Buscar

2B Políticas Públicas e Legislação Educacional EXERCICIO 2B

Prévia do material em texto

Políticas Públicas e Legislação Educacional EXERCICIO 2B
Parte superior do formulário
Questão 1
Correto
Marcar questão
Texto da questão
A Resolução CNE/CEB n. 02/2009 avança em pontos significativos; no seu Art. 4º, define que as “esferas da administração pública que oferecem alguma etapa da educação básica, em quaisquer de suas modalidades, devem instituir planos de carreira para todos os seus profissionais do magistério, e, eventualmente, aos demais profissionais da educação” (BRASIL, 2009d). Neste contexto, a nova resolução afirma que as progressões salariais na carreira do Profissional Nacional, deve se dar mediante:
Escolha uma:
a. A representação de indivíduos singulares e de seus direitos políticos
b. A constituição romana como o exemplo mais notável de governo misto
c. Incentivos que contemplem titulação, experiência, desempenho, atualização e aperfeiçoamento profissional
Gabarito: alternativa correta: Incentivos que contemplem titulação, experiência, desempenho, atualização e aperfeiçoamento profissional. Capítulo 6, pág. 84. A nova resolução afirma que as progressões salariais na carreira devem se dar mediante incentivos que contemplem titulação, experiência, desempenho, atualização e aperfeiçoamento profissional. Ressalta, ainda, que deverá ocorrer a valorização do tempo de serviço prestado pelo servidor ao ente federado, que será utilizado como componente evolutivo.
d. A formação de instituições representando interesses por categoria, como clero, nobreza, burguesia, que atuam como contraponto do poder do príncipe
e. Aos órgãos colegiados na organização política, compostos por indivíduos de posições sociais afins
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Incentivos que contemplem titulação, experiência, desempenho, atualização e aperfeiçoamento profissional.
Questão 2
Correto
Marcar questão
Texto da questão
O Fundef foi instituído pela emenda constitucional n. 14/96 instituiu o Fundef, em seu parágrafo quinto. Segundo Pinto (2006, p. 76-77) a Lei 9.424/96, que regulamenta o Fundef, fundo que tem em seu nome o compromisso com a valorização do magistério[...]. Em sua redação apresenta avanços que permitem uma atuação mais adequada por parte dos profissionais e garantindo dessa forma a melhoria da qualidade de ensino. Da mesma maneira que a LDB vem delegar a tarefa para a legislação dos sistemas de ensino, no momento em que define seus respectivos planos de carreira e remuneração do magistério, afirmando, portanto, que estes planos deverão assegurar:
Escolha uma:
a. remuneração justa para os professores em todos os níveis, inclusive os que se encontram aposentados, o que de certo modo valorizará a carreira do magistério
b. remuneração condigna para os professores em efetivo exercício no magistério; estímulo ao trabalho em sala de aula; a melhoria da qualidade de ensino.
Gabarito comentado: Espera-se que o/ acadêmico/a, apresente que os planos traçados pelo Fundef para os professores encontra-se na alternativa remuneração condigna para os professores em efetivo exercício no magistério; estímulo ao trabalho em sala de aula; a melhoria da qualidade de ensino, como traz “a Lei 9.424/96, [...] afirmando apenas que estes planos deverão assegurar: 1) remuneração condigna para os professores em efetivo exercício no magistério; 2) estímulo ao trabalho em sala de aula; 3) a melhoria da qualidade de ensino” (PINTO, 2006, p. 76-77). A resposta encontra-se na página 72 do cap. 6
c. a obrigatoriedade para que aja um efetivo exercício do magistério, sem qualquer estímulo ao trabalho em sala de aula, o que refletirá de certo modo na qualidade de ensino
d. a melhoria da qualidade do nível de ensino apenas nos anos iniciais, já que a lei que instituiu o Fundef, assegura uma remuneração condizente para os professores deste nível de escolaridade
e. a melhoria na qualidade de trabalho, sem que aja nem uma perspectiva de remunerações condignas aos professores
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: remuneração condigna para os professores em efetivo exercício no magistério; estímulo ao trabalho em sala de aula; a melhoria da qualidade de ensino..
Questão 3
Correto
Marcar questão
Texto da questão
O Parecer n. 02/97 da Câmara de Educação Básica (CEB) do CNE resgataram e organizaram o que havia sido construído pelo Fórum Permanente de Valorização do Magistério e Qualidade da Educação Básica, em torno de três eixos básicos: os preceitos constitucionais relacionados à valorização dos profissionais da educação; a educação como direito social; e os princípios para a carreira, baseados na valorização e qualificação profissional. Portanto na questão da valorização profissional e qualificação, o parecer destaca:
Escolha uma:
a. As diretrizes e bases da educação nacional
b. A obrigatoriedade e gratuidade da educação
c. A profissionalização adquirida pela habilitação acadêmica
Gabarito: alternativa correta é: A profissionalização adquirida pela habilitação acadêmica. Capítulo 6, pág. 73. Na questão da valorização profissional e qualificação, o parecer destacou a profissionalização adquirida pela habilitação acadêmica, os programas de qualificação, concurso, progressão e composição de jornada em hora-atividade e hora-aula
d. Os rumos das políticas educacionais
e. As causas e lutas educacionais no país
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: A profissionalização adquirida pela habilitação acadêmica.
Questão 4
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Para assegurar a manutenção e desenvolvimento do ensino em seus diversos níveis, a Constituição Federal de 1988 estabelece o que deve constituir o norte para a educação no Brasil, a ser observado pelo Plano Nacional de Educação (de duração decenal).
Considerando o que dispõe a Constituição Federal, indique quais pontos a seguir apresentam objetivos essenciais para a elaboração de um Plano Nacional de Educação:  
I. remuneração e aperfeiçoamento do pessoal docente;
II. universalização do atendimento escolar;
III. construção de obras de infraestrutura de escolas e universidades;
IV. erradicação do analfabetismo;
Podem ser considerados objetivos, metas e diretrizes de um Plano Nacional da Educação o que está disposto em:
Escolha uma:
a. Apenas II é correta
b. Apenas II e IV são corretas
Gabarito comentado: Apenas II e IV são corretas. O art. 214 da Constituição Federal de 1998 apresenta seis incisos apresentando objetivos e metas que devem ser perseguidos pelo Plano Nacional de Educação, a saber: I - erradicação do analfabetismo; II - universalização do atendimento escolar; III - melhoria da qualidade do ensino; IV - formação para o trabalho; V - promoção humanística, científica e tecnológica do País; e VI - estabelecimento de meta de aplicação de recursos públicos em educação como proporção do produto interno bruto. Sendo assim, apenas o que foi apresentado nos pontos II e IV da questão podem ser considerados objetivos essenciais de um Plano Nacional de Educação (a saber: universalização do atendimento escolar e erradicação do analfabetismo)
c. Apenas III e IV são corretas
d. Apenas II e III são corretas
e. Apenas IV é correta
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Apenas II e IV são corretas.
Questão 5
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
O Pacto Pela Valorização do Magistério e Qualidade da Educação, ajustado em 1994, contavam com um estudo sistemático sobre a situação dos docentes nos estados e municípios brasileiros. Qual foi a pretensão disso?
I. Avaliar, caracterizar e propor medidas sobre a formação do magistério
II. Construção de um perfil profissional
III. Pensar no financiamento das ações de valorização, bem como a estrutura das fontes de recursos e o seu uso
IV. Elaborar uma gestão da educação, envolvendo políticas, planos e normas de acesso, promoção e avaliação;
V. Verificar que desde o inicio da carreira do magistério, a classe sempre foi valorizada e bem remunerada.
É correto o que se afirma em:
Escolha uma:
a.III e IV apenas.
b. II e III apenas.
