Buscar

Avaliação II - UNIASSELVI

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
	1.
	"O peso econômico e demográfico dos três países da aliança era muito superior ao do Paraguai. No Brasil e na Argentina, acreditava-se, como é comum o início de muitos conflitos, que a guerra seria um passeio, mas isso não ocorreu. Lopez, ao contrário de seus adversários, estava bem preparado militarmente. Ao que parece, pois não há números seguros. No início da guerra, os efetivos dos exércitos eram de 18 mil homens no Brasil, 8 mil na Argentina e mil no Uruguai, enquanto no Paraguai eles chegavam a 64 mil, afora uma reserva de veteranos, calculada em 28 mil homens. O Brasil tinha, porém, ampla superioridade naval para o combate nos rios".
A Guerra do Paraguai (1864-1870) marcou profundamente as relações dos países latino-americanos envolvidos. Posicionamentos historiográficos à parte, é consenso que a derrota paraguaia no conflito afetou o desenvolvimento econômico do país nas décadas seguintes, e que as motivações para o início dos embates foram diversas. O quadro pintado, em 1872, por Victor Meirelles (1832-1903) representa o Combate Naval do Riachuelo, ocorrido em 11 de junho de 1865, no início da Guerra do Paraguai. Com base no exposto, analise as afirmativas a seguir:
I- Após a invasão do território uruguaio pelo império brasileiro, o presidente paraguaio Francisco Solano López passou a apoiar o governo uruguaio de Atanásio de la Cruz Aguirre Aguado.
II- Solano López divulgava a concepção de igualdade de direitos dos países vizinhos sobre a Bacia do Rio da Prata. Essa proposta estava de acordo com as pretensões brasileiras na região.
III- Em 1864, o impasse entre Brasil e Paraguai se acentuou com a apreensão, em águas paraguaias, do vapor brasileiro Marquês de Olinda.
IV- A invasão das tropas paraguaias à província do Mato Grosso marca o início do conflito. Mesmo sem planejamentos para um conflito naquele momento, o Brasil já possuía um exército sólido.
Assinale a alternativa CORRETA:
As afirmativas III e IV estão corretas. 
As afirmativas I e III estão corretas. 
As afirmativas I e II estão corretas. 
As afirmativas II e IV estão corretas.
	2.
	"Os criollos enfrentavam outro grande obstáculo à sua livre ascensão social, que consistia nos privilégios outorgados aos nascidos na Espanha. Estes ocupavam os cargos na burocracia administrativa, no Exército e na Igreja. Em 1808, por exemplo, no México eram espanhóis o vice-rei e todos os seus dependentes, todos os funcionários graduados na escala da administração, no Exército (da patente de capitão para cima) e na Igreja (havia um bispo criollo)" (PRADO, 1998). As motivações que culminaram na luta pela independência das colônias espanholas tiveram muitas semelhanças com as que envolveram a independência das Treze Colônias inglesas na América do Norte. A opressão metropolitana desencadeava toda a sorte de insatisfações nos territórios das colônias espanholas. Outro importante fator para o descontentamento era a rivalidade entre dois grupos da elite colonial espanhola, os Chapetones e os Criollos. Sobre as diferenças entre Chapetones e Criollos, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Os Chapetones eram colonos espanhóis que viviam na América. Ocupavam os cargos administrativos e possuíam influência política. Os Criollos eram os colonos espanhóis nascidos na América, grupo que era vítima de preconceitos sociais e políticos praticados pela metrópole e descendentes vindos para a América.
	 b)
	Os Chapetones eram os representantes enviados pela metrópole às colônias para cuidarem da política local. Os Criollos eram os membros votados pela população local, e ocupavam cargos administrativos tanto na política como também na representação da Igreja.
	 c)
	No que se refere às diferenças entre Chapetones e Criollos, o principal ponto se encontra nas funções assumidas. Os Chapetones eram responsáveis pelos cargos administrativos, já os Criollos dependiam do trabalho no campo. Contudo, devido à flexibilidade social, não era raro um Criollo passar a ser um Chapetone.
	 d)
	Os Criollos eram o principal grupo da elite espanhola na América. Possuíam benefícios como cargos políticos e eclesiásticos. Os Chapetones eram os descendentes de espanhóis nascidos na América. Para esses, eram reservados cargos secundários, notavelmente inferiores aos ocupados pelos Criollos.
	3.
	As Leis Intoleráveis que prepararam o terreno para o conflito entre Inglaterra e a América inglesa apertaram os laços coloniais com as Treze Colônias. Associe os itens, utilizando o código a seguir: 
I- Lei do Selo.
II- Lei do Açúcar.
III- Lei do Chá.
( III ) Envolve o monopólio da Companhia Britânica das Índias Orientais. 
(  I ) Obrigação de identificar todos os documentos que circulavam na colônia.
( II ) Impedir que os colonos americanos comercializassem com outras regiões.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
I - II - III. 
III - I - II. 
III - II - I. 
II - I - III.
	4.
	O historiador deve estar atento à mistificação e à apropriação da História e zelar para que os fatos históricos sejam analisados em seu contexto, e não isoladamente em si mesmo. Por isso, torna-se necessário entender a Revolução Americana dentro do quadro global da época, levando em consideração as relações geopolíticas do momento. Portanto, devemos ter em mente que a independência das treze colônias inglesas na América do Norte resultou de um processo originado localmente e além mar. Com relação aos fatores externos que foram decisivos na Revolução Americana, analise as afirmativas a seguir:
I- Embora tenha havido influência externa, a ideologia que motivava a revolução era local.
II- A Inglaterra, por estar em guerra, precisou afrouxar os laços mercantilistas.
III- Pregando a origem divina do rei, o iluminismo retardou o começo da revolução.
IV- Ao fim da Guerra de Sete anos, a Inglaterra foi mais rigorosa com a economia colonial.
Assinale a alternativa CORRETA:
As afirmativas I, II e IV estão corretas.
As afirmativas II e IV estão corretas.
Somente a afirmativa IV está correta. 
As afirmativas II e III estão corretas.
	5.
	"Em Português, o termo big stick pode ser traduzido como 'grande vara', 'grande porrete', 'grande bastão'. A denominação está ligada ao discurso de Theodore Roosevelt anunciado ao Congresso norte-americano em dezembro de 1904, em que citaria uni adágio: 'Fale de forma mansa, mas carregue sempre um porrete que você irá longe'". A conduta do Big Stick caracteriza o estilo de democracia adotada pelo então presidente estadunidense Theodore Roosevelt, sendo o corolário da política internacional dos Estados Unidos, a qual buscava a predominância no Continente Americano. Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) Um dos fundamentos do Big Stick foi o Corolário Onley (1825), o qual afirmava que os Estados Unidos não aceitariam intervenções europeias no continente sem a sua consulta prévia.
( V) Logo no princípio do seu primeiro mandato, o presidente Theodore Roosevelt deu início ao Corolário Roosevelt. Por meio desse, justificava as ações estadunidenses na política dos países latino-americanos.
( V ) O Big Stick justificou ações guiadas principalmente por princípios capitalistas. A interferência estadunidense na América Latina se fez sentir com mais força em países como Cuba e México.
( F ) O Big Stick tem como seu fundamento primordial o contraste e a aversão à política da Doutrina Monroe, vista pelo presidente Roosevelt como intervencionista e prejudicial à democracia americana.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
F - V - V - F. 
V - V - V - F. 
V - F - V - F. 
F - V - F - V.
	6.
	Os fatores externos que influenciaram na independência da América espanhola foram decisivos para a concretização dos movimentos pela libertação. Partindo desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) A elite colonial espanhola estavainteressada em comercializar suas mercadorias com outros países sem a intervenção política da Espanha. 
( F ) A independência da América espanhola não interessava à Inglaterra.
( V ) Os Estados Unidos, após sua independência, passaram a apoiar a emancipação das colônias espanholas. 
( V ) As ideias da Revolução Francesa representaram os desejos das burguesias europeia e americana de igualdade política e liberdade de comércio.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
F - F - V - V. 
V - F - V - V. 
V - F - F - V. 
V - V - V - F.
	7.
	"A América espanhola pertencera a uma mesma metrópole. Suas elites possuíam uma mesma religião, uma mesma língua e uma mesma cultura. Era também significativo o ideário americanista entre importantes parcelas das elites criollas hispano-americanas. Nada disso sobrepôs-se à força das tendências centrífugas dos diversos blocos geoeconômicos. A América espanhola explodiu em uma constelação de dezesseis Estados republicanos independentes".
Analisando o fragmento de texto de Mário Maestri, pode-se perceber que o processo de independência da América espanhola se distingue, essencialmente, em um ponto em relação à independência da América portuguesa: a fragmentação de seu território. 
Sobre os motivos da fragmentação da América espanhola após a sua independência, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para falsas:
( V ) A atuação da Inglaterra, que se favoreceria com uma América fragmentada, principalmente em questões de influência e conquista de novos mercados consumidores.
( F ) Todos os habitantes da América espanhola eram membros de uma mesma sociedade e possuíam uma mesma língua. Contudo, o ideal de fragmentar para melhor governar prevaleceu.
