AV VIRTUAL COMERCIO EXTERIOR
7 pág.

AV VIRTUAL COMERCIO EXTERIOR


DisciplinaComércio Exterior2.706 materiais17.267 seguidores
Pré-visualização2 páginas
1)
Quanto à linguagem, um dos elementos que compõem a cultura, pode-se afirmar que ela:
Alternativas:
resume-se ao idioma mais falado de um determinado país em questão.
refere-se ao inglês, idioma que predomina nos negócios.
inclui expressões gráficas e desenhos.
refere-se somente ao que é dito.
é composta por elementos verbais e não verbais.
checkCORRETO
Resolução comentada:
A linguagem envolve tanto os aspectos relativos aos idiomas utilizados no país em questão, como a linguagem não verbal, composta por gestos, postura corporal, contato visual e tom de voz. No âmbito da comunicação, a linguagem refere-se ao que é dito e à forma que a mensagem é transmitida.
Código da questão: 32513
2)
Um grande importador brasileiro compra uma carga de 100 mil unidades de celulares de um exportador chinês. 
No contrato de venda celebrado entre eles, foi acordado que o Incoterm utilizado na transação seria o CFR Porto de Santos. 
Durante o transporte internacional da mercadoria, o navio que transportava a carga enfrenta uma forte tempestade e quase toda carga importada é avariada, tornando-se inutilizável.
A partir da análise desse cenário, é correto afirmar que:
Alternativas:
O responsável por arcar com o prejuízo de perda da carga é o importador brasileiro, conforme o Incoterm acordado, o comprador é responsável pelo risco de transporte a partir do momento em que a mercadoria é entregue a bordo do navio no porto de embarque.
checkCORRETO
O responsável por arcar com o prejuízo da perda da carga é o exportador chinês, já que ele é o dono da mercadoria até que ela seja recebida pelo importador no país de destino
A companhia marítima é responsável por reembolsar o exportador chinês pelos prejuízos relativos à perda da carga.
O contrato de venda torna-se nulo e o importador brasileiro não tem mais nenhuma obrigação com o exportador chinês.
O responsável por arcar com o prejuízo da perda da carga é o exportador chinês, já que foi ele quem contratou o frete, conforme o Incoterm acordado.
Resolução comentada:
O Incoterm CFR (Cost and Freight) determina que o vendedor assuma todos os custos, inclusive frete, para transportar a mercadoria até o porto de destino designado pelo comprador, no entanto, o comprador é responsável pelo risco de transporte a partir do momento em que a mercadoria é entregue a bordo do navio no porto de embarque e por recebê-la da transportadora no porto de destino designado.
Portanto, no caso descrito, o importador brasileiro (comprador) é o responsável por arcar com o prejuízo de perda da carga.
Código da questão: 32557
3)
O cenário criado internacionalmente após a Crise de 1929 e a Segunda Guerra mundial foi propício para o estabelecimento de organismos internacionais. 
A ___________ foi criada para manter a paz, a segurança mundial e a cooperação entre as nações e o _________ para resolver os desequilíbrios dos balanços de pagamentos, por meio do fornecimento de crédito às nações. O __________ tinha o objetivo de recuperar economicamente os países atingidos pela guerra.
Os organismos internacionais que completam corretamente as lacunas acima, são respectivamente:
Alternativas:
ONU, FMI e BIRD.
checkCORRETO
ONU, BIRD e FMI.
OMC, FMI e GATT.
ONU, GATT e BIRD.
OMC, BIRD e FMI.
Resolução comentada:
Esse cenário mundial pós-Crise de 1929 e 2ª Guerra mundial foi propício para a criação de organismos internacionais, como a Organização das Nações Unidas (ONU), estabelecida em 1945 para manter a paz, a segurança mundial e a cooperação entre as nações. O Banco Mundial (BIRD) e o Fundo Monetário Internacional (FMI), também foram criados nesse período. O primeiro, com o objetivo de recuperar economicamente os países atingidos pela guerra e, o segundo para resolver os desequilíbrios dos balanços de pagamentos.
Código da questão: 32530
4)
"A indústria calçadista de Franca, no interior de São Paulo, um dos principais polos produtores do país, vem trabalhando para aumentar suas exportações e combater o marasmo do mercado interno. E a alta do dólar em relação ao real, apesar de instável, deu um \u201cempurrão\u201d para as vendas dos fabricantes nos últimos meses\u201d.
Disponível em: http://g1.globo.com/economia/negocios/noticia/2015/08/industria-de-calcados-de-franca-mira-em-mercado-externo-para-driblar-crise.html. Acesso em: 21 de Out. 2017.
A partir da análise da notícia acima, é
correto afirmar que polo industrial de Franca trata-se de:
Alternativas:
um oligopólio.
uma economia de escala externa.
checkCORRETO
uma economia de escala interna.
uma concorrência monopolística.
um monopólio.
Resolução comentada:
-
Código da questão: 32506
5)
No contexto da concorrência perfeita, como as empresas são classificadas quanto à sua influência na formação do preço de venda?
Alternativas:
manipuladoras de preços.
tomadoras de preços.
checkCORRETO
gerenciadoras de preços.
formadoras de preços.
inovadoras de preços.
Resolução comentada:
Na concorrência perfeita, o mercado é formado por um grande número de compradores e vendedores e nenhum deles tem poder suficiente para influenciar o preço de vendas, por isso são considerados como tomadores de preços.
Código da questão: 32503
6)
A atuação profissional em atividades relacionadas ao comércio exterior requer a capacidade de _________ de dados e conjunturas, a fim de que seu processo _______ seja o mais acertado possível.
A alternativa que completa corretamente as lacunas acima, respectivamente, é:
Alternativas:
análise; de tomada de decisão.
checkCORRETO
análise; criativo.
análise; produtivo.
crítica; produtivo.
crítica; inovativo.
Resolução comentada:
A atuação profissional em atividades relacionadas ao comércio exterior requer a capacidade de análise de dados e conjunturas, a fim de que seu processo de tomada de decisões seja o mais acertado possível. Diante dessa realidade, nota-se, portanto, a necessidade de ter acesso a uma grande variedade de dados que fornecerão subsídios e orientação ao processo decisório.
Código da questão: 32561
7)
A Conta de Transações Correntes é importante grupo de contas do Balanço de Pagamentos. Segundo o BPM6, ela é composta por:
Alternativas:
Conta de Bens e Serviços, Renda primária e Renda secundária.
checkCORRETO
Balança Comercial, Conta de Capital e Conta Financeira.
Conta de bens, transferências unilaterais e rendas secundárias.
Conta de bens e Serviços, Balança Comercial e Conta de Rendas.
Conta de Bens e Conta de Serviços e Rendas.
Resolução comentada:
As Transações Correntes são um importante grupo de contas do BP que demonstram o fluxo de mercadorias, serviços, renda primária e renda secundária entre residentes e não residentes de um determinado país. Elas são compostas pela conta de bens e serviços, conta de renda primária e conta de renda secundária.
Código da questão: 32545
8)
Identifique se são (V) verdadeiras ou (F) falsas as afirmativas abaixo:
Quanto aos princípios da OMC, é correto afirmar que: 
( ) - Países desenvolvidos e em desenvolvimento estão em condições de igualdade quanto à implementação dos compromissos acordados. 
( ) - A previsibilidade dos negócios internacionais é estabelecida por meio do compromisso tarifário para bens e serviços de cada país.
( ) - O princípio da nação mais favorecida determina que os países podem estabelecer, entre os membros da OMC, um país que receberá mais benefícios nas relações de comércio exterior. 
( ) - O comércio justo é promovido por meio do combate de práticas desleais, como o dumping e os subsídios às exportações.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, respectivamente:
Alternativas:
V \u2013 F \u2013 V \u2013 F.
V \u2013 V \u2013 F \u2013 F.
F \u2013 V \u2013 V \u2013 V.
F \u2013 V - F \u2013 V.
checkCORRETO
F \u2013 F \u2013 V - V.
Resolução comentada:
Os princípios da OMC preveem que os países em desenvolvimento precisam de flexibilidade no tempo que tomam para implantar os acordos do sistema e por isso determinam que países menos desenvolvidos recebam tratamento especial e diferenciado quanto à implantação