Buscar

Características e Classificações das Vitaminas

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Vitaminas
Características
São compostos orgânicos não sintetizados pelo corpo
Possuem funções reguladoras
Algumas agem como coenzimas ou antioxidantes
São percussores para a síntese hormonal
A carência é chamada de hipovitaminose e o excesso de hipervitaminose
Pró-vitaminas são substância a partir das quais nosso organismo é capaz de sintetizar vitaminas. 
Carotenos (pró-vitamina A) e esteróis (pró-vitamina D)
Classificações
Lipossolúveis: é o grupo de vitaminas solúveis em gordura e que por isso podem ser armazenadas
Vitaminas A, D, D2, D3, E, K, K2, K3, Q10 (retinol, calciferol, ergocalciferol, colecalciferol, tocoferol e filoquinona, menaquinona MK7, menadiona, ubidecarenona).
Hidrossolúveis: é o grupo das vitaminas solúveis em água, são elas as vitaminas do complexo B e a vitamina C. Não podem ser armazenadas no corpo.
Lipossolúveis
Vitamina A
Encontrada em alimentos amarelos e carne de fígado, manteiga e gema de ovo
Responsável pelo desenvolvimento da retina, dos ossos e dentes, mantêm saudáveis a pele e as mucosas
É necessária para a função das células nervosas (fotorreceptores) sensíveis 
à luz na retina do olho. Também mantém saudáveis a pele e o revestimento dos pulmões, intestino e do trato urinário, protege contra infecções e contribui para o crescimento, é essencial para a proliferação e divisão celular, também regula a expressão do gene para a formação do gene de crescimento. Possui função antioxidante
A deficiência de vitamina A pode causar cegueira noturna e a xeroftalmia, como também leva a ulceração da córnea que quando progressiva pode causar necrose e destruição do globo ocular provocando cegueira irreversível. Pode causar também problemas infecciosos constantes, uma vez que as células imunes ficam menos ativas. 
Vitamina D, D2, D3 (calciferol, ergocalciferol, colecalciferol)
É obtida através de alimentos como o leite e derivados, do óleo de fígado de bacalhau, gema de ovo, algumas espécies de peixe e fígado de vaca, e também através da conversão de um colesterol em colecalciferol na derme e epiderme humana expostas à luz solar.
Possui função reguladora dos níveis de cálcio
A deficiência de cálcio pode causar raquitismo nas crianças e osteomalácia em adultos, osteodristrofia renal e hipoparatireodismo.
Vitamina E 
Sua principal função é como antioxidante é importante na formação de hemácias e ajuda na vasodilatação.
É encontrada em óleos vegetais, sementes oleaginosas, vegetais folhosos verde escuro, gérmen de trigo, gema de ovo e fígado.
A falta de vitamina E é quase inteiramente restrita a bebês prematuros, quando observada em adultos, normalmente está associada a defeitos na absorção ou transporte de lipídeos. Pode causar retinopatia pigmentar, ruptura das hemácias, danos nas fibras nervosas e diminuição dos reflexos.
Vitamina K 
É encontrada em folhas vegetais verdes, brócolis, fígado bovino, fígado de frango, germe de trigo e gema de ovo.
Suas principais funções são atuar no processo de coagulação sanguínea, ativar a osteocalcina e inibir a calcificação vascular, dificultando a formação de placa nas artérias.
A hipovitaminose da vitamina E pode levar a hemorragias, deficiência no processo de coagulação e formação de placas endurecidas nas artérias. 
Hidrossolúveis
Vitamina B12
É necessária no combate a anemia, atua no metabolismo das proteínas contribuindo com a absorção de aminoácidos pelo organismo, é essencial na formação das hemácias.
É encontrada em levedura de cerveja, cereais integrais, leite, peixes, ovos, carne, etc.
A deficiência de vitamina E pode provocar anemia, alterações neurológicas, como o desgaste da mielina, distúrbios sanguíneos.
Vitamina B6
´?EE

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais