Buscar

atividade 01 OK

Prévia do material em texto

�
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA
Curso: Ciência Contábeis
Semestre: 1º Semestre
Disciplina: Metodologia das Ciências
Professora: Me. Adm. Janaína Andrade
Acadêmico (a): Nayara Souza Morais
RGM: 103.7574
Lembre-se das regras para o preenchimento das respostas:
Material de aula – Arquivos – Orientações
PORTFÓLIO 1
AULAS 1 a 4
10 Questões
Questão 1 - Defina Metodologia Científica e qual é o seu principal objetivo.
A metodologia científica surge para ajudar e orientar a todos aqueles que elaboram trabalhos acadêmicos exigidos pelas Universidades com intuito de aprofundar-se em produção científica e pesquisa. Mesmo que a maioria das pessoas pensem que metodologia científica seja apenas aderir às normas ABNT, não é somente esse o conceito de metodologia, ela engloba vários fatores como os vários tipos de conhecimentos, as técnicas utilizadas e abordagens para se alcançar o objetivo do trabalho, conseguir elaborar um projeto de pesquisa, artigo científico, dentre outros.
Metodologia também pode ser vista como o caminho que o pesquisador escolhe para direcionar sua pesquisa, são técnicas que vão ajudá-lo a encontrar as respostas para suas dúvidas de seu trabalho. Essa é uma disciplina que faz parte da grade curricular dos cursos de graduação e tem o objetivo de orientar e auxiliar na elaboração e execução de um trabalho científico, métodos que são implementados na elaboração de um TCC (Trabalho de Conclusão de Curso).
Questão 2 - O que são Estudos Exploratórios? Para que servem?
Estudos exploratórios são uma maneira de aprender a delimitar e identificar a problematização do tema a ser estudado, é também um tipo de pesquisa científica, precisa ter uma nítida visão do tema que se pretende descrever, e para isso é necessário aprofundar-se em leituras sobre o assunto. Tais leituras e estudos visam o apontamento de bibliografias atualizadas e de fácil alcance, mostra se o tema já está esgotado e se as discussões debatidas são atuais.
Uma pesquisa exploratória pode ser aplicada de maneira que o pesquisador consiga obter um maior vínculo com o universo do seu objeto de estudo, oferecendo informações e orientações para formular hipóteses de pesquisa, escolher técnicas adequadas e saber tomar decisões que demandam maior atenção durante sua investigação. 
Questão 3 - Discorra sobre Problematização (Mínimo de 5 linhas).
Problematização é um processo de questionamento e indagação a respeito de um tema, esse questionamento resulta na elaboração de objetivos, levantamento de questões de estudo e hipóteses e a escolha e definição de um plano de investigação, que envolve a o plano de estudo que será utilizado. Assim que apontado o problema de estudo a ser pesquisado, pode começar a coletar dados através da leitura do material separado, não é possível elaborar uma monografia somente com um único livro, sem uma outra fonte teórica.
O conceito de problematização nada mais é do que a proposição de uma questão que buscará respostas através de pesquisas e leituras, ou seja, o termo problema é a pergunta que a pesquisa deseja responder e resolver até a conclusão do trabalho.
Questão 4 - Na Organização do Material encontra-se esta afirmativa “Uma coisa é redigir para si próprio; outra é redigir para outros lerem”. O que se quis dizer com esta afirmativa?
Ao redigir um texto, as vezes são omitidas algumas informações consideradas importantes e necessárias para quem está lendo conseguir interpretar da forma correta, mesmo considerando que para nós pode estar tudo escrito com clareza. Por isso, devemos dar a importância ao leitor na hora de ler o texto.
É fundamental ter em mente que a pesquisa e o texto que estão sendo desenvolvidos será lido por outras pessoas, por isso a redação deve ser simples e precisa, é preciso mostrar que o texto possui uma estrutura organizada, para que o leitor possa buscar o material, analisar e concluir por si só.
Questão 5 - O Método Científico surgiu como uma tentativa de organizar o pensamento para se chegar ao meio mais adequado de conhecer e controlar a natureza. Qual a diferença entre o Método Indutivo e o Método Dedutivo?
O raciocínio indutivo é ordenado por alguns princípios particulares que são diretamente ligadas para concluir algo de maneira geral. Nesse raciocínio a conclusão é maior que os princípios, pois os fatos podem ser demonstrados com algumas observações simples e objetivas. Em outras palavras, é o processo onde o pesquisador faz um levantamento particular e consegue chegar a determinadas conclusões gerais, ou seja, parte do específico para o geral.
No raciocínio dedutivo, a premissa é de uma forma generalizada, os fatos são observados calmamente. Ele parte do conceito geral para o conhecimento específico, se permite aprofundar nos argumentos. Além do mais, a indução é feita baseada em reflexões enquanto a dedução é ordenada por conhecimentos gerais.
Questão 6 - Quando nos referimos a Neutralidade Científica é sabido que, para fazer uma análise desapaixonada de qualquer tema, é necessário que o pesquisador mantenha certa distância emocional do assunto abordado. Por quê?
O pesquisador precisa sempre estar atento para separar a sua formação cultural, moral, religiosa e seus valores do seu objeto de estudo, para que o seu resultado não tenha nenhum tipo de interferência pessoal além do permitido. É bastante importante impor uma determinada imparcialidade do trabalho científico, ou seja, o pesquisador não deve se envolver para que o assunto abordado não se torne tendencioso.
Questão 7 - Quais são os quatro principais tipos de conhecimentos? Conceitue sobre cada um deles.
Conhecimento intuitivo: esse tipo de conhecimento surge quando começamos a usar os nossos sentidos para explorar as ramificações de cada objeto de estudo, e só conseguimos sentir esse conhecimento mediante as sensações que nosso organismo nos permite sentir. Esse tipo de conhecimento se torna bastante importante, pois nos permite a análise do objeto/problema, caso ocorra um que precisamos resolver.
Conhecimento Racional: esse conhecimento se desenvolve a partir da constatação racional, ou seja, através da razão que se aceita a existência, a real fonte do conhecimento. Um exemplo de conhecimento racional pode ser o conhecimento matemático; o conhecimento racional não depende de ter experiência ou não. Os gregos foram os primeiros a elaborar um tipo de conhecimento racional mais desapegado do mito que proporcionava um tipo de saber mágico, tomado pelo desejo de atrair o bem e distanciar o que seria o mal, trazendo mais conforto e bem-estar ao homem.
Conhecimento Intelectual: no conhecimento intelectual pode-se fazer a junção entre experiência e a razão, ou seja, para ter um meio de analisar tal conhecimento, devemos primeiramente ter passado pela experiência, para depois a razão determinar o objeto.
Conhecimento cientifico: o conhecimento científico tem o desejo de ser sistemático e de mostrar os aspectos reais. Ele necessita de uma observação, da produção de teorias para conseguir explicar tal observação. Esse conhecimento apenas acata aquilo que demonstra ser real, é aquele conhecimento que se desenvolve através de técnicas, da certeza e da ciência da observação. 
Questão 8 - O que é Seminário e qual a sua finalidade?
O seminário é um estilo de atividade que como objetivo trabalhar um determinado conteúdo de forma estrategicamente fracionada. O Seminário é um método de estudo que pode envolver debates, discussões e pesquisas. Em geral, o seminário é bastante utilizado em cursos de graduação e também pós-graduação. Seu maior objetivo é pesquisar e ensinar as formas para elaborar uma pesquisar. Esse método desenvolve não só a capacidade de pesquisa, de análise sistemática de fatos, como também o hábito de raciocinar, da reflexão, proporcionando ao estudante a elaboração precisa de trabalhos científicos. Aponta mais à formação do que à informação.
Questão 9 - Cite 3 (três) objetivos dos Seminários?O seminário apresenta alguns objetivos, dentre eles: adquirir mais conhecimentos através de pesquisas; direcionar ao domínio da metodologia dentro de uma determinada disciplina; ensinar a coletar dados e materiais para análise e sua interpretação; dominar a metodologia em geral, dentre outros objetivos.
Questão 10 - Pesquise e construa uma dissertação sobre a Carência e a Dificuldade na Leitura.
Ler significa conhecer, interpretar, decifrar, distinguir ideias que podem ser mais importantes para nosso objetivo de leitura, mais significativas. Com a leitura, podemos acrescentar e aprofundar conhecimentos a respeito de determinados assuntos no campo cultural e científico, conseguimos também incrementar nosso vocabulário e assim conseguir comunicar de forma mais eficiente e adequada. Através da leitura, mantemos contato com outras ideias e pessoas sobre temas que podem nos beneficiar, adquirindo conhecimentos válidos para nosso entendimento cultural e social.
Numa visão um pouco mais ampla, a leitura é um exercício constante e crítico que aumenta nossa capacidade de ouvir e interpretar a realidade que nos atinge e que somos parte integrante. É uma habilidade que pode ser aprimorada pelo simples ato de repetição, é também um exercício reflexivo, pois devemos ao mesmo tempo, ler e interpretar a mensagem que o autor quer nos passar com seu texto. Em resumo, a leitura é um dos fatores mais consideráveis para o nosso aprendizado.
Referências:
- O QUE É METODOLOGIA CIENTÍFICA. Disponível em: <https://www.meusdicionarios.com.br/metodologia-cientifica>. Acesso em: 02/05/2019.
- O QUE É PESQUISA EXPLORATÓRIA. Disponível em: <https://www.significados.com.br/pesquisa-exploratoria/>. Acesso em: 02/05/2019.
- METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO: RESPOSTAS DE LIÇÕES EXTRAÍDAS DA PRÁTICA. Disponível em: <http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/18193>. Acesso em: 02/05/2019.
- RACIOCÍNIO INDUTIVO E DEDUTIVO: CONHECENDO OS CONCEITOS E SUAS PRINCIPAIS DIFERENÇAS. Disponível em: <https://www.ibccoaching.com.br/portal/comportamento/raciocinio-indutivo-e-dedutivo-conceitos-principais-diferencas/>. Acesso em: 02/05/2019.
Obs.: Pode ser a nível nacional, na sua própria cidade ou até mesmo em sua comunidade (mínimo de 10 linhas e máximo 15 linhas).
Atenção: Indicar a referência bibliográfica conforme as
Normas da ABNT para não ser considerado PLÁGIO.
PRAZO DE ENTREGA DO PORTFÓLIO 1
DATA LIMITE: 10/05/2019

Outros materiais

Perguntas Recentes