Buscar

1189118_EJA RELATORIO ok_0_1046026

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL 
UNINTER
Apolônia Scandolara Daros Salvador, RU- 1228637
Edineia de Azevedo Velho Bernardino, RU-1008154
Simoni Margutti Pereira, RU-1189118
Thalia Constante Roxo, RU-1203902
Estágio Supervisionado: EJA
 
São João do Sul
2018
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL
UNINTER
Apolônia Scandolara Daros Salvador
Edineia de Azevedo Velho Bernardino
Simoni Margutti Pereira
Thalia Constante Roxo
 Estágio Supervisionado: EJA
Relatório de Estágio
Relatório de Estágio Supervisionado EJA: apresentado ao curso de Licenciatura em Pedagogia do Centro Universitário Internacional UNINTER
 
SÃO JOAO DO SUL
2018
 Sumário	Comment by Kell Greco: Formatação.Introdução página 4
1 Introdução......................................................................................................03
2 Desenvolvimento...........................................................................................04
3 Plano de aula.................................................................................................08
4 Considerações finais .....................................................................................10
5 Referências....................................................................................................11
6 Anexos...........................................................................................................12
 
INTRODUÇÃO
O presente relatório foi elaborado segundo a metodologia do estágio de observação supervisionado: educação de jovens e adultos - EJA para obtermos um aprendizado e análise da realidade dos campos de atuação, reconhecendo os métodos utilizados e os recursos disponíveis para favorecer o processo profissional.
O estágio foi desenvolvido na EEB Professor Quintiliano João Pacheco, localizada na rua Jaime Grundler, s/n, no bairro Centro, Município de São João do Sul, SC. Endereço de email EEBquintiliano@saojoaodosulgov.com.br.
O estágio supervisionado tem por objetivo, o estudo, a reflexão, e a análise do papel do professor nas diferentes unidades da EJA considerando as ações indissociáveis entre teoria e prática. Conhecer as especificidades do trabalho pedagógico na Educação de Jovens e Adultos. A docência nas escolas de Educação de Jovens e Adultos: métodos e procedimentos de ensino. O resgate de valores e a promoção da autoestima como propostas de reconstrução dos princípios éticos, morais e políticos, direcionados ao senso comum. 
O estagio contribui para o conhecimento das atividades na prática e uma reflexão sobre a formação direcionada a modalidade da EJA. A oportunidade de coleta de dados do ensino, estrutura da escola estagiada, salas de aula, importância do planejamento para a realização da docência; importância dos recursos didáticos utilizados na docência; domínio do conteúdo trabalhado na aula; participação dos alunos durante a docência; como é o perfil do aluno, pesquisar o Projeto Político Pedagógico da instituição e entender as concepções, conhecer a Instituição estagiada como também as práticas pedagógicas aplicadas e por fim conhecer as metodologias de ensino dos professores. É o momento de formação crítica, reflexitiva e consciente no desenvolvimento do professor para que se torne atento em busca de inovações para o ensino.
 
OBSERVAÇÃO E DOCÊNCIA
IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA ESTAGIADA
A escola oferta atendimento nos níveis de educação infantil, ensino fundamental e EJA de segunda a sexta feira nos seguintes horários das 08:00 ás 12:00 horas e da 13:30 ás 17:30 horas e no período noturno das 18:50 ás 22:10 horas.
A instituição atende a um número total de 365 alunos, desse número, 16 alunos estão em processo de inclusão. Os alunos estão divididos da seguinte forma: educação infantil 85 alunos, em processo de inclusão 3: ensino fundamental 210 alunos, 13 em processo de inclusão: EJA 70 alunos; 12 estão no ensino fundamental anos iniciais, 37 alunos no ensino fundamental series finais e ensino médio. 
O estágio foi realizado no período de 08 de março de 2018 a 10 de maio de 2018 no período noturno, sendo observada a turma de nivelamento (1º ao 5º ano).
CONCEPÇÃO PEDAGOGICA DA ESCOLA/INSTITUIÇÃO
 Nos foi disponibilizada as informações do Projeto Político Pedagógico.
 A escola age de forma a contribuir para a melhoria das condições educacionais da população, garantindo uma educação de qualidade aos alunos. O Projeto Político Pedagógico é direcionado ao ensino e aprendizagem, buscando intuir e compreender os desafios da sociedade, avaliando valores e atitudes de respeito pela diversidade de ideias, apontando à democratização da cultura. O ponto de vista do Projeto Político Pedagógico é adequar a formação contínua do conhecimento para a especificar e aprimorar as práticas docentes, e garantir que o planejamento didático acolha às necessidades e os objetivos da alfabetização e aprendizagem. 
A escola elaborou em conjunto propostas pedagógicas, planos de ensino e planos de aulas dos professores com a intenção de promover o aproveitamento satisfatório do desempenho escolar dos alunos. Usando de estratégias e metodologias objetivando o trabalho e as expectativas da aprendizagem a cada ano, abrangendo a educação inclusiva e a modalidade EJA, buscando aperfeiçoar as práticas docentes, procurando alcançar metas. Metas essas que são ativar em todas os campos do conhecimento, condições de aprendizagens adequadas e expressivas no ano letivo. Conseguir o nível aguardado da competência dos alunos do ensino infantil, ensino fundamental I, educação inclusiva e a EJA utilizando como padrão os resultados das metas do Indice de Desenvolvimento da Educação Básica - Ideb.
DESCRIÇÃO E ANÁLISE REFLEXIVA DAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
 
 
A Prof.ª Nilcilene revelou que, além de seguir o plano do projeto pedagógico, e devido ser dois dias de aula por semana, que na sua opinião é pouco tempo, também emprega outras metodologias que complementam o ensino, e procura facilitar o aprendizado, tendo por objetivo o entendimento, não somente a memorização.
As aulas e estratégias são preparadas para que os alunos estejam atentos aos conteúdos, ocasionalmente procura debater temas que se referem à própria formação profissional e pessoal do cidadão, incentivando-os a lutarem sempre por um objetivo, em que a persistência deve ser constante, apesar das dificuldades. Esta forma de diálogo é uma ação concreta, pois há participação contínua entre experiências dos alunos compartilhando com as da professora. Os conteúdos desenvolvidos visam atualizar e assimilar o conhecimento da sociedade como um todo, e possibilitar a discussão mais vivenciada da atualidade, apontando a capacidade de reflexão, na construção de ideias e atitudes, transformando-se em um ser atuante e transformador na sociedade. No entanto podemos em nossas observações concluir que a problematização esta no tempo de aula, que deveria ser maior para os alunos do processo de alfabetização. 
Caracterização estrutural (descrição do local):
O prédio da escola está em perfeitas condições estruturais é novo, com apenas dois anos de uso, a fachada é em muro e com um amplo estacionamento, no portão de entrada possui um toldo de vidro que protege os alunos até entrada ou saída dos ônibus. As salas de aula têm aproximadamente 20 carteiras, geralmente as turmas da EJA são instáveis na frequência, mas observamosque durante o estágio houve uma presença de 99%.
As dependências do prédio são bem divididas e muito bem conservadas, possui 12 salas próprias de aula, um laboratório de informática com 20 computadores, uma quadra de esportes completa e um pátio externo com um campo de grama sintética; um refeitório espaçoso em anexo a cozinha que é grande e bem equipada, na mesma trabalham três merendeiras em horários alternados,no ambiente ao lado fica a sala das serventes,que são duas; uma sala de administração;sala de secretaria;sala de coordenação; sala dos professores ampla com uma mesa no centro, um armário para guardar os pertences, um computador para trabalhos e pesquisas, ao lado há um livro de registros de todas as atividades do período letivo, como também quadro informativo de memorando, referentes a cursos de especialização para a docência e concursos em aberto, feriados nacionais. Na mesa tem um livro de presença onde todos os colaboradores da educação devem assinar quando chegam na escola.
As salas de aula são bem organizadas e limpas, as carteiras são cinzas e azuis, e adaptadas à postura correta, possue dois ventiladores de teto, a iluminação é boa com oito lâmpadas fluorescentes, para maior visibilidade principalmente no período noturno; próximo da parede, tem um quadro de avisos de todas as atividades durante o mês; observa-se também a quantidade de atividades escritas em exibição referentes às aulas dos anos iniciais do ensino fundamental I; o quadro é verde e de giz. Os recursos pedagógicos para aulas expositivas como data show, dvd, caixa de som, são armazenados na sala dos professores, existe uma agenda para cada equipamento. Todas as turmas dispõem do diário de classe, que são atualizados diariamente no computador.
Na instituição possue dez banheiros femininos e dez masculinos, e outros quatros para os funcionários. 
 
Caracteralização dos profissionais que atuam na escola/instituição estagiada
 
Na escola trabalham quarenta e seis professores, destes dez lecionam na EJA e trabalham dez sengundo professores destes um na EJA.
 Os educadores são responsáveis pela elaboração das atividades e recursos pedagógicos.
 Referente à equipe de gestão, é composta pelo diretor, coordenador pedagógico e o secretario.
 O atendimento ao público é feito de maneira cordial e prestativa, que possibilita o crescimento social e pessoal. No período de estágio, todos os colaboradores demonstraram um bom entrosamento pessoal com os alunos, onde a ética e o profissionalismo trabalham juntos. 
Na instituição, fomos bem acolhidas pela coordenadora Eriédina, que já atua há vários anos como professora, é formada em história, ela nos relatou que esta vivendo uma experiência nova na coordenação da EJA neste ano de 2018, que esta muito feliz e satisfeita com esta oportunidade. 
Cacterização da turma estagiada
A turma de alunos tem o perfil, da classe trabalhadora rural, adultos que precisaram trabalhar para ajudar a família e que hoje voltaram para concluir sua formação e também por necessidades como a maioria dos homens, que estão aprendendo a ler e escrever para fazer a carta nacional de habiltação de motoristas. 
Perfil do professor observado durante o estágio supervisionado
 
A professora Nilcilene é a responsável da turma de alfabetiação da EJA, é formada em pedagogia. Nos consentiu acompanhar suas aulas, contanto que entrássemos de duas em duas estagiárias por vez na sala, então, duas observavam antes do intervalo e duas após. Observamos que existe uma relação amigável de interação e mediação entre alunos e professora, o que incentiva muito a aprendizagem na sala de aula. Com turmas novas, o fator essencial é a interação, ou seja, perguntar onde moram os alunos e como eles vivem, e que informações eles trouxeram de classes anteriores, quais seus interesses.
Descrição das aulas observadas/ministradas
Quanto a o curriculo das disciplinas, alguns relataram que as aulas de matemática são mais difíceis, possuem dificuldade em lidar com cálculos. Entretanto a língua portuguesa encanta, com o descobrimento das letras, a formação das palavras. Todos demonstram aplicação e interatividade nas aulas, fazem as tarefas com empenho em aprender, e ajudar aos demais. A Prof.ª Nilcilene prepara suas aulas e estratégias para que todos fiquem atentos aos conteúdos, às vezes procura debater temas que se referem à própria formação profissional e pessoal do cidadão, incentivando-os a lutarem sempre por um objetivo, em que a persistência deve ser constante, apesar das dificuldades. Esta forma de diálogo é uma ação concreta, pois há participação contínua entre experiências dos alunos compartilhando com as do professor. Os conteúdos desenvolvidos visam atualizar e assimilar o conhecimento da sociedade como um todo, e possibilitar a discussão mais vivenciada da atualidade, visando a capacidade de reflexão, na construção de ideias e atitudes, transformando-se em um ser atuante e transformador na sociedade. 
As aulas expositivas são muito instigantes na assimilação de conteúdos, os alunos se descontraem e as dificuldades e dúvidas são sanadas com mais clareza. Os principais recursos e materiais disponíveis são, o datashow, multimídia para apresentação vídeos, distribuição de material complementar xerocado para memorização.
 Os conteúdos desenvolvidos orientam os alunos a serem cidadãos comprometidos, com caráter formativo e construtores de opinião. 
4.1.7 Descrição das atividades de avaliação ministradas/observadas:
O processo de avaliação consiste no desempenho do aprendizado da classe, participação ativa em trabalhos realizados e apresentados. 
PLANO DE AULA 
IDENTIFICAÇÃO
Estagiário(a) Apolônia Scandolara Daros Salvador, 
Edineia de Azevedo Velho Bernardino,
Simoni Margutti Pereira, 
Thalia Constante Roxo.
Escola: EEB Professor Quintiliano João Pacheco
Componentecurricular:
Turma: Alfabetização- EJA (1º ao 5ºano)
CONTEÚDO
Filme UP
OBJETIVOS
Resgate de identidade 
Percepção de construção da sociedade
Estimular o pensamento sobre o envelhecimento
Busca pelos sonhos
MATERIAIS UTILIZADOS/RECURSOS
Computador / Data show 
Seminário de discussão 
SÍNTESE DO ASSUNTO (pressupostos teóricos do tema abordado)
Orientamo-nos pelas palavras de Paulo Freire que se fundamenta em uma educação dialógica, crítica e transformadora, “Se, na verdade, não estou no mundo, para simplesmente me adaptar, mas para transforma-lo: se não é possível muda-lo sem um certo sonho ou projeto de mundo, devo usar toda a possibilidade que tenha para não apenas de minha utopia, mas participar de praticas com ela coerentes”.
 A método pedagógico, de tal modo sugere um organismo de grupo, a participação do educando e do educador como sujeitos do processo, uma relação de diálogo, dinâmica, sucessiva e principalmente de julgamento, que tenta resgatar a cultura e a cidadania desses sujeitos.
ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO
Utilizamos o filme UP
Seminário de discussões: sobre identidade, sonhos, velhice, sociedade.
Atividade: usamos a carteira de identidade, onde cada observou seus dados. Partindo do pensamento que cada individuo é único.
Avaliamos que o grupo é participativo, tem seus objetivos e metas, busca o entrosamento com a comunidade escolar. 
REFERÊNCIAS
https://cdn.pensador.com/img/frase/pa/ul/paulo_freire_se_na_verdade_nao_estou_no_mundo_para_simp_lqd0d9l.jpg
CONSIDERAÇÕES FINAIS	Comment by Kell Greco: Mínimo 1 página 
Realizar o Estágio Supervisionado na Educação de Jovens e Adultos – EJA foi uma experiência significativa para o nosso processo de formação constituindo-se como um momento construtivo e importante. Esse período de contato direto com o espaço educativo, bem como das relações estabelecidas, possibilitou nossa reflexão da atuação do pedagogo em sala de aula. Procuramos desenvolver um trabalho dinâmico e prazeroso, estimulando o envolvimento dos alunos no processo de ensino e aprendizagem de formaque se sentissem capazes de buscar e construir algo novo e diferente. 
O contato direto com o ambiente escolar nos possibilitou o intercâmbio entre a teoria e a prática, pois, à prática nos apresenta desafios diários, que nos levou a ponderação das palavras de Cartaxo no livro pressupostos da educação infantil, “PPP é um plano que deve ser construído e vivenciado todos os dias.” 
Enfim, a realização do estágio se torna um momento determinante para a formação do profissional de educação, pois nós acadêmicos em hipótese alguma, poderemos ocupar um espaço educacional, sem conhecer de perto a realidade escolar, e os problemas que os cerca no contexto atual. Todas as disciplinas cursadas até agora nos ofereceram o suporte para concluirmos o estágio, como um apoio importante e essencial onde nos ensina os principais fins adotados da educação, como deve acontecer, como é organizada a educação de jovens e adultos e seu procedimento e como chegar ao fim do ano letivo com sucesso com alunos dedicados e com bons resultados de avaliação.
REFERÊNCIAS 
CARTAXO, Simone Regina Manosso. Pressupostos da educação infantil / Simone Regina Manosso Cartaxo. – Curitiba: Ibpex, 2011.
ANEXOS

Continue navegando