Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
9 pág.
1 CHAMADA Armazenagem, gestão de transportes e distribuição

Pré-visualização | Página 1 de 3

1)
Tem sido amplamente divulgado que certas reservas de materiais básicos de produção, principalmente minerais, estão próximas ao limite de exploração, com riscos de comprometimento do abastecimento num futuro próximo. Em função desta situação:
I - Temos notado um crescente empenho no desenvolvimento de processos de reciclagem de materiais de maior valor agregado, tais como cobre, ouro e alumínio.
II - A dificuldade de acesso e extração, além de questões relacionadas à proteção do meio ambiente, tem gerado aumento de custos destes materiais, viabilizando assim investimentos em sistemas de retorno pós-consumo e de reciclagem.
Sobre as afirmações acima, podemos concluir que:
Alternativas:
A primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.
As duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
CORRETO
e) Ambas as afirmações são falsas. 
As duas afirmações são verdadeiras, mas a segunda não justifica a primeira.
checkINCORRETO
A primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.
Resolução comentada:
Processos de reciclagem de produtos de alta tecnologia, como celulares e computadores, têm sido cada vez mais empregados visando o aproveitamento de materiais nobres.
Código da questão: 20020
2)
Sobre fundamentos da gestão do processo de distribuição e a influência desta para o atingimento dos resultados potenciais a serem obtidos por todos os personagens que fazem parte do processo maior, que é a gestão da cadeia de abastecimentos, também chamada de Supply Chain Management, podemos afirmar que:
Alternativas:
Devem ser vistos de maneira holística, permeando todas as etapas dos diversos processos nas diversas empresas e elementos componentes da cadeia de suprimentos, uma vez que aspectos operacionais internos podem impactar na gestão da distribuição dos produtos aos clientes finais.
checkCORRETO
Envolvem exclusivamente processos internos na empresa, indústria, varejista ou distribuidor, relacionados ao atendimento ao cliente final desta.
Devem ser tratados de maneira isolada aos demais processos que envolvem a cadeia de abastecimentos.
Trata-se de um tema dentro da cadeia de abastecimentos, cujo elemento principal é o transporte de materiais acabados para o consumidor final
A gestão da cadeia de distribuição deve ser foco de atenção exclusivamente de setores relacionados aos processos de armazenagem e entrega.
Resolução comentada:
Como procuramos demonstrar ao longo do material desenvolvido, a gestão da distribuição de produtos está inserida em um conjunto maior e mais complexo de processos, que é a gestão da cadeia de abastecimentos (S.C.M.), podendo assim impactar no desempenho da cadeia. Portanto, ao analisar a gestão dos processos que envolvem a distribuição, devemos fazê-lo sempre tomando em contato o universo no qual estes processos de distribuição estão inseridos.
Código da questão: 20094
3)
Os equipamentos de captura e transmissão automáticas de dados, como coletores de códigos de barras, QRCodes e sistemas de identificação por rádio freqüência - RFId, demandam estreita relação com os sistemas de gestão de recursos das empresas - ERPs - e com os respectivos módulos de gestão de materiais, em função da necessidade de interação com os dados cadastrais dos materiais envolvidos no processo, PORQUE o objetivo fundamental da aplicação destes recursos é o aumento de velocidade e da acurácia dos processos de apontamento.
Analisando as afirmações acima, conclui-se que:
Alternativas:
As duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
A primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.
A primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.
 Ambas as afirmações são falsas.
As duas afirmações são verdadeiras, mas a segunda não justifica a primeira.
checkCORRETO
Resolução comentada:
A captura dos dados implica na necessidade de reconhecimento dos dequeles cadastrados no banco de dados que contenham as características que permitam o reconhecimento e interpretação do código lido, como número de código e descrição do produto, por exemplo, dados estes que devem estar vinculados ao ERP da empresa ou a algum módulo que contenha os dados cadastrais. O objetivo fundamental está correto, porém não justifica tecnicamente a primeira afirmativa, uma vez que podemos entender que existem diversas alternativas que também tenham por objetivo o aumento da confiabilidade sobre os dados apontados.
Código da questão: 19752
4)
Com relação à funcionalidade de rastreamento ou tracking em tempo real que pode ser desempenhada pelo TMS, podemos afirmar que:
I - Apesar de poder atuar em separado, é conveniente que seja desenvolvido para atuar em conjunto com sistemas de roteirização, uma vez que pode gerar dados reais provenientes do monitoramento dos veículos e, dados estes, que podem ser comparados com os dados de rastreamento previamente planejados, a fim de permitir a melhoria dos processos de gestão dos transportes.;
II - Pode ser utilizado também na gestão dos riscos da operação, tanto pela potencial ocorrência de acidentes como de eventuais roubos.
III - Por permitir monitoramento em tempo real, pode dispor ao Gestor Logístico dados que permitam sua reação durante a operação, corrigindo rotas ou alterando ordens de entrega e/ou coleta.
Com relação às afirmações acima, é CORRETO apenas o que se afirma em:
Alternativas:
II e III.
Somente III.
 I, II e III.
checkCORRETO
I e II.
 I e III.
Resolução comentada:
Uma vez feito o planejamento de rotas através dos processos de roteirização, os dados reais devem ser utilizados para comparação Plano versus Real. Dentro do aspecto de gestão operacional, a possibilidade de rastreamento em tempo real dá subsídios ao Gestor Logístico para atuação e alterações do planejamento inicialmente traçado, podendo adequar-se a eventos não previstos ou alterações de prioridades.
Código da questão: 19872
5)
Dadas as diversas funcionalidades potenciais para exploração com a correta utilização de sistemas de gestão de transportes - TMS, podemos citar também aspectos que abrangem temas relacionados à gestão da Sustentabilidade, PORQUE tais sistemas nos permitem gerenciar fretes de retorno e otimizar roteiros, aumentando a produtividade destes veículos utilizados e permitindo assim um menor consumo de combustíveis em relação aos volumes de entrega.
Analisando as asserções acima, podemos afirmar que:
Alternativas:
As duas afirmações são verdadeiras, mas a segunda não justifica a primeira.
checkINCORRETO
Ambas as afirmações são falsas.
A primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.
As duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
CORRETO
 A primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira
Resolução comentada:
Na medida em que se consegue entregar maior volume por veículo, a relação consumo versus volume entregue também melhora, trazendo consequente impacto no consumo e na redução de emissões de poluentes.
Código da questão: 20013
6)
Fazendo uma análise macro sobre o mercado de esmagamento de soja no Brasil, temos o seguinte cenário:
Os principais produtos comercializados nesse mercado são farelo e óleo de soja.
As plantações de soja estão espalhadas por todo o interior do país, longe dos principais centros consumidores.
A margem de lucro dos produtos é muito pequena e a logística de armazenagem em silos e, principalmente o transporte, constituem custos significativos da operação.
O transporte utilizado é o rodoviário e o volume de soja colhida é muito superior ao volume somado gerado de produto final.
O farelo é basicamente utilizado como insumo para indústria alimentícia e o óleo de soja é produzido principalmente para o consumidor final.
Assim, concluímos que para haver um desempenho viável em longo prazo, as empresas do setor devem:
Ter grande volume de esmagamento.
Estar localizadas próximas aos centros de plantação de soja.
Dispor de frota própria de transporte.
Estar localizadas em grandes centros urbanos.
Estão CORRETAS somente as afirmativas:
Página123