política da função supervisora. Desta forma, podemos entender o significado de político como:
		
	
	A atuação do Supervisor para ajustes do processo ensino e aprendizagem. 
	
	A vocação histórica da função supervisora, atuando no processo educacional.
	
	Voltado para a construção da cidadania, desenvolvendo a consciência dos direitos e deveres políticos. 
	
	Referência à problematização das tarefas diárias do supervisor pedagógico junto ao professor. 
	
	O desenvolvimento de hábitos relacionados ao meio político. 
	Respondido em 10/08/2019 07:58:10
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 7a Questão 
	
	
	
	
	A Supervisão Pedagógica no Brasil, historicamente, tem sido desenvolvida em contextos de compromissos e responsabilidades, mas também de equívocos. Essa afirmativa envolve a seguinte observação:
		
	
	Que nem sempre cumpriu o compromisso de garantir a qualidade do ensino, da educação, da formação humana, trabalhando muitas vezes, para a manutenção das políticas ideológicas do Estado.
	
	A qualidade do trabalho escolar se traduzia nas formas e meios de fazer a educação.
	
	O modelo político da época foi caracterizado como autoritário.
	
	Que o papel da Supervisão pedagógica sempre cumpriu o compromisso de garantir a qualidade do ensino, da educação e da formação humana.
	
	A ciência contribui para o entendimento da realidade em suas contradições.
	Respondido em 10/08/2019 07:58:28
	
	
	 
	
	 8a Questão 
	
	
	
	
	De acordo com Kuenzer (2003) apud Ferreira (2007, p. 47) " (...) através da educação, o Estado pode incutir na sua população, interesses, aspirações e valores com a finalidade de facilitar determinadas mudanças consideradas imprescindíveis ao alcance dos objetivos nacionais." Coube à escola (aparelho ideológico) a maior responsabilidade na reprodução das relações capitalistas, mistificando a verdadeira tomada de consciências. A crítica feita pela autora se refere a:
		
	
	escola integral.
	
	escola voltada para a formação do cidadão.
	
	escola voltada para a formação de mão de obra.
	
	escola básica.
	
	escola especial.
	
	 1a Questão 
	
	
	
	Para desenvolver seu trabalho técnico científico, o supervisor educacional se desenvolve através de três etapas distintas, são elas: 
		
	
	Planejamento, acompanhamento e controle
	
	Planejamento, fiscalização e controle; 
	
	Fiscalização, acompanhamento e controle
	
	Planejamento, controle e autoritarismo
	
	Autonomia, controle e fiscalização
	Respondido em 10/08/2019 08:07:17
	
Explicação: 
A partir da promulgação da atual LDB, o Supervisor Escolar recebeu o grande compromisso de coordenar a elaboração e acompanhar a execução da proposta pedagógica, com a participação da comunidade escolar. É imprescindível que as atribuições do supervisor sejam planejadas em parceria com o Orientador Educacional, principalmente no aspecto de articulação com a comunidade escolar. A função do supervisor escolar está centrada na ação pedagógica, processos de ensino e aprendizagem. 
	
	
	 
	
	 2a Questão 
	
	
	
	
	Observe a afirmativa: ¿A ação do Supervisor pedagógico transita sob as lentes das relações interpessoais.¿ Podemos dizer que significa dizer que:
		
	
	O Supervisor pedagógico deve agir como psicólogo. 
	
	As relações interpessoais aparecem como o foco do fazer do Supervisor pedagógico. 
	
	O Supervisor pedagógico deve interagir com o gestor. 
	
	O Supervisor pedagógico trabalha em contextos de desenvolvimento não apenas intelectuais ou técnicos, mas também afetivo, ético, social e político. 
	
	As relações interpessoais são os caminhos para a solução dos problemas da educação. 
	Respondido em 10/08/2019 08:07:40
	
	
	 
	
	 3a Questão 
	
	
	
	
	Para Tardif (2000), novos saberes são ressignificados pelas experiências acumuladas pelos docentes em suas trajetórias educativas devendo ser ressaltado que seus valores sociais, culturais e epistemológicos relacionam-se diretamente à sua capacidade permanente de renovação. Já Christov (2008), define os saberes fundamentais para o exercício da Supervisão Pedagógica em: 
		
	
	saberes pedagógicos e saberes primários.
	
	saberes atemporais e saberes das relações interpessoais.
	
	saberes inatos e saberes das relações interpessoais.saberes pedagógicos e saberes conceituais. 
	
	saberes pedagógicos e saberes das relações interpessoais. 
	Respondido em 10/08/2019 08:08:16
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 4a Questão 
	
	
	
	
	O objeto específico da supervisão escolar na escola é o processo ensino aprendizagem e, desta forma inclui: 
		
	
	currículo; - programas; - planejamento; - métodos de ensino; - avaliação; - reprovação. 
	
	currículo; - programas; - planejamento; - métodos de ensino; - gestão escolar; - recuperação. 
	
	currículo; - programas; - planejamento; - trabalho de campo; - avaliação; - recuperação. 
	
	- currículo; - programas; - planejamento; - métodos de ensino; - avaliação; - recuperação. 
	
	- currículo; - estágios; - planejamento; - métodos de ensino; - avaliação; - recuperação. 
	Respondido em 10/08/2019 08:08:49
	
	
	 
	
	 5a Questão 
	
	
	
	
	Segundo Bruno e Almeida (2008) existem alguns princípios que segundo Roger (2001) e Freire (2004) precisam ser preservados na prática profissional do Supervisor pedagógico, sendo eles:
		
	
	Executor de políticas, regulação e controle. 
	
	Pioneirismo e criatividade.
	
	Empatia, autenticidade, consideração positiva e dialogicidade. 
	
