A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
avaliaçao I -

Pré-visualização | Página 1 de 2

Acadêmico:
	Maiara Abreu Silva (1088179)
	
	Disciplina:
	Análise de Balanço e Gestão de Crédito (GFI10)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual FLEX ( Cod.:443193) ( peso.:1,50)
	Prova:
	11120250
	Nota da Prova:
	9,00
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	As empresas dividem seus ativos em Ativo Circulante e em Ativo Não Circulante. No que tange ao Ativo Circulante, leva-se em consideração todas as operações até doze meses, e para que uma operação possa se registrar no Ativo Circulante, há a necessidade de considerar alguns critérios. Levando em consideração esses critérios para registro de Ativo Circulante, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Quando um ativo fixo é considerado para liquidar e vender, logo, ele deverá ser considerado como Ativo Circulante.
(    ) Quando o ativo considera-se ser vendido ou consumido no ciclo normal do negócio da empresa.
(    ) Quando o ativo é caixa ou um papel financeiro com a finalidade de virar caixa até um prazo de vinte e quatro meses.
(    ) Quando o ativo é caixa ou um papel financeiro com a finalidade de virar caixa no percurso dos doze meses.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	F - F - F - V.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	F - V - V - F.
	2.
	Havendo interesse de explorar alguma atividade econômica, é necessária a criação de uma sociedade para separar o patrimônio pessoal daquele da sociedade. Pelo Código Civil Brasileiro, as sociedades podem ser classificadas em: sociedades simples e sociedades empresárias. As denominadas ?sociedades simples?, desenvolvem atividades ditas ?não empresárias? e tem seu objeto social voltado ao intelecto, literário, artístico, entre outras. A empresária objetiva lucro, desenvolve, por exemplo, atividades de produção de bens e serviços, entre outras. Sobre as sociedades, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Sociedade simples.
II- Sociedade empresária.
(    ) Sociedade de advogados, optante do Simples Nacional.
(    ) Empresa de fiação e tecelagem, optante do regime Lucro Presumido.
(    ) Empresa de tinturaria e estamparia, optante do Simples Nacional.
(    ) A empresa no ramo jornalístico, optante do regime denominado Lucro Real.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	II - I - II - I.
	 b)
	I - I - II - II.
	 c)
	II - II - I - I.
	 d)
	I - II - II - II.
	3.
	As demonstrações contábeis objetivam fornecer informações que sejam úteis na tomada de decisões e avaliações por parte dos usuários em geral. Para tanto, a sua análise deve observar etapas para a sua credibilidade técnica. Diante dessas informações, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Na coleta de dados, o analista busca obter os elementos das demonstrações contábeis que alimentarão o sistema de análise. 
(    ) Análise dos dados envolve a percepção do analista referente às demonstrações contábeis. 
(    ) Na conferência dos dados coletados, busca-se o nível de qualidade dos dados coletados.
(    ) A preparação dos dados é uma das etapas que padroniza e adéqua as demonstrações contábeis. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - V.
	 b)
	V - V - V - V.
	 c)
	V - F - V - V.
	 d)
	V - V - F - F.
	4.
	Ao analisarmos um balanço patrimonial, à direita estão as contas do Ativo e à esquerda estão as do Passivo e o Patrimônio Líquido. Somando o Passivo ao Patrimônio Líquido e deduzindo seu resultado ao do total do Ativo, teremos sempre o resultado 0 (zero). A estrutura do Patrimônio Líquido é composta por várias contas. Sobre essas contas, analise as opções a seguir:
I- Capital Social. 
II- Reservas de Capital.
III- Reservas de Lucros.
IV- Reservas do Passivo não Circulante. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As opções I, II e III estão corretas.
	 b)
	As opções I e IV estão corretas.
	 c)
	As opções III e IV estão corretas.
	 d)
	Somente a opção IV está correta.
	5.
	A análise de demonstrações contábeis é fundamentada em um raciocínio científico, sob a ótica de que o analista segue algumas regras ou etapas para o desenvolvimento da análise. Para isso, inicialmente, são definidos os indicadores que serão utilizados para a análise em questão. Esses indicadores serão então comparados com os padrões, de forma a se obter um panorama do empreendimento relativamente à análise conjunta dos indicadores selecionados. Sobre a análise de demonstrações contábeis, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A primeira etapa de uma demonstração contábil compreende a coleta dos dados necessários que alimentarão a análise. Dentre esses dados, podemos citar: o balanço patrimonial e a demonstração do resultado de exercício.
(    ) A última etapa corresponde à conferência dos dados coletados, de forma a verificar se estão de acordo com o que esperam da apresentação da análise. É nessa etapa que deverão ser realizados os ajustes dos números para melhorar o resultado.
(    ) A etapa de análise de dados é fundamentalmente dependente da habilidade do analista e do seu conhecimento da empresa, de forma a interpretar e propor ações, como, por exemplo, a necessidade de alavancagem ou de capital de giro.
(    ) Uma das principais características de uma demonstração contábil é a grande quantidade de dados disponíveis para análise. De fato, não há a necessidade de que esta seja simples ou direta, mas é necessário dispor o maior número de dados possíveis para que a análise possa tomar outros rumos durante a análise com a diretoria da empresa, por exemplo.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	V - F - V - V.
	6.
	Considerando a regulação da legislação pátria, deparamo-nos com vários tipos de sociedades. Dentre as mais comuns temos as de responsabilidade Ltda. e as S/A. Quanto à Sociedade Anônima, temos um regramento específico e um grau de exigência maior quanto às suas demonstrações contábeis. Segundo a Lei das S/A, as principais demonstrações contábeis exigidas para esse tipo de sociedade são:
I- Balanço Patrimonial.
II- Demonstração do Resultado do Exercício (DRE).
III- Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados.
IV- Demonstração das Mutações do Ativo não Circulante.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As opções II, III e IV estão corretas.
	 b)
	As opções II e IV estão corretas.
	 c)
	As opções I e IV estão corretas.
	 d)
	As opções I, II e III estão corretas.
	7.
	Na análise de balanço, relativamente ao Índice de Liquidez Geral (LG), podemos afirmar que a sua função é indicar a liquidez da empresa no curto e longo prazo. É importante observar atentamente esse índice para a concessão de crédito. Analise as sentenças a seguir:
I- Revela, entre outros fatores, a capacidade de pagamento da empresa a longo prazo.
II- Pode ser compreendido, igualmente, como um indicador de liquidez que considera todas as dívidas exigíveis, de curto e longo prazo.
III- Este indicador também tem como função evidenciar a capacidade financeira da empresa, com relação à sua liquidez a longo prazo.
IV- Será sempre obtido, dividindo o ativo circulante pelo passivo circulante, sendo certo que, quanto maior, melhor.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença IV está correta.
	 b)
	Somente a sentença I está correta.
	 c)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	8.
	Existem diversos índices que procuram determinar a rentabilidade, a produtividade, a liquidez e a solvência de uma empresa, entre outras necessidades de análise. No entanto, nos últimos anos vêm se utilizando ferramentas de interpretação mais específicas que procuram

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.