Buscar

trab empreendedorismo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

EMPREENDEDORISMO
Tarefas
Avaliação 2 - Trabalho da Disciplina [AVA 2]
2018.4.3
Página inicial
Módulos
Tarefas
Discussões
Notas
Pessoas
Programa
Avaliação 2 - Trabalho da Disciplina [AVA 2]
Enviar Tarefa
Vencimento quinta-feira por 23:59
 
Pontos 100
 
Enviando um upload de arquivo
 
Disponível 19 out em 0:00 - 15 nov em 23:59 28 dias
Empreendedorismo e mercado
Nesse momento, você já deve ter visto um panorama sobre o que é empreendedorismo, como ele se comporta no mercado e como inovar dentro dessa dinâmica. 
Agora, vamos pôr em prática todo esse conhecimento adquirido.
Vamos falar do Burger King, uma empresa que teve um case de sucesso fantástico. Você possivelmente já consumiu ou pelo menos já foi impactado com uma de suas propagandas espalhadas do Brasil.
’’Depois de ser adquirido no final de 2010 pelo Grupo 3G, foi em 2011 que a Burger King Company formou uma joint-venture com o fundo de investimentos Vinci Partners criando uma empresa praticamente nova: o Burger King Brasil.
Dessa combinação de visão e sonho grande, nasceu uma meta: ter 500 novos restaurantes em 5 anos. Se de 2004 a 2011 foram 108 franquias abertas, de 2011 a 2016, nós queríamos bater cinco vezes esse número. Era preciso, para isso, colocar o pé no acelerador, mas com uma estratégia de expansão bem planejada e focada na execução que garantisse um crescimento em alta velocidade, sem correr o risco de colisão.”
Fonte: <https://endeavor.org.br/estrategia-de-expansao-o-que-o-burger-king-aprendeu-abrindo-500-lojas-em-5-anos (Links para um site externo)Links para um site externo/>. Acesso em: 5 abr. 2018.
O processo de expansão foi um sucesso, sem dúvida. Temos hoje diversas lojas da rede abertas e atraindo mais e mais brasileiros.
Agora chegou o momento de você ajudar o Burger King a continuar nesse processo. 
O CEO do Brasil está querendo contratar você para ajudar no processo de expansão para a Argentina, mais especificamente Buenos Aires e, depois, Cordoba. A meta do CEO é, dentro de um ano, expandir por essas duas cidades para ganhar conhecimento de mercado e depois ir para outras cidades nos próximos três anos. A meta, como sempre, é agressiva.
O CEO elegeu um diretor de expansão que, em conversa com você, acredita que só precisa copiar o modelo do Brasil que tudo dará certo. Ele tem medo de riscos e acredita que “time que está ganhando não se mexe”.
Vocês perceberam que o povo argentino tem uma cultura muito específica, mas os jovens têm estado cada vez mais interessados em coisas diferentes.
Entendendo isso, você, como consultor, precisa:
- Evidenciar quais características o diretor de expansão precisa trabalhar para estar apto a esse projeto intraempreendedor. 
- Fazer uma análise de mercado e evidenciar quais são as oportunidade e ameaças nessas cidades. Apresente dados pesquisados para evidenciar sua análise. 
- Dentro das oportunidades de mercado, apresentar como o Burger King pode crescer com seu modelo estruturado de negócio, mas atendendo com um pouco de inovação esse novo país, que tem suas peculiaridades. Para isso, utilize o design thinking e suas etapas . 
Sua resposta deverá vir em formato de relatório, e não se esqueça de pôr seu nome e matrícula.

Outros materiais

Outros materiais