Buscar

ATIVIDADE 4

Prévia do material em texto

.
Com base nessas considerações, coloque V para verdadeiro ou F para falso nas afirmativas abaixo:
(   ) A perspectiva multicultural no currículo está comprometida com a solidariedade ao oprimido.
(   ) O currículo universal seleciona apenas o conhecimento apenas entre o que é comum entre as diferentes culturas.
( ) O currículo multicultural propõe que a escola trabalhe com elementos da cultura popular e o conhecimento das tradições.
(   ) A universalização do conhecimento curricular trabalha apenas com a cultura hegemônica ou a versão autorizada da cultura.
(   ) O currículo escolar de perspectiva universalista conseguiu incorporar a cultura de diversos grupos sociais.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de respostas.
V, F, V, V, F.
F, F, F, V, V.
V, F, F, V, F.
V, V, F, F, F.
V, F, V, F, V.
No dilema entre universalismo e multiculturalismo são colocados em questão os tipos de conhecimentos a comporem o currículo. Para o universalismo, existem saberes universais, que não têm vínculos com indivíduos ou grupos específicos e que devem ser ensinados a todos, indistintamente. Para o multiculturalismo, contudo, os saberes são produzidos e distribuídos de modo a favorecer grupos que possuem maior poder na sociedade. Sua defesa é pela valorização da diversidade e da diferença de conhecimentos e de saberes, de modo a valorizar os diferentes grupos sociais equitativamente.
Naquilo que se refere ao ensino propedêutico versus a formação profissional, o debate se centra nos objetivos do currículo. Formar para quê? No primeiro caso (ensino propedêutico) o objetivo é a formação preparatória para ensinos posteriores, como o ingresso no ensino superior. Assim, o ensino propedêutico é coerente com o currículo acadêmico e com a lógica disciplinar, além de valorizar o pensamento universalista.
A formação profissional, por sua vez, se refere a um currículo voltado para a formação de mão de obra especializada para o mercado de trabalho. Desse modo, o currículo é centrado em conhecimentos mais técnicos e práticos, do que para conhecimentos abstratos.
Quanto à disputa travada entre a chamada formação humana e o currículo por competências, podemos dizer que, no primeiro caso, a educação se volta para as diferentes dimensões da formação humana, considerando aspectos cognitivos, emocionais, físicos, políticos e sociais. Muitas vezes, esse tipo de formação é chamado de formação integral. No currículo por competências o foco está no desenvolvimento de capacidades práticas e operativas de resolver problemas.
Para os críticos do currículo por competência, entre os quais Alice Casimiro Lopes e Elizabeth Macedo (2011), ter esse foco no currículo promove a alienação dos estudantes, na medida em que não favorece o desenvolvimento do pensamento crítico e emancipador. A ideia de competência estaria, desse modo, mais centrada nos aspectos técnicos do fazer humano (tecnicismo) do que nos próprios seres humanos.
PERGUNTA 1
A palavra currículo ganhou diferentes definições, desde que foi introduzida no campo pedagógico. De elenco de disciplinas e de conteúdos a arranjo sistemático de conhecimentos, de especificação de objetivos educacionais a artefato cultural, de expressão de relações de poder a política cultural, o currículo tem muitos significados, a partir da forma como é entendido e como é utilizado. Para além das definições de currículo, existem expressões que auxiliam a compreender o currículo e traduzem as especificidades ou dimensões para as quais ele se refere e se traduz.
 
Considerando os estudos no texto-base sobre os significados das diferentes expressões que se referem ao currículo em suas diversas dimensões, enumere a segunda coluna de acordo com a primeira:
 
1. Currículo Oculto.
2. Currículo Oficial.
3. Currículo em Ação.
4. Currículo Turístico.
5. Currículo Prescrito.
 
(   ) A Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
(   ) O projeto para a Semana da Consciência Negra.
(   ) O livro didático da disciplina de Matemática.
(   ) A aula de português sobre pronomes.
(   ) O discurso em defesa da formação para o trabalho.
 
Agora, assinale a alternativa com a sequência correta.
	
	
	2, 4, 5, 3, 1.
	
	
	5, 3, 2, 1, 4.
	
	
	3, 5, 1, 4, 2.
	
	
	1, 2, 3, 4, 5.
	
	
	4, 1, 5, 2, 3.
0,25 pontos   
PERGUNTA 2
Para Bernstein (1996), o conhecimento presente no currículo escolar é o resultado de recontextualizações sucessivas do conhecimento acadêmico. No processo de recontextualização estão envolvidas simplificações, reduções, sínteses e recriações ou reelaborações do conhecimento, de modo que ele se adéque a um discurso pedagógico e possa ser ensinado e aprendido. Em 2017, o governo brasileiro promulgou uma orientação curricular oficial, chamada de Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a educação infantil e o ensino fundamental, que deverá ser implementada em escolas de todo o país.
De acordo com a noção de recontextualização, coloque em ordem a sequência que a implementação da BNCC deverá seguir, considerando cada processo como uma etapa:
 I. Organização das propostas curriculares nas Secretarias de Educação.
II. Elaboração de livros didáticos.
III. Criação do documento BNCC.
IV. Adaptação das propostas curriculares nas escolas.
V. Elaboração de planos de aula pelo professor.
A sequência correta dos processos é:
 
	
	
	III, II, I, IV, V;
	
	
	III, II, IV, I, V;
	
	
	II, III, I, V, IV;
	
	
	V, IV, III, II, I;
	
	
	I, III, IV, V, II.
0,25 pontos   
PERGUNTA 3
Um dos dilemas e controvérsias presentes no campo do currículo se refere à definição de quais conhecimentos devem fazer parte dos documentos e das práticas curriculares, envolvendo o chamado conhecimento universal e as diferenças curriculares. De acordo com Santos (2001), não é uma simples questão de terminologia, mas, sim a posicionamentos (políticos e pedagógicos) diferentes sobre a questão da diferença cultural.
 SANTOS, L. L. C. P. Dilemas e controvérsias no campo do currículo. In: SILVA, G. A. (Org.). Diretrizes Curriculares da Escola Sagarana. Belo Horizonte: Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais, 2001.
Com base nessas considerações, coloque V para verdadeiro ou F para falso nas afirmativas abaixo:
(   ) A perspectiva multicultural no currículo está comprometida com a solidariedade ao oprimido.
(   ) O currículo universal seleciona apenas o conhecimento apenas entre o que é comum entre as diferentes culturas.
( ) O currículo multicultural propõe que a escola trabalhe com elementos da cultura popular e o conhecimento das tradições.
(   ) A universalização do conhecimento curricular trabalha apenas com a cultura hegemônica ou a versão autorizada da cultura.
(   ) O currículo escolar de perspectiva universalista conseguiu incorporar a cultura de diversos grupos sociais.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de respostas.
	
	
	V, F, V, V, F.
	
	
	F, F, F, V, V.
	
	
	V, F, F, V, F.
	
	
	V, V, F, F, F.
	
	
	V, F, V, F, V.
0,25 pontos   
PERGUNTA 4
Há um consenso no entendimento de que o conhecimento escolar é um tipo de conhecimento diferente do conhecimento produzido e veiculado em outras instâncias. Mesmo se tratando dos conhecimentos produzidos pelos campos disciplinares, que acabam definindo, em grande medida, o que é o conhecimento escolar, não é possível dizer que os conhecimentos acadêmicos são idênticos aos conhecimentos presentes no currículo escolar.
 Tendo essa ideia como referência, e considerando os estudos no texto-base sobre o conhecimento escolar, complete as lacunas a seguir:
A sequência correta de palavras nas lacunas é:
 
Na ________________, mediante princípios pedagógicos, o conhecimento _______________ é adaptado ao nível e interesse dos alunos, transformando-se em conhecimento escolar. Já na ____________________ o conhecimento ____________, no seu processo de constituição, é deslocado de seu campode produção e, por meio de ____________________ sucessivas, afasta-se completamente do conhecimento científico.
 
	
	
	Transposição Didática; científico; Recontextualização; escolar; recontextualizações.
	
	
	Recontextualização; disciplinar; Transposição Didática; escolar; transposições.
	
	
	Transposição Didática; interdisciplinar; Integração Curricular; disciplinar; adaptações.
	
	
	Recontextualização; científico; Integração Curricular; disciplinar; adaptações.
	
	
	Recontextualização; interdisciplinar; Transposição Didática; disciplinar; recontextualizações.
0,25 pontos   
PERGUNTA 5
A chamada Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é o mais novo documento curricular produzido pelo Ministério da Educação (MEC). Conforme apontado no próprio documento, “a BNCC é um documento plural, contemporâneo, e estabelece com clareza o conjunto de aprendizagens essenciais e indispensáveis a que todos os estudantes, crianças, jovens e adultos, têm direito”. No entanto, as correntes mais críticas do Campo de Currículo e da Educação, insistem em apontar os possíveis riscos na definição de um currículo nacional único.
 
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular – Educação é a base. [apresentação]. Brasília: MEC, 2017, p. 5.
Considerando a leitura do excerto, e de acordo com os estudos no texto-base sobre os argumentos considerados de crítica ao currículo nacional, analise as seguintes afirmativas:
 
I. Um currículo nacional leva a implantação de uma política de avaliação nacional.
II. Um currículo nacional quase sempre legitima os interesses do mercado na formação de mão de obra.
III. Um currículo nacional favorece a criação de uma unidade cultural nacional.
IV. Um currículo nacional pode desconsiderar as diversidades culturais locais e regionais.
Está correto o que se afirma em:
	
	
	I, II e IV, apenas.
	
	
	II, III e IV, apenas.
	
	
	I, III e IV, apenas.
	
	
	I, II e III, apenas.
	
	
	III e IV, apenas.
0,25 pontos   
PERGUNTA 6
A definição dos saberes, conhecimentos e experiências a comporem um currículo é uma tarefa que envolve disputas entre concepções de educação e de mundo. Como destacado por Santos (2009, p.10), “a importância dos conteúdos curriculares parece óbvia, mas existe muita discussão e muita divergência em torno da seleção dos conteúdos curriculares”.
 
SANTOS, L. A construção do currículo – Seleção do conhecimento escolar. In: MENDONÇA, R. H.Currículo:  conhecimento e cultura. Brasília: MEC/SEED, 2009. (Salto para o Futuro, Ano XIX, n. 1).
 
Assinale a resposta que melhor completa a sentença abaixo:
 
Quando dizemos que a elaboração do currículo é um procedimento de seleção no interior da cultura, o que pretendemos enfatizar é que:
	
	
	o conhecimento escolar é determinado por meio de ações de inclusão e exclusão de conteúdos culturais;
	
	
	a educação escolar deve ser definida apenas a partir de conhecimentos socialmente valorizados;
	
	
	todos os tipos de conhecimento precisam ser trabalhados pela escola, visando uma formação mais ampla do aluno;
	
	
	a escola deve incorporar apenas os conhecimentos que são reconhecidos como universalmente relevantes;
	
	
	o currículo escolar deve incorporar apenas os saberes que reconhecem a diversidade das culturas.
0,25 pontos   
PERGUNTA 7
Para compreender que o currículo é um texto racialmente orientado, é necessário perceber que nele há um discurso que torna determinadas identidades raciais a referência ideal, enquanto trata outras identidades raciais como exóticas ou como forma do padrão. O currículo é uma narrativa que inclui a questão racial, tanto quando aborda o tema, direta ou indiretamente, quanto quando o silencia. As narrativas presentes no currículo são práticas discursivas importantes e poderosas, que expressam relações de poder e que influenciam naquilo que os estudantes se tornarão como sujeitos sociais.
Considerando as informações apresentadas e os estudos no texto-base sobre a orientação racial do currículo, analise as seguintes afirmativas:
I. A prática de tratar as diferentes etnias como exóticas e folclóricas tem relação com as experiências coloniais, como o racismo e a escravidão.
II. O tratamento da temática étnico-racial de forma indireta e esporádica é exemplo do currículo turístico e contribui para a reprodução de preconceitos e estereótipos.
III. Trabalhar com a temática étnico-racial é que torna o currículo um texto racializado, pois o currículo é um artefato cultural neutro, que não reproduz preconceitos.
IV. O silenciamento da temática étnico-racial também é uma narrativa racial que produz significados.
 
Está correto o que se afirma em:
 
 
	
	
	I, II e IV, apenas.
	
	
	I, II e III, apenas.
	
	
	II, III e IV, apenas.
	
	
	I, III e IV, apenas.
	
	
	III e IV, apenas.
0,25 pontos   
PERGUNTA 8
Há um consenso entre os teóricos do Campo do Currículo de que os chamados currículos tradicionais são organizados por disciplinas com ênfase, sobretudo em conhecimentos e habilidades cognitivas. Para Santos (2001, p. 6), no currículo disciplinar “[...] os conteúdos escolares são considerados, geralmente, como uma transposição de campos ou disciplinas acadêmicas para a escola, sob a forma de áreas de estudo, disciplinas ou matérias escolares [...]”, enquanto o currículo integrado “[...] busca trabalhar com situações contextualizadas, integrando conhecimentos de diferentes áreas [...]” (SANTOS, 2011, p. 7).
SANTOS, L. L. C. P. Dilemas e controvérsias no campo do currículo. In: Diretrizes Curriculares da Escola Sagarana. PROCAD – Guia de Estudo n. 5, Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais, 2001.
Baseado nessas considerações, e de acordo com os estudos no texto-base sobre os currículos disciplinar e integrado, analise as afirmativas a seguir e assinale V para as verdadeiras e F para as falsas.
I. (   ) A Pedagogia de Projetos é considerada um exemplo de currículo disciplinar.
II. (   ) A interdisciplinaridade é uma forma de integrar os conhecimentos, mas mantêm a ideia de campos disciplinares.
III. (   ) O currículo disciplinar, apesar de fragmentado, favorece a sistematização de conhecimentos.
IV. (   ) O currículo integrado favorece o trabalho com temas do cotidiano e de interesse dos estudantes.
V. (   ) O currículo integrado, por trabalhar com diversas disciplinas, favorece a sistematização de conhecimentos.
 Agora, selecione a alternativa com a sequência correta.
Leia o trecho a seguir:
Intimamente relacionada ao planejamento, a avaliação é, muitas vezes, entendida como um instrumento ou procedimento de verificação de aprendizagens, que tem a função de apresentar os resultados do processo de ensino. Segundo Luckesi (2002), esse entendimento decorre de um padrão inconsciente que trata a avaliação como exame, desconsiderando as múltiplas faces da prática de avaliar. Ao tratá-la como exame, professores transformam a avaliação em uma mera ação classificatória e seletiva, perdendo a oportunidade de compreender que “avaliar é o ato de diagnosticar uma experiência, tendo em vista reorientá-la para produzir o melhor resultado possível” (LUCKESI, 2002, p. 84).
Levando em consideração o fragmento acima, disserte sobre o tema: “A avaliação no planejamento escolar: desafios e propostas”.
• Sua questão deverá conter no mínimo 5 linhas e no máximo 10 linhas. • Análise leva em conta, de forma correta, os conceitos teóricos expostos no conteúdo referencial;• Análise explora os conceitos teóricos a partir da situação apresentada para estudo;• A resposta está redigida de forma coesa e coerente, com boa organização de parágrafo;• A resposta está escrita na norma padrão da língua portuguesa.
AVISO IMPORTANTE: “É importante que saiba: sua resposta deve ser original, elaborada a partir de suas reflexões e leituras. As respostas que contiverem textos copiados de outras fontes sem os devidos créditos não serão aceitas.Caso você decida enriquecer seu texto com uma citação, forneça os créditos do autor da produção original seguindo as normas da ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas. Lembre-se de que a citação pode complementar sua resposta, mas sua atividade será avaliada com base na sua reflexão e adequação em relação ao enunciado da questão”.
			
	
	
	
	
	
	
	
	
		
	
	
		
	
	
		
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
		
	
	
		
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
		
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Caminho: p
Palavras:0
	
	
	F, V, V, V, F.
	
	
	F, F, F, V, V.
	
	
	V, F, F, V, F.
	
	
	V, V, F, F, F.
	
	
	V, F, V, F, V.
0,25 pontos   
PERGUNTA 9
De acordo como Louro (2017, p. 20), “é necessário demonstrar que não são propriamente as características sexuais, mas é a forma como essas características são representadas ou valorizadas, aquilo que se diz ou se pensa sobre elas que vai construir, efetivamente, o que é feminino ou masculino em uma dada sociedade e em um dado momento histórico”.
 LOURO, G. L. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. 16ª Edição. Petrópolis: Vozes, 2017. p. 20.
A partir dessa afirmação, podemos dizer que o debate sobre gênero no currículo acontece quando:
I. Se demonstra como os saberes, as experiências culturais e os valores de um grupo são mais valorizados do que os de outro.
II. Se reforçam os modelos de gênero presentes na sociedade e nas relações entre as pessoas e os grupos
III. Se problematiza as razões pelas quais práticas e comportamentos de gênero são tão controvertidos.
IV. Se silencia a temática em respeito às diferentes identidades de gênero presentes no ambiente escolar.
 É correto o que se afirma em:
	
	
	I, III;
	
	
	I, II, III;
	
	
	I, III, IV;
	
	
	II, IV;
	
	
	II, III, IV.
0,25 pontos   
PERGUNTA 10
De acordo com Dreifuss (2001, p. 25), a atualidade é marcada por uma intensa reestruturação produtiva e uma ampla mudança na sociedade, baseadas na grande utilização “da microeletrônica e eletrônica digital; da eletrônica de concepção, produção e consumo; da informática; das telecomunicações; da automação; e da robótica, tanto no processo de produção e no próprio produto quanto nas novas formas de existência social”. Em consequência disso, percebemos o aumento de reformas curriculares, em diferentes países, voltadas para o desenvolvimento dos estudantes em habilidades tais como a autonomia e a criatividade, o desenvolvimento do pensamento crítico e da capacidade de comunicação, bem como em competências consideradas essenciais para o trabalhador.
 DREIFUSS. R. A. A Época das Perplexidades – mundialização, globalização e planetarização: novos desafios. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2001. p. 25.
 Com base no exposto, podemos afirmar que concorrem, na atualidade, posições distintas na definição curricular, como a formação crítica, a formação propedêutica e a formação profissional. Considerando essas afirmações, associe esses três tipos de formação com as suas características listadas abaixo:
Formação Crítica.
Formação Propedêutica.
Formação Profissional.
(  2 ) Currículos e práticas voltados para uma educação socialmente inclusiva.
 ( 3 ) Educação sintonizada com a realidade e demandas do mundo do trabalho.
(  1 ) Formação em sentido mais amplo, considerando o futuro trabalhador, mas também o sujeito social.
(  2) Materiais curriculares com foco nas progressões futuras de escolaridade, como o ingresso no ensino superior.
(  1) Escola que leva em consideração as necessidades do mercado de trabalho.
 
A sequência correta é:
	
	
	1, 3, 1, 2, 3;
	
	
	1, 2, 3, 1, 2;
	
	
	2, 3, 1, 2, 1;
	
	
	3, 1, 1, 2, 3;
	
	
	2, 2, 3, 1, 1.
0,25 pontos

Outros materiais