Buscar

Revisão Prática de histologia do tecido muscular e nervoso

Prévia do material em texto

Revisão prática de Histologia
Lâmina de Intestino Delgado – Musculo Liso
- O músculo liso é composto por fibras fusiformes, com núcleo central e único e sem estriações no citoplasma.
- O controle nervoso dessas fibras é feito pelo sistema nervoso autônomo e é involuntário, sincronizado e lento. 
- Por fim, evidencia-se que, se lesionadas, as fibras musculares lisas apresentam capacidade divisão mitótica, ou seja, são células que têm capacidade de regeneração.
Lâmina de Musculo Estriado Esquelético
- As células que compõe o tecido muscular esquelético são cilíndricas, muito alongadas e multinucleadas – com núcleos alongados e periféricos. No citoplasma, o citoesqueleto forma estriações transversais.
- Essas miofibrilas são constituídas por filamentos finos e espessos, organizados em unidades que se repetem ao longo da miofibrila, denominadas de sarcômero. 
- A organização garante um padrão de estriações transversais, com faixas escuras (bandas A) e claras (bandas I), observadas na microscopia de luz. 
- Na análise histológica, nota-se também a presença de tecido conjuntivo – que se apresenta organizado em três bainhas: epimísio, que circunda todo o músculo; perimísio, que divide o músculo em fascículos; e endomísio, que circunda individualmente cada célula ou fibra muscular. Além de todos esses envoltórios, a fibra é envolta pela lâmina basal. 
- O controle nervoso é desempenhado pelo sistema nervoso autônomo simpático e é caracteristicamente voluntário, com contração rápida e vigorosa.
Lâmina de Musculo Estriado Cardíaco
- As células que integram o tecido muscular cardíaco têm aspecto cilíndrico, são ramificadas e apresentam extremidades irregulares. 
- Normalmente, apresentam um núcleo central e o citoesqueleto forma estriações transversais no citoplasma.
- Nas extremidades dos cardiócitos, observam-se discos intercalares – que são junções intercelulares complexas, que atuam tanto na adesão, como na comunicação, possibilitando o funcionamento coordenado do tecido (contração em sincronia). Os discos intercalares aparecem como linhas retas ou exibem um aspecto em escada (escalariforme).
- O controle nervoso é involuntário, com contração rítmica e espontânea.
- Finalmente, é importante ressaltar que as células musculares cardíacas têm vida longa e não se dividem. Ou seja, o tecido não apresenta capacidade de regeneração.
Lâmina de Tecido Nervoso – 
Oligodendrócito 
- Os oligodendrócitos mostram-se um corpo celular arredondado e pequeno, com poucos prolongamentos, curtos, finos e pouco ramificados.
- Os oligodendrócitos (ou oligodendróglia) são as células da neuroglia, responsáveis pela formação, e manutenção das bainhas de mielinados axônios, no SNC (sistema nervoso central), função em que no sistema nervoso periférico é executada pelas células de Schwann (só que apenas um Oligodendrócito contribui para formação de mielina em vários neurônios ao contrário da célula de Schwann que mieliniza apenas um axônio).Oligodendrócito 1
Astrócito fibroso 
- Os Astrócito fibrosos predominam na substância branca. Têm prolongamentos mais numerosos, curtos, delicados e ramificados. 
Astrócito Protoplasmático 
- ocorrem na substância cinzenta.
Funções dos Astrócitos
Sustentação mecânica do tecido nervoso.Fibroso 1
Os prolongamentos astrocitários recobrem a superfície externa dos vasos, desde artérias e veias até capilares.Protoplasmático 1
 Na substância cinzenta os prolongamentos dos Astrócitos protoplasmáticos envolvem os neurônios, mantendo um microambiente adequado às funções metabólicas destes.
Lâmina de Medula Espinal
- .Diferentemente do cérebro, a substância cinzenta ocupa o centro da medula espinal e forma uma estrutura que lembra a letra "H"
-..No centro da substância cinzenta localiza-se o canal central da medula espinal, resquício da luz do tubo neural.
- Ependimócitos ou células ependimárias são células cubóides ou prismáticas que compreendem a neuróglia epitelial.[1] São responsáveis pelo revestimento simples dos ventrículos, cavidade essa compreendida entre o cerebelo (teto) e ponte, bulbo e parte do mesencéfalo (assoalho).
- As células epidimárias revestem também o canal central da medula espinhal,e em alguns locais elas são ciliadas,o que facilita a movimentação do líquido cefalorraquidiano. As células ependimárias originam-se por diferenciação das células neuroepiteliais quando estas deixam de produzir neuroblastos e glioblastos.
Lâmina de Cerebelo
- Astrócitos de Bergman estão próximos às células de Purkinge.
- A camada molecular é formada principalmente por prolongamentos das células de Purkinge (axônios).
- A camada granulosa é formada principalmente por neurônios com aspecto granuloso. São os menores do organismo.
- Os grandes neurônios chamados de células de Purkinge, estão localizados entre as camada molecular e a camada garnulosa.
- A medula esta localizadas entre duas faces de camada granulosa nos lóbulos cerebelares. Ela é composta por substancia branca.

Continue navegando