A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
19 pág.
provas uni

Pré-visualização | Página 8 de 8

orçados e realizados. O responsável pelo controle deve avaliar as diferenças de cada uma das metas e objetivos, explicá-las e sintetizar esses resultados para cada subárea, área e para a organização como um todo. A verificação das distorções e suas causas é uma informação de extrema importância para a tomada de decisão. A realização de um feedback é primordial.
QUESTÃO:
2. Identificar os profissionais envolvidos na elaboração dos orçamentos é importante, pois nesse processo ocorre o envolvimento de todas as áreas da empresa. Descreva como é composta a coordenação do processo orçamentário.
RESPOSTA ESPERADA:
A coordenação do processo orçamentário normalmente fica a cargo do controller ou do tesoureiro. Pode-se também criar a função de coordenador orçamentário. Ou pode-se criar uma comissão de orçamentos, composta pelo coordenador de orçamentos, o presidente da empresa e mais alguns executivos.
QUESTÃO:
3. Devemos acompanhar o fluxo do dinheiro dentro da instituição. É importante saber o quanto de recursos estão disponíveis para saber se serão suficientes para cumprir com nossas obrigações. Qual a importância de um bom planejamento de caixa?
RESPOSTA ESPERADA:
A importância de um bom planejamento de caixa reside na capacidade de antecipação de situações futuras, necessidades ou sobras de recursos. Deve buscar a obtenção de fundos suficientes para os pagamentos, porém nunca deve disponibilizar mais fundos que o necessário, pois estes fundos poderiam estar disponíveis para investimentos que sejam mais rentáveis, gerando valor para a empresa.
3. Avaliação Final (Discursiva) - Individual e sem Consulta (281809)
Contabilidade de Custos (CON68)
Prova: 3143741
QUESTÃO:
1. Abordando o tema Terminologia dos Custos, a terminologia utilizada na Contabilidade de Custos está diretamente associada à sua nomeclatura e à maneira de ser identificado um valor contábil. Todos os valores pagos pela empresa são passíveis de classificação e interpretação. Na contabilidade existem alguns termos que são empregados com maior frequência. A partir desta afirmação, defina: INVESTIMENTO, DESPESA, CUSTOS.
RESPOSTA ESPERADA:
INVESTIMENTO - gasto ativado em função de sua vida útil ou de benefícios atribuídos a períodos futuros. São os gastos efetuados na aquisição de ativos, ou seja, é todo o gasto ativado (Ativo = Bem ou Direito), em função de sua vida útil ou de benefícios que poderão vir em períodos futuros.
DESPESA - é um bem ou serviço, consumido direta ou indiretamente, e que abrange valor despendido voluntariamente, utilizado para obtenção de receitas. Este termo é empregado para identificar os gastos não relacionados com a produção, mas que são necessários para o funcionamento da organização, ou seja, gastos ligados às atividades gerenciais da empresa.
CUSTOS - são gastos relativos a um bem ou serviço utilizados na produção de outros bens e serviços. Custos são todos os gastos relativos a atividades de produção e fabricação de outro bem ou serviço. Resumindo: todos os gastos relacionados com o produto até que esteja pronto são os custos; a partir daí, são despesas.
QUESTÃO:
2. Conforme estudado em custos de transformação, a unificação da produção, no método UEP (Unidade de Esforço de Produção) representa todo o esforço gasto no sentido de transformar a matéria-prima nos produtos acabados da empresa. Entre as fases de implantação deste método, existe a fase de Medidas de Desempenho, apurada através de 3 (três) índices. Identifique e defina cada um destes índices.
RESPOSTA ESPERADA:
* Eficiência - Representa o nível de produção alcançado em comparação com a produção que seria normalmente conseguida no período de expediente, aqui denominada capacidade normal.
* Eficácia - A eficácia à excelência do trabalho é calculada relacionando-se a produção obtida com a produção que, teoricamente, se deveria obter no período realmente trabalhado (descontando-se as paradas inesperadas), chamadas aqui de capacidade utilizada.
* Produtividade - A produtividade horária é a produção do período dividida por um ou mais insumos. Assim, vários índices de produtividade podem ser obtidos e analisados.
QUESTÃO:
3. Cite as características essenciais do método de custeio direto ou variável.
RESPOSTA ESPERADA:
* Divisão dos custos em dois grupos principais: fixos e variáveis.
* Atribuir ao custo final dos produtos somente os custos variáveis, obtendo-se, assim, um custo final variável dos produtos. A diferença do custo variável com a receita de vendas é a chamada margem de contribuição.
* Gerencialmente, os custos fixos são considerados integramente como redutores do resultado, não se ativando os mesmos em estoques.
* Vantagens.
* Desvantagens.