Buscar

PROVA DISCURSIVA ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA E ANÁLISE ECONÔMICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Administração Estratégica
Análise Econômica
	Data de início: 
	01/08/2019 15:59 
	Prazo máximo entrega:
	01/08/2019 16:59 
	Data de entrega:
	01/08/2019 16:55 
Atenção. Este gabarito é para uso exclusivo do aluno e não deve ser publicado ou compartilhado em redes sociais ou grupo de mensagens.
O seu compartilhamento infringe as políticas do Centro Universitário UNINTER e poderá implicar sanções disciplinares, com possibilidade de desligamento do quadro de alunos do Centro Universitário, bem como responder ações judiciais no âmbito cível e criminal. 
Questão 1/4 - Análise Econômica
Governos, em certas circunstâncias, podem melhorar os resultados do mercado.
Fonte: TEBCHIARINI, F. R. Princípios de economia: micro e macro. Curitiba, Editora Intersaberes, 2012.
 
Sobre esta afirmativa, responda em que circunstâncias a atuação do governo na economia pode melhorar os resultados do mercado. Cite dois exemplos.
Nota: 25.0
	Embora a intervenção governamental seja controversa, de acordo com a teoria o governo deve atuar em alguns casos. Espera-se que o aluno perceba os benefícios e os prejuízos da intervenção do governo nos mercados. O aluno deve abordar que o governo pode corrigir as falhas de mercado bem e reduzir situações com elevado poder de mercado.
Dentre os exemplos, podem ser citados, a estabilização da economia por meio de políticas que controlem a inflação e o emprego. As externalidades negativas podem ser o controle do volume de som perto de hospitais, a poluição do ar ou dos rios por meio de decretos ou leis. E, ainda os programas sociais que visam distribuir renda.
Resposta: Embora a intervenção governamental seja controversa de acordo com a teoria o governo deve atuar o governo deve atuar em alguns casos.espera-se que o aluno perceba os benefícios e os prejuízos da intervenção abordar que o governo pode corrigir as falhas de mercado bem e reduzir situação bem com elevado poder de mercado dentro os exemplos, podem ser citados a estabilização da economia por meio de politicas que controlem a inflação e o emprego. As externalidade negativas podem ser o controle do volume de som perto de hospitais, a poluição do ar. dos rios por meio de decretos de lei. E ainda os programas sociais que visam distribuir renda.
Questão 2/4 - Análise Econômica
 A Polícia Federal (PF) desarticulou uma organização responsável pela distribuição e revenda de combustíveis no Distrito Federal e cidades do entorno, que pode ter causado prejuízos de cerca de R$ 1 bilhão por ano. De acordo com as investigações, as principais redes de postos combinavam preços, determinando os valores a serem cobrados do consumidor e as redes menores eram comunicadas pelos coordenadores regionais da organização. Uma das principais estratégias das redes de postos envolvidas no esquema, era tornar o etanol um combustível economicamente inviável para o consumidor, mantendo o valor do combustível vegetal sempre superior a 70% do preço da gasolina, mesmo durante a safra de cana-de-açúcar. Com isso, os consumidores eram forçados a adquirir gasolina, o que facilitava o controle de preços e evitava a entrada de etanol a preços competitivos no mercado.
Fonte:<http://exame.abril.com.br/brasil/noticias/pf-desarticula-cartel-de-postos-de-combustiveis-no-df> Acesso em 12 abr. 2016 (adaptada)
 
Explique com base na notícia dos cartéis dos postos de gasolina, o que é e como funciona o cartel, mostrando por quais motivos esta prática é prejudicial ao consumidor e em quais tipos de estruturas de mercado é mais comum de ocorrê-la.
Nota: 25.0
	Espera-se que o aluno consiga definir que nos cartéis há significativo aumento de preços que prejudicam o consumidor e atrapalham a livre concorrência do mercado. É uma prática comum em oligopólios cujos empresários combinam preços muito maiores que os custos de mercado, obtendo lucros extraordinários.
 
