A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
51 pág.
FAEL_Aquecimento Global e Dto Ambiental Internacional_EXERCÍCIOS

Pré-visualização | Página 11 de 14

cidade de São Paulo registrou em 19/03/2015 uma das tardes mais caóticas por causa das chuvas de verão. Foram contabilizados 26 pontos de alagamentos, sendo 23 vias completamente intransitáveis. O aeroporto de Congonhas ficou fechado para pouso durante uma hora - um muro que delimita o perímetro do aeroporto desmoronou e caiu na Avenida dos Bandeirantes. Com base na notícia, assinale a alternativa que corresponde a uma das causas das enchentes em São Paulo:
Escolha uma:
a. O desmatamento da Mata Atlântica no território de São Paulo, ocasionou o assoreamento dos rios que cruzam a cidade, ocasionando as enchentes.
b. Por ser uma cidade cortada por diversos rios, São Paulo está mais suscetível a enchentes, tendo em vista que a água das chuvas aumenta o volume de água dos rios.
c. O aumento do número de piscinas em residências na cidade de São Paulo, contribui para a formação de nuvens e, consequentemente, com o aumento das chuvas, ocasionado as enchentes.
d. O processo de impermeabilização do solo, ocasionado pelo desenvolvimento urbano sem planejamento, e o acumulo de lixos nas ruas contribui para a ocorrência de enchentes.
e. A greve da Companhia de Saneamento de São Paulo fez com que as vias de escoamento pluvial fossem fechadas, ocasionando as enchentes.
Feedback
A resposta correta é: O processo de impermeabilização do solo, ocasionado pelo desenvolvimento urbano sem planejamento, e o acumulo de lixos nas ruas contribui para a ocorrência de enchentes..
Questão 2
Texto da questão
Uma pesquisa publicada no dia 19/02/2015 na revista científica Science revelou que os efeitos da radiação solar se prolongam por até três horas depois da exposição aos raios UV. O estudo teve a participação de cientistas brasileiros e pode mudar a forma de prevenir o câncer de pele. Nas últimas décadas, está ocorrendo uma maior incidência de radiação ultravioleta na superfície da Terra – um assunto muito série e discutido pelo Direito Internacional – e está relacionada ao fenômeno conhecido por:
Escolha uma:
a. Buracos na camada de ozônio.
b. Ilhas de calor.
c. Aquecimento global
d. Efeito estufa.
e. Solstício de verão
Feedback
A resposta correta é: Buracos na camada de ozônio..
Questão 3
Texto da questão
Em setembro de 2000, 189 nações firmaram um compromisso para combater a extrema pobreza e outros males da sociedade. Esta promessa acabou se concretizando em 08 (oito) Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) que deveriam ser alcançados até 2015. Considerando as informações sobre os Objetivos do Milênio, assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. A questão ambiental, segundo o PNUD, também está associada à melhoria das condições sociais e não só a preservação dos recursos naturais.
b. Os objetivos do milênio focam na competição entre países em desenvolvimento e os países desenvolvidos, para ver quem fica com a melhor economia global.
c. O desenvolvimento sustentável foi excluído dos Objetivos do Milênio, pois somente países desenvolvidos podem exercê-lo.
d. Um dos objetivos é aumentar o índice de natalidade, uma vez que, com a maior expectativa de vida, é necessário um maior número de jovens para trabalhar e pagar a aposentadoria dos inativos.
e. Os problemas sociais não são abordados na maioria dos Objetivos do Milênio, uma vez que o foco está na preservação ambiental.
Feedback
A resposta correta é: A questão ambiental, segundo o PNUD, também está associada à melhoria das condições sociais e não só a preservação dos recursos naturais..
Questão 4
Texto da questão
Cientistas de uma centena de países estiveram reunidos em Paris em julho de 2015 para discutir formas de combater as mudanças climáticas, no âmbito de uma conferência intitulada “Nosso futuro comum sob as alterações climáticas”. Faltando pouco tempo para a conferência de Paris estará reunidos representantes dos 195 estados envolvidos na busca de um acordo global da ONU para limitar o aquecimento global. Unidos, mais de 2.000 especialistas já estudavam a atualização sobre a situação da pesquisa climática. Considerando essa notícia que envolver o meio ambiente, assinale a alternativa que corresponde ao tema tratado:
Escolha uma:
a. As mudanças climáticas estão na moda, tendo em vista os diversos fenômenos naturais novos que estão ocorrendo no Brasil, tais como terremotos e furacões, que antigamente não ocorriam nesta parte do globo.
b. Uma das principais causas das alterações climáticas é a emissão de gases que causam o efeito estufa. O Protocolo de Kyoto já dispunha sobre reduzir a emissão de gases antrópicos causadores do efeito estufa, fixando metas para a redução desses gases e um calendário para o devido cumprimento. Entretanto, os Estados Unidos da América, responsável por grande parte da emissão desses gases, se recusou a assinar.
c. A preocupação com as alterações climáticas está relacionada aos problemas ambientais industriais, tendo em vista a grande quantidade de lixo químico produzida diariamente e que são jogadas nos oceanos sem tratamento adequado.
d. O aquecimento global está preocupando, principalmente, os países que logalizados na linha do equador, uma vez que estes já convivem com temperaturas mais elevadas do que os países mais próximos dos polos. Assim, o calor excessivo causaria a diminuição do turismo, principal fonte de renda destes países.
e. As mudanças climáticas estão sendo debatidas em Paris, tendo em vista as novas oportunidades de investimento em turismo de sol e praia que estão surgindo com o aquecimento do planeta.
Feedback
A resposta correta é: Uma das principais causas das alterações climáticas é a emissão de gases que causam o efeito estufa. O Protocolo de Kyoto já dispunha sobre reduzir a emissão de gases antrópicos causadores do efeito estufa, fixando metas para a redução desses gases e um calendário para o devido cumprimento. Entretanto, os Estados Unidos da América, responsável por grande parte da emissão desses gases, se recusou a assinar..
Questão 5
Texto da questão
Um dos problemas mais inquietantes em relação ao meio ambiente é relacionado à questão de que a crosta terrestre é constantemente vitimada pelo despejo de elementos químicos que afetam as formas de vida e provocam sua destruição. A partir das assertivas abaixo, fundamentando sua reflexão no enunciado, identifique a alternativa que corresponde a uma das formas mais graves de poluição do solo.
Escolha uma:
a. Pelo uso indiscriminado de agrotóxicos.
b. Pelo acúmulo de lixo orgânico despejado nos mananciais de água.
c. Pela constante interferência dos poderes públicos ao emitir medidas para o consumo responsável de adubos e fertilizantes.
d. Pela implementação de métodos modernos de produção agrícola, sem a utilização de agrotóxicos.
e. Pela construção irrefreada de aterros sanitários.
Feedback
A resposta correta é: Pelo uso indiscriminado de agrotóxicos..
Questão 6
Texto da questão
O Direito tem analisado princípios, e, dentre eles, com relação ao princípio da precaução, muito se tem discutido e legislado. Com base nisso, assinale a alternativa correta sobre o tema:
Escolha uma:
a. O princípio da precaução está relacionado a intervenções realizadas após dano ambiental já ocorrido.
b. O princípio da precaução está relacionado à hipótese de risco potencial, ou seja, aplica-se a impactos ambientais desconhecidos.
c. Tem como um dos objetivos proibir a repetição de atividade que já se sabe perigosa.
d. O princípio da precaução tem por objetivo impedir a ocorrência de danos ao meio ambiente, por meio de imposição de medidas preventivas antes da implantação de atividades reconhecidamente poluidoras;
e. Aplica-se a impactos ambientais conhecidos.
Feedback
A resposta correta é: O princípio da precaução está relacionado à hipótese de risco potencial, ou seja, aplica-se a impactos ambientais desconhecidos..
Questão 7
Texto da questão
Cerca de 800 milhões de pessoas ainda vivem na pobreza e sofrem com a fome, apesar de as Metas de Desenvolvimento do Milênio da ONU serem a iniciativa

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.