Buscar

1 CHAMADA Armazenagem, gestão de transportes e distribuição

Prévia do material em texto

1)
Tem sido amplamente divulgado que certas reservas de materiais básicos de produção, principalmente minerais, estão próximas ao limite de exploração, com riscos de comprometimento do abastecimento num futuro próximo. Em função desta situação:
I - Temos notado um crescente empenho no desenvolvimento de processos de reciclagem de materiais de maior valor agregado, tais como cobre, ouro e alumínio.
II - A dificuldade de acesso e extração, além de questões relacionadas à proteção do meio ambiente, tem gerado aumento de custos destes materiais, viabilizando assim investimentos em sistemas de retorno pós-consumo e de reciclagem.
Sobre as afirmações acima, podemos concluir que:
Alternativas:
A primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.
As duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
CORRETO
e) Ambas as afirmações são falsas. 
As duas afirmações são verdadeiras, mas a segunda não justifica a primeira.
checkINCORRETO
A primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.
Resolução comentada:
Processos de reciclagem de produtos de alta tecnologia, como celulares e computadores, têm sido cada vez mais empregados visando o aproveitamento de materiais nobres.
Código da questão: 20020
2)
Sobre fundamentos da gestão do processo de distribuição e a influência desta para o atingimento dos resultados potenciais a serem obtidos por todos os personagens que fazem parte do processo maior, que é a gestão da cadeia de abastecimentos, também chamada de Supply Chain Management, podemos afirmar que:
Alternativas:
Devem ser vistos de maneira holística, permeando todas as etapas dos diversos processos nas diversas empresas e elementos componentes da cadeia de suprimentos, uma vez que aspectos operacionais internos podem impactar na gestão da distribuição dos produtos aos clientes finais.
checkCORRETO
Envolvem exclusivamente processos internos na empresa, indústria, varejista ou distribuidor, relacionados ao atendimento ao cliente final desta.
Devem ser tratados de maneira isolada aos demais processos que envolvem a cadeia de abastecimentos.
Trata-se de um tema dentro da cadeia de abastecimentos, cujo elemento principal é o transporte de materiais acabados para o consumidor final
A gestão da cadeia de distribuição deve ser foco de atenção exclusivamente de setores relacionados aos processos de armazenagem e entrega.
Resolução comentada:
Como procuramos demonstrar ao longo do material desenvolvido, a gestão da distribuição de produtos está inserida em um conjunto maior e mais complexo de processos, que é a gestão da cadeia de abastecimentos (S.C.M.), podendo assim impactar no desempenho da cadeia. Portanto, ao analisar a gestão dos processos que envolvem a distribuição, devemos fazê-lo sempre tomando em contato o universo no qual estes processos de distribuição estão inseridos.
Código da questão: 20094
3)
Os equipamentos de captura e transmissão automáticas de dados, como coletores de códigos de barras, QRCodes e sistemas de identificação por rádio freqüência - RFId, demandam estreita relação com os sistemas de gestão de recursos das empresas - ERPs - e com os respectivos módulos de gestão de materiais, em função da necessidade de interação com os dados cadastrais dos materiais envolvidos no processo, PORQUE o objetivo fundamental da aplicação destes recursos é o aumento de velocidade e da acurácia dos processos de apontamento.
Analisando as afirmações acima, conclui-se que:
Alternativas:
As duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
A primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.
A primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.
 Ambas as afirmações são falsas.
As duas afirmações são verdadeiras, mas a segunda não justifica a primeira.
checkCORRETO
Resolução comentada:
A captura dos dados implica na necessidade de reconhecimento dos dequeles cadastrados no banco de dados que contenham as características que permitam o reconhecimento e interpretação do código lido, como número de código e descrição do produto, por exemplo, dados estes que devem estar vinculados ao ERP da empresa ou a algum módulo que contenha os dados cadastrais. O objetivo fundamental está correto, porém não justifica tecnicamente a primeira afirmativa, uma vez que podemos entender que existem diversas alternativas que também tenham por objetivo o aumento da confiabilidade sobre os dados apontados.
Código da questão: 19752
4)
Com relação à funcionalidade de rastreamento ou tracking em tempo real que pode ser desempenhada pelo TMS, podemos afirmar que:
I - Apesar de poder atuar em separado, é conveniente que seja desenvolvido para atuar em conjunto com sistemas de roteirização, uma vez que pode gerar dados reais provenientes do monitoramento dos veículos e, dados estes, que podem ser comparados com os dados de rastreamento previamente planejados, a fim de permitir a melhoria dos processos de gestão dos transportes.;
II - Pode ser utilizado também na gestão dos riscos da operação, tanto pela potencial ocorrência de acidentes como de eventuais roubos.
III - Por permitir monitoramento em tempo real, pode dispor ao Gestor Logístico dados que permitam sua reação durante a operação, corrigindo rotas ou alterando ordens de entrega e/ou coleta.
Com relação às afirmações acima, é CORRETO apenas o que se afirma em:
Alternativas:
II e III.
Somente III.
 I, II e III.
checkCORRETO
I e II.
 I e III.
Resolução comentada:
Uma vez feito o planejamento de rotas através dos processos de roteirização, os dados reais devem ser utilizados para comparação Plano versus Real. Dentro do aspecto de gestão operacional, a possibilidade de rastreamento em tempo real dá subsídios ao Gestor Logístico para atuação e alterações do planejamento inicialmente traçado, podendo adequar-se a eventos não previstos ou alterações de prioridades.
Código da questão: 19872
5)
Dadas as diversas funcionalidades potenciais para exploração com a correta utilização de sistemas de gestão de transportes - TMS, podemos citar também aspectos que abrangem temas relacionados à gestão da Sustentabilidade, PORQUE tais sistemas nos permitem gerenciar fretes de retorno e otimizar roteiros, aumentando a produtividade destes veículos utilizados e permitindo assim um menor consumo de combustíveis em relação aos volumes de entrega.
Analisando as asserções acima, podemos afirmar que:
Alternativas:
As duas afirmações são verdadeiras, mas a segunda não justifica a primeira.
checkINCORRETO
Ambas as afirmações são falsas.
A primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.
As duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
CORRETO
 A primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira
Resolução comentada:
Na medida em que se consegue entregar maior volume por veículo, a relação consumo versus volume entregue também melhora, trazendo consequente impacto no consumo e na redução de emissões de poluentes.
Código da questão: 20013
6)
Fazendo uma análise macro sobre o mercado de esmagamento de soja no Brasil, temos o seguinte cenário:
Os principais produtos comercializados nesse mercado são farelo e óleo de soja.
As plantações de soja estão espalhadas por todo o interior do país, longe dos principais centros consumidores.
A margem de lucro dos produtos é muito pequena e a logística de armazenagem em silos e, principalmente o transporte, constituem custos significativos da operação.
O transporte utilizado é o rodoviário e o volume de soja colhida é muito superior ao volume somado gerado de produto final.
O farelo é basicamente utilizado como insumo para indústria alimentícia e o óleo de soja é produzido principalmente para o consumidor final.
Assim, concluímos que para haver um desempenho viável em longo prazo, as empresas do setor devem:
Ter grande volume de esmagamento.
Estar localizadas próximas aos centros de plantação de soja.
Dispor de frota própria de transporte.
Estar localizadas em grandes centros urbanos.
Estão CORRETAS somente as afirmativas:Alternativas:
 II e III.
I e IV
III e IV.
 I e II.
checkCORRETO
I e III.
