HORTELÃ-
32 pág.

HORTELÃ-


DisciplinaBotânica4.208 materiais25.521 seguidores
Pré-visualização4 páginas
HORTELÃ
(planta herbácea com folhas verdes ovaladas e serrilhadas nas bordas)
UTILIDADES e BENEFICIOS: goma de mascar, antisséptico bucal, creme dental, sabonete e creme hidratante . Também pode ser encontrado em bebidas, sorvetes, doces, molhos, xaropes e medicamentos. Além disso, possui diversas propriedades medicinais, tem ação diurética, pode ser utilizada no combate aos germes e bactérias bocais e ajuda no tratamento contra mau hálito, atuando diretamente o funcionamento correto das glândulas salivares e é muito conhecido por ter forte ação sobre problemas no sistema digestivo como:: prisão de ventre, devido ao alto teor de fibras dietéticas, que ajuda o movimento intestinal. 
O AROMA DA HORTELÃ NOS TRAZ BENEFÍCIOS: aliviar a tensão e o estresse. Seu óleo é utilizado na fabricação de medicamentos para dor de cabeça e anti-depressivos. Já os sabonetes aromáticos ajudam a melhorar o humor. O extrato aromático pode ser utilizado embaixo do travesseiro, para que consiga relaxar na hora de dormir. Ajudando na limpeza da traquéia, nas congestões respiratórias e até mesmo contra asma.
Suas propriedades anti-inflamatórias e anti-pruriginosas, são muito úteis para manter a pele saudável. Possui uma excelente fonte de antioxidantes, o ácido rosmarínico, presente na sua composição ajuda no combate aos radicais livre protegendo a pele do câncer de pele. Também pode auxiliar no combate as acnes.
POSSUI MUITOS NUTRIENTES, FIBRAS E MINERAIS, COMO:
Vitamina B
Vitamina C
Vitamina D
Magnésio
Ferro
Sódio
Potássio
5 benefícios da hortelã para a saúde
1. Ajuda a emagrecer
A hortelã é um grande aliado para quem quer emagrecer. Ela dá a sensação de saciedade, evitando a ingestão de calorias extras. \u201cUma boa dica para terminar a refeição principal e se dar por satisfeito(a), o indicado é tomar uma xícara de chá de hortelã\u201d, aconselha Aida.
A erva ainda atua como diurético, reduz a presença de açúcares e calorias vazias no nosso organismo, dissolvendo-os.
2. Calmante natural
Os óleos essenciais de hortelã são outras substâncias que atuam bem para o corpo. De acordo com a nutricionista, funcionam como calmantes e sedativos naturais. Não à toa o chá de hortelã é tão popular e tão indicado para quem precisa dar uma acalmada nos nervos.
3. Regula o intestino e alivia dores
A hortelã ajuda na absorção dos nutrientes  pelo intestino delgado, reduz qualquer irritação das paredes intestinais, fortalece a flora bacteriana e alivia dores e incômodos na região.
Ao mesmo tempo em que previne, a erva também é tratamento. \u201cA hortelã é ainda muito indicada para quem sofre da doença de Crohn, síndrome do intestino irritável, colite ou qualquer outra patologia associada com os intestinos\u201d, ressalta a especialista.
4. Fortalece o fígado
A hortelã também é um excelente antioxidante, capaz de favorecer as funções do fígado. \u201cEla ajuda na sua regeneração quando necessário e auxilia na melhor depuração das toxinas\u201d, explica a nutricionista Aida.
5. Evita retenção de líquidos
A hortelã em chá ajuda a evitar a retenção de líquidos e o inchaço da barriga, e não permite a formação de gases. Sem contar que ajuda o nosso organismo a obter os nutrientes dos alimentos de forma potencializada.
FOLHAS AJUDAM A EMAGRECER DE FORMA SAUDÁVEL
Outro ponto que merece destaque é que a hortelã é uma ótima aliada das dietas de emagrecimento. Isso porque ela ajuda a controlar os níveis de colesterol no corpo, aumentando os do bom (HDL) e reduzindo os do ruim (LDL). Por isso, além de evitar doenças cardiovasculares ainda diminui a quantidade de gordura corporal, o que é ideal para quem quer emagrecer. Aliás, a hortelã também é ótima para aliviar problemas digestivos, o que faz com que o corpo não fique inchado, algo que é muito importante para quem está querendo perder peso.
CHÁ DE HORTELÃ É UM EXCELENTE CALMANTE
Talvez você já tenha ouvido falar que tanto o chá de camomila quanto o de hortelã são ótimos calmantes. Essa sabedoria popular está correta, embora muita gente nem faça ideia do porquê. Isso ocorre devido aos seus efeitos tranquilizantes, que atuam diretamente no cérebro, fazendo com que o corpo consiga relaxar com mais facilidade. Isso também reduz a sensação de fadiga, e por isso ela também é indicada a pessoas que passam por situações estressantes.
HORTELÃ AJUDA A ALIVIAR DORES E RELAXAR OS MÚSCULOS
A ação vasodilatadora da hortelã também faz com que ela melhore a circulação do corpo, o que ajuda a aliviar diversos tipos de dores. Além disso, seu efeito calmante também colabora para reduzir a dor de cabeça, o que é ótimo para quem sofre com enxaqueca. Outra vantagem do consumo das folhas dessa planta é que elas possuem propriedades que ajudam a relaxar os músculos, e por isso amenizam cólicas e náuseas.
CHÁ DE HORTELÃ É UM ÓTIMO DIURÉTICO
O consumo de chá de hortelã também é muito benéfico para quem sofre com problemas nos rins. Isso porque ele evita a retenção de líquidos, sendo portanto um ótimo diurético. Essa característica também impede a formação de gases, sendo mais uma vez excelente para aliviar aquela sensação de inchaço no corpo.
FOLHAS AUXILIAM A SAÚDE BUCAL
Já parou para pensar a razão de tantas pastas de dente possuírem o sabor menta? Não, não é simplesmente para causar aquela sensação refrescante! Na verdade ela a hortelã, que é do gênero Mentha, é uma aliada da saúde bucal. Isso porque além de melhorar o hálito de quem a consome ela ainda possui propriedades que ajudam a combater a cárie.
HORTELÃ AJUDA A DESINTOXICAR O CORPO
A dieta detox é conhecida por ajudar o corpo a se livrar de suas toxinas, que são substâncias inflamatórias e nocivas ao organismo. Além de muito saudável ela ainda ajuda a emagrecer de forma saudável. E uma das receitas mais utilizadas por quem é adepto desse tipo de alimentação é o suco verde, que possui entre os seus ingredientes a hortelã. Mas por se tratar de uma planta com folhas bem pequenas, ela também é aproveitada em outras variações dessa bebida desintoxicante, como nos sucos amarelo e vermelho.
CONTRAINDICAÇÕES DA HORTELÃ
Mas a especialista alerta que a hortelã não é indicada para pessoas que sofrem de cálculos biliares ou renais, nem para crianças menores de dois anos de idade, por conter mentol. Altas doses de chá de hortelã também não são indicadas porque podem causar insônia.Entretanto, quando usada com moderação, os benefícios da hortelã podem fazer toda a diferença.
A Hortelã
Erva aromática igualmente reconhecida pelo seu perfume refrescante é utilizada nas mais diversas preparações. Os ingleses não a dispensam no mint sauce, os libaneses exigem-na no taboulé, os marroquinos no chá, os beirões nos maranhos, \u2026
Belíssima para aromatizar saladas, sejam de legumes, frutas ou mistas, sopas, ervilhas, um chá gelado, um sorvete de limão\u2026 a hortelã é ainda excelente para dar um toque especial à mayonnaise ou molho de iogurte.
Com reputação de refrescar o hálito e facilitar a digestão, a hortelã pode considerar-se uma excelente companhia de Verão.
Descrição
Planta de 30 a 60 cm, ligeiramente aveludada. Haste ereta, quadrangular, avermelhada, ramosa. Ramos eretos e opostos. Folhas opostas, curtamente pecioladas, oval-alongadas, lanceoladas ou acuminadas, serreadas, algo pubescentes. Flores violáceas, numerosas pedunculadas, reunidas em verticilos separados e formando na extremidade das hastes, espigas obtusas, curtas, ovóides, assaz cerradas, munidas de brácteas na base. Cálices gamossépalo, tubuloso, de 5 dentes quase iguais.
Corola gamopétala, infundibuliforme: limbo de 4 lobos, sendo o superior algo maior. O fruto é constituído por 4 aquênios.
Outros Nomes:
Menta
Hortelã Apimentada
Hortelã-Comum
Hortelã-Cheirosa
Mint
Menthe Verte
Nome Científico:
 
Mentha spicata (hortelã-de-cozinha)
Mentha crispa (hortelã-de-horta)
Mentha piperita (hortelã-pimenta)
Utilizando
As muitas variedades de hortelã podem ser usadas tanto em pratos doces como em salgados. É amplamente utilizada pela cozinha da Turquia, do Oriente