( V ) O atraso político, visto como fruto da não consolidação de uma produção capitalista suficientemente organizada, e que pudesse resultar em uma união política através da integração de mercados.
( V ) As lutas pela independência foram marcadas pela disputa de diferentes grupos pertencentes a uma mesma oligarquia, mas com interesses e localizadas em regiões diferentes. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
F - V - F - F. 
V - V - V - F. 
V - F - V - V. 
V - F - V - F.
	8.
	A Guerra do Paraguai, travada entre o Paraguai e os países da Tríplice Aliança, Brasil, Argentina e Uruguai, no período de 1864 e 1870, foi o conflito mais sanguinolento da América Latina no século XIX com consequências catastróficas, principalmente para o Paraguai. A Guerra do Paraguai, ou Guerra da Tríplice Aliança contra o Paraguai, foi o conflito que resultou em um grande número de mortos, ficando atrás somente da Guerra Civil Americana (1861-1865). Um dos principais interessados no combate foi o ditador paraguaio Francisco Solano López. Sobre as motivações de Solano López no princípio da Guerra do Paraguai, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O ditador Francisco Solano López buscava praticar uma política expansionista, na qual o país pretendia conquistar um acesso ao mar e novos mercados consumidores.
	 b)
	Solano López buscava impedir a influência inglesa no seu país através de acordos com os países vizinhos. Esses acordos foram essenciais para o desenvolvimento do país.
	 c)
	Para os historiadores contemporâneos, o objetivo de Solano López era anexar territórios fundamentais para o seu desenvolvimento, como parte da Bolívia e do Chile.
	 d)
	Não foi apenas a influência britânica que se fez presente, a Argentina também possuía motivações expansionistas. Solano López age apenas em defesa de seus territórios.
	9.
	O processo de independência das colônias espanholas na América contribuiu para as características geográficas atuais do nosso continente. Em suas instâncias finais resultou na criação de novos países independentes. Sobre os motivos que desencadearam o processo de independência das colônias espanholas, analise as afirmativas a seguir:
I- As colônias espanholas, da mesma forma que as inglesas, viviam insatisfeitas com a opressão metropolitana.
II- Havia rivalidades entre Chapetones e Crioulos.
III- Os Crioulos, espanhóis nascidos na América, eram discriminados social e politicamente pela Espanha. 
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
As afirmativas I e III estão corretas. 
As afirmativas II e III estão corretas. 
Todas as afirmativas estão corretas. 
As afirmativas I e II estão corretas.
	10.
	"A Inglaterra tornou-se, após a Guerra dos Sete Anos, a grande potência mundial e passou a desenvolver uma política crescente de domínio político e econômico sobre colônias. A Lei do açúcar (american revenue act ou sugar act), em 1764, representou outro ato dessa nova política. Essa lei reduzia de seis para três pence o imposto sobre o melaço estrangeiro, mas estabelecia impostos adicionais sobre o açúcar, artigos de luxo, vinhos, café, seda, roupas brancas. Desde 1733, havia lei semelhante, no entanto os impostos sobre os produtos perdiam-se na ineficiência das alfândegas inglesas nas colônias". 
A Guerra dos Sete Anos envolvendo, entre outros países, a Inglaterra e a França, ocorreu entre os anos de 1756 e 1763. Mesmo saindo vitoriosa do conflito, a Inglaterra sofreu severas perdas humanas e financeiras. Como forma de se recuperar economicamente, o país aperta o laço mercantilista com relação à produção nas Treze Colônias da América do Norte, então suas colônias, buscando com isso o retorno em curto prazo dos investimentos realizados no conflito. Referente às leis impostas pela Inglaterra às Treze Colônias, analise as afirmativas a seguir:
I- A partir do ano de 1756, a Inglaterra proíbe a fabricação de tecidos nas Treze Colônias, paralisando a indústria na colônia.
II- Em 1765, soldados ingleses passam a alojar-se em residências de colonos, sendo mantidos por estes, fato que gerou revoltas.
III- A Lei do Selo de 1765 obrigava o uso de um selo vendido pela metrópole em todos os documentos oficiais, jornais etc.
IV- A Lei do Chá de 1773 obrigava os colonos a produzirem o próprio chá, visto que o comércio do produto não era lucrativo.
Assinale a alternativa CORRETA:
As afirmativas II e IV estão corretas. 
As afirmativas I, III e IV estão corretas. 
As afirmativas I e IV estão corretas. 
As afirmativas I, II e III estão corretas.
Parte inferior do formulário

Outros materiais