Buscar

ativ_28302

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Atividade: aula 03 e 04 
	
	
	Disciplina: Psicologia da Educação
	Semestre: 3ª
	
	PROFESSOR (a): Adriana Sordi e Sandra L. Haerter Armôa
COORDENADORA: Geysa Juce da Silva
	Acadêmico (a): 
	RGM: 
	ATENÇÃO:
Questões descritivas; erros ortográficos/gramaticais poderão ser considerados na correção. 
Cada questão vale 0.50
BOA SORTE!
ATIVIDADES REFERENTE AS AULA 03 e AULA 04 
QUESTÃO 01 - Além das concepções teóricas do desenvolvimento humano, temos algumas abordagens teóricas da educação, que fundamentam a ação docente e todo o processo educativo, são elas: abordagem Tradicional, a abordagem Comportamental, a abordagem Humanista, a abordagem Cognitivista e a abordagem sociocultural. (0.5)
Na abordagem tradicional o homem é visto como “tábula rasa”, ele é inserido num mundo que irá conhecer, sendo passivo nesse processo de conhecimento. Assim, o ensino nesta abordagem é centrado no professor, sendo este o detentor do saber [grifo da autora]. 
Na abordagem tradicional o conhecimento é visto com um caráter cumulativo, adquirido por meio de transmissão de conhecimentos. Sendo a educação então, entendida como instrução transmitida pela escola. 
Na abordagem humanista a escola, nesta abordagem, é o lugar onde se realiza a educação, que se restringe ao processo de transmissão de informações. O relacionamento entre professor/aluno é consequentemente o ensino, se dá de forma vertical.
Segundo Milhollan e Forisha (1978) apud Moreira (1993), a teoria comportamental considera o homem um organismo passivo, seu comportamento é direcionado por estímulos externos.
Estão corretas somente as afirmativas:
Estão corretas somente as afirmativas: 
I e IV
II e III
I, II e IV
II, III e IV 
Todas estão corretas
QUESTÃO 02 – Em relação a atuação do professor nas várias abordagens de ensino: (0.5)
Na abordagem Tradicional, o papel do professor está ligado à transmissão de conteúdo, e ao aluno cabe a repetição dos dados que o professor forneceu, sendo, muitas vezes, dependente emocional e intelectualmente deste.
Na abordagem Humanista, a classe é tomada como se fosse um auditório e as aulas são quase sempre expositivas. O conteúdo já esta pronto pelo professor e o aluno se limita a escutá-lo. Após a exposição do professor, são passados exercícios de repetição e recapitulação. O conteúdo é considerado pronto quando o aluno é capaz de reproduzi-lo
Na abordagem Comportamental, segundo Mizukami (1986), a relação professor aluno, cabe ao professor a responsabilidade de planejar e desenvolver o sistema de ensino, ou seja, todo o controle da educação através das contingências de reforço, de modo a aumentar a probabilidade de respostas dos alunos.
Na abordagem interacionista, a metodologia de ensino utilizada deve ter como estratégia as especificações dos objetivos, o envolvimento do aluno, o controle de contingências, o feedback aos alunos, sendo que a apresentação do conteúdo deve ser em pequenos passos. Além de uma instrução individualizada que visa o desempenho e desenvolvimento de cada um, e que possibilita, que um maior número de alunos atinja os objetivos esperados.
Estão corretas somente as afirmativas: 
I 
I e III
II e IV
III 
Todas estão corretas
QUESTÃO 03 - Em relação às várias abordagens de ensino: (0.5)
Cabe ao professor ser um investigador das potencialidades do aluno, orientador do seu trabalho, a ponto que seus objetivos sejam alcançados, além de observador do comportamento dos alunos. Estes conceitos são da teoria Tradicional.
Na abordagem Comportamental, segundo Mizukami (1986), a relação professor/aluno é horizontal e o ensino não é imposto: “Para que o processo educacional seja real é necessário que o educador se torne educando e o educando, por sua vez, educador”.
Na abordagem cognitivista a metodologia de ensino não existe um modelo, uma técnica definida, o que existe é uma teoria de conhecimento e de desenvolvimento humano, que traz implicações para o ensino.
As avaliações tradicionais como provas, testes, exames e notas são pouco aprovadas na abordagem cognitivista.
Estão corretas somente as afirmativas: 
I 
I e III
II e IV
III e IV
Todas estão corretas
 QUESTÃO 4 – (ENADE/2014 – Adaptado). Uma professora chega, cumprimenta seus alunos e pede que organizem suas mesas e cadeiras enfileiradas, abram o livro na pagina tal, e inicia a explanação sobre o assunto. Após a explanação, a professora pede aos alunos que façam as atividades relativas ao conteúdo dando lhes um tempo para a execução das atividades propostas, em seguida faz a correção das atividades nomeando as corretas e incorretas.
Com base nas informações apresentadas na descrição da aula, avalie a qual abordagem de ensino é condizente a pratica apresentada pela professora. (0.5)
Abordagem comportamental
Abordagem social
Abordagem Psicanalítica
Abordagem Piagetiana
Abordagem tradicional 
QUESTÃO 5 – Sendo os problemas de indisciplina um dos assuntos de grande repercussão na comunidade escolar com professores, técnicos e pais, de diversas localidades brasileiras. Responda: Quais são os fatores alegados aos problemas comportamentais nas escolas de nossa sociedade?
Os problemas comportamentais ocorridos atualmente nas escolas de nossa sociedade são relativos à indisciplina e a outros fatores. Alguns pais acreditam que a educação de seus filhos deve ser toda responsabilidade da escola, mantendo-se de fora, e permitindo que os mesmo conduzam se para o mau caminho. Além do fator destacado acima, a violência (assassinatos, abusos sexuais...) presente em nosso país, e as desigualdades sociais atingem nossos alunos. 
Curso de Letras

Outros materiais