	Dialogicidade, controle, regulação e participação
	
	Emancipação, empatia e autenticidade. 
	Respondido em 10/08/2019 08:09:15
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 6a Questão 
	
	
	
	
	Entre outros, consideramos os saberes pedagógicos como saberes imprescindíveis a atuação do Supervisor Pedagógico. Eles podem ser identificados, especificamente no (as):
		
	
	Currículo, atividades didáticas, planejamento e educação continuada de professores. 
	
	Formação inicial e continuada.
	
	Falar, ouvir e calar.
	
	Saber fazer e conviver. 
	
	Diálogo e controle dos processos. 
	Respondido em 10/08/2019 08:09:33
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 7a Questão 
	
	
	
	
	COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA: CONCEITOS E ESPECIFICIDADES : Nesta questão a pergunta é : Identifique ações que são específicas do fazer da CoordenaçãoPedagógica: I - Lidera o grupo nas decisões técnico-pedagógicas. ** II Desenvolve o grupo a partir da formação continuada. ***III Estabelece relação entre os problemas cotidianos e a pesquisa. **IV Organiza ações para melhor investimento financeiro da escola. Estão corretas as alternativas ? Assinale baixo e não rasure: 
		
	
	I e II
	
	II e a IV 
	
	I, II e III
	
	II, III e IV
	
	I, II, III, e IV 
	Respondido em 10/08/2019 08:09:53
	
	
	 
	
	 8a Questão 
	
	
	
	
	Marque a resposta que identifique o objetivo específico da atuação do Supervisor Pedagógico na escola:
		
	
	Confronto da realidade existente com a realidade almejada. 
	
	O compromisso de buscar a garantia da qualidade da formação humana como resultado do processo de ensino e aprendizagem. 
	
	A realização do diagnóstico. 
	
	A realização do diagnóstico.
	
	A intencionalidade pedagógica da prática docente. 
	1a Questão 
	
	
	
	Dentre as atribuições abaixo, quais o orientador pedagógico precisa encarar como prioridade: I. Conferir se as classes estão organizadas e limpas antes das aulas; II. Fiscalizar a entrada e a saída de alunos; III. Organizar encontros de docentes por área e por ano escolar; IV. Fornecer base teórica para nortear a reflexão sobre as práticas; V. Conhecer o desempenho da escola em avaliações externas. 
		
	
	Somente II, III e V
	
	Somente I, II e IV
	
	Somente IV e V;
	
	Somente III, IV e V
	
	Todas as opções estão corretas.
	Respondido em 10/08/2019 08:28:13
	
	
	 
	
	 2a Questão 
	
	
	
	
	Marque a resposta certa. O Supervisor Pedagógico é o profissional responsável por desencadear o processo de mudança, mas mudança da escola requer um trabalho conjunto e por isso supõe:
		
	
	Apoio, variações e busca. 
	
	Capacitação, troca e diversificação. 
	
	Comprometimento e fusão de visões. 
	
	Diálogo, troca de diferentes experiências e respeito à diversidade de pontos de vista. 
	
	Gestão, formação continuada e valorização. 
	Respondido em 10/08/2019 08:28:35
	
	
	 
	
	 3a Questão 
	
	
	
	
	O objeto da atenção Supervisora Pedagógica é o conhecimento traduzido por meio do: Assinale a opção correta: 
		
	
	Processo que auxilia a percepção global do contexto e suas relações,
	
	Método e procedimento de ensino e aprendizagem, avaliação e recuperação.
	
	Diálogo, aproximações tanto em um ano ou ciclo escolar, quanto na seqüência, nos diversos anos ou ciclos.
	
	Currículo, dos programas, dos conceitos construídos e reconstruídos em cada área de estudo e suas metodologias
	
	Desenvolvimento de análise para detectar a realidade e então, gerar estratégias para ação.
	Respondido em 10/08/2019 08:29:03
	
Explicação: A formação do supervisor bem como sua atuação vem adquirindo Importância nos meios políticos, econômicos, educacionais e legais.
	
	
	 
	
	 4a Questão 
	
	
	
	
	CEPERJ/2015: Dentro das atribuições do Orientador Pedagógico, na visão de Libâneo, pode-se afirmar que esse profissional: 
		
	
	deve estar comprometido com a educação, visando o bom funcionamento da instituição escolar
	
	é responsável por verificar os planejamentos de aula e a didática dos professores em conduzir a prática em sala
	
	precisa controlar as emoções dos professores, pois eles vivem estressados com a indisciplina dos alunos
	
	é parte integrante da gestão escolar, cuja função é de impor as regras das práticas docentes e discente.
	
	atua em várias instâncias da prática educativa, direta ou indiretamente ligadas à organização e aos processos de transmissão e assimilação de saberes e modos de ação.
	Respondido em 10/08/2019 08:29:26
	
	
	 
	
	 5a Questão 
	
	
	
	
	Quando afirmamos: ¿ a escola mantém uma relação dialética com a sociedade, pois ao mesmo tempo em que ela reproduz, ela pode transformar a cultura¿, estamos lembrando uma perspectiva básica do fazer do Supervisor pedagógico. Como pode ser identificada essa perspectiva?
		
	
	A contribuição do fazer do Supervisor se restringe, apenas, ao espaço escolar. 
	
	O fazer do Supervisor pedagógico está em desvelar e explicitar as contradições presentes na sociedade, que interferem no desenvolvimento do trabalho escolar, ressignificando essas contradições e caminhando na direção de uma escola transformadora. 
	
	O trabalho de organização da escola não deve se restringir somente ao espaço pedagógico, é preciso entender os aspectos que envolvem a vida de cada ator e tentar adequar as ações a cada um particularmente. 
	
	O fazer do Supervisor pedagógico não envolve as questões sociais. 
	
	O desenvolvimento do trabalho docente envolve somente as estratégias determinadas pelas políticas públicas. 
	Respondido em 10/08/2019 08:30:02
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 6a Questão 
	
	
	
	
	A prática do supervisor escolar é fundamentada e constituída democraticamente através... 
		
	
	da autoridade centrada na sua função de selecionar os melhores professores para o quadro docente
	
	de participação de pais e mestres informando unicamente sobre notas e boletins de alunos problemas
	
	de reunião com diretores escolares determinando a hierarquização e direcionando o corpo docente
	
	de sua participação no processo de tomadas de decisões técnicas, administrativas e pedagógicas. 
	
	de reunião diretiva que garanta as decisões unilaterais, advinda da instituiçãomantenedora
	Respondido em 10/08/2019 08:30:28
	
Explicação: 
O Supervisor é um mediador das relações de ensino-aprendizagem. Para que o supervisor escolar consiga atingir seus objetivos ele deve traçar o perfil da escola dentro do projeto político pedagógico sempre orientando, ajudando os professores, alunos e pais. Estes sim devem fazem com que o trabalho escolar seja um modelo de busca e aprendizado em seu dia a dia. O supervisor escolar nunca deve esquecer que sempre deve haver uma comunicação dialógica entre ele e os demais membros da comunidade escolar, pois o diálogo é fundamental. 
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 7a Questão 
	
	
	
	
	Quando Orsolon (2009) aponta diferentes ações ou atitudes do Supervisor pedagógico que considera desencadeadoras de mudanças na escola, inclui o estabelecer parceria com o aluno: incluí-lo no processo de planejamento do trabalho docente. Desta forma está se referindo:
		
	
	À participação dos alunos com opiniões, sugestões e avaliações no processo de planejamento do trabalho docente, buscando instigar o professor a refletir e avaliar, com frequência, seu plano de trabalho e redirecioná-lo, também do professor produzir conhecimento sobre os alunos. 
	
	Ao atendimento dos desejos e anseios do professor. 
	
	À visualização de novas perspectivas, movimentar o cotidiano do professor, desencadeando movimento de busca pelo conhecimento a partir de outros repertórios de ação. 
	
	A uma proposta de trabalho nova, desencadeando um trabalho de acompanhamento da ação docente. 
	
	A adequação do perfil profissional do professor ao ambiente da escola sendo essa um espaço para compartilhar experiências, seja a que se refere ao homem, cidadão ou profissional. 
	Respondido em 10/08/2019 08:31:11
	
	
	 
	
	 8a Questão 
	
	
	
	
	Ao longo da formação do supervisor escolar, muitas mudanças ocorreram quanto a sua função na escola. Assinale abaixo o que  NÃO corresponde a tal função: 
		
	
	Buscar a efetivação do trabalho coletivo na escola; 
	
	Dinamizar os parâmetros que favoreçam o processo ensino-aprendizagem
	
	Fazer a inspeção e fiscalização dos aspectos burocráticos da escola
	
	Conduzir a elaboração do Projeto Político-Pedagógico; 
	
	Participar de reuniões e planejamentos com os professores
	1a Questão 
	
	
	
	A Supervisão pedagógica ao participar e acompanhar o planejamento dos professores do Ensino Fundamental identificou como sendo a maior queixa a "lentidão" dos alunos na escrita. Respaldando-se nos fundamentos e procedimentos sugeridos nos PCN, mostrou que um forte indicador das dificuldades dos alunos está relacionado com um sentimento de incapacidade para a aprendizagem que muitas vezes bloqueia o desenvolvimento do aluno no processo. Assim é tarefa do Supervisor pedagógico refletir, coletivamente, sobre os seguintes aspectos:
		
	
	encaminhamentos e intervenções que modifiquem qualitativamente as situações de aprendizagem oferecidas no cotidiano escolar, sendo favoráveis ao processo evolutivo do aluno.
	
	estratégias importantes para fortalecer o descompasso entre a avaliação mediadora e os pressupostos teóricos previstos nos PCN.
	
	a omissão do serviço de supervisão pedagógica, pois todos os pedagogos da equipe são limitados no processo de alfabetização e devem desenvolver outros trabalhos.
	
	a operacionalização urgente do que vem sendo definido pelos docentes que são comprometidos com a escola.
	
	os meios para que os docentes possam tratar bem os alunos e estabeleça as relações com os alunos mais capazes.
	Respondido em 10/08/2019 08:41:59
	
	
	 
	
	 2a Questão 
	
	
	
	
	Com relação à profissão do Supervisor pedagógico, podemos afirmar que na década de 80 ocorreu:
		
	
	A regulamentação do curso de Pedagogia. 
	
	O desaparecimento da figura do Supervisor pedagógico.
	
	Um esvaziamento da profissão. 
	
	A desregulamentação da profissão do pedagogo. 
	
	Um crescente movimento de regulamentação da profissão do Supervisor Pedagógico. 
	Respondido em 10/08/2019 08:42:35
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 3a Questão 
	
	
	
	
	O supervisor escolar encontra em sua prática cotidiana muitos desafios ao se deparar com a realidade das escolas públicas. São desafios requentes:
		
	
	Evasão, adequação das escolas e trabalho integrado
	
	Indisciplina e aprovação em massa com notas razoáveis
	
	Alto índice de aprovação e evasão escolar; 
	
	Alto Estímulo dos professores e trabalho coletivo
	
	Alto índice de reprovação, evasão e falta de materiais pedagógicos
	Respondido em 10/08/2019 08:43:12
	
Explicação: 
O supervisor escolar encontra em sua prática cotidiana muitos desafios ao se deparar com a realidade das escolas públicas: alto índice de reprovação, evasão e falta de materiais pedagógicos.
	
	
	 
	
	 4a Questão 
	
	
	
	
	O planejamento, na escola, precisa ser compreendido como uma oportunidade de dar outro sentido as ações educativas e, portanto, de ressignificar o próprio trabalho docente. Ao pensar no Projeto Político Pedagógico, o supervisor pedagógico deve ter como tarefa:
		
	
	Coordenar, juntamente com a equipe gestora, os encontros de trabalho e acompanhar o seu desenvolvimento na escola.
	
	Diagnosticar os principais problemas da escola e elaborar o roteiro com os itens do projeto,
	
	Excluir a participação da comunidade escolar na construção do projeto.
	
	Elaborar o Regimento Escolar.
	
	Elaborar o currículo dos níveis de ensino que a escola oferece.
	Respondido em 10/08/2019 08:44:16
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 5a Questão 
	
	
	
	
	Na década de 70 houve certo aprofundamento dos estudos sobre a supervisão e o currículo. Neste período, o MEC elaborou um documento que orientava para:
		
	
	Que a Supervisão pedagógica cumprisse apenas a burocracia. 
	
	A retirada do Supervisor pedagógico das escolas.
	
	A criação dos ginásios vocacionais. 
	
	O cumprimento dos 200 dias letivos. 
	
	A necessária presença dos Supervisores pedagógicos em todas as unidades escolares.
	Respondido em 10/08/2019 08:44:40
	
	
	 
	
	 6a Questão 
	
	
	
	
	CEPERJ/2015: Para Libâneo, há uma ideia de senso comum, inclusive de muitos pedagogos, de que Pedagogia é o modo como se ensina, o modo de ensinar a matéria, o uso de técnicas de ensino. O pedagógico aí diz respeito ao metodológico, aos procedimentos, por isso, trata-se de uma ideia:
		
	
	contemporânea e simplista
	
	formal e tradicional
	
	ideal e individual
	
	simplista e reducionista
	
	capitalista e individualista
	Respondido em 10/08/2019 08:45:10
	
	
	 
	
	 7a Questão 
	
	
	
	
	Leia cada uma destas afirmações. I.A organização curricular deve corresponder às necessidades dos educandos face ao contexto ecológico, econômico, demográfico, social e cultural em que vivem e às suas condições e perspectivas psicoemocionais. II. Cada um e todos os setores ou funções da escola devem ter a perspectiva global do processo educativo. III. Todos os setores ou funções da escola devem ter a perspectiva da posição de cada um no processo educativo, bem como compreender os seus papéis e suas inter-relações. A alternativa cujo(s) item(ns) contempla(m), plenamente, os aspectos abordados pela autora é: 
		
	
	II- III
	
	I - III
	
	III
	
	I - II
	
	I - II - III
	
	1a Questão 
	
	
	
	No início das reuniões de formação continuada é comum o silêncio como resposta, muitas vezes o medo da exposição prevalece. As pessoas precisam estar seguras para expressarem seus entendimentossobre determinado assunto. O medo vai sendo superado com a construção de vínculos e com a própria compreensão do texto. Portanto, quando acontecer o silêncio o pedagogo deve:
		
	
	Desconsiderar o registro das principais discussões e também a elaboração das sínteses, já que o debate não aconteceu, por que o grupo ficou em silêncio.
	
	Levar o grupo de volta ao texto e ir, aos poucos, explicitando as ideias, fazendo perguntas e estabelecendo relações com a prática.
	
	Finalizar o encontro, por que o grupo permaneceu em silêncio demonstrando desinteresse em dar continuidade aos debates.
	
	Observar o que está na pauta e dar continuidade ao próximo assunto, pois precisa cumprir exatamente o tempo que está dedicado ao encontro na pauta.
	
	Improvisar e preparar o grupo para mudar de atividade, para que alguma coisa seja desenvolvida, justificando o cumprimento do trabalho.
	Respondido em 10/08/2019 08:53:16
	
Explicação: Os textos precisam estar adequados ao grupo, o pedagogo precisa se preparar para as discussões e debates sobre o tema,é preciso muito estudo, também é importante que os professores façam a leitura do texto escolhido antes da reunião. Se os professores não levantarem questões sobre o texto, o Pedagogo deverá fazê-lo.
	
	
	 
	
	 2a Questão 
	
	
	
	
	O Supervisor Pedagógico hoje é o responsável pelo acompanhamento da prática do professor, devendo oferecer orientação e assistência às dificuldades enfrentadas no cotidiano escolar. Mas essa orientação e assistência só produzirão o efeito desejado quando:
		
	
	A mudança se materializar em novas propostas curriculares divulgadas pelos órgãos oficiais. 
	
	Os conteúdos se tornarem ultrapassados.
	
	Proporcionar a realização individual e social do educando.
	
	Estiver voltada para o desenvolvimento profissional do professor.
	
	Houver elevação do nível de crítica dos educandos.
	Respondido em 10/08/2019 08:54:03
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 3a Questão 
	
	
	
	
	Em nossos estudos vimos que historicamente a educação em determinado período se reduziu ao aspecto exclusivamente técnico, desvirtuando-se da verdadeira ação educativa. Assim, passou-se a educar para o fazer, para o obedecer, para a execução de determinados papeis ou para ¿mão-de-obra¿ especializada. Esse modelo político foi caracterizado como autoritário. Considerando o contexto histórico marque a afirmativa correta:
		
	
	Coube a escola a maior responsabilidade na reprodução das relações capitalistas, mistificando a verdadeira tomada de consciências. 
	
	O objetivo era qualificar profissionais técnicos para atender as necessidades do mercado e de aumento de produtividade.
	
	Esse conceito teve sua origem na administração e passou para a educação com a função de controle do processo educacional.
	
	Coube à educação manter o papel regulador da Supervisão Pedagógica no período tecnicista.
	
	Todas as alternativas estão corretas
	Respondido em 10/08/2019 08:54:45
	
Explicação: O Supervisor Pedagógico se tornou o responsável pelo acompanhamento da prática do professor, devendo oferecer orientação e assistência nas dificuldades enfrentadas no cotidiano escolar, mantendo sempre um relacionamento próximo, um ambiente de colaboração e respeito mútuo.
	
	
	 
	
	 4a Questão 
	
	
	
	
	Atualmente a atuação da Supervisão junto aos professores tem um novo dimensionamento. Marque a opção que traduz a proposta de atuação da Supervisão/Coordenação junto aos professores na atualidade. 
		
	
	Organizador burocrático
	
	Organizador do currículo
	
	Inspeção controladora 
	
	Estimulador e sustentador do trabalho docente 
	
	Normativa e prescritiva 
	Respondido em 10/08/2019 08:55:01
	
Explicação: Atualmente forma o docente e é um estimulador e sustentador do trabalho docente. 
	
	
	 
	
	 5a Questão 
	
	
	
	
	De acordo com Tebar (2003), existem ações que são de responsabilidade da escola, que contribuem para a superação das dificuldades de aprendizagem de cada aluno e a Supervisão pedagógica precisa levar em conta no momento de planejar a formação continuada, dentre elas podemos apontar:
		
	
	Desenvolver hábitos de higiene.
	
	Buscar auxílio do poder público para as famílias. 
	
	Trabalhar com professores especialistas em métodos e programas, equipes multidisciplinares e fazer diagnóstico das dificuldades. 
	
	Levantamento das dificuldades dos pais e famílias das redondezas. 
	
	Investigação sobre a prática educativa e possíveis constrangimentos das famílias. 
	Respondido em 10/08/2019 08:55:32
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 6a Questão 
	
	
	
	
	Podemos observar que as formações propostas pelos sistemas de educação não têm alcançado os resultados esperados e os motivos podem ser, marque a resposta certa:
		
	
	Os planos de formação acabam trabalhando com carências e urgências técnicas, buscando receitas, não dedicando o tempo necessário e não escolhendo formadores competentes.
	
	Visão micro e macro das necessidades dos pais e famílias. 
	
	Ausência de impacto nos resultados escolares, análise das causas, novos enfoques e impulso voluntário.
	
	Elaboração de inúmeros planejamentos. 
	
	Necessidade de programas que favoreçam a necessidade da equipe de gestão. 
	Respondido em 10/08/2019 08:55:50
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 7a Questão 
	
	
	
	
	Tardif (2000), buscando propiciar uma melhor análise do processo de formação docente, classifica os saberes docentes em categorias, estas contemplam o pluralismo dos saberes profissionais. São elas: I - saberes temporais. II - saberes plurais e heterogêneos. III - saberes personalizados e situados. IV - saberes que carregam as marcas do ser humano. Está correto o que se afirma em: 
		
	
	Apenas II, III e IV
	
	Apenas II e IV
	
	Apenas I e III
	
	Apenas I
	
	I, II, III e IV
	Respondido em 10/08/2019 08:56:20
	
	
	 
	
	 8a Questão 
	
	
	
	
	Quando afirmamos que a Supervisão Pedagógica deve deixar de ser um recurso meramente técnico, para se tornar político, estamos nos referindo:
		
	
	Ao cumprimento das demandas específicas da escola.
	
	Ao envolvimento do Supervisor pedagógico nos movimentos políticos do bairro.
	
	À necessidade da equipe de gestão ter um olhar para a ação do Supervisor pedagógico.
	
	A um fazer que envolva, principalmente, o sistema de ensino como um todo.
	
	À necessidade do Supervisor pedagógico ampliar seu campo de visão, trabalhando na melhoria das estratégias docentes com foco na melhoria da qualidade de vida dos alunos.
	
	1a Questão 
	
	
	
	Nos processos de formação continuada na escola, é preciso considerar um tratamento específico para cada etapa. Aponte qual deve ser a primeira etapa efetiva desse trabalho?
		
	
	Conseguir a autorização dos órgãos competentes.
	
	Mobilizar e reunir os professores.
	
	Selecionar o tema a ser trabalhado.
	
	Envolver os alunos no processo de formação.
	
	Envolver a equipe de gestão da escola.
	Respondido em 10/08/2019 08:58:31
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 2a Questão 
	
	
	
	
	No início do ano, em uma escola do Ensino Médio, alguns professores não se dispuseram a planejar suas atividades no período descrito no calendário escolar. Logo após o início das aulas, pelo menos, três desses professores, trouxeram planos de aulas copiados do livro texto. Aponte qual deveria ser a atitude mais adequada para o Supervisor pedagógico.
		
	
	O Supervisor pedagógico deve aceitar os planos e, em seguida, encaminhar os professorespara a gestão da escola tomar as providências necessárias.
	
	O Supervisor pedagógico deve buscar um diálogo aberto com esses professores, mostrando que essa atuação é indevida e, em seguida, utilizar o espaço da formação continuada para, em grupo, trabalhar o tema planejamento, para que possam aprender e, finalmente, planejar suas aulas.
	
	O Supervisor pedagógico deve acolher os planos e, em seguida, solicitar que façam as adequações. 
	
	O Supervisor pedagógico deve buscar um diálogo aberto com esses professores, lembrando que essa atuação é indevida e, em seguida, solicitar que façam novos planos. 
	
	O Supervisor pedagógico deve aceitar os planos e não discutir o problema. 
	Respondido em 10/08/2019 08:59:11
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 3a Questão 
	
	
	
	
	No processo de formação dos grupos de trabalho (formação) na escola, consideramos de vital importância a parceria, nesse caso estamos nos referindo:
		
	
	A ação conjunta dos alunos da escola.
	
	A ação conjunta de toda a equipe do sistema.
	
	A ação conjunta de toda a equipe de gestão e familiares da escola.
	
	A ação conjunta de todos os professores da escola.
	
