Buscar

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO aula 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Quais são os princípios sistêmicos, que encontramos na Administração de Sistemas de Informação?
Expancionismo, Pensamento Sintético e Teleologia.
A organização XYZ fabricante de tamancos portugueses, vem sendo comanadad desde o bisavô do Sr, José da Couves. Como bom seguidor dos seus antecessores, continuou agindo da mesma forma, ou seja, sem prestar atenção às necessidades, mudanças e demandas do mercado de tamancos. Quando percebeu que a sua fábrica estava produzindo cada vez menos tamancos, decidiu contratar uma administrador para que, junto com ele, pudesse analisar o que estava ocorrendo. A 1a. visão que ambos tiveram é que a estratpegia adotada até o momento não era a indicada e que o Sr, José das Couves deveria implementar um modelo de sistemas voltados para os processos fabril e administrativo para suportar essa nova realidade. Nesse caso, podemos afirmar que o modelo de sistemnas adotado atendeu o princíop da:
Expansionismo
O conjunto de elementos menor, que irá produzir um resultado maior, de modo a formar um todo organizado. É chamado ?
B - Sistema de Informação
Um Sistema de Informações (SI) é desenvolvido para atender objetivos organizacionais específicos e para que isso seja possível, é necessário que ele (o sistema de informações) tenha uma estrutura adequada para que esses objetivos possam ser plenamente alcançados. Essa estrutura deve ser conhecida por todos os envolvidos para que cada um, saiba exatamente qual a sua participação e responsabilidade pelos resultados alcançados. Um dos elementos dessa estrutura diz respsito a: "consiste basicamente em informações sobre o desempenho organizacional e individual e dessa forma, servir de lições aprendidas característica de um processo de melhoria contínua". Estamos nos referindo de qual elemento da estrutura de um SI? 
Feed-back ou retroalimentação
As empresas fazem ou compram materiais para processá-los de alguma maneira, ou seja, adquirem máquinas, dinheiros e recursos humanos. Como é denominada está função do sistema organização?
Ingestão
As organizações podem ser analisadas em função de características relevantes. Leia as afirmações a seguir, elaboradas a respeito dessas características, e selecione a opção de resposta correta. I. As organizações como sistemas sociais apresentam comportamento determinístico. II. Sinergia é uma característica organizacional, decorrente do esforço simultâneo de vários órgãos que acarreta a ampliação do resultado alcançado. III. A falta de relacionamento entre as partes de uma organização pode provocar perdas e desperdícios, conhecido com entropia.
Somente as opções II e III são verdadeiras
Sistema pode ser definido como um conjunto de elementos interdependentes que interagem com objetivos comuns formando um todo, e onde cada um dos elementos componentes comportam-se, por sua vez, como um sistema cujo resultado é maior do que o resultado que as unidades poderiam ter se funcionassem independentemente. A homeostasia (autoregulação) garante a rotina e a permanência do sistema, levando a adaptabilidade que conduz a ruptura e a inovação. Assinale a alternativa correta considerando as características de um sistema:
Homeostase é a capacidade de regulação do ambiente interno de modo a manter-se uma condição estável mediante múltiplos ajustes. No contexto empresarial é essencial para a evolução e dinamismo do sistema
A descrição de Sistema Aberto é exatamente aplicável a uma organização empresarial. Uma empresa é um sistema criado pelo homem e mantém dinâmica interação com seu meio ambiente. Influi sobre o meio ambiente e recebe influências dele. É um sistema integrado por diversas partes relacionadas entre si, que trabalham em harmonia umas com as outras, com a finalidade de alcançar uma série de objetivos, tanto da organização como de seus participantes.
As organizações possuem as características dos sistemas abertos, tais como:
I.As organizações são vistas como sistemas dentro de sistemas. Os sistemas são complexos de elementos colocados em interação.
II.A organização é um sistema social com partes independentes e inter-relacionadas. 
III.A organização precisa conciliar dois processos opostos, ambos imprescindíveis para a sua sobrevivência: homeostasia e adaptabilidade. 
Marque a opção de resposta CORRETA:
Todas as afirmativas estão corretas.
Um sistema é um conjunto de partes interagentes e interdependentes que em conjunto, formam um todo unitário, com determinado objetivo e determinada função (Oliveira, 2002, p.35). Considerando a tipologia do Sistema podemos classificá-lo como:
Sistema Aberto ou Fechado
A tendência do sistema organização em permanecer estático ou em equilíbrio, mantendo o seu status quo interno, é denominado de:
Homeostasia
Quanto aos tipos de sistema, assinale a alternativa que contenha apenas sentenças corretas:
I - Um sistema é considerado físico quando é composto de equipamentos, de maquinaria e de objetos ou coisas reais.
II - Sistemas abstratos são aqueles que apresentam relações de intercâmbio com o ambiente, através de entradas e saídas.
III - Sistemas fechados são aqueles que não apresentam intercâmbio com o meio ambiente que os circunda.
I e III estão corretas.
Qualquer elemento identificado, na sua forma e não conduz a uma compreensão de determinado fato ou situação, é conhecido como?
SIG
Leia atentamente o texto abaixo:
¿É o princípio que sustenta que todo o fenômeno é parte de um fenômeno maior. O desempenho de um sistema depende de como ele se relaciona com o todo maior que o envolve e do qual faz parte¿.
Pode-se afirmar, que o trecho a cima se refere ao princípio sistêmico denominado:
Expansionismo.
A Teoria Geral de Sistemas (TGS) tem o seu pilar em 3 (três) premissas básicas. I - Os sistemas existem e são desenvolvidos de forma independente; II - O funcionamento de um sistema depende da sua estrutura por que os sistemas são interdependntes: III - Os sitemas podem ser vistos como um silo (silo organizacional pode ser comparado ao silo de armazenamento agrícola sem contato com o ambiente externo); IV - A abordagem sistêmica representa a organização em sua totalidade. Diante dessas afirmativas estão corretas: 
II e IV
De acordo com a Teoria Geral de Sistemas (TGS), um sistema é caracterizado por um conjunto determinado de parâmetros. Os parâmetros de um sistema são: Entrada (ou Insumo), Processamento (ou Processador), Saída (ou Produto), Retroalimentação (ou Retroação) e Ambiente.
Com relação aos parâmetros de um sistema, avalie as afirmações seguintes:
I. Ambiente é o meio que envolve externamente o sistema. Em um sistema aberto esse meio se relaciona de tal forma com o sistema que existe entre ambos - sistema e ambiente - uma constante interação.
II. Processamento é a função de sistema que visa comparar a saída com um critério ou padrão previamente estabelecido. O processamento tem por objetivo a atividade de controle.
III. Saída (output) é a finalidade para a qual se reuniram elementos e relações do sistema.
IV. Retroalimentação (feedback) é  o fenômeno que produz mudanças, é o mecanismo de conversão das entradas em saídas.
V. Entrada (input) é a força de arranque ou de partida do sistema que fornece o material ou energia para a operação do sistema.
São verdadeiras SOMENTE as afirmações
I, III e V.
Qual dos seguintes cargos tem a responsabilidade de administrar a Tecnologia da Informação e os Sistemas de Informação nas empresas?
Diretor-executivo de informações (CIO).
Com base nas diferenças entre um sistema vivo e um sistema organizado, assinale a alternativa incorreta:
Os sistemas organizados tem ciclo de vida definido.
Característica que faz parte da organização como um sistema aberto, exceto:
Fronteiras ou limites: Os sistemas abertos não possuem fronteiras ou limites.
�PAGE �1�
�PAGE �1�

Outros materiais