Buscar

LESÕES PRODUZIDAS POR PERFURO-CORTANTES, PERFURANTES E CORTANTES

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

GABRIELA RIBAS – MÓDULO IV: SEMANA 7
LESÕES PRODUZIDAS POR PERFURO-CORTANTES, PERFURANTES E CORTANTES
Os perfurantes podem ser classificados entre pequeno e médio calibre. 
PEQUENO CALIBRE tem ponta mas não tem lâmina como tachinhas, agulha, alfinete, ponta de caneta. Uma ferida feita por um perfurante de pequeno calibre é uma ferida punctória, em forma de ponto (overdose de heroína). 
MÉDIO CALIBRE é o que só tem uma ponta e é grosso como por exemplo, furador de gelo. Ele apenas fura e não corta; quando ele entra em contato com a fibra muscular a fibra é afastada gerando uma lesão fusiforme (não é arredondada). 
GRANDE CALIBRE seriam perfuro contundentes, então não existem.
A gente sempre classifica a lesão pelo resultado e não pelo agente. Se eu passar a faca por uma superfície, resulto em uma lesão cortante; se eu virar a lâmina da faca e bater, lesão contundente; e se eu pegar a fac e enfiar ela com a ponta, lesão perfurocortante. Mesmo objeto, três lesões diferentes.
Os perfuro-cortantes são os objetos que possuem lâminas como facas de um gume ou dois gumes. A ferida produzida pela faca de um gume forma um V na parte da lâmina e na parte sem lâmina a lesão é arredondada. Na lesão com a faca de dois gumes tem-se dois vértices na lesão (um em cada lâmina), semelhante à lesão fusiforme dos perfurantes de médio calibre. 
A primeira Lei de Filhos ou Lei da Semelhança afirma que feridas produzidas por agentes perfurantes de médio calibre são semelhantes às produzidas por agentes perfuro-cortantes de dois gumes. Qual o sentido da perfurocortante? O sentido em que se enfia a lâmina. Qual o sentido da perfurante? Sempre o mesmo sentido da fibra muscular.
A segunda Lei de Filhos ou Lei do Paralelismo afirma que feridas produzidas por agentes perfurantes de médio calibre quando incidem sobre uma mesma musculatura ficam paralelas entre si.

Continue navegando