Buscar

Importancia e aplicação da Hidráulica na Agronomia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aluna: Lauanda Honório Fernandes
ATIVIDADE FÓRUM DE HIDRÁULICA E HIDROLOGIA
A hidráulica sugere a condução de água em tubulações. O termo Hidráulico é empregado significando estudo do comportamento da água e de outros líquidos. 
A aplicação da Hidráulica abrange diversos campos da agronomia, como os problemas de abastecimento de água na agricultura, na indústria e na cidade, também utilizada na irrigação, drenagem, conservação do solo e da água, saneamento de áreas alagadas, estações de tratamento de água, abrange também na área de problemas de segurança com controle de enchentes, geração de energia em hidrelétricas, bombeamento em poços profundos, etc. É uma disciplina imprescindível para nós futuros profissionais envolvidos nos problemas da Engenharia, especificamente em Irrigação.
O estudo da perda de carga em condutos forçados é importante para concreto dimensionamento de sistemas de bombeamento e de tubulações, perda de carga pode ser definida como sendo a perda de energia que o fluido sofre durante o escoamento em uma tubulação. A perda de carga ocorre quando há um atrito do fluido com as paredes internas das tubulações, este fenômeno faz com que a pressão que existe no interior da tubulação vá se diminuindo gradativamente à medida com que o fluido se desloque.
A hidráulica é aplicada em varias áreas da agronomia, a água é um recurso natural importante para qualquer atividade agrícola e é importante um profissional da área de ciências agrarias saiba utilizar este recurso com eficiência. Também utilizada em máquinas agrícolas, em sistemas de direção, sistema de controle remoto, acionamento de tração dianteira auxiliar, etc.

Outros materiais