A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
12 pág.
ADMINISTRAÇÃO INTERDISCIPLINAR APANHADÃO - UNIP

Pré-visualização | Página 1 de 4

ADMINISTRAÇÃO INTERDISCIPLINAR APANHADÃO
1-De acordo com Porter em Estratégia competitiva: técnicas para analise de industrias e da concorrência Rio de Janeiro: Campus (1986), a competição entre empresas se intensificou de forma drástica ao longo das ultimas décadas em praticamente todas as partes do mundo. Poucos são os setores remanescentes em que a competição ainda não interferiu na estabilidade e dominação dos mercados. Por razoes de sobrevivência, as empresas procuram serem maiores, o que acaba por gerar economias de escala e economias de escopo ou economia de gama.
Admita que uma editora queira imprimir certo livro. Há o custo do Autor , de $10.000 e o custo da composição gráfica de $2.000. O custo do papel e tinta, por libro é de $10. Se a editora imprimir n livros, te o custo total de (autor + composição + papel e tinta). Observe os dois exemplos e responda ao solicitado:
Para n=1000: $10.000+$2.000+$10x1000=$22.000
Para n=5000: $10.000+$2.000+$10x5000=$62.000
No primeiro caso o custo unitário do livro é de Para n=1000: $10.000+$2.000+$10x1000=$22.000
22.000/1000=$22, no segundo caso o custo unitário é de $62.000/5000=$12,40
Este exemplo:
A)Ilustra uma economia de escala
2-Depreciacão é a diminuição do valor de um bem integrado ao ativo permanente, em decorrência de desgaste ou perda de utilidade pelo uso. Amortização é a recuperação econômica do capital aplicado em (i) despesas que contribuam para formação do resultado de mais de um exercício social (como: despesas pré operacionais e despesas com pesquisa e desenvolvimento de novos produtos ) e (ii) direitos cuja existência ou exercício tenha duração limitada ou bens cuja utilização tenha prazo legal ou contextual limitado e desde que em nenhuma hipótese caiba indenização, e exaustão é a perda de valor decorrente da exploração de recursos minerais ou florestais ou de bens aplicados nessa exploração. A exaustão aplica-se a recursos que se esgotam com o decorres do tempo, por exemplo, minas.
Considerando a tabela abaixo como a tabela de depreciação vigente, indique a alternativa incorreta.
C)A taxa de depreciação anual dos veículos é metade da taxa de depreciação anual de moveis e utensílios.
3-Uma empresa investigava as causas de um problema. Para encontrar o problema, utilizou a ferramenta Brainstorming, com intuito de enumerar todos os problemas existentes no fluxo de informações entre o PPCP e o almoxarifado.
A ferramenta foi utilizada em reunião com os funcionários responsáveis pelo PPCP e pelo almoxarifado. Os problemas mencionados na reunião estão expostos abaixo, seguindo primeiramente a fase criativa e , logo a seguir , a fase critica. Os principais problemas considerados na fase final foram:
-Saldos fantasmas no inventario do almoxarifado.
-Paradas das linhas de produção por falta de tampas e rolhas.
-Rolhas/tampas de um tipo guardadas em caixas de outro tipo.
-Programação não atendida.
-Devolução não confirmada.
-Inventario não confiável
-Atrasos na entrega de itens requisitados na programação.
Diante deste contexto, para saber qual o problema mais significativo para o processo em questão, a ferramenta do Gráfico de Pareto foi utilizada, a qual se configura como sendo um gráfico de barras que ordena as frequências das ocorrências, da maior para a menor, permitindo a priorização da quantidade de problemas. Mostra ainda a curva de percentagens acumuladas. Sua maior utilizada é a de permitir uma fácil visualização e identificação das causas ou problemas mais frequentes. Os valores indicados na tabela foram retirados do livro de ocorrências da gerencia industrial da fabrica, correspondente aos períodos de marco a maio do ano de 2007. Plotando os dados no gráfico, temos a figura abaixo que mostra os problemas existentes no fluxo de informações PPCA / Almoxarifado em dado período.
