Buscar

Av2 Proc Civil IV

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Av2 Proc. Civil IV
Consumidor promove demanda em face da EBCT (Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos) e da empresa Rodsolf Informática, perante um Juizado Especial Federal. Argumenta, em sua petição inicial, que comprou um determinado produto no site da segunda, para que o mesmo fosse entregue pela primeira em seu endereço residencial, o que não ocorreu em razão de extravio. Também aduz que não foi ressarcido, o que justificaria a instrução do presente processo em face de ambas, objetivando o recebimento de danos materiais e morais. Ocorre que a empresa Rodsoft já encerrou sua atividade, embora tenha ficado evidente nos autos que a mesma vinha sendo utilizado por seus sócios para a prática de diversos ilícitos civis. Diante desta situação, o autor pleiteia que, no Juizado Especial Federal, seja autorizada a desconsideração da personalidade jurídica. Ocorre que este requerimento foi indeferido pelo magistrado, ao argumento de que o NCPC (Lei n° 13.105/15) trata deste incidente como uma modalidade de intervenção de terceiros (art. 132 e 137). O que é vedado no sistema dos Juizados Especiais (art. 10, Lei n° 9.099/95). Esta decisão foi objeto de posterior mandado de segurança impetrado perante a Turma Recursal Federal, com o intuito de reforma-la. Indaga-se: os magistrados lotados no órgão revisor, analisando as normas constantes no NCPC (Lei n° 13.105/15), deverão conceder ou negar a segurança? Por quais fundamentos?
R- Deverão conceder, pois o Novo CPC aplica o incidente de desconsideração da personalidade jurídica em qualquer tipo de processo inclusive nos de competência dos juizados especiais (art. 1.062 do NCPC). Estando o processo na instancia recursal, atribuição originaria é do relator, embora de sua decisão caiba recurso de agravo interno para o colegiado (art. 136, parágrafo único, NCPC).
Cristiano é credor de Fábio em razão de um empréstimo no valor de R$ 40.000,00 (quarenta mil reais, representado por uma nota promissória vencida e não quitada. Com o intuito de reaver a quantia devida, mais os acréscimos legais, procura um advogado. na condição de advogado, responda a) que providência deve ser tomada por seu advogado visando a satisfação do direito de crédito de Cristiano? Justifique a resposta.
R- Ação de execução, uma vez que a nota promissória é título executivo extrajudicial. pois Fabio não quitouo empréstimo que fez, ou seja, obrigaçaõ de pagar quantia certa que seria os 40.000,00 Art. 784, inciso I do NCPC.
Geisa, servidora pública estadual, promove demanda em face da Fazenda Pública que se encontra vinculada, pleiteando o pagamento de determinada importância em dinheiro, que lhe foi indevidamente descontada em sua remuneração. A demanda se processa regularmente, tendo sido proferida sentença favorável condenando a ré ao pagamento. Na etapa de cumprimento e, diante da demora na executada em liquidar a sua obrigação sujeita a pagamento por meio de precatório, a exequente peticiona ao juízo requerendo que seja aplicada a multa de 10%, prevista no art. 523, § 1º, do NCPC (Lei nº 13.105/15). Este pleito deve ser deferido?
R- Não poderá ser deferido, haja vista que ainda que quisesse a Fazenda Pública não conseguiria honrar com este prazo para pagamento, conforme prevê o Art.534, § 2º c/c Art.523, parágrafo 1º CPC/15, sendo vedada a aplicação desta multa à FP
Objetivas
Sobre expropriação marque a alternativa CORRETA:
R- a alienação dos bens do executado poderá ser feita por preço inferior ao da avaliação, desde que não seja considerado preço vil.
Esmeralda firmou contrato, com Anastolfo, famoso pintor contemporâneo , para realização de um quadro. Ficou acordado entre ambos que o mesmo seria entregue em seis meses mediante o pagamento de cem mil reais. Efetuado o pagamento conforme acordado Esmeralda aguardou a criação da obra. Passados doze meses após inúmeras tentativas de conciliação, inexitosas, Anastolfo indignado com as cobranças decide que não mais pintar o referido quadro. Sabe-se que Bernadete e manoelina foram testemunhs do referido pacto. Diante de tal fato tem-se que:
R-Poderá mover ação de execução obrigação de fazer, porém, diante da recusa esta será convertida em perdas e danos.
Em ação civil pública, promovida pelo Município X, do Estado Y, o Estado foi citado, como réu, para promover as obras imprescindíveis de recuperação do solo urbano com a finalidade de eliminar danos causados ao meio ambiente pela própria administração pública estadual em área geográfica do Município X. Neste caso: tecnicamente comprovado ser imprescindível a realização das obras para proteção ambiental.
R- o pedido poderá ser julgado procedente se houver provas concretas dos prejuízos e estiver tecnicamente comprovado ser imprescindível a realização das obras para proteção ambiental
No que se refere aos bens penhorados tem-se que:
R- Poderão ser alienados antecipadamente quando se tratar de veículos automotores, pedras e metais preciosos e de outros bens móveis sujeitos a depreciação ou deterioração, bem como na hipótese de existir manifesta vantagem na venda
Assinale a alternativa correta acerca dos embargos do devedor de acordo com o Novo Código de Processo Civil.
R- Os embargos à execução serão distribuídos por dependência, autuados em apartado e instruídos com cópias das peças processuais relevantes, que poderão ser declaradas autênticas pelo advogado, sob sua responsabilidade pessoal
Em determinada ação de execução para entrega de coisa certa, o objeto pleiteado pelo exequente foi alienado a terceiro. Diante de tal fato tem-se que:
R- O exequente poderá receber perdas e danos convertendo a execução em quantia certa

Outros materiais