Buscar

Resenha do documentário Carne e osso

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resenha do documentário Carne e osso
O documentário mostra a realidade no Brasil dos trabalhadores em frigoríficos de abates de frango, na região centro-oeste.
Os trabalhadores que vivem ou viveram esta rotina relatam as dificuldades as do dia a dia no ambiente de trabalho a qual estão expostos, dos ricos e doenças do trabalho no local, da forma que trabalham e da maneira que são tratados.
Os trabalhadores relatam sobre a dura rotina de desossar coxas de ave por oito horas diária, fazendo sempre o mesmo movimento, do risco da atividade por estar com facas afiadas, utensílios que machucam, cansaço físico e mental, dores por esforços repetitivos e a pressão dos supervisores por mais produção.
Relatam ainda também, que o pior de tudo é o salário, que é muito pouco, mas que precisam do emprego para o sustento da família e se submetem a tal situação por necessidade, por não terem outra opção de trabalho vão até o limite que o corpo aguenta.
Conforme vai se acumulando o cansaço do trabalho, o estresse das atividades e dores dos movimentos repetitivos, as horas de folga já não são mais suficiente para o descanso, as reclamações são constantes de ambas as partes, de um lado os trabalhadores exaustos da rotina e cobranças por mais produção e do outro lado os supervisores por medo de atrasarem as entregas exigem mais horas de trabalho, que nem sempre são pagas no final do mês, assim com jornadas de trabalho maiores os trabalhadores já doentes e cansados não aguentarem mais a rotina de muito trabalho e pouco intervalo de descanso. E ainda se colocam muito atestado de doença por causa da função exercida são demitidos e ameaçados, por muitos terem membros da família na empresa, caso querem exigir na justiça seus direitos. 
O documentário nos faz pensar se existe o direito do trabalho, dando direitos, deveres e obrigações para os colaboradores e empregador, ainda existe uma superioridade por parte do empregador a o seu trabalhador, por falta de fiscalização do ministério do trabalho, para que se faça cumprir a lei e que o colaborador desta área tenha uma qualidade melhor no seu ambiente de trabalho.
José Luis Nascimento Dias 
Pelotas-RS
2019

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes