SIMULADO AVI - DIR CONST II
5 pág.

SIMULADO AVI - DIR CONST II


DisciplinaDireito Constitucional II7.829 materiais116.173 seguidores
Pré-visualização2 páginas
SIMULADO AVI \u2013 DIREITO CONSTITUCIONAL II \u2013 2019/2
		Acertos: 2,0 de 2,0
	20/08/2019
	
	
	1a Questão (Ref.:201701754575)
	Acerto: 0,2  / 0,2 
	(OAB)Determinado projeto de lei aprovado pela Câmara dos Deputados foi devidamente encaminhado ao Senado Federal. Na Casa revisora, o texto foi aprovado com pequena modificação, sendo suprimida certa expressão sem, contudo, alterar o sentido normativo do texto aprovado na Câmara. Assim, o projeto foi enviado ao Presidente da República, que promoveu a sua sanção, dando origem à Lei ¿L¿. Neste caso, segundo a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, 
		
	
	B) não houve irregularidade no processo legislativo, porque é função precípua da Casa revisora estabelecer as mudanças que lhe parecerem adequadas, sendo desnecessário o retorno à Casa iniciadora, mesmo nas situações em que a alteração modifique o sentido normativo inicial. 
	
	D) houve irregularidade no processo legislativo, por tratar-se de problema de natureza interna corporis do Congresso Nacional, somente uma ADI proposta pela Mesa da Câmara dos Deputados teria o condão de suscitar a inconstitucionalidade da Lei ¿L¿. 
	
	A) não houve irregularidade no processo legislativo, porque não há necessidade de reapreciação, pela Câmara dos Deputados, do projeto de lei que tenha expressão suprimida pelo Senado Federal, quando sentido o normativo da redação remanescente não foi alterado 
	
	C) houve irregularidade no processo legislativo, pois qualquer alteração realizada, pela Casa revisora, no texto do projeto de lei implica a necessária devolução à Casa iniciadora, a fim de que aprecie tal alteração. 
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201701703865)
	Acerto: 0,2  / 0,2 
	Assinale a alternativa correta: I - A constituição prevê como entes federados a União, os Estados, o Distrito Federal e os Territórios. II - A criação, a incorporação, a fusão e o desmembramento de municípios devem ser feitos por lei estadual, observados os requisitos previstos na Constituição Federal. III - De acordo com a constituição Federal, o DF é a capital federal do Brasil. 
		
	
	Somente a afirmativa I está correta.
	
	Todas as afirmativas estão corretas.
	
	Somente a afirmativa II está correta.
	
	As afirmativas I e III estão corretas.
	
	Todas as afirmativas estão erradas.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201701704515)
	Acerto: 0,2  / 0,2 
	(MP RN-CESPE/UnB ¿ 2009) Assinale a opção correta com relação ao federalismo brasileiro:
		
	
	c) Uma das características comuns à federação e à confederação é o fato de ambas serem indissolúveis.
	
	b) Existia no Brasil um federalismo de segundo grau até a promulgação da CF, após a qual o país passou a ter um federalismo de terceiro grau.
	
	e) Os territórios federais são considerados entes federativos.
	
	a) O federalismo brasileiro, quanto à sua origem, é um federalismo por agregação.
	
	d) A federação é o sistema de governo cujo objetivo é manter reunidas autonomias regionais.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201701952118)
	Acerto: 0,2  / 0,2 
	As questões relacionadas às competências dos entes federativos estão previstas nos artigos 18 a 30 da Constituição da República Federativa do Brasil. Atribui-se, à divisão das competências, a técnica da predominância do interesse, que leva em consideração a lógica de atribuir os problemas aos entes que são mais afetos, por exemplo, se o interesse é local, ao Município, se é interesse nacional, à União. Acerca da repartição constitucional de competências entre os entes federativos, assinale a alternativa correta: 
		
	
	Sendo a União dotada de autonomia e soberania, as leis federais sempre deverão prevalecer sobre as leis estaduais e municipais, tendo em vista serem de maior importância que estas últimas. 
	
