Buscar

AD1 DE POLÍTICAS PÚBLICAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO
CURSO DE LICENCIATURA EM TURISMO
AVALIAÇÃO A DISTANCIA AD1 - 2018/02
DISCIPLINA POLÍTICAS PÚBLICAS DE TURISMO
Coordenadora de disciplina: Maria Angélica Maciel Costa
Para a AD1, o aluno deverá ler o seguinte artigo: “Infraestrutura básica, marketing e promoção: a competitividade desses indicadores em Dourados e Ponta Porã/MS, a partir dos critérios do projeto 65 Destinos Indutores”. 
Síntese
Este trabalho fez uma análise de dois destinos turísticos de Mato Grosso do Sul: Dourados e Ponta Porã. Lugares estes que não foram contemplados no início do projeto do Ministério do Turismo "65 Destinos Indutores" lançado em 2008 pelo Governo Federal. Essa pesquisa mostra o quanto é importante esse levantamento de informações para o planejamento de políticas públicas para o desenvolvimento desses municípios. Essa pesquisa buscou analisar a competitividade das variáveis, infraestrutura geral, marketing e promoção do destino nos dois municípios. 
A metodologia utilizada levou em consideração uma escala com valores baseada em critérios resultantes de pesquisa teórica e de entrevistas de campo. Levaram em consideração as escolhas dos locais por serem importantes locais de compras, eventos e negócios. Nos instrumentos de pesquisa foram utilizados dois questionários de entrevistas: um para o setor público e outro para o setor privado. 
Um dos pontos principais de uma política pública no turismo é o desenvolvimento harmônico da atividade turística. E os principais objetivos do desenvolvimento de uma região são: promover o crescimento econômico, o desenvolvimento do turismo e a qualidade de vida da população.
O Ministério do Turismo afirma que o destino turístico para ser considerado desenvolvido precisa de infraestrutura adequada, capacidade do turismo de renovação dos seus recursos, criar novos produtos e fazer a promoção do destino turístico. Foi realizada uma revisão de literatura sobre esses assuntos em questão e foi levantada a descrição das características gerais dos dois municípios.
No que diz respeito às características da área de estudo, temos Dourados uma capital regional que possui uma reserva indígena, com aproximadamente 10.000 pessoas que procuram a região por diversos motivos e oferece hotéis, restaurantes, parques e um aeroporto. 
Já o município de Ponta Porã que faz fronteira com uma cidade do Paraguai possui restaurantes, agências de viagem e capacidade para hospedar até 1.378 pessoas. E há uma integração entre Secretaria de Indústria, comércio e Meio Ambiente na gestão da cidade.
O resultado foi que ambos os municípios possuem atendimento médico ao turista e material de divulgação em outro idioma. Não possuem nenhum tipo de segurança específica para a atividade turística. As duas cidades ficam também a desejar no que diz respeito às lixeiras, coberturas nos pontos de ônibus, telefones e banheiros públicos. Ambos os municípios precisam trabalhar alguns pontos como a confecção de um plano de marketing, a criação de marca para as duas cidades. Essas questões precisam ser trabalhadas para melhorar o desenvolvimento dos dois municípios. Mas verificou-se que as duas cidades tem um grande potencial no que diz respeito as atividades turísticas.
Questão B
O texto aborda a situação de dois destinos turísticos sob aspectos de infraestrutura básica e marketing tendo como parâmetro o projeto do Governo Federal "65 Destinos Indutores.
Conclui-se que as duas cidades ainda possuem alguns pontos para melhorar principalmente no que diz respeito à segurança e ao marketing.
Conclusão
Podemos concluir que o texto traz algumas reflexões sobre o papel das políticas públicas de turismo no desenvolvimento das cidades turísticas. E que as políticas públicas constituem um produto do ambiente político e que precisam ser definidas em conjunto por todos os atores sociais.

Outros materiais

Outros materiais