A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
51 pág.
FAEL_Aquecimento Global e Dto Ambiental Internacional_EXERCÍCIOS

Pré-visualização | Página 7 de 14

anterior, quando foram devastados 11 quilômetros quadrados. Os números são do Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD), mantido pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon). O SAD produz um monitoramento não oficial da Amazônia Legal - área que se estende por mais de 5 milhões de quilômetros quadrados em 9 Estados - e tem seus dados divulgados mensalmente. Com base nesses conhecimentos, pode-se dizer que uma das causas do desmatamento na Amazônia é a atividade pecuária. Considerando as informações acima, assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. Plantar soja em área desmatada, compensa o dano ambiental, uma vez que foi colocado um novo tipo de vegetação no local.
b. O aumento do desmatamento na Amazônia não é tão significativo, uma vez que a Floresta Amazônica ocupa não só o Brasil, mas também outros países, sendo a quantidade informada considerada irrisória.
c. O desmatamento faz parte do processo de ocupação e industrialização da Amazônia, sendo uma atividade necessária para o desenvolvimento da região e com baixo impacto, uma vez que a floresta é imensa.
d. Com a atividade pecuária, os gases liberados pela digestão dos animais têm aumentando a concentração de metano na atmosfera. E as queimadas tem liberado um maior volume de gases que ocasionam o “efeito estufa”.
e. A diminuição da fertilidade do solo tem causado a diminuição da vegetação na Floresta Amazônica, muitas vezes sendo confundida com desmatamento.
Feedback
A resposta correta é: Com a atividade pecuária, os gases liberados pela digestão dos animais têm aumentando a concentração de metano na atmosfera. E as queimadas tem liberado um maior volume de gases que ocasionam o “efeito estufa”..
Questão 9
Texto da questão
Considerando que a sociedade deve ter clareza que não apenas as guerras ou crimes ameaçam a vida no Planeta, mas também a distribuição de riquezas e o trato à natureza, é correto afirmar:
Escolha uma:
a. É necessário desenvolvimento de estratégias para os temas ambientais separadas dos princípios relacionados aos direitos humanos, uma vez que os temas não se relacionam.
b. O direito ambiental internacional sempre foi preocupação das sociedades, desde a Revolução Industrial, quando o homem começou a interferir no equilíbrio do meio ambiente.
c. É fundamental que a sociedade imponha regras ao crescimento, exploração e distribuição dos recursos naturais, de forma a garantir a qualidade de vida, adotando o caráter de preservação, gerando o menor impacto possível.
d. E Declaração de Estocolmo nada contribuiu com o mundo ambiental até a atualidade.
e. A Declaração de Estocolmo, realizada em 1972 e a ECO 92, apesar de reunirem líderes do mundo todo, não contribuíram significativamente para o avanço das discussões sobre as questões ambientais, uma vez que nada ficou definido e os países participantes não entraram em acordo sobre os temas abordados.
Feedback
A resposta correta é: É fundamental que a sociedade imponha regras ao crescimento, exploração e distribuição dos recursos naturais, de forma a garantir a qualidade de vida, adotando o caráter de preservação, gerando o menor impacto possível..
Questão 10
Texto da questão
Com o avanço tecnológico, verifica-se a partir do final do século XX um amplo conjunto de transformações na ordem política e mundial, conhecido como globalização. Foram várias as consequências da globalização e dentre elas, podemos citar como uma das mais importantes:
Escolha uma:
a. Encarecimento dos custos com transporte.
b. Retração do consumo energético.
c. Redução dos meios de comunicação.
d. Fortalecimento do poder do Estado.
e. Intensificação da exploração das riquezas naturais.
Feedback
A resposta correta é: Intensificação da exploração das riquezas naturais..
Questão 1
Texto da questão
A evolução da espécie humana tem exigido muito do planeta Terra. Daí o surgimento da Ecologia, que se apoia no estudo de cientistas naturais. A respeito da Ecologia, é correto afirmar que tem como principal propósito:
Escolha uma:
a. Analisar, à luz da Ciência, as relações de consumo que refletem as necessidades do homem em ambiente natural.
b. Estudar a cultura resultante das sociedades urbanas;
c. Estudar os reflexos dos conflitos entre grupos sociais diversos;
d. Analisar detalhadamente as condições sanitárias das cidades industrializadas, especialmente, dos bairros operários;
e. Estudar a interação entre os organismos vivos e o ambiente;
Feedback
A resposta correta é: Estudar a interação entre os organismos vivos e o ambiente;.
Questão 2
Texto da questão
A destinação do lixo tem sido um desafio para a maior parte das cidades do país. Uma das alternativas, adotada pela cidade de São Paulo, é a incineração, que apresenta vantagens e desvantagens. A vantagem é que parte da energia liberada pela incineração pode ser transformada em energia elétrica. A desvantagem é que o processo de incineração provoca a emissão de poluentes na atmosfera. Considerando a informação, assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. Os resíduos recicláveis são os que possuem maior potencial energético durante a incineração.
b. A utilização de filtros nas chaminés dos incineradores podem diminuir a poluição do ar, diminuindo assim a desvantagem da incineração.
c. Todas as cidades do país deveriam adotar a incineração do lixo, como forma de aumentar a produção de energia elétrica e baratear os custos. Quanto maior a quantidade de lixo, melhor para a cidade.
d. Incentivar a produção de lixo, visando aumentar a geração de energia elétrica.
e. A diminuição da fertilidade do solo tem causado a diminuição da vegetação na Floresta Amazônica, muitas vezes sendo confundida com desmatamento.
Feedback
A resposta correta é: A utilização de filtros nas chaminés dos incineradores podem diminuir a poluição do ar, diminuindo assim a desvantagem da incineração..
Questão 3
Texto da questão
Cientistas de uma centena de países estiveram reunidos em Paris em julho de 2015 para discutir formas de combater as mudanças climáticas, no âmbito de uma conferência intitulada “Nosso futuro comum sob as alterações climáticas”. Faltando pouco tempo para a conferência de Paris estará reunidos representantes dos 195 estados envolvidos na busca de um acordo global da ONU para limitar o aquecimento global. Unidos, mais de 2.000 especialistas já estudavam a atualização sobre a situação da pesquisa climática. Considerando essa notícia que envolver o meio ambiente, assinale a alternativa que corresponde ao tema tratado:
Escolha uma:
a. As mudanças climáticas estão na moda, tendo em vista os diversos fenômenos naturais novos que estão ocorrendo no Brasil, tais como terremotos e furacões, que antigamente não ocorriam nesta parte do globo.
b. O aquecimento global está preocupando, principalmente, os países que logalizados na linha do equador, uma vez que estes já convivem com temperaturas mais elevadas do que os países mais próximos dos polos. Assim, o calor excessivo causaria a diminuição do turismo, principal fonte de renda destes países.
c. A preocupação com as alterações climáticas está relacionada aos problemas ambientais industriais, tendo em vista a grande quantidade de lixo químico produzida diariamente e que são jogadas nos oceanos sem tratamento adequado.
d. As mudanças climáticas estão sendo debatidas em Paris, tendo em vista as novas oportunidades de investimento em turismo de sol e praia que estão surgindo com o aquecimento do planeta.
e. Uma das principais causas das alterações climáticas é a emissão de gases que causam o efeito estufa. O Protocolo de Kyoto já dispunha sobre reduzir a emissão de gases antrópicos causadores do efeito estufa, fixando metas para a redução desses gases e um calendário para o devido cumprimento. Entretanto, os Estados Unidos da América, responsável por grande parte da emissão desses gases, se recusou a assinar.
Feedback
A resposta correta é: Uma das principais causas das alterações climáticas é a emissão de gases que causam o efeito estufa. O Protocolo

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.