	O Distrito Federal, não sendo ente federativo, não participa da repartição constitucional de competências. 
	
	Os municípios não fazem parte da repartição constitucional de competências.
	
	No âmbito da competência legislativa concorrente, caso a União não tenha editado a lei geral, o estado-membro poderá exercer a competência legislativa ampla/geral. 
	
	Os Estados-Membros, no exercício de sua auto-organização (Constituição Estadual), não estão obrigados a observar os princípios constitucionais sensíveis (art. 34, VII, CRFB). 
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201702211203)
	Acerto: 0,2  / 0,2 
	Considerando as assertivas abaixo, indique a alternativa correta.
		
	
	O legislativo exerce a função de legislar, sendo-lhe vedada a pratica de atos de administração.
	
	Ao judiciário é vedada a prática de atos administrativos, cabendo-lhe única e exclusivamente prestar jurisdição.
	
	O executivo, o legislativo e o judiciário exercem, única e exclusivamente, as funções de administrar, legislar e de julgar, respectivamente.
	
	O executivo não exerce a função de legislar.
	
	Todas as afirmativas anteriores são incorretas;
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201701707333)
	Acerto: 0,2  / 0,2 
	(Delegado de Polícia/RJ/CEPERJ - 2009) Qual das situações abaixo não constitui causa de intervenção da União nos Estados ou no Distrito Federal:
		
	
	a) Manter a integridade nacional.
	
	e) Violar as regras do sistema financeiro nacional.
	
	d) Prover a execução de lei federal, ordem ou decisão judicial.
	
	c) Garantir o livre-exercício de qualquer dos Poderes nas unidades da Federação.
	
	b) Repelir invasão estrangeira ou de uma unidade da Federação em outras.
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201701180591)
	Acerto: 0,2  / 0,2 
	(Questão 38 - Exame 08 - OAB-RJ)- Indique a alternativa correta: 
		
	
	O Presidente e o Vice-Presidente da República não poderão, sem licença do Congresso Nacional, ausentar-se do País por período superior a dez dias, sob pena de perda do cargo; 
	
	O controle externo, a cargo do Congresso Nacional, no que tange à fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da União e das entidades da administração direta e indireta, quanto à legalidade, legitimidade, economicidade, aplicação das subvenções e renúncia de receitas, será exercido com o auxílio do Tribunal de Contas da União, este como integrante da estrutura organizacional do Poder Judiciário; 
	
	É da competência exclusiva do Congresso Nacional sustar os atos normativos do Poder Executivo que exorbitem do poder regulamentar ou dos limites da delegação legislativa; 
	
	Os juizes de Direito gozam das garantias da vitaliciedade que, no segundo grau de jurisdição, só será adquirida após um ano de exercício, dependendo a perda do cargo, nesse período, de deliberação do tribunal a que o juiz estiver vinculado, da inamovibilidade, salvo motivo de interesse público, e da irredutibilidade de subsídios, com ressalvas da Constituição Federal.
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201701180388)
	Acerto: 0,2  / 0,2 
	(Questão 19 Exame 123 Tipo 1 OAB-SP) - Segundo o sistema constitucional de distribuição de competências, é correto afirmar que o Município, no exercício de suas atribuições legislativas:
		
	
	compartilha da competência concorrente dos Estados membros e do Distrito Federal. 
	
	tem a possibilidade de legislar, mediante autorização legal, sobre questões específicas relacionadas às matérias de competência privativa da União. 
	
	compartilha da competência material comum da União, dos Estados-membros e do Distrito Federal.
	
	tem a possibilidade de suplementar as legislações federal e estadual, no que couber. 
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201702100920)
	Acerto: 0,2  / 0,2 
	XVIII Exame de Ordem Unificado ¿ 2015) A Assembleia Legislativa do Estado M, ao constatar a ausência de normas gerais sobre matéria em que a União, os Estados e o Distrito Federal possuem competência legislativa concorrente,