A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
51 pág.
FAEL_Aquecimento Global e Dto Ambiental Internacional_EXERCÍCIOS

Pré-visualização | Página 5 de 14

o desenvolvimento, tendo presente suas prioridades e a necessidade de salvaguardar e melhorar o meio ambiente. Com o mesmo fim, os países industrializados devem esforçar-se para reduzir a distância que os separa dos países em desenvolvimento. Nos países industrializados, os problemas ambientais estão geralmente relacionados com a industrialização e o desenvolvimento tecnológico“. Com base nas aulas e nos estudos desenvolvidos sobre o enunciado, pode-se afirmar que parte da Declaração de Estocolmo assevera:
Escolha uma:
a. Os países industrializados devem fomentar industrialização e o desenvolvimento tecnológico, sempre desconsiderando que existem países ainda em desenvolvimento.
b. Os países devem buscar o desenvolvimento econômico a partir da industrialização.
c. Os países em desenvolvimento são os principais responsáveis pelos problemas ambientais, visto que neste, há predominância de pessoas vivendo em condições de saúde e higiene inadequadas.
d. Os problemas ambientais têm estreita relação com as desigualdades sociais e os governantes devem esforçar-se para aproximar os países industrializados daqueles em desenvolvimento.
e. O subdesenvolvimento não pode ser considerado um fator relacionado aos problemas ambientais.
Feedback
A resposta correta é: Os problemas ambientais têm estreita relação com as desigualdades sociais e os governantes devem esforçar-se para aproximar os países industrializados daqueles em desenvolvimento..
Questão 4
Texto da questão
Dentre tantos princípios discutidos e presentes nas diversas legislações que tratam sobre a vida, na Gaia, podemos identificar como princípios do direito ambiental:
Escolha uma:
a. Precaução, prevenção e poluidor–pagador.
b. Precaução, prevenção e respeito à diferença.
c. Usuário-pagador, precaução e cooperação.
d. Poluidor-pagador, dignidade da pessoa humana e informação.
e. Usuário-pagador, prevenção e precaução.
Feedback
A resposta correta é: Precaução, prevenção e poluidor–pagador..
Questão 5
Texto da questão
O desenvolvimento da tecnologia e a divisão do trabalho levaram à produção em série e ao fenômeno da superprodução, responsável pelas crises cíclicas do capitalismo. A expansão imperialista do século XIX, praticado pelas grandes potências, foi motivada pela necessidade de mercados, matérias-primas e áreas para investimentos de capitais (Leonel Itaussu Melo, 1986, p.162). Considerando a afirmação, assinale a alternativa correta sobre os problemas causados pelo desenvolvimento da tecnologia:
Escolha uma:
a. O agravamento dos problemas ambientais relacionado à industrialização, à urbanização descontrolada, em especial a partir do século XX, e a produção de grandes quantidades de resíduos que a natureza, por si só, não consegue absorver.
b. Intensificação de conflitos políticos-religiosos entre populações europeias e a instituição da ecologia como ciência.
c. Diminuição das correntes migratórias para a América do Sul, por esta não dispor de recursos naturais em grande escala.
d. A proliferação de movimentos sociais que reclama a participação ativa no processo de industrialização e defesa dos recursos naturais.
e. Eclosão de movimentos em defesa da preservação e conservação do meio ambiente nos países socialistas.
Feedback
A resposta correta é: O agravamento dos problemas ambientais relacionado à industrialização, à urbanização descontrolada, em especial a partir do século XX, e a produção de grandes quantidades de resíduos que a natureza, por si só, não consegue absorver..
Questão 6
Texto da questão
Não obstante, um médico planetário saberia que o aumento da acidez é prejudicial para o bem-estar dos organismos vivos, e embora de importância menor em si mesmo, esse aumento pode estar indicando uma patologia subjacente (James Lovelock, 2006. p. 161). A afirmação acima se refere a um fenômeno causado pelos danos ao meio ambiente. Assinale a alternativa correta em relação a qual fenômeno o autor se refere:
Escolha uma:
a. Enchentes e inundações.
b. Destruição da fauna marinha.
c. Chuva ácida.
d. Poluição do ar.
e. Destruição das florestas equatoriais.
Feedback
A resposta correta é: Chuva ácida..
Questão 7
Texto da questão
Acerca do afirmado no item 05 da Declaração de Estocolmo que afirma que “Os Recursos não renováveis do Globo devem ser explorados de tal modo que não haja risco de serem exauridos e que as vantagens extraídas de sua utilização sejam partilhadas a toda humanidade”, pode-se afirmar que traduz o princípio:
Escolha uma:
a. Desenvolvimento sustentável.
b. Prevenção
c. Poluidor-pagador.
d. Cooperação
e. Informação
Feedback
A resposta correta é: Desenvolvimento sustentável..
Questão 8
Texto da questão
O meio ambiente desconhece fronteiras políticas e afeta a humanidade como um todo. Considerando essa afirmação, assinale a alternativa correta referente ao princípio sete da Declaração do Rio – o princípio mais importante para muitos dos autores discutidos em aulas e no material disponibilizado:
Escolha uma:
a. Os Estados não tem responsabilidade de prevenir a realocação ou transferência, para outros Estados, de substâncias que causem a degradação ambiental grave.
b. Os Estados, para alcançar o desenvolvimento sustentável, devem considerar a proteção ambiental como parte independente do processo de desenvolvimento.
c. Alguns Estados têm um papel significante no gerenciamento do meio ambiente e no desenvolvimento sustentável.
d. Os Estados devem cooperar, em um espírito de parceria global, para a conservação, proteção e restauração da saúde e da integridade do ecossistema terrestre.
e. As instituições públicas dos Estados e os grupos sociais privilegiados devem criar uma parceria com vistas a alcançar o desenvolvimento sustentável.
Feedback
A resposta correta é: Os Estados devem cooperar, em um espírito de parceria global, para a conservação, proteção e restauração da saúde e da integridade do ecossistema terrestre..
Questão 9
Texto da questão
Levando em conta que os recursos ambientais são escassos e que o meio ambiente é um bem que pertence a toda a sociedade, assinale a alternativa que explicita o conceito básico do princípio do Usuário-pagador:
Escolha uma:
a. Tem por objetivo impedir a ocorrência de danos ao meio ambiente, por meio de medidas preventivas.
b. Estabelece a vedação de intervenções no meio ambiente, exceto se houver a certeza de que as alterações não causarão reações adversas.
c. Estabelece que quem utiliza o recurso ambiental deve suportar seus custos, sem que essa cobrança resulte na imposição taxas abusivas.
d. Afirma que resultando a atividade em poluição fora dos limites e padrões das normas ambientais, basta o poluidor pagar para não responder pelo dano causado, ou seja, haverá tolerância de poluição mediante pagamento.
e. Obriga quem poluiu a pagar pela poluição causada ou que pode ser causada.
Feedback
A resposta correta é: Estabelece que quem utiliza o recurso ambiental deve suportar seus custos, sem que essa cobrança resulte na imposição taxas abusivas..
Questão 10
Texto da questão
Após a adoção na ECO-92, da Convenção sobre a Diversidade Biológica, a atenção de todos os Estados da atualidade se volta para regiões consideradas como celeiros mundiais de espécies animais, vegetais e de microorganismos, matéria-prima da biotecnologia (Guido Soares, 2003. p. 76). Com base nessa afirmação, assinale a alternativa relacionada com as regiões consideradas como “celeiros mundiais” responsáveis pelo clima da Terra.
Escolha uma:
a. Mata Atlântica, Pantanal Mato-grossense e Amazônia.
b. Amazônia, Planalto Saariano e Oceanos.
c. Bacia de Prata, Antártida e Amazônia.
d. Tundra americana, Florestas Temperadas, Unidas e Savana Equatorial.
e. Regiões polares, Amazônia e Florestas Equatoriais.
Feedback
A resposta correta é: Mata Atlântica, Pantanal Mato-grossense e Amazônia..
Questão 1
Texto da questão
Atualmente, quase todas as cidades do mundo sofrem com os efeitos de um processo que teve início em meados do século XIX,

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.