Buscar

Raciocínio Lógico - Aula 2 tentativa 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Pergunta 1
	
	
	
	Em termos matemáticos, um conjunto nada mais é do que uma coleção envolvendo elementos, servindo de alicerce para o desenvolvimento de novas teorias e modelos em várias áreas do conhecimento. A relação entre elemento e conjunto é chamada derelação de pertinência, enquanto que a relação entre conjunto e conjunto é a relação de inclusão.
Nesse sentido, considere A e B dois conjuntos quaisquer e as afirmações descritas a seguir:
 
I. Se A   {     }, então, A = {     }.
II. Se A = {x / x é um número inteiro e x² = 1}, então, A é um conjunto unitário.
III. Se A é um conjunto de números naturais e B um conjunto de inteiros, A é um subconjunto de B.
IV. O conjunto vazio possui zero elementos.
 
Sendo assim, é correto o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. I, III e IV, apenas.
	
	
	
Pergunta 2
	
	
	
	Na área da computação, a teoria de conjuntos é amplamente utilizada na criação de novas estruturas, dando origem ao que chamamos de Álgebra de Boole ou Álgebra Booleana. Tal aparato é de fundamental importância para a descrição de novas linguagens de programação e na implementação das soluções de problemas na computação gráfica – especificamente falando, na interpretação dos grafos e procedimentos de programação na visualização de imagens digitais.
Vamos considerar o conjunto A = {{0}, 0, x, {x}} e as afirmações seguintes a respeito desse conjunto:
 
I. {0}  A
II. {0}  A
III. x  A
IV. A é um conjunto unitário.
 
Com relação às afirmações, pode-se concluir que:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. Somente as afirmativas I, II e III estão corretas.
	
	
	
Pergunta 3
	
	
	
	Matematicamente, conjunto é uma coleção envolvendo elementos, surgindo diretamente dos conceitos primitivos de elemento, conjunto e igualdade entre conjuntos. Especificamente, a relação entre elemento e conjunto é chamada relação de pertinência, enquanto que o número de elementos de um conjunto caracteriza a sua cardinalidade. A trajetória do conceito de número inicia-se exatamente com a necessidade da humanidade em contar determinadas quantidades, surgindo assim, o primeiro conjunto formado por números, que é exatamente o conjunto dos números naturais. Na área computacional, um algoritmo é entendido como uma sequência lógica de passos descritos com o intuito de resolver determinado problema, neste sentido um determinado algoritmo tem em uma de suas passagens o número n, que é caracterizado como a cardinalidade do conjunto numérico . Assim, o valor de n é dado por?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 3.
	
	
	
Pergunta 4
	
	
	
	O termo lógica é proveniente da Grécia Antiga e significa logos, sendo a discussão do uso de raciocínio em alguma atividade – isto é, o estudo normativo e filosófico do raciocínio. A Lógica tem uma relação direta com a Matemática e a Filosofia, já que o pensamento é a manifestação do conhecimento. Por sua vez, o conhecimento busca a verdade. Logo, é necessário o estabelecimento de regras para que esse objetivo possa ser atingido. Sabe-se que o termo princípio pode ser entendido como aquilo que vem antes, no início ou no começo. Neste sentido, de acordo com o texto-base da disciplina, um exemplo de princípio da Lógica Formal é o:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. Princípio da Não Contradição.
	
	
	
Pergunta 5
	
	
	
	Leia atentamente o excerto a seguir:
Aos 83 anos de idade, Davi resolveu finalizar seu testamento. Ele tem uma única herdeira, sua filha, que está grávida. No testamento, Davi deixou registrado a seguinte orientação: ‘Deixo 1/3 da minha fortuna para minha única filha e o restante para a criança que ela está esperando, se for homem; deixo 1/2 de minha fortuna para minha única filha e o restante para a criança que ela está esperando, se for mulher’. 
BISPO, Carlos Alberto F. Introdução à lógica matemática. Rio de Janeiro: Cengage, 2011. p. 27.
 
Levando em conta que a filha de Davi teve um casal de gêmeos dois meses após sua morte, identifique a alternativa correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. A herança do neto é maior que de sua mãe e de sua irmã.

Outros materiais