Buscar

Relatório Aula Prática I EQG

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Relatório Aula Prática I
SOLUÇÕES E DILUIÇÕES
Elementos de Química Geral
Drielle Rocha Leite
Pólo: Nova Friburgo
Matrícula: 17212020026
Prática realizada em 18/08/2018
Objetivo
Conhecer os equipamentos e materiais básicos de laboratório; realizar procedimentos, como a pesagem em balança eletrônica de precisão; avaliar os resultados numéricos experimentais; preparar 250mL de solução de NaCl; retirar uma alíquota de 10mL da solução preparada e fazer uma diluição para preparar uma outra solução de 250mL; retirar mais uma alíquota de 10mL da solução diluída e diluí-la em 250mL de solvente.
Introdução
Soluções são misturas homogêneas de duas ou mais substâncias que apresentam aspecto uniforme. Nas soluções, o componente que está em menor quantidade é o soluto, e o que está em maior quantidade é o solvente.
Os vários tipos de solução podem ser divididos em relação aos estados líquidos, gasosos e sólidos. As soluções líquidas contêm solvente líquido, o soluto pode ser sólido, líquido ou gasoso. A soluções gasosas são compostas por uma mistura de gases, como N + O2 + Ar + CO2. As soluções sólidas tem seus componentes encontrados no estado sólido à temperatura ambiente.
Para fazer uma diluição deve-se adicionar solvente a esta solução para diminuir sua concentração.
Materiais
Bequer 100mL
Balança de precisão
Balão volumétrico 250mL
Bastão de vidro
Espátula
Pisseta
Pipeta Pasteur
Pipeta graduada/pêra
Vidro de relógio
Reagentes
Cloreto de sódio
Solução concentrada composta por corante vermelho
Solução mãe
Solução B
Procedimento
Foi separado o material e os reagentes; utilizamos a balança de precisão nivelada e estabilizada; colocamos o vidro de relógio em cima da balança e taramos a mesma, para que possamos ter o exato valor quantidade de NaCl que foi pedida; com auxílio da espátula colocamos 14,61g de NaCl sobre o vidro de relógio; transferimos o soluto para o bequer com a espátula e lavamos o vidro de relógio com água da pisseta para transferir todo o soluto para o bequer, para não perder nenhum resíduo; dissolvemos o soluto com o solvente e transferimos para um balão volumétrico utilizando o bastão de vidro como guia do líquido; diluímos o resíduo que sobrou no bequer e o transferimos para o mesmo balão volumétrico para que não seja perdido nenhuma massa de soluto pesada; adicionamos algumas gotas de corante vermelho à solução, fechamos o balão e sacudimos o mesmo para que todo o corante fosse misturado à solução; utilizamos a pipeta Pasteur para realizar o avolumamento até a marca do menisco (nos posicionamos paralelamente à marca do menisco no balão para realizar o avolumamento de forma correta, o mesmo estava sobre uma superfície horizontal); colocamos novamente a tampa no balão e homogeneizamos a solução completamente; finalizamos essa parte da prática chamando a solução produzida de Solução Mãe.
Para preparar a solução B contamos com o auxílio de uma pêra/pipeta graduada, retiramos duas alíquotas de 5mL da solução mãe (totalizando 10mL) preparada anteriormente e as transferimos para um outro valão volumétrico de 250mL; novamente com o auxílio da pipeta Pasteur, realizamos o avolumamento do balão até a marca do menisco (com as mesmas condições utilizadas anteriormente); colocamos a tampa e homogeneizamos até a total diluição da solução. 
Para a solução C, foram retiradas mais duas alíquotas de 5mL (totalizando 10mL) da solução B e transferida para um outro balão volumétrico e realizado o avolumamento até a marca do melisco (da mesma forma que foi realizado na preparação da solução B)
Resultados e Cálculos
NaCl 1 mol NaCl 
Na= 23g + Cl=35,45g 1mol/L 
m= m1 / (MM x V) 
m x MM x V 
m1 = 1 x (58,45) x 0,25 L = 14,61g
Conclusões
Foi obtido sucesso no intuito da prática de preparar uma solução a partir de um soluto sólido e da diluição da solução preparada para gerar outra, aplicando os cálculos realizados nas aulas.
Questões do Relatório 
a) Determine a concentração das soluções preparadas a partir da diluição das alíquotas retiradas. Demonstre todos os cálculos empregados. 
Solução B: C1 = 1M; V1 = 10mL; Vf = 250mL; Cf = ?
1M.10mL = Cf.250mL → Cf = 10/250→ Cf = 0,04mol/L 
Solução C: C1 = 0,04M; V1 = 5mL; Vf = 250mL; Cf = ? 
0,04M.5mL = Cf.250mL → Cf = 0,2/250 →Cf = 0,0008mol/L 
b) Calcule a concentração final, caso você preparasse uma nova solução com uma alíquota de 10mL da solução B e 20mL da solução C sem adição de água. 
Mb= 0,04mol/L 
Vb= 10mL 
MC= 0,0008mol/L 
Vc= 20ml 
Md= ? 
Vd= Vb = Vc = 30ml 
0,04.10 + 0,0008.20 = Md.30 => Md = 0,0138mol/L 
c) Explique os motivos pelos quais o soluto deve ser primeiro solubilizado em bequer e não diretamente no balão de solução. 
Ao adicionar o soluto diretamente no balão volumétrico, este tende a aderir a parede do pescoço, dificultando a diluição, pois todo soluto tem que ficar abaixo do menisco do balão para que a concentração não seja afetada. 
d) Observe as colorações de B e C e explique o porquê de apresentarem colorações diferentes entre si e em relação a solução mãe. 
O corante vermelho foi acrescentado à solução mãe. A solução B possuía apenas 10mL da solução mãe e 240mL de solvente, no caso, água. Para a solução C foi retirado 5mL da solução B e foi acrescentado 245mL de solvente ficando assim esta última solução mais clara do que as outras pois estava mais diluída. 
Referências Bibliográficas 
- ATKINS, Peter e JONES, Loretta. Princípios da Química, 3ª edição. Porto Alegre: Bookman, 2006.
- FELTRE, Ricardo. Fundamentos de Química: Vol. Único. Ed. 4ª. 700p. São Paulo. Moderna, 2005. 
- ROCHA, Jeniffer. Soluções Químicas, disponível em: https://manualdaquimica.uol.com.br/fisico-quimica/soluçoes-quimicas.htm

Outros materiais