	Ação conjunta de toda a equipe de gestão da escola e professores.
	Respondido em 10/08/2019 08:59:37
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 4a Questão 
	
	
	
	
	A importância da Supervisão / Coordenação na formação dos grupos de trabalho tem como ênfase trabalhar a prática do professor, como objeto de estudo, permitindo trazer à tona a leitura da prática de cada professor, visando um processo de mudança da realidade de cada um e do grupo. Essa reflexão sobre a prática do professor precisa ser 
		
	
	Lúdica e descompromissada com a realidade de cada um;
	
	Atravessada pela visão crítica da prática
	
	Confrontada com o modelo único da escola, acerca da prática esperada;
	
	Elaborada a partir dos exemplos trazidos das práticas dos membros da escola e que não deram certo, apontando-lhes os erros;
	
	Trazida já pronta, sem questionamentos, pela Supervisão / Coordenação para ser adotada por todos.
	Respondido em 10/08/2019 09:00:20
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 5a Questão 
	
	
	
	
	Lúcia é Coordenadora e também Orientadora Pedagógica de uma escola. No início do ano letivo ela organiza uma semana para encontro dos professores, onde são feitos estudos das Diretrizes Curriculares e, em seguida, os esboços dos planejamentos de seus respectivos cursos. Neste período, também aproveita para discutir sobre as metodologias e materiais didáticos. Levando em conta o desenvolvimento dessas atividades, podemos definir como saberes desta profissional? Assinale a resposta correta. 
		
	
	Proporcionar encontros individuais e coletivos com estes docentes, para elaborar um bom plano de aula.
	
	Ser Profissional, carismático, atuação e desenvolvimento do trabalho pedagógico. 
	
	Fazer valer a formação continuada, visão do currículo, planejamento e didáticos pedagógicos.
	
	Utilizar Metodológicos, qualitativos, quantitativos e formação de professores.
	
	Usar somente reflexão, ação, contextualização e atuação, uma vez que é líder pedagógica deste grupo.
	Respondido em 10/08/2019 09:01:01
	
	
	 
	
	 6a Questão 
	
	
	
	
	Que ideias-força dinamizam a discussão atual sobre currículo e contribuem para a contextualização e interdisciplinaridade na prática pedagógico-educacional: 
		
	
	A ideia do cumprimento das atividades previstas
	
	Ο ideia de preparação para o mercado de trabalho . 
	
	Ο ideia de projeto pedagógico e trabalho coletivo. 
	
	Ο ideia de autonomia e democratização da escola. 
	
	Ο ideia de aplicação técnica dos conteúdos escolares. 
	Respondido em 10/08/2019 09:01:27
	
Explicação: 
 A discussão atual sobre currículo e contribuem para a contextualização e interdisciplinaridade na prática pedagógico-educacional: o ideia de autonomia e democratização da escola.
	
	
	 
	
	 7a Questão 
	
	
	
	
	A formação continuada na escola tem compromisso explícito com a melhoria do trabalho pedagógico, dessa forma, um cuidado que o Supervisor pedagógico deve ter nesses encontros é:
		
	
	Trabalhar com temas amenos para não ferir suscetibilidades.
	
	Trazer a equipe de gestão para participar dos encontros.
	
	Não cobrar a presença dos professores.
	
	Não fazer reuniões permanentes.
	
	Estar totalmente disponível no horário marcado. 
	Respondido em 10/08/2019 09:01:56
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 8a Questão 
	
	
	
	
	Tomando como base que a principal função do Supervisor pedagógico é formar os professores dentro da instituição em que atuam, então, aponte a opção que melhor identifique os princípios que devem nortear a formação continuada dentro da escola:
		
	
	Identificar as lideranças para trabalhá-las no sentido de não perder tempo.
	
	Trabalhar a formação contínua, pois ela sempre deverá fazer parte do plano de ação do Supervisor pedagógico.
	
	O exercício de uma educação consciente, que trabalhe as necessidades atuais dos alunos, com o desenvolvimento de um trabalho que possibilite a superação da fragmentação.
	
	Criar o hábito de estudar em grupo, possibilitando que todas as novidades do cotidiano não fiquem sem o conhecimento do Supervisor pedagógico.
	
	Formar os professores dentro da instituição em que atuam.
	
	1a Questão 
	
	
	
	Marque V para alternativa verdadeira e F para a falsa: a) Estudar em grupo significa aproximar-se de outras vozes, de outros textos, de outros intérpretes, fazendo um ir e vir de questões, reelaborações e sínteses. b) A organização dos grupos de estudo é o único canal para investir na formação, é o meio para estudar de forma sistematizada. c) A autobiografia é a escrita reflexiva de nós mesmos, onde identificamos as opções passadas, compondo os projetos do amanhã. d) Na sequência das reuniões de formação é necessário construir uma documentação sistematizando o vivido pelo grupo. e) Os registros das atividades desenvolvidas no grupo servirão como referência para os momentos de descontração. Escolha a sequência correta: 
		
	
	FVVVF
	
	FFFVV
	
	VFVVF
	
	VFVFF
	
	VVVFF
	Respondido em 10/08/2019 09:05:30
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 2a Questão 
	
	
	
	
	É preciso considerar que a reunião pedagógica, onde podemos aprender em conjunto, só tem sentido se os educadores e a escola estiverem em busca da concretização de uma proposta ou se houver um compromisso com uma utopia, um desejo ou um projeto. Neste sentido, a estruturação da reunião deve corresponder ao(s)
		
	
	desejos e necessidades do grupo de professores. 
	
	ideal de escola dita moderna, quando da mudança de sua estrutura.
	
	que determinam as mudanças do gestor da escola.
	
	conselho deliberativo coordenado pelo sistema.
	
	cumprimento do cronograma da escola ou do gestor.
	Respondido em 10/08/2019 09:06:08
	
	
	 
	
	 3a Questão 
	
	
	
	
	Na formação dos grupos de estudos na escola, Placco e Souza (2008) sugerem algumas dimensões a serem trabalhadas pelo Supervisor pedagógico, são elas:
		
	
	Pluralidade de formas, saberes e consciência.
	
	Saberes da ação e saberes plurais.
	
	Competências pessoais, competências sociais e conhecimentos.
	
	Visões do vir a ser e técnicas.
	
	Reconhecimento e visão.
	Respondido em 10/08/2019 09:04:04
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 4a Questão 
	
	
	
	
	No trabalho de formação na escola, uma das atividades que pode contribuir para a melhor reflexão do professoré a escrita das memórias. Essa atividade contribui para o desenvolvimento do grupo, pois:
		
	
	É possível revelar a melhor e pior formação.
	
	Pela desenvoltura na escrita, é possível saber quem será o redator do grupo.
	
	Através dela é possível transportar emoções, ternuras, inquietações, perplexidades que revelam a pessoa que nos tornamos.
	
	A escrita das memórias oferece um momento de descontração ao grupo.
	
	Permite certa neutralidade.
	Respondido em 10/08/2019 09:04:17
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 5a Questão 
	
	
	
	
	Segundo Placco e Souza (2008) uma das dimensões a serem trabalhadas pelo Supervisor Pedagógico nas reuniões de formação contínua é a Competência pessoal do professor, podemos dizer que esse trabalho envolve:
		
	
	O desenvolvimento do autoconhecimento, de valores, da capacidade de tomar decisões e de resolver problemas, definição de metas, entre outras.
	
	Melhor desempenho acadêmico.
	
	A melhoria de técnicas.
	
	O olhar para a vida social do aluno.
	
	O desenvolvimento de sua capacidade profissional.
	Respondido em 10/08/2019 09:04:29
	
	
	 
	
	 6a Questão 
	
	
	
	
	O trabalho de formação continuada na escola, quando bem estruturado, pode ser considerado uma ousadia, pois essa formação deve buscar:
		
	
	Trabalhar o conhecimento do professor.
	
	A discussão dos objetos das aulas.
	
	Definir as metas da escola.
	
	A transformação da consciência do professor.
	
	Construir melhores planos de aula.
	Respondido em 10/08/2019 09:04:41
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 7a Questão 
	
	
	
	
	De acordo com Vera Candau (2000):
"Nas sociedades atuais, muitas são as formas de acesso ao conhecimento, não se podendo atribuir à escola a quase exclusividade desta função. O impacto dos meios de comunicação de massa e, particularmente, da informática, está revolucionando as formas de construir conhecimento. E estas formas estão chamadas a se multiplicar nos próximos anos". 
Nesse sentido, é possível se depreender que os professores, em geral, estão chamados a enfrentar questões colocadas pela diversidade de informações que o aluno recebe, pela agilidade dessa informação, pelo interesse despertado pela comunicação via web, pela mutação cultural que hoje ocorre. Para enfrentar tal desafio, o Supervisor Escolar precisa estimular e garantir espaço e tempo de estudo aos professores, valorizando o processo de formação continuada do corpo docente da escola. Nesse sentido, ele deve priorizar, especialmente, a análise de questões sobre: 
		
	
	os conteúdos disciplinares e os procedimentos de avaliação a serem adotados no contexto escolar. 
	
	a cultura escolar impregnada pela perspectiva do aluno padrão, do ¿aqui todos são iguais¿
	
	o reconhecimento da dimensão histórica e social do conhecimento, da ciência e da tecnologia, e sua necessária articulação na sala de aula 
	
	a problemática da desvalorização do profissional da educação.
	
	o desenvolvimento da indústria cultural e a produção dos bens/ou produtos culturais.
	Respondido em 10/08/2019 09:04:58
	
Explicação: 
O Supervisor para exercer com competência o seu papel precisa estar conectado às exigências atuais da produção de conhecimento. Neste sentido, também as tecnologias devem ser aliadas do desenvolvimento de um processo educativo significativo. A educação é um processo contínuo e permanente que exige cada vez mais dos profissionais da educação um compromisso que atenda as exigências de uma sociedade que está evoluindo rapidamente em todos os setores. Isso representa a necessidade da implementação de uma postura renovada envolvendo todos que compõem a estrutura organizacional de um sistema educacional.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	
8
	
	
	
	
	3. Compreender a Supervisão Escolar em suas possibilidades de intervenção no processo pedagógico, cujo principal objeto é o processo ensino aprendizagem, implica compreender o papel do Supervisor Escolar principalmente como:
		
	
	Responsável em assistir os alunos nas questões que envolvem problemas de relacionamento que interferem no processo ensino aprendizagem. 
	
	Articulador crítico e construtivo do processo educacional e responsável por diretrizes, integração e organização do processo ensino aprendizagem no âmbito escolar o qual inclui: Currículo, programas, planejamento, métodos de ensino, avaliação, e encontros de formação continuada. 
	
	Mediador do processo de integração família, escola e comunidade para perceber no processo ensino¬ aprendizagem as inúmeras relações que podem influir para que o aluno aprenda. 
	
	Investigador da realidade para oferecer às famílias subsídios que as orientem e as façam compreender os princípios subjacentes à tarefa de educar os filhos. 
	
	Centralizador das ações que garantem qualidade no processo ensino aprendizagem.
	Respondido em 10/08/2019 09:05:08
	
	
	1a Questão 
	
	
	
	Se planejar significa uma intervenção na realidade, visando sua mudança, a pertinência do ato de planejar está intrinsecamente ligada ao reconhecimento da possibilidade da transformação vir a ocorrer. Para tanto, é possível que a ação supervisora/ coordenadora, exercida com os educadores, o leve a admitir que tenha a capacidade de dominar uma situação e nela promover mudanças. A partir destas afirmações podemos dizer que o planejamento 
		
	
	Não admite ações intencionais.
	
	Não tem sentido em relação com a produção da teoria do professor;
	
	É um instrumento de ação política; 
	
	É um simples consumidor de ideias/ das teorias elaboradas por terceiros.
	
	É mero exercício burocrático;
	Respondido em 10/08/2019 09:07:47
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 2a Questão 
	
	
	
	
	Quando a Supervisão / Coordenação, em parceria com o grupo docente, está realizando a discussão sobre as transformações que almejam em relação ao processo de ensino-aprendizagem na escola, certamente, os questionamentos que surgem esbarram em duas premissas: como estamos e o que desejamos alcançar. Tal posicionamento, acerca da transformação almejada, portanto pressupõe; 
		
	
	Manter o projeto educativo existente, de forma reprodutiva, conservadora e ingênua;
	
	Viver, através de um processo de planejamento, no qual o mais importante seja a tensão, a dialética entre a realidade existente e a realidade desejada; 
	
	Admitir a possibilidade de aproveitamento de outros planos de diferentes instituições e recortar o que seja adequado à instituição de ensino em estudo; 
	
	Reproduzir, integralmente, modelos de planejamento que já obtiveram êxito em outras instituições de ensino; 
	
	Buscar essencialmente a eficiência, ou seja: realizar com perfeição o que deve ser realizado, sem ,contudo, questionar esse ¿ dever ser¿. 
	Respondido em 10/08/2019 09:07:52
	
	
	 
	
	 3a Questão 
	
	
	
	
	Marque a resposta certa, podemos definir como competência técnica do Supervisor Pedagógico:
		
	
	O conhecimento de como os alunos brincam. 
	
	A forma dos professores se relacionarem. 
	
	O domínio do saber escolar, dos métodos de ensino, da organização curricular, das regras que regem a instituição, etc. 
	
	Conhecimentos relacionados ao seu compromisso com a gestão escolar.
	
	Saberes teóricos. 
	Respondido em 10/08/2019 09:07:56
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 4a Questão 
	
	
	
	
	O objetivo específico da atuação do Supervisor Pedagógico na escola não se esgota no saber fazer bem ou no saber o que ensinar. Marque a afirmativa que define o que isso quer dizer:
		
	
	É o mesmo que promover a realizaçãodo diagnóstico. 
	
	Se relaciona com a intencionalidade pedagógica da prática docente. 
	
	Significa dizer que o objetivo específico da atuação do Supervisor Pedagógico na escola é o processo de ensino e aprendizagem, buscando a garantia da qualidade da formação humana que se processa na escola. 
	
	Quer dizer que vai haver a realização do diagnóstico. 
	
	Significa fazer o confronto da realidade existente com a realidade almejada. 
	Respondido em 10/08/2019 09:07:57
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 5a Questão 
	
	
	
	
	O Marco Operativo é um dos elementos que compõe o plano de ação do Supervisor Pedagógico, dessa forma, marque a resposta que indica o sua importância:
		
	
	O Marco Operativo da ação supervisora indica o rumo a ser seguido (antes estabelecido no PPP), para que haja contribuição efetiva do Supervisor Pedagógico às propostas da escola. 
	
	É o mesmo que promover a realização do diagnóstico. 
	
	É o confronto da realidade existente com a realidade almejada. 
	
	Ele é um plano setorial e deve concatenar-se com o plano da escola. 
	
	Envolve somente saberes teóricos.
	Respondido em 10/08/2019 09:08:06
	
	
	 
	
	 6a Questão 
	
	
	
	
	O supervisor pedagógico deve supervisionar o planejamento de ensino, orientando os conceitos e critérios , procurando, assim, garantir oportunidades de construção coletiva e participativa. O planejamento de ensino, seja de curso, de unidade ou de aula, inclui:
		
	
	Objetivos, comportamentos, estratégias, gestão e avaliação.
	
	Objetivos, conteúdos, finalidades, procedimentos e avaliação.
	
	Objetivos, temas transversais, recursos, conteúdos e avaliação.
	
	Objetivos, atividades, conteúdos, recursos e avaliação.
	
	Objetivos, conteúdos, procedimentos, avaliação e bibliografia.
	Respondido em 10/08/2019 09:08:13
	
Explicação: 
 O supervisor pedagógico deve supervisionar o planejamento de ensino, orientando os conceitos e critérios , procurando, assim, garantir oportunidades de construção coletiva e participativa. O planejamento de ensino, seja de curso, de unidade ou de aula, inclui: Objetivos, conteúdos, procedimentos, avaliação e bibliografia.
	
	
	 
	
	 7a Questão 
	
	
	
	
	A que Gandin (1994) se referiu quando comparou o processo de planejamento com o trabalho de um médico, marque a resposta certa:
		
	
	A intencionalidade pedagógica da prática docente. 
	
	O processo de planejamento deve ser um processo científico e não meramente burocrático. 
	
	Confronto da realidade existente com a realidade almejada.
	
	Comparação entre e a realidade existente e o ideal de prática. 
	
	Promoção e a realização do diagnóstico. 
	Respondido em 10/08/2019 09:08:25
	
	
	 
	
	 8a Questão 
	
	
	
	
	A Avaliação é um dos elementos que compõe a Programação no plano de ação da Supervisão Pedagógica (essa foi a sugestão de plano trabalhada em aula), marque a resposta que indica porque podemos considera-la uma atividade permanente:
		
	
	Relaciona-se com a intencionalidade pedagógica da prática docente. 
	
	Quer dizer que vai haver a realização do diagnóstico. 
	
	Constitui-se a primeira etapa para realização do diagnóstico. 
	
	Está voltada somente aos saberes teóricos.
	
	Além de ser usada para verificação do alcance dos objetivos, os momentos de avaliação devem ser estabelecidos de forma periódica.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes