Buscar

Fisiologia da Micção

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

FISIOLOGIA DA MICÇÃO
14/06/2016
ANA PAULA
Bexiga neurogênica reflexa – desconexão da ponte um pouco acima do cone medular. T2 – L1. Acima disso, você continua com o reflexo e so perde a parte de reflexão da ponte. A bexiga se contraindo e o esfíncter fechando sem permitir a saída. 
Uma pressão muito grande ele pode acabar apresentando incontinência.
Bexiga neurogênica -> incontinência urinária
Tipos de bexiga neurogenica
Bexiga neurogênica – diabético
Ele pode perder a via aferente. Ele tem todo o processo de micção mantido, o músculo detrusor funciona bem, o esfíncter externo funciona, as vias eferentes funcionam. As vias aferentes são mais final e tem um certo acometimento. Reducao da sensibilidade do enchimento da bexiga. Quando ele chega a sentir que a bexiga esta cheia, é quando a bexiga esta muito cheia. Não percebe que a bexiga esta cheia. Quando ele consegue fazer a micção, ele tem um volume muito grande. Já tem pela própria doença uma poliúria, alem da redução da sensibilidade. Como ele tem o armazenamento muito grande, o músculo detrusor vai acometendo. 
Toda vez que ele urina – ainda sobra urina na bexiga – resíduo pos miccional.
Essa evolução depende quanto mais grave for. Quanto mais grave a evolução, a destruição das fibras aferentes, mais rápido tem o problema. 
Cada vez que vai ficando esse resíduo, vai aumentando o volume acumulado. Ate que esse acumulo vai vazando ou retornar. Ele pode forçar a saída e o individuo pode apresentar uma incontinência e sim porque ele é retencionista e não porque o esfíncter esta com problema.
Ele acha que tem incontinência porque esta saindo sem que ele controla, mas a bexiga esta cheia. Isso é chamado de retencionista.
Ou pode ter refluxo – pode causar hidronefrose, pielonefrite, infecção de vias urinarias e de rim. 
Bexiga neurogênica paralitico-motora
Pode acontecer em tumores de medula, em algumas lesões, traumas medulares. Extremamente rara.
A via que ela compromete é a via eferente. O individuo sente, tem o envio da informação pela via aferente, ele tem dificuldade de contrair o detrusor e relaxar o esfíncter interno porque compromete a via eferente. No reflexo, ele perde a via eferente mas tem a aferente. Tem a sensação da bexiga enchendo, mas não consegue gerar contração desse músculo. A urina so vai sair quando a bexiga estiver muito cheia.
Bexiga neurogênica autônoma
Comprometimento das duas vias. Aferente ou eferente. Ou comprometimento da medula, do cone medular. 
Duas vias – lesão no nervo pélvico – poliomielite.
Ou pode ter sido diretamente na medula – tem que ser na região do cone medular.
Nessas condições, não tem o reflexo
A informação não sobe, não volta, você não contrai a bexiga e não relaxa o esfíncter interno. Como essa urina vai sair? A urina so sai quando ela encheu o suficiente e forca. 
Ela pode levar a uma outra situação
Plexo miovesical – ele tem a capacidade de funcionar sozinho. Ele pode despolarizar e gerar a contração de acordo com a distencao.
O SN ajuda esse plexo a ser controlado.
Se você tirar a inervação simpática e parassimpática, o plexo começa a continuar sozinho. A medida que você enche, ele pode ficar hiperexcitado. Ele fica tão excitado que ele começa a gerar a uma hiperatividade do detrusor. O detrusor fica constantemente contraído e fica com uma contração persistente que causa um espessamento da musculatura. Esse espessamento é chamado de hiperatividade detrusora.
A micção acontece sempre com altas pressões -> comprometimento da musculatura da bexiga e dos esfíncteres externos. E pode também fazer o retorno do conteúdo.
Ex. indivíduos com traumatismos raquimedular.
Bexiga neurogênica reflexa – a reflexa acontece acima do cone medular. Você tem o reflexo, mas perde o controle da ponte. Não consegue contralar o esfíncter externo e não ajuda a finalizar o processo.
Bexiga – incontinência por urgência 
Acontece em indivíduos com doença de Parkinson – comum. Porque tem um comprometimento do esfíncter externo, quem controla ele. O controle do esfíncter externo tem uma ligação com a ponte mas o controle dele é voluntario.
Informação ate a ponte e mandar o esfíncter relaxar. Pode vim com controle do córtex inibir esse reflexo da ponte mantendo o esfíncter externo contraído ate você esta no banheiro.
Perde a ligação da ponte com o córtex. 
A criança não tem conexão do córtex com a ponte.
Receptores farmacológicos do trato urinário inferior 
Por que o simpático e o parassimpático são diferentes porque existem receptores diferentes em cada região
O simpático vai liberar noradrenalina, so que o simpático na região do corpo da bexiga (fundo e ápice), tem uma função inibitória e na região de colon e esfíncter interno eles.

Outros materiais