Buscar

AD1 JUSTICA E FORMAS ALTERNATIVAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

ALUNO: FLÁVIO ALBUQUERQUE DE OLIVEIRA JUNIOR
MATRICULA: 17213150169
POLO: CAMPO GRANDE
AD1 – JUSTIÇA E FORMAS ALTERNATIVAS
Com base na apresentação do vídeo (https://youtu.be/qP7fiRJ2SvI), em que o Dr. Antônio Carlos Wolkmer, professor da UFSC, fala em sua palestra sobre o Pluralismo jurídico, segundo o Professor Antônio Carlos Wolkmer, o pluralismo jurídico pode ser interpretado como “as múltiplas manifestações normativas existentes em uma dada sociedade, que podem ser reconhecida, ou não, pelo poder político (Estado)”. Inicialmente em sua palestra o Professor Antônio Carlos Wolkmer, fala da cultura jurídica moderna em sua formação, usando como referencial a cultura jurídica Europeia ocidental, destacando a forma politica descentralizada das sociedades ocidentais e o pluralismo das sociedades feudais na idade media. O professor fala sobre quatro fatores nas sociedades modernas como a cultura Monista e o modelo capitalista, os agentes sociais da sociedade burguesa, surgimento da cultura do liberalismo que ira influenciar no mundo jurídico e a estrutura de Poder na sociedade moderna, onde o Poder é centralizado no Estado, com o surgimento do absolutismo monárquico e depois com a burguesia revolucionária, desencadearam o processo de racionalização do poder e de centralização burocrática que eliminaria a estrutura política descentralizada e minimizaria as experiências de pluralismo legal e processual. 
Sobre o contexto de pluralismo jurídico o Professor Antônio Carlos Wolkmer, fala sobre duas tipologias de pluralismo jurídico; o societário e o Estatal, e o conservador e progressista.
O conteúdo ministrado na palestra sobre pluralismo jurídico resume-se nas suas características como normas jurídicas diferentes, de uma mesma sociedade, que regulam fatos iguais, como acontecia nos feudos na idade Média, onde havia liberdade para a aplicação das leis. Algumas organizações sociais são providas de aplicação autônoma de lei como tribos indígenas, comunidades quilombolas, favelas, nômades, igrejas, mas encontram dificuldades na tentativa de aceitação e da legitimidade dos ordenamentos jurídicos estatais nas sociedades contemporâneas.
Fonte de pesquisa:
http://investidura.com.br/biblioteca-juridica/resumos/antropologia-juridica/198-conceitos-de-cultura-pluralismo-juridico-antropologia-e-antropologia-juridica

Outros materiais