Buscar

Teoria geral das obrigações 01

Prévia do material em texto

Teoria geral das obrigações – 4/10
Do artigo primeiro ao artigo 230 o código civil cuida da parte geral. E do 230 ao 965 em diante o código civil cuida da parte especial.
Art. 232, CC
Art. 206, CC 
Na parte geral, os Hotéis têm o prazo de um ano para exigir a cobrança do que o sujeito gastou no hotel. Se eu faço uma reserva no hotel, eu assumo uma obrigação. 
Responsabilidade é diferente de obrigação. 
Quando eu passo o cartão no posto de gasolina, eu assumo uma obrigação. 
 Formas de obrigação:
OBRIGAÇÃO – de pagar
OBRIGAÇÃO – de fazer 
OBRIGAÇÃO – de não fazer 
OBRIGAÇÃO – de dar 
Obrigação de fazer: alguém me contrata para fazer uma festa infantil, eu tenho obrigação de fazer. 
 CPC – 515 I 
 CPC – 536 
Ex: contratam um buffet para fazer uma festa e o buffet não faz. O que surge? R: Uma LIDE. 
A lide surgiu por que ele descumpriu uma obrigação de fazer. 
Esse descumprimento vai para dentro da petição inicial – art 319 cpc
As sentenças são títulos executivos judiciais – 515 cpc
A obrigação que ta no 515, cpc ta no 233, cc.
As obrigações lá no direito civil vêm para o cpc através do processo onde eu vou buscar uma sentença. Nessa sentença tenho que observar que ela vai mudar, não houve o cumprimento da obrigação, se não houve o cumprimento = houve o inadimplemento. 
Se houve o adimplemento não existe LIDE. Tem a extinção da obrigação. 
Se surge o inadimplemento tenho que pensar em uma petição inicial, e esse processo tem que terminar com uma sentença reconhecendo o inadimplemento para que eu possa então poupar os prejuízos que eu tive em razão do não adimplemento da obrigação. Logo quem fala de inadimplemento de obrigação fala em = responsabilidade. 
E quem fala em responsabilidade fala em indenização. 
 Inadimplemento de obrigação = surge responsabilidade e a responsabilidade sempre é em grana (indenização.)
Art. 536, cpc
 Eu contrato uma cozinheira do máster chefe para ir cozinhar na minha casa, pago e quando chega lá não é ela, adianta indenização? Depende, só se eu aceitar. É obrigação personalíssima, que eu não consigo trocar, e a indenização não vai me satisfazer da forma que tem que satisfazer. 
 Eu contratei e não cumpriu, o pedido é a indenização. Então eu preciso do 319 por que o inadimplemento leva a indenização e vou buscar o título executivo judicial por que é uma sentença e ele tem obrigação de pagar, de fazer ou não fazer e algumas obrigações eu não consigo indenizar, preciso de um resultado prático equivalente. 
Inadimplente = Réu 
Credor = Autor 
O QUE É OBRIGAÇÃO? É um vínculo jurídico, que confere ao credor (sujeito ativo) o direito de exigir do devedor (sujeito passivo) o cumprimento de determinada prestação. 
 Que prestação é essa? De fazer ou não fazer, dar ou pagar. 
e.x = um jornalista lançou a biografia do Roberto Carlos, o Roberto Carlos não autorizou ele a divulgar, quando ele disse que não autoriza que obrigação ele estava exigindo? De não fazer. 
 Adianta ele pedir indenização? Não. 
 Vamos supor que ele revelou intimidades do Roberto Carlos, adianta indenizar? Não, o que adianta, que é o resultado equivalente prático é ele proibir a venda. 
O nardoni está para ganhar o semiaberto, e tem um jornalista querendo publicar um livro sobre o caso, o jornalista tem direito de liberdade de imprensa, mas por outro lado o nardoni tem direito de intimidade, então temos dois princípios batendo de frente. Se eu não publicar eu acabo com princípio da liberdade da expressão ou eu proíbo e do privilegio para o direito de intimidade, nesse caso especifico existe uma teoria que é a teoria do esquecimento, nesse caso o direito da intimidade se sobrepõem ao direito de liberdade de imprensa. Esse direito surgiu na Alemanha. 
Quem não cumpri obrigação é = inadimplente e está em mora (atraso) e quem cumpri é adimplente. 
CONSIDERAÇÕES: Obrigação corresponde a uma relação de natureza pessoal, de crédito ou de debito de caráter transitório (se é transitório, dura por um período, não o resto da vida) – extingue-se pelo cumprimento cujo objeto consiste numa prestação economicamente aferível.
 Esse adimplemento/cumprimento pode ser de duas formas: ou espontâneo ou através do juiz por meio da jurisdição. 
E ele vai cumprir sempre pelo patrimônio (indenização), então se ele não tiver patrimônio não tem como cumprir a obrigação. 
CONCLUSÃO: É o patrimônio do devedor que responde por suas obrigações. 
REGRA: Do inadimplemento da obrigação surge a responsabilidade.: Responsabilidade = Indenização. (A regra não é absoluta) – Art. 814 CC
QUESTÃO: Obrigação e responsabilidade se confundem? Não, não se confundem. A responsabilidade surge se o devedor não cumprir espontaneamente a sua obrigação. 
Inadimplemento = LIDE, CPC. 
CONCLUSÃO: A responsabilidade é a consequência jurídica patrimonial do descumprimento da relação obrigacional. 
Art. 814 CC
Art. 206, parágrafo 5º, inciso 1.
Art. 818 CC (existe obg sem respons)
Art. 265 CC
Questão: Pode existir obrigação sem responsabilidade? 
Pode, dívida de jogo, dívida prescrita, etc. 
Se existir obrigação sem responsabilidade é por que essa regra não é absoluta. 
Pode existir obrigação que não gere responsabilidade? Nem sempre, embora o devedor não possa ser condenado a cumprir com a prestação continua devedor. 
Se eu demorar 5 anos para cobrar o cheque, prescreveu, se prescreveu eu tenho obrigação, mas não tenho responsabilidade de pagar. 
O fiador só vai ter responsabilidade quando o afiançado não pagar, logo a fiança em tese no primeiro momento é o exemplo de obrigação sem responsabilidade, se o afiançado cumprir com a obrigação não gera responsabilidade para o fiador.
Se eu não pagar uma dívida de jogo, ninguém pode cobrar, eu tive uma obrigação sem responsabilidade.
Do inadimplemento da obrigação nem sempre surge a responsabilidade. 
Fiador e devedor são = coobrigados. Ambos são responsáveis pelo adimplemento. 
→ Fiador = Devedor solidário. 
ELEMENTOS ESSENCIAIS
Sujeitos 
A obrigação é vinculo jurídico 
Objeto da relação jurídica 
Art. 932, CC inciso 3
Art. 854, CC
Art. 927, CC
Art. 1694 CC
FONTES DAS OBRIGAÇÕES 
Contrato → Ato bilateral de vontade
Declaração unilateral de vontade → Recompensas. 
Ato ilícito 
E a lei. 
Existem obrigações que resultaram diretamente da lei? Sim, Ex; 1694, CC. 
Conclusão: A lei é fonte primaria das obrigações, a obrigação nesse caso resulta da vontade do estado através da .lei ou da vontade humana manifestada no contrato, na declaração unilateral de vontade ou na pratica do ato ilícito.

Outros materiais

Perguntas Recentes