De acordo com o gráfico de Pareto, visualiza-se que o problema de maior frequência é o atraso na entrega da quantidade programada de tampas e rolhas , representada por 25,10%. Contudo, o fator que causa maior impacto nas decisões da produção é o inventario não confiável, haja vista que, além de acumular estoque em processo, pode causar a falta dos insumos nas linhas de produção. Diante do exposto, ira se trabalhar com o problema do inventários não confiável, analisando suas causas e consequências, buscando dessa forma a solução para o mesmo.
Com base no texto, na figura e no conteúdo do curso pode-se afirmar:
I-Um inventario no qual se não pode confiar é um resultado não desejado.
III-O problema escolhido foi “inventario não confiável”
V-A lista de todos os problemas do PPCP/Almoxarifado foi feita com base num brainstorming.
O conjunto das afirmações corretas é dado somente pela alternativa:
A)I,III e V
4-A evolução da teoria da Administração, sempre em busca da maior eficiência, acabou por apresentar um conjunto de disciplinas, afinal, a especialização contribui para a eficiência. Os ensinamentos de Fayol, um dos primeiros teóricos da Administração, abordam que o ato de administrar consiste em prever, organizar, comandar, coordenar e controlar. Tal teórico defendia, ainda, a divisão do trabalho por acreditar que a especialização aumenta a eficiência. Dai surgirem disciplinas estanques , separadas.
B)Que contrastam com o conceito de interdisciplinaridade
5-De acordo com Graucunas em Relationships in organizations, Bulletin of the International Managment Institute, (1933: march, pp. 39-42), há três tipos de combinações de relações superiores – subordinados:
I-Relações simples diretas (superior-subordinado)
II-Relações cruzadas(subordinado com subordinado)
III-Relações grupais diretas (superior com qualquer combinação de subordinados)
Ao numero de subordinados que um chefe pode supervisionar pessoalmente, d maneira efetiva e adequada, se da o nome de:
E)Amplitude administrativa ou amplitude de controle.
6-Os acidentes do trabalho ainda constituem importante problema de saúde publica no Brasil. Dada a gravidade do problema, assume grande importância a detecção dos riscos antes que os acidentes aconteçam. Quando ocorre um acidente é importante identificar suas causas diretas para que acidentes do mesmo tipo não voltem a ocorrer. O método de Arvore de Causas (ADC) é uma técnica de analise do acidente, mas esse método exige reconstrução detalhada e com a maior precisão possível da historia do acidente, registrando-se apenas fatos, também denominados fatores de acidentes, sem emissão de juízos de valor e sem interpretações, para, retrospectivamente, a partir da lesão sofrida pelo acidentado, identificar a rede de fatores que culminou no acidente de trabalho (AT). O método utiliza o conceito de variação, entendida como mudança ocorrida em relação ao funcionamento habitual do sistema (indústria, oficina etc), considerada indispensável a ocorrência do acidente.
Utiliza também o conceito de atividade, constituída por alguns componentes, EXCETO:
D)Meio ambiente (MA)representado por instalações e condições de trabalho externas ao individuo (temperatura, umidade e iluminação)
7-Simões, em Utilização de carga, disponível em: http://www.administradores.com.br. Acesso em 13 de novembro de 2012, afirma que unilizar é reunir (cargas de diversas naturezas)num só volume, para fins de transporte, Para fins econômicos, a unitilização auxilia a movimentação, armazenagem e transporte de produtos, fazendo com que a transferência, do ponto de origem ate o seu destino final, seja com o mínimo de manuseio possível. Varias são as vantagens resultantes da unitilização de cargas: redução da quantidade de volumes a serem manipulados; menor numero de manuseio da carga; menor uso de mecanização ; redução do tempo e dos custos de operação de embarque e desembarque; redução de custo com embalagens, diminuição das avarias e roubos de mercadorias, incentivo da aplicação do sistema door-to-door ; padronização internacional dos recipientes de unitilização.
A carga do processo de door to door, é coletada na porta do embarcador e entregue na porta do comprador