Buscar

Resumo - Importância da Agricultura Familiar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Ministério da Educação
	 Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica 
INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA - CÂMPUS SÃO CARLOS
Curso: Técnico Integrado em Agropecuária
Módulo: II
Docente: Mateus P. Bellé
Discente: Diogo De Á. Anunciação
RESUMO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA AGRICULTURA FAMILIAR
	A importância da agricultura familiar é inquestionável, ela é a base alimentar do país, presente em todas as regiões e nos pratos de todos os brasileiros. Se não tivéssemos a agricultura familiar, muitas pessoas no Brasil teriam dificuldades para ter uma alimentação no mínimo nutritiva, pois ela é a responsável pela a grande variedade de alimentos, e por causa alta distribuição geográfica das propriedades, as mesmas atendem com alta qualidade.
	A agricultura familiar é caracterizada por pequenas propriedades, isso é um bom diferencial, já que leva o desenvolvimento econômico para várias regiões e estimula a permanência das pessoas no meio rural. A atividade é importante também para a economia, por ela ser uma atividade muito interna sofre pouco com acontecimentos do exterior, sendo assim fundamental para a estabilização da inflação nacional.
	Ao contrário das grandes propriedades monocultoras, as pequenas propriedades pertencentes a agricultura familiar correm menos riscos ambientais e adotam, na grande maioria das vezes, práticas ambientalmente mais sustentáveis. A partir desse panorama, é mais fácil para a pequena propriedade produzir produtos sem uso de defensivos agrícolas, o que agrega competitividade juntamente com o desenvolvimento ambiental. 
	Grande parte dos estabelecimentos rurais e dos números de pessoas que trabalham no campo são de produtores familiares, o que ressalta a grande influência da agricultura familiar na área rural do país. Não devemos esquecer também que apesar da grandes propriedades ocuparem 75% da área dos estabelecimentos agropecuários, a agricultura familiar consegue produzir bastante mesmo em pouca área, e ainda por cima com boa qualidade.

Outros materiais