Buscar

AV VIRTUAL COMERCIO EXTERIOR

Prévia do material em texto

1)
Quanto à linguagem, um dos elementos que compõem a cultura, pode-se afirmar que ela:
Alternativas:
resume-se ao idioma mais falado de um determinado país em questão.
refere-se ao inglês, idioma que predomina nos negócios.
inclui expressões gráficas e desenhos.
refere-se somente ao que é dito.
é composta por elementos verbais e não verbais.
checkCORRETO
Resolução comentada:
A linguagem envolve tanto os aspectos relativos aos idiomas utilizados no país em questão, como a linguagem não verbal, composta por gestos, postura corporal, contato visual e tom de voz. No âmbito da comunicação, a linguagem refere-se ao que é dito e à forma que a mensagem é transmitida.
Código da questão: 32513
2)
Um grande importador brasileiro compra uma carga de 100 mil unidades de celulares de um exportador chinês. 
No contrato de venda celebrado entre eles, foi acordado que o Incoterm utilizado na transação seria o CFR Porto de Santos. 
Durante o transporte internacional da mercadoria, o navio que transportava a carga enfrenta uma forte tempestade e quase toda carga importada é avariada, tornando-se inutilizável.
A partir da análise desse cenário, é correto afirmar que:
Alternativas:
O responsável por arcar com o prejuízo de perda da carga é o importador brasileiro, conforme o Incoterm acordado, o comprador é responsável pelo risco de transporte a partir do momento em que a mercadoria é entregue a bordo do navio no porto de embarque.
checkCORRETO
O responsável por arcar com o prejuízo da perda da carga é o exportador chinês, já que ele é o dono da mercadoria até que ela seja recebida pelo importador no país de destino
A companhia marítima é responsável por reembolsar o exportador chinês pelos prejuízos relativos à perda da carga.
O contrato de venda torna-se nulo e o importador brasileiro não tem mais nenhuma obrigação com o exportador chinês.
O responsável por arcar com o prejuízo da perda da carga é o exportador chinês, já que foi ele quem contratou o frete, conforme o Incoterm acordado.
Resolução comentada:
O Incoterm CFR (Cost and Freight) determina que o vendedor assuma todos os custos, inclusive frete, para transportar a mercadoria até o porto de destino designado pelo comprador, no entanto, o comprador é responsável pelo risco de transporte a partir do momento em que a mercadoria é entregue a bordo do navio no porto de embarque e por recebê-la da transportadora no porto de destino designado.
Portanto, no caso descrito, o importador brasileiro (comprador) é o responsável por arcar com o prejuízo de perda da carga.
Código da questão: 32557
3)
O cenário criado internacionalmente após a Crise de 1929 e a Segunda Guerra mundial foi propício para o estabelecimento de organismos internacionais. 
A ___________ foi criada para manter a paz, a segurança mundial e a cooperação entre as nações e o _________ para resolver os desequilíbrios dos balanços de pagamentos, por meio do fornecimento de crédito às nações. O __________ tinha o objetivo de recuperar economicamente os países atingidos pela guerra.
Os organismos internacionais que completam corretamente as lacunas acima, são respectivamente:
Alternativas:
ONU, FMI e BIRD.
checkCORRETO
ONU, BIRD e FMI.
OMC, FMI e GATT.
ONU, GATT e BIRD.
OMC, BIRD e FMI.
Resolução comentada:
Esse cenário mundial pós-Crise de 1929 e 2ª Guerra mundial foi propício para a criação de organismos internacionais, como a Organização das Nações Unidas (ONU), estabelecida em 1945 para manter a paz, a segurança mundial e a cooperação entre as nações. O Banco Mundial (BIRD) e o Fundo Monetário Internacional (FMI), também foram criados nesse período. O primeiro, com o objetivo de recuperar economicamente os países atingidos pela guerra e, o segundo para resolver os desequilíbrios dos balanços de pagamentos.
Código da questão: 32530
4)
"A indústria calçadista de Franca, no interior de São Paulo, um dos principais polos produtores do país, vem trabalhando para aumentar suas exportações e combater o marasmo do mercado interno. E a alta do dólar em relação ao real, apesar de instável, deu um “empurrão” para as vendas dos fabricantes nos últimos meses”.
Disponível em: http://g1.globo.com/economia/negocios/noticia/2015/08/industria-de-calcados-de-franca-mira-em-mercado-externo-para-driblar-crise.html. Acesso em: 21 de Out. 2017.
A partir da análise da notícia acima, é
correto afirmar que polo industrial de Franca trata-se de:
Alternativas:
um oligopólio.
uma economia de escala externa.
checkCORRETO
uma economia de escala interna.
uma concorrência monopolística.
um monopólio.
Resolução comentada:
-
Código da questão: 32506
5)
No contexto da concorrência perfeita, como as empresas são classificadas quanto à sua influência na formação do preço de venda?
Alternativas:
manipuladoras de preços.
tomadoras de preços.
checkCORRETO
gerenciadoras de preços.
formadoras de preços.
inovadoras de preços.
Resolução comentada:
Na concorrência perfeita, o mercado é formado por um grande número de compradores e vendedores e nenhum deles tem poder suficiente para influenciar o preço de vendas, por isso são considerados como tomadores de preços.
Código da questão: 32503
6)
A atuação profissional em atividades relacionadas ao comércio exterior requer a capacidade de _________ de dados e conjunturas, a fim de que seu processo _______ seja o mais acertado possível.
A alternativa que completa corretamente as lacunas acima, respectivamente, é:
Alternativas:
análise; de tomada de decisão.
checkCORRETO
análise; criativo.
análise; produtivo.
crítica; produtivo.
crítica; inovativo.
Resolução comentada:
A atuação profissional em atividades relacionadas ao comércio exterior requer a capacidade de análise de dados e conjunturas, a fim de que seu processo de tomada de decisões seja o mais acertado possível. Diante dessa realidade, nota-se, portanto, a necessidade de ter acesso a uma grande variedade de dados que fornecerão subsídios e orientação ao processo decisório.
Código da questão: 32561
7)
A Conta de Transações Correntes é importante grupo de contas do Balanço de Pagamentos. Segundo o BPM6, ela é composta por:
Alternativas:
Conta de Bens e Serviços, Renda primária e Renda secundária.
checkCORRETO
Balança Comercial, Conta de Capital e Conta Financeira.
Conta de bens, transferências unilaterais e rendas secundárias.
Conta de bens e Serviços, Balança Comercial e Conta de Rendas.
Conta de Bens e Conta de Serviços e Rendas.
Resolução comentada:
As Transações Correntes são um importante grupo de contas do BP que demonstram o fluxo de mercadorias, serviços, renda primária e renda secundária entre residentes e não residentes de um determinado país. Elas são compostas pela conta de bens e serviços, conta de renda primária e conta de renda secundária.
Código da questão: 32545
8)
Identifique se são (V) verdadeiras ou (F) falsas as afirmativas abaixo:
Quanto aos princípios da OMC, é correto afirmar que: 
( ) - Países desenvolvidos e em desenvolvimento estão em condições de igualdade quanto à implementação dos compromissos acordados. 
( ) - A previsibilidade dos negócios internacionais é estabelecida por meio do compromisso tarifário para bens e serviços de cada país.
( ) - O princípio da nação mais favorecida determina que os países podem estabelecer, entre os membros da OMC, um país que receberá mais benefícios nas relações de comércio exterior. 
( ) - O comércio justo é promovido por meio do combate de práticas desleais, como o dumping e os subsídios às exportações.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, respectivamente:
Alternativas:
V – F – V – F.
V – V – F – F.
F – V – V – V.
F – V - F – V.
checkCORRETO
F – F – V - V.
Resolução comentada:
Os princípios da OMC preveem que os países em desenvolvimento precisam de flexibilidade no tempo que tomam para implantar os acordos do sistema e por isso determinam que países menos desenvolvidos recebam tratamento especial e diferenciado quanto à implantaçãodos compromissos acordados.
Para garantir a previsibilidade dos negócios, a fim de promover segurança aos agentes do comércio internacional, é estabelecido um compromisso tarifário para bens e serviços por parte de cada país. 
O princípio da Nação Mais favorecida estabelece que os países não podem sofrer discriminação por parte de seus parceiros comerciais. Se algum membro receber alguma vantagem ou privilégio, essa deve ser estendida aos demais.
A OMC busca promover não só o livre comércio entre nações, como o comércio justo. A organização combate o uso de práticas desleais de comércio, como o subsídio às exportações e a utilização da prática do dumping, por distorcerem as condições de comércio entre os países.
Código da questão: 32536
9)
Os Termos Internacionais de Comércio evoluíram conforme o desenvolvimento e expansão do comércio internacional passando exclusivamente de aplicáveis aos transportes marítimos e terrestres a abrangentes aos transportes aéreos e intermodais.
Como resultado desse progresso, os Incoterm já tiveram 08 versões publicadas. A versão mais atual dos Incoterms é:
Alternativas:
Incoterms 2011.
Incoterms 2000.
Incoterms 2017.
Incoterms 2010.
checkCORRETO
Incoterms 2015.
Resolução comentada:
Os Incoterms já estão em sua oitava versão, a versão Incoterms 2010. Essa entrou em vigor em Janeiro de 2011, sendo considerada uma atualização e consolidação das regras anteriores disponibilizadas na versão 2000.
Código da questão: 32554
10)
Em relação às teorias econômicas que explicam a razão para a existência do comércio internacional, considere as seguintes afirmações:
I - As principais teorias econômicas que explicam a existência do comércio Internacional são: Teoria das Vantagens absolutas e Teoria das Vantagens comparativas. 
II - De acordo com Adam Smith, a especialização das produções dos países envolvidos no comércio internacional possibilita o aumento da quantidade de bens que a população desses países terá acesso, contribuindo assim para o bem-estar da sociedade. 
III - Segundo a teoria de Heckscher e Ohlin, no livre-comércio, cada país se especializará na produção do bem que requer a utilização mais intensiva do seu fator de produção abundante.
IV - O Mercantilismo pode ser compreendido como uma teoria econômica, pois trata-se de sistema homogêneo de práticas econômicas existentes entre os séculos XII e XV e tem Adam Smith como seu maior defensor.
Estão CORRETAS somente as afirmações:
Alternativas:
II e III.
checkCORRETO
III e IV.
I, II e III.
II, III e IV.
I e III.
Resolução comentada:
As principais teorias econômicas que explicam a existência do comércio Internacional são a abordagem mercantilista, a teoria das vantagens absolutas e a teoria das vantagens comparativas e a teoria de Heckscher e Ohlin. 
O Mercantilismo trata-se do conjunto de práticas econômicas que vigorou na Europa entre os séculos da XV e XVIII. Não é considerado como uma teoria econômica, por não tido um representante que organizasse metodicamente seus princípios.
Código da questão: 32512

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes