A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
51 pág.
FAEL_Aquecimento Global e Dto Ambiental Internacional_EXERCÍCIOS

Pré-visualização | Página 4 de 14

destaca. Com base nesse conhecimento, das assertivas abaixo qual traz o indicativo correto?
Escolha uma:
a. Princípio da Participação comunitária
b. Princípio da Precaução
c. Princípio do direito ao desenvolvimento sustentável
d. Princípio da colaboração entre os povos.
e. Princípio da prevenção.
Feedback
A resposta correta é: Princípio do direito ao desenvolvimento sustentável.
Questão 5
Texto da questão
Após a adoção na ECO-92, da Convenção sobre a Diversidade Biológica, a atenção de todos os Estados da atualidade se volta para regiões consideradas como celeiros mundiais de espécies animais, vegetais e de microorganismos, matéria-prima da biotecnologia (Guido Soares, 2003. p. 76). Com base nessa afirmação, assinale a alternativa relacionada com as regiões consideradas como “celeiros mundiais” responsáveis pelo clima da Terra.
Escolha uma:
a. Regiões polares, Amazônia e Florestas Equatoriais.
b. Tundra americana, Florestas Temperadas, Unidas e Savana Equatorial.
c. Amazônia, Planalto Saariano e Oceanos.
d. Mata Atlântica, Pantanal Mato-grossense e Amazônia.
e. Bacia de Prata, Antártida e Amazônia.
Feedback
A resposta correta é: Mata Atlântica, Pantanal Mato-grossense e Amazônia..
Questão 6
Texto da questão
O desenvolvimento da tecnologia e a divisão do trabalho levaram à produção em série e ao fenômeno da superprodução, responsável pelas crises cíclicas do capitalismo. A expansão imperialista do século XIX, praticado pelas grandes potências, foi motivada pela necessidade de mercados, matérias-primas e áreas para investimentos de capitais (Leonel Itaussu Melo, 1986, p.162). Considerando a afirmação, assinale a alternativa correta sobre os problemas causados pelo desenvolvimento da tecnologia:
Escolha uma:
a. A proliferação de movimentos sociais que reclama a participação ativa no processo de industrialização e defesa dos recursos naturais.
b. Intensificação de conflitos políticos-religiosos entre populações europeias e a instituição da ecologia como ciência.
c. Diminuição das correntes migratórias para a América do Sul, por esta não dispor de recursos naturais em grande escala.
d. O agravamento dos problemas ambientais relacionado à industrialização, à urbanização descontrolada, em especial a partir do século XX, e a produção de grandes quantidades de resíduos que a natureza, por si só, não consegue absorver.
e. Eclosão de movimentos em defesa da preservação e conservação do meio ambiente nos países socialistas.
Feedback
A resposta correta é: O agravamento dos problemas ambientais relacionado à industrialização, à urbanização descontrolada, em especial a partir do século XX, e a produção de grandes quantidades de resíduos que a natureza, por si só, não consegue absorver..
Questão 7
Texto da questão
Considerando os vários princípios do Direito Ambiental, podemos até pensar que, em alguns casos, se pode poluir; desde que se pague pela polução. É como se ocorresse uma explícita contradição. Assim, podemos afirmar, categoricamente, que ao conceder o direito de poluir, o comércio das emissões vai de encontro a um princípio do direito ambiental. Qual é o princípio indicado? Analise as assertivas a seguir, e identifique aquela que traz o princípio do qual se trata o enunciado.
Escolha uma:
a. Princípio do usuário-pagador
b. Princípio do Poluidor-pagador.
c. Princípio do limite.
d. Princípio da responsabilidade comum.
e. Princípio do Equilíbrio
Feedback
A resposta correta é: Princípio do Poluidor-pagador..
Questão 8
Texto da questão
“Por conseguinte, assumimos a responsabilidade coletiva de fazer avançar e fortalecer os pilares interdependentes e que se sustentam mutuamente do desenvolvimento sustentável – desenvolvimento econômico, desenvolvimento social e proteção ambiental – nos âmbitos local, nacional, regional”. Considerando a declaração da Conferência de Johanesburgo, assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. O conceito de desenvolvimento sustentável está baseado no tripé social, econômico e ambiental, embora eles estejam completamente dissociados.
b. Pode-se inferir que na Conferência houve preocupação com a promoção da saúde, à erradicação da pobreza e à defesa da biodiversidade.
c. Em Johanesburgo as questões climáticas foram consideradas essenciais para nortear as discussões.
d. A concepção de desenvolvimento sustentável está relacionada somente à proteção ambiental.
e. O conceito de desenvolvimento sustentável está dissociado do conceito de dignidade humana.
Feedback
A resposta correta é: Pode-se inferir que na Conferência houve preocupação com a promoção da saúde, à erradicação da pobreza e à defesa da biodiversidade..
Questão 9
Texto da questão
Na sociedade atual, torna-se necessário o desenvolvimento de estratégias capazes de unir os temas ambientais aos princípios relacionados com os direitos humanos, direitos de propriedade, entre outros. Considerando o mencionado, é correto afirmar que o direito ao meio ambiente é um direito de interesse:
Escolha uma:
a. Prioritário das nações desenvolvidas.
b. Dos povos desenvolvidos.
c. Coletivo
d. Exclusivo do Direito Ambiental Internacional.
e. Isolado e individual.
Feedback
A resposta correta é: Coletivo.
Questão 10
Texto da questão
A Declaração do Rio de Janeiro- ECO 92, diz o seguinte: “Tendo em vista que o poluidor deve, em princípio, arcar com o custo decorrente da poluição, as autoridades nacionais devem procurar promover a internalização ao empreendimento dos custos ambientais e o uso de instrumentos econômicos, levando na devida conta o interesse público, sem distorcer o comércio e os investimentos internacionais”. Com base nos estudos desenvolvidos sobre o tema, pode-se afirmar que esse texto diz respeito ao princípio do Direito Ambiental chamado:
Escolha uma:
a. Qualidade de vida.
b. Precaução
c. Desenvolvimento sustentável
d. Prevenção.
e. Poluidor- pagador
Feedback
A resposta correta é: Poluidor- pagador.
Questão 1
Texto da questão
Muitos estudiosos desenvolvem reflexões visando a uma conscientização, ou mesmo, a uma iniciação a algum estudo sobre temas diversos; e, no caso, também, sobre os diversos temas do mundo ambiental. Nessa direção, e com base nas assertivas abaixo, pode-se conceituar desenvolvimento sustentável:
Escolha uma:
a. Conjunto de componentes físicos, químicos, biológicos e sociais capazes de causar efeitos diretos sobre os seres vivos.
b. Desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual sem comprometer a capacidade de atender às futuras gerações.
c. Uso de recursos naturais renováveis sem a preocupação com a degradação do meio ambiente.
d. Como sinônimo de desenvolvimento econômico, pois somente a partir dele é que podemos atender as necessidades básicas dos países mais pobres.
e. Capacidade da sociedade moderna de desenvolver pesquisas para manter o meio ambiente livre de degradação.
Feedback
A resposta correta é: Desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual sem comprometer a capacidade de atender às futuras gerações..
Questão 2
Texto da questão
Na sociedade atual, torna-se necessário o desenvolvimento de estratégias capazes de unir os temas ambientais aos princípios relacionados com os direitos humanos, direitos de propriedade, entre outros. Considerando o mencionado, é correto afirmar que o direito ao meio ambiente é um direito de interesse:
Escolha uma:
a. Dos povos desenvolvidos.
b. Coletivo
c. Isolado e individual.
d. Prioritário das nações desenvolvidas.
e. Exclusivo do Direito Ambiental Internacional.
Feedback
A resposta correta é: Coletivo.
Questão 3
Texto da questão
“Nos países em desenvolvimento, a maioria dos problemas ambientais está motivada pelo subdesenvolvimento. Milhões de pessoas seguem vivendo muito abaixo dos níveis mínimos necessários para uma existência humana digna, privada de alimentação e vestuário, de habitação e educação, de condições de saúde e de higiene adequadas. Assim, os países em desenvolvimento devem dirigir seus esforços para

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.