Resposta: bom podemos dizer que o cartel se tornou nos posto de gasolina como um meio de obrigar os consumidores ha sujeitar aos valores colocados nos posto de gasolina.sei ter saída para pesquisa.ficamos se nas mãos desses criminosos.
Questão 3/4 - Administração Estratégica
O método BSC foi inicialmente divulgado em 1992, por Robert S. Kaplan, professor da Harvard Business School e David P. Norton e se trata de uma ferramenta de controle estratégico quando a organização tem claramente definidas suas metas e estratégias, visando medir o desempenho empresarial e a geração de valor superior utilizando indicadores quantificáveis e verificáveis.
 
Indique quando a gestão estratégica com base no BSC gera valor de forma superior:
Nota: 25.0
	O BSC gera valor superior quando:
Torna a formulação e a implementação da estratégia com um processo contínuo de aprendizagem;
Coloca a estratégia no centro do negócio e no interior do processo gerencial;
Integra a estratégia ao dia-a-dia operacional das pessoas;
Assegura a compreensão da estratégia por todos os colaboradores;
Descreve a estratégia em uma linguagem de fácil entendimento e expressão;
Traduz a estratégia em um conjunto de indicadores qualitativos e quantitativos;
Mede a eficiência e a eficácia da estratégia organizacional, no uso dos ativos tangíveis e intangíveis da organização
Gera valor para o cliente, o mercado e a organização culminando em vantagens competitivas sustentáveis.
Resposta: A BSC gera valor superior quando torna a formulação e a implantação da estratégia com um processo contínuo de aprendizagem -coloca a estratégia no centro do negócio e no interior do processo gerencial. -integra a estratégia ao dia-a-dia operacional das pessoas. -Assegura a compreensão da estratégia por todos os colaboradores. -Descreve a estratégia em uma linguagem fácil entendimento e expressão. -Traduz a estratégia em um conjunto de indicadores qualitativos e quantitativos. -Mede a eficiência e a eficácia da estratégia organizacional no uso dos ativos tangível e intangível da organização. -Gera valor para o cliente, o mercado e a organização culminando em vantagens competitivas sustentáveis.
Questão 4/4 - Administração Estratégica
No que se refere à mentalidade estratégica, Costa (2007) coloca que conforme a extensão do tempo futuro e o espectro da abrangência a ser alcançada, a mentalidade em relação ao futuro pode ser classificada em três níveis. 
De acordo com o que estudamos, temos três níveis de mentalidade estratégica, o IMEDIATISTA, o OPERACIONAL e a ESTRATÉGICA, escolha dois deles e os explique:
Nota: 25.0
	IMEDIATISTA: O profissional consegue visualizar somente o que vai acontecer no próximo mês dentro do seu setor de atuação na organização. Não tem a menor ideia do que pode acontecer a médio e longo prazo.
OPERACIONAL: O profissional baseia-se nos fatos do cotidiano e nas demandas do que pode acontecer no prazo de 12 meses futuros.
ESTRATÉGICA: O profissional baseia-se em projetar e construir a visão do futuro, abstraindo-se mentalmente do presente, a fim de se colocar em uma posição adequada, transportando a visão para cinco, dez ou mais anos à frente e posrc1onando-se em uma perspectiva global a partir do futuro desejado.
Resposta: Imediatista: o profissional consegue visualizar somente o que vai acontecer no próximo mês dentro do seu setor de atuação na organização.Não têm a menor ideia do que pode acontecer a médio e longo prazo. Operacional: O profissional baseia-se nos fatos do cotidiano e nas demandas do que pode acontecer no prazo de 12 meses futuros. Estratégia: O profissional baseia-se em profetar e construir a visão do futuro,abstraindo-se mentalmente do presente, a fim de se colocar em uma posição adequada, transportando a visão para cinco, dez ou mais anos à frente e posicionando-se em uma perspectiva global a partir do futuro desejado.

Outros materiais