Buscar

ED 9 SEMESTRE - 781Z - TECNICAS RETROSPECTIVAS (PROJ)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

ED 9 SEMESTRE - 781Z - TECNICAS RETROSPECTIVAS (PROJ)
B- De acordo com a Carta de Petrópolis e no PDF que se encontra no Módulo 2 que recordam as Cartas Patrimoniais , "Considera-se predominante o valor social da propriedade urbana, em detrimento do seu valor de mercadoria."
C- A Constituição Federal de 88 :
Protege a fauna e a flora - Art. 225, inciso VII - VII -" proteger a fauna e a flora, vedadas, na forma da lei, as práticas que coloquem em risco sua função ecológica, provoquem a extinção de espécies ou submetam os animais a crueldade. "
Protege documentos, obras e outros bens de valor histórico, artístico e cultural - Art. 23, inciso III - "proteger os documentos, as obras e outros bens de valor histórico, artístico e cultural, os monumentos, as paisagens naturais notáveis e os sítios arqueológicos."
Promove cultura- Art.221, inciso II- "promoção da cultura nacional e regional e estímulo à produção independente que objetive sua divulgação."
Zela pela guarda do patrimônio público- Art.23, inciso I- "zelar pela guarda da Constituição, das leis e das instituições democráticas e conservar o patrimônio público."
Os únicos impedimentos da constituição está previsto no Art. 23, inciso IV- IV -" impedir a evasão, a destruição e a descaracterização de obras de arte e de outros bens de valor histórico, artístico ou cultural." , logo, não é de competência da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, impedir a saída de obras de arte nacionais para outros países.
B- De acordo com o modelo proposto para avaliar as necessidades do gerenciamento ambiental em museus - SISEMSP, as fases para realizar o diagnóstico de conservação são: preparação, coleta de dados, identificação de problemas, elaboração de relatório.
B- De acordo com a APAC- ÁREA DE PROTEÇÃO DO AMBIENTE CULTURAL (APAC), os conceitos são classificados como: tombado, preservado e tutelado.
D- "De acordo com especialistas, a preservação do patrimônio histórico não é apenas uma questão do poder público, mas da sociedade como um todo. E, nesse sentido, é preciso que haja uma maior conscientização por parte da sociedade. “Sem as ações de órgãos como Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e Iphae (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Estadual), e dos municípios, a situação seria terrível. Mas não podemos e não devemos transferir a responsabilidade da preservação unicamente aos organismos públicos. E a nossa responsabilidade pessoal, onde está? Como e quanto, como cidadãos, lutamos pela preservação?”, destaca Kother."- OEI 
A-De acordo com o Diagnóstico de Conservação -SISEMSP, "Os avaliadores da arquitetura e das coleções baseiam-se em conhecimentos, experiências e análise qualitativa para chegar às estratégias encomendadas."
A- Constituição estadual Art. 260, inciso IV. 
Artigo 260 - Constituem patrimônio cultural estadual os bens de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referências à identidade, à ação e à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade nos quais se incluem: 
IV - os conjuntos urbanos e sítios de valor histórico, paisagístico, artístico, arqueológico, paleontológico, ecológico e científico.
C- O trecho se encontra na recomendação de Nova Delhi, dezembro de 1956, no 2º e 3° parágrafo.
E- Art. 4º da Carta de Veneza (1964) "A conservação dos monumentos impõe em primeiro lugar uma manutenção permanente dos mesmos.".
E- A pintura das 16 colunas de concreto armado é uma forma de proteger a estrutura das peças contra o acesso de agentes agressivos, a fim de aumentar sua vida útil. Não houve desplacamento de trechos de concreto das colunas.
–
C- A alternativa correta encontra-se na Carta de Veneza (1964) no Art.9º
E- Todos as alternativas são condizentes com a Carta de Petrópolis de 1987.
• Declaração de Estocolmo, de 1972, estabeleceu princípios para melhorar as relações do homem com o Meio Ambiente, equilíbrio entre desenvolvimento econômico e redução da degradação ambiental. 
• A Carta de Paris de 1972 consideram os monumentos, conjuntos de construções e lugares notáveis que tenham valor local, apenas patrimônio cultural e não mundial.
• A criação da Lista do Patrimônio Mundial é produto das recomendações de Paris, 1972.
• O princípio de que cabe ao homem preservar o patrimônio representado pela flora e pela fauna silvestres, bem como pelo seu próprio habitat, resulta da Carta de Estocolmo, de 1972.
A alternativa B está de acordo com a Carta de Paris de 1972.
A alternativa A está de acordo com a Carta de Washington (1986) no subtitulo Princípios e Objetivos 1º, 2º e 5º item.
Dentre os itens acima, apenas a II e a III se encontram corretas. 
A carta de Veneza - Art.1 - O conceito de monumento histórico engloba, não só as criações arquitetônicas isoladamente, mas também os sítios, urbanos ou rurais, nos quais sejam patentes os testemunhos de uma civilização particular, de uma fase significativa da evolução ou do progresso, ou algum acontecimento histórico. Este conceito é aplicável, quer às grandes criações, quer às realizações mais modestas que tenham adquirido significado cultural como passar do tempo.
A Carta de Nairóbi define para os efeitos da presente Recomendação: conjunto histórico, enquadramento dos conjuntos históricos e salvaguarda.
Dentre as alternativas, a E está de acordo.
Dentre as alternativas, a alternativa D está correta. O s problemas patológicos podem ser causados apenas pela ação do homem, mas na maioria das vezes, é causada pela própria natureza, são esses os agentes ambientais, os climáticos e os biológicos.
As obras de intervenção devem resultar em novas estratégias para a visibilidade do conjunto ou de suas partes, promovendo formas de apreensão inovadoras que rompam com as anteriores.
O Inventário Nacional de Referências Culturais (INRC) é uma metodologia de pesquisa desenvolvida pelo Iphan para produzir conhecimento sobre os domínios da vida social aos quais são atribuídos sentidos e valores e que, portanto, constituem marcos e referências de identidade para determinado grupo social.
O Inventário constitui-se em um dos instrumentos administrativos de preservação do patrimônio cultural do Município que tem por objetivo preservar, como patrimônio cultural, imóveis de valor histórico, arquitetônico, urbanístico, ambiental, simbólico e também de valor afetivo para a população, impedindo que venham a ser destruídos ou descaracterizados.
. De acordo com o Inventário Nacional de Bens Imóveis Sítios Urbanos Tombados – INBI-SU "O método pode ser aplicado, integral ou parcialmente, para os diferentes sítios, tendo em vista que as propostas para execução do inventário devem levar em consideração as dimensões territoriais dos sítios, a documentação disponível a seu respeito e os problemas enfrentados na sua preservação."
Reconhecimento histórico e documental para conhecer e situar a edificação e sua arquitetura no tempo.
E- A análise passa primeiramente pela prefeitura do município.
A-Deve ser avaliado o comportamento estrutural, com: recalque, trincos, rachaduras...
E- O projeto deve adequar-se ao que já existe e ressaltar as características arquitetônicas.
B- O documento alerta para a utilidade do bem: para ser passível de preservação, o bem cultural deveria ser Reconhecido como pertencente à identidade cultural de um povo.
E-   V - os conjuntos urbanos e sítios de valor histórico, paisagístico, artístico, arqueológico, paleontológico, ecológico e científico. 
B- DECRETO-LEI Nº 25, DE 30 DE NOVEMBRO DE 1937. Organiza a proteção do patrimônio histórico e artístico nacional.
D- O tombamento não dá o direito próprio ou titularidade sobre o domínio das coisas tombadas.
D-Patrimônio Cultural pode ser conjunto de bens materiais e/ou imateriais que contam a história de um povo e sua relação com o meio ambiente.
.
O Decreto nº 4.811, de 19 de agosto de 2003 visa de acordo com o Art. 20:
I - coordenar a execução da política de preservação, promoção e proteção do patrimônio cultural,em consonância com as diretrizes do Ministério da Cultura;
II - desenvolver estudos e pesquisas, visando a geração e incorporação de metodologias, normas e procedimentos para preservação do patrimônio cultural; e
III - promover a identificação, o inventário, a documentação, o registro, a difusão, a vigilância, o tombamento, a conservação, a preservação, a devolução, o uso e a revitalização do patrimônio cultural, exercendo o poder de polícia administrativa para a proteção deste patrimônio.
A- De acordo com o DECRETO-LEI Nº 25, DE 30 DE NOVEMBRO DE 1937. Art. 5º O tombamento dos bens pertencentes à União, aos Estados e aos Municípios se fará de ofício, por ordem do diretor do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, MAS DEVERÁ SER NOTIFICADO À ENTIDADE A QUEM PERTENCER, ou sob cuja guarda estiver a coisa tombada, afim de produzir os necessários efeitos.
De acordo com a Carta de Washington:
"As grandes redes viárias previstas no quadro do ordenamento do território não devem penetrar nas cidades históricas, mas apenas facilitar o tráfego na aproximação destas cidades e permitir-lhes um acesso fácil." Ou seja, não é permitido a abertura de grandes vias em bairros históricos. 
"A circulação de veículos deve ser rigorosamente regulamentada no interior das cidades ou dos bairros históricos; as zonas de estacionamento deverão ser dispostas de modo a não degradar o seu aspecto nem o seu ambiente envolvente." No caso o estacionamento não foi eliminado, somente tomado devido rigor. 
Apenas o Item I está certo.
A globalização pode prejudicar o patrimônio cultural quando mudam os conhecimentos, costumes e valores nos grupos sociais, acarretando na perda de identidade.
As variações na economia apontam que a cidade tenha novos centros comerciais por não ser mais viável as convencionais para interesses lucrativos, onde distanciam o comércio e os espaços onde se encontram o centro histórico se esvaziam e degradam.
B
A-Com base no MANUAL - ELABORAÇÃO DE PROJETOS PARA INTERVENÇÕES EM BENS CULTURAIS MÓVEIS E INTEGRADOS, a alternativa A esta correta.
B- A alternativa B está incorreta, o uso original do edifício/ sítio pode não ser de interesse atualmente e assim acarreta ou continua um espaço ocioso. Por isso, existe a possibilidade de readequar os usos do edifício/sítio.

Outros materiais