Resolução comentada:
Como a maior parte do volume a ser transportado tem baixo valor agregado, que é o grão cru de soja vindo do campo, as distâncias devem ser as menores possíveis, a fim de gerar o menor custo. A colheita de soja, por princípio, obedece épocas específicas (sazonalidades) e como os centros produtores são espalhados pelo território nacional, ter frota própria em vários pontos dificilmente demonstrará ser viável economicamente, partindo-se para terceirização de transportes com empresas localizadas ou que tenham fluxo de transporte para as regiões envolvidas. Quanto à questão dos volumes envolvidos, uma vez que o volume da soja colhida é muito superior aos volumes de produtos finais gerados, estes volumes de soja disponíveis para esmagamento devem ser de grande monta para justificar economicamente a operação.
Código da questão: 21585
7)
O processo de globalização da cadeia de abastecimento que vivemos dentro do contexto mundial tem sido um fator de constante análise por parte dos gestores desta cadeia, uma vez que gerenciar vários itens adquiridos de várias localidades distintas, com tempos de entrega e custos variados em função das diferentes localidades dos fornecedores, tem se mostrado um grande desafio a estes gestores. Complementando o texto, seguem as afirmações abaixo:
I) A aquisição de matérias primas de outros países só deve ser considerada até um determinado limite de distância, pois grandes distâncias automaticamente inviabilizam quaisquer possibilidades de aquisição de insumos produtivos.
II) Apesar de tratarmos de aspectos que ultrapassam a fronteira do Brasil, as ferramentas de Tecnologia da Informação ajudam o gestor no processo de monitoramento do trânsito de mercadorias, possibilitando rastreamento e aumentando a previsibilidade de disponibilização destas para uso, mesmo quando tratar-se de abastecimento a um ambiente de produção.
III) A adequada apuração e gestão de todos os custos envolvidos no processo de importação, envolvendo trânsito interno no país de origem, operações de carga e descarga nos portos de origem e destino etc., podem perfeitamente viabilizar a aquisição de materiais de fornecedores de países localizados em distâncias extremas, assumindo que os custos unitários no local de origem devem ser menores do que no mercado interno, a fim de compensarem tais custos extras.
É CORRETO somente o que se afirma em:
Alternativas:
 I e II.
checkINCORRETO
Apenas I.
I e III.
I, II e III.
II e III.
CORRETO
Resolução comentada:
A análise dos gestores refere-se aos custos envolvidos no processo e não exclusivamente em relação à distância, pois áreas muito distantes podem apresentar fluxos constantes de mercadorias que mitiguem tais custos, como acontecem com países como China e Japão.
Código da questão: 20985
8)
Com relação às afirmações abaixo:
I) O modal rodoviário é o que apresenta maior nível de capilaridade, já que o número de restrições de meios de deslocamento de veículos e acessos é maior do que nos demais modais, uma vez que opera por meio de estradas e outros caminhos por via terrestre sem grandes restrições, podendo embarcar e desembarcar, salvo particularidades específicas e eventuais, em qualquer ponto de percurso.
II) O modal hidroviário apresenta grande flexibilidade, principalmente no caso do Brasil, pois em função do tamanho de nossa costa marítima, pode acessar qualquer ponto sem necessidade de grandes recursos de infraestrutura.
III) Apesar de caracterizar-se pelo transporte de produtos de alto valor e a despeito de seu alto custo operacional, o modal aéreo pode ser utilizado em casos de urgência para um determinado produto de baixo valor, desde que seja caracterizada uma situação onde os custos da falta deste produto sejam maiores do que a diferença dos custos de frete entre o modal aéreo e outro modal com o transit time mais lento.
É CORRETO apenas o que se afirma em:
Alternativas:
 III.
II e III.
 I, II e III.
 I e III.
CORRETO
I e II.
checkINCORRETO
Resolução comentada:
O modal hidroviário depende de grandes recursos em infraestrutura portuária e de acessos para os modais ferroviários e/ou rodoviários, além de caracterizar-se por restrição de necessidade de acesso exclusivamente por portos, o que, naturalmente, reduz sua flexibilidade em relação a outros modais. O aluno deve atentar-se à possibilidade de uso do frete aéreo em função da falta potencial de estoque, o que pode ocorrer mesmo em algum item de baixo valor, porém em situação específica que se justifique.
Código da questão: 19916
9)
A implantação de indicadoreschave de desempenho - KPIs - é fundamental na gestão dos processos empresariais e devem refletir o real desempenho dos processos para os quais foram definidos. Para efetivar o sucesso de tal implantação, o gestor deve obedecer alguns princípios básicos, dentre os quais destacamos:
I - Devem ser simples e claros o suficiente para permitir a fácil compreensão por todos os agentes do processo e colaboradores envolvidos.
II - Devem ser apurados por pessoal especializado através de sistemas específicos desenvolvidos para tal fim.
III - Devem ser apresentados de modo a permitir a visualização de tendências quanto ao desempenho do setor, facilitando assim a tomada de ações.
IV - Devem ter metas previamente estabelecidas com base em dados históricos ou benchmarking com empresas ou setores equivalentes.
V - Devem ser gerados com frequência mensal e anual de modo a coincidir com os fechamentos financeiros contábeis.
VI - Devem sempre ser apresentados de modo que permitam a avaliação com períodos anteriores, visualizando o progresso no desempenho do setor e com a meta estabelecida.
Com relação às afirmativas acima, podemos considerar corretas somente:
Alternativas:
 II, III, IV e VI.
I, IV, V e VI
I, III, IV e VI.
checkCORRETO
III, IV e V.
a) I, II, IV e VI. 
Resolução comentada:
O KPIs devem ser simples e gerados de forma automática por sistemas gerenciais estabelecidos, ou de forma manual por operadores que estejam envolvidos no processo, e ter frequência de geração compatível com a necessidade de avaliação de desempenho, semanal, diária e até horária, podendo porém ter fechamentos mensais para fins de comparação de períodos mais longos, como mês ou trimestre, mas não necessariamente vinculados às áreas financeira ou contábil, salvo se tratarem de KPIs das mesmas.
Código da questão: 19891
10)
Vimos que o sistema de gestão da cadeia de abastecimento emprega uma série de recursos, ferramentas e sistemas, muitos destes envolvendo Tecnologia da Informação, visando atender os clientes em todos os níveis da cadeia ao menor custo possível. Por sua vez, quando tratamos de processos envolvendo a gestão da Logística Reversa devemos assumir que:
Alternativas:
Processos de Logística Reversa e da chamada Logística Direta, responsável pelo abastecimento dos processos produtivos e atendimento aos clientes, podem compartilhar sistemas e ferramentas de gestão, uma vez que existe grande potencial de sinergia entre elas.
CORRETO
As ferramentas utilizadas na gestão dos processos de Logística Reversa devem ser desenvolvidas exclusivamente para este fim, uma vez que as características das operações são totalmente distintas.
A Logística Reversa, em função de sua posição estratégica e vital na economia moderna, deve ser gerida de forma independente de qualquer outro processo de produção ou distribuição.
Processos de Logística Reversa envolvem aspectos relacionados exclusivamente aos processos de coleta de produtos pós-consumo e descartáveis em geral, com a missão de garantir que tais produtos tenham descarte adequado.
checkINCORRETO
A gestão da Logística Reversa trata exclusivamente do retorno de materiais, sejam pós-consumo ou embalagens, mas não têm relação direta com os processos produtivos.
Resolução comentada:
Os sistemas logísticos de abastecimento, entrega e coletas podem ser perfeitamente compartilhadosentre as logísticas direta e reversa, sejam para destinação dos materiais para postos de reciclagem, descarte ou reuso, e a Logística Reversa também deve ter como missão o retorno dos materiais aos pontos de produção, missão na qual envolvem-se setores como Engenharias de Produto e Processos.
Código da questão: 19890

Outros materiais