O estudo enfatizava a necessidade de formação progressiva em nível superior dos docentes para a educação infantil e para os anos iniciais do ensino fundamental. Mostrava as ações prioritárias, como por exemplo, a melhoria das condições de trabalho e a disseminação de experiências e inovações facilitadoras da aprendizagem e da produtividade dos sistemas de ensino, além da criação de estatutos e planos de carreira do magistério público, com o objetivo de promover a implantação de um novo regime de trabalho e do piso salarial profissional nacional.
c. I, II , III e IV.
d. I , III, IV e V.
e. I, II, IV e V.
Feedback
A resposta correta é: I, II , III e IV..
Questão 6
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Um ponto relevante para a efetivação de um ensino de qualidade em qualquer lugar diz respeito à forma de pagamento do Docente pelos serviços prestados. Mas para discutir esse tema com clareza, é necessário conceituar os termos “salário”, “vencimento” e “remuneração”, já que é comum serem usados de forma imprecisa e até mesmo equivocada, o que prejudica a boa compreensão daqueles que se dispõe a debate-lo.
O __________ juridicamente é definido como a retribuição paga diretamente pelo empregador pelo tempo de trabalho realizado, conforme determina a própria CLT (Consolidação das leis do Trabalho). O __________, por sua vez, é a retribuição pecuniária paga pelo exercício de cargo público, com valor fixado em lei. Finalmente, _____________ constitui o montante de dinheiro e/ou de bens pago pelo serviço prestado, incluído valores pagos por terceiros (é a soma dos benefícios financeiros).
Indique a alternativa com as palavras que melhor preenchem as lacunas, observando a ordem correta de preenchimento:
Escolha uma:
a. salário, vencimento e remuneração
Gabarito comentado: Na página 81 do livro da disciplina não apresentados os conceitos de salário, remuneração e vencimento. A ordem correta para fins de resolução da questão é a da alternativa salário, vencimento e remuneração. “O salário é definido juridicamente como uma retribuição paga diretamente pelo empregador ao empregado pelo tempo de trabalho realizado. Assim, só o montante pago pelo empregador a título de retribuição é considerado “salário” – nos termos da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Já o termo “vencimento” é definido legalmente (Lei n. 8.112, de 11 de dezembro de 1990, Artigo 40) como “retribuição pecuniária pelo exercício de cargo público, com valor fixado em lei”. Os vencimentos dos cargos efetivos são irredutíveis e, para cargos de mesma atribuição ou de atribuição semelhante na mesma esfera administrativa, é garantida sua isonomia. O conceito de “remuneração”, por sua vez, pode ser definido como o montante de dinheiro e/ou de bens pago pelo serviço prestado, incluindo valores pagos por terceiros. A remuneração é a soma dos benefícios financeiros, dentre eles o salário, acordada por um contrato assinado entre empregado e empregador. O salário é, assim, uma parte da remuneração”
b. remuneração, vencimento e salário
c. salário, remuneração e vencimento
d. remuneração, salário e vencimento
e. vencimento, salário e remuneração
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: salário, vencimento e remuneração.
Questão 7
Correto
Marcar questão
Texto da questão
No Artigo 21 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN n. 9.394/96 são descritos os níveis e etapas e modalidades de ensino. Sobre os níveis é correto dizer que:
Escolha uma:
a. Os níveis são organizados a partir do grau de instrução (entre menos e mais inteligente).
b. Compreende-se por níveis o ensino fundamental I e II.
c. Os níveis são: ensino regular e da educação especial (inclusão).
d. Os níveis são: Educação básica que compreende dos 4 meses aos 11 anos e a educação de jovens e adultos (EJA).
e. Esta Lei apresenta dois níveis: educação básica e ensino superior.
Espera-se que o aluno saiba a diferença entre os conceitos de níveis, etapas e modalidades. Entende-se por níveis a educação básica que vai dos 4 aos 17 anos de idade e, posterior, ensino superior.
Feedback
A resposta correta é: Esta Lei apresenta dois níveis: educação básica e ensino superior..
Questão 8
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Após a reforma nº 5.692/1971 houve uma grande estagnação legislativa á carreira docente isto pelo fato dos militares governarem a mão de ferro e assim não cedia a reinvidicação da classe. Porém o governo voltou a legislar sobre o assunto após a queda do último general do regime militar. De acordo com o texto acima qual foi o último o general que atuou no regime militar: Assinale a alternativa correspondente:
Escolha uma:
a. General Ozório Martins.
b. General João Baptista Figueiredo.
O autor trata de vários pontos importantes dentro da educação brasileira no regime militar, principalmente com a queda do último general o João Baptista Figueiredo que após sua queda o governo voltou a legislar sobre a carreira docente.
c. General Antonio Olindo.
d. General Alfredo Marcondes.
e. General João Adolfo Figueiredo.
Feedback
A resposta correta é: General João Baptista Figueiredo..
Questão 9
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Após a queda do General João Baptista Figueiredo o governo federal voltou a legislar sobre a carreira docente, que resultou por meio de dois decretos federais. De acordo com o texto acima. Assinale a alternativa que corresponde a estes decretos.
Escolha uma:
a. Decreto federal nº 91783/1985.
b. Decreto federal nº 91782/1986.
c. Decreto federal nº 91781/1985.
O autor expõe nas páginas citadas após a queda do último general do regime militar que vinha contra as reivindicações dos professores o governo voltou a legislar sobre a carreira docente onde resultou no decreto federal nº 91781/1985.
d. Decreto federal nº 91779/1985.
e. Decreto federal nº 91780/1986.
Feedback
A resposta correta é: Decreto federal nº 91781/1985..
Questão 10
Correto
Marcar questão
Texto da questão
A Constituição Federal de 1988 e a Lei 9.394/96 estabelecem os fundamentos do financiamento da Educação no Brasil. A partir da distribuição de receitas e competências de cada ente federativo (União, estados e municípios) é que se estrutura o custeio e implementação de políticas públicas voltadas para a educação. E como se sabe: sem dinheiro e boa administração do dinheiro não há implementação de políticas públicas. Nesse sentido, é importante analisar o que diz a Lei 9.394/96, que estabelece os gastos que podem ser considerados gastos de manutenção e desenvolvimento do ensino – tudo para inibir gastos abusivos.
Considerando o que expressa a Lei 9.394/96, indique a seguir quais investimentos podem ser considerados “gastos de manutenção e desenvolvimentos do ensino”:
I. remuneração e aperfeiçoamento do pessoal docente;
II. pesquisa efetivada fora dos sistemas de ensino, que não vise, precipuamente, ao aprimoramento de sua qualidade ou à sua expansão;
III. obras de infraestrutura;
IV. concessão de bolsas de estudo a alunos de escolas públicas e privadas
Pode ser considerado gasto de manutenção e desenvolvimento do ensino apenas o que se afirma em:
Escolha uma:
a. Apenas III e IV são corretas
b. Apenas I e IV são corretas
Gabarito comentado: Apenas I e IV são corretas. O art. 70 da lei 9.394/96 estabelece o que pode ser considerado como gasto em manutenção e desenvolvimento do ensino. Por outro lado, o art. 71 estabelece o que NÃO pode ser considerado como gasto de manutenção e desenvolvimento do ensino. Apenas o que consta nas assertivas I e IV está disposto nos incisos do art. 70 (incisos I e VI). As assertivas II e III correspondem a gastos que não podem ser considerados como de manutenção e desenvolvimento da educação, conforme art. 71 da lei 9.394/96 (incisos I e V)
c. Apenas IV é correta
d. Apenas I e II são corretas
e. Apenas I é correta
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Apenas I e IV são corretas.
Parte inferior do formulário

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes