Buscar

A importância do uso de equipamentos de proteção na área da saúde

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

A importância do uso de equipamentos de proteção na área da saúde 
“Um enfermeiro, de 30 anos, morreu após contrair uma infecção generalizada ao se ferir com uma agulha, enquanto cuidava de um paciente que estava internado em um Centro de Tratamento Intensivo (CTI) de um hospital localizado em Belo Horizonte, Minas Gerais.
Segundo familiares da vítima, Maurício Vargas contraiu um abscesso no local em que se feriu com a agulha e começou a passar mal, com dores de cabeça e febre.
A família acusa o hospital de negligência por não ter alertado que o enfermeiro deveria ter tomando um antibiótico imediatamente, após o acidente com a agulha, já que o paciente que o enfermeiro cuidava no momento do acidente também morreu de infecção generalizada.
O hospital informou em nota que todos os cuidados foram feitos para a recuperação do colaborador. “Infelizmente, mesmo com todos os esforços, ele não respondeu aos tratamentos empregados e faleceu, causando comoção em toda a equipe e instituição, que estão em luto pelo colega de trabalho”, lamentou.”
Há muito tempo que casos de acidentes de trabalho na área de saúde vem sendo mostrados na mídia, isso é decorrente a falta de cuidados com uso de EPIs e higienização correta de materiais de trabalho. O conjunto de procedimentos necessários para prevenir e controlar os riscos que pessoas podem correr em certas situações é denominado Biossegurança. A exposição a agentes químicos, físicos ou biológicos pode oferecer riscos aos seres humanos, tudo depende da situação e do ambiente em que se encontram.
Leal, M. P. L.; et al. Adesão às medidas de biossegurança por profissionais de saúde em situações de urgência e emergência. Revista Interdisciplinar NOVAFAPI, Teresina. v.4, n.3, p.66-70, Jul-Ago-Set. 2011.
https://exame.abril.com.br/negocios/dino/biosseguranca-esta-entre-os-itens-mais-importantes-para-manter-clinicas-de-saude-dentro-dos-padroes-de-mercado/ (21/maio/2018)
http://varelanoticias.com.br/enfermeiro-morre-apos-ser-infectado-com-agulha-contaminada-em-hospital/ (08/agosto/2018)
https://www.em.com.br/app/noticia/economia/2017/06/05/internas_economia,874113/brasil-tem-700-mil-acidentes-de-trabalho-por-ano.shtml (05/junho/2017)
Meu caro(a), gostaria que você elaborasse um texto dissertativo com aproximadamente 30 linhas, descrevendo algumas doenças que possam ser adquiridas pelos profissionais de saúde pelo não uso e pelo uso incorreto dos equipamentos de proteção individual ou coletiva. Fale também sobre as formas de como adquirir doenças pelo mal ou não uso dos equipamentos de proteção.
No mais, desejo sucesso em seus estudos, quem sabe nos encontraremos em outra oportunidade.
O trabalhador da área da saúde deve está atendo ao uso de seus equipamentos de proteção, já que o ambiente hospitalar é complexo e apresentam elevados números de riscos para os seus profissionais, tanto da área de atendimento aos pacientes/clientes como do sofrimento psíquico. Alguns acidentes são decorrentes do contato com pacientes portadores de doenças infecciosas que implica no manuseio de materiais perfurantes ou ter contato com fluidos do mesmo.
Algumas doenças essas são:
A Hepatite B e tuberculose pulmonar, H.I.V. Aponta ainda a AIDS e apesar de referir serem baixos os riscos de infecção profissional pelo H.I.V., recomenda as mesmas medidas preventivas indicadas contra a Hepatite B, ou seja, cuidados com todos os fluidos corporais de todos os doentes, bactérias e infecções hospitalar entre outras...
Os cuidados devem ser :
Lavar as mão antes e após manusear os pacientes, uso de luvas, de mascaras
 Luva: EPI básico para proteção contra riscos biológicos e químicos, sendo os tipos mais resistentes adequados para manipulação de produtos mais contaminantes.
Touca: protege de forma dupla, tanto contra partículas que possam contaminar os profissionais quanto da queda de cabelos ou outros componentes em materiais do trabalho.
Avental: também chamado como ‘capote’, é um EPI muito usado em centro cirúrgico e ajuda na barreira contra substâncias e deve ser sempre descartável.
Sapatos fechados: o empregador deve fornecer a opção de um EPI para profissionais de enfermagem que atenda a NR-32, a qual impede uso de sapatos abertos.
Máscaras: junto com a luva, funcionam como a combinação básica de EPI para enfermeiros, combatendo acidentes de risco biológico e a contaminação respiratória.
Óculos: impede exposição dos olhos aos componentes radioativos, químicos e outros componentes.
O que diz a NR-32 sobre EPIs de Enfermagem
Os Equipamentos de Proteção Individual – EPI, descartáveis ou não, deverão estar à disposição, em número suficiente, nos postos de trabalho, de forma que seja garantido o imediato fornecimento ou reposição;
Além do cumprimento do disposto na legislação vigente, os Equipamentos de Proteção Individual– EPI devem atender às seguintes exigências: ser avaliados diariamente quanto ao estado de conservação e segurança; estar armazenados em locais de fácil acesso e em quantidade sufi ciente para imediata substituição; segundo as exigências do procedimento ou em caso de contaminação ou dano;
Com relação aos quimioterápicos antineoplásicos é vedado: iniciar qualquer atividade na falta de EPI;
É proibido movimentação de cilindros de gases sem EPIs adequados;
Devem ser elaborados manuais de procedimentos relativos à limpeza, descontaminação e desinfecção de todas as áreas, incluindo superfícies, instalações, equipamentos, mobiliário, vestimentas, EPI e materiais